sábado, 27 de setembro de 2014

Poucas & Boas artemisiodacosta@hotmail.com

CAÇAR E CASSAR

Nunca o brasileiro ouviu tão repetida e enfaticamente as formas verbais LUTAR, LUTADO e LUTANDO quanto nesse enfadonho e hilariante horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão.

Enfim, trata-se de uma LUTA renhida entre candidatos (caçadores), em busca da preciosa caça, que é o eleitor. Este, muitas vezes sem ter consciência disso, é detentor da única arma (voto) que pode transformá-lo de caça em caçador. E também em “cassador”, com permissão da Nomenclatura Gramatical Brasileira - NGB.

Portanto, RELUTAR é preciso, a fim de que todos não saiam ENLUTADOS no final dessa LUTA. Reforçando: O eleitor é o único capaz de caçar e cassar o mau caçador – o mau candidato. Acerte no alvo.

E Sobral já conta com 120.553 eleitores, o que corresponde a 1,922% do eleitorado do Ceará. Dessa forma, cento e vinte mil e quinhentos e cinqüenta e três sobralenses estão aptos a votar no próximo 5 de outubro próximo. Logicamente cada um tem a oportunidade de se transformar de caça em caçador e, logo em seguida, em cassador.

Você não quer perder essa chance, certamente! 

Então, treine a pontaria: Vote bem!
 *****
Causa própria
Já que 1º de Outubro será Dia Nacional do Prefeito e do Vereador, pergunto: Você conhece algum político brasileiro com coragem bastante para propor o mesmo limite de mandatos seguidos para ocupantes do Legislativo, a exemplo do que ocorre no Executivo? Apenas um brasileiro dessa envergadura seria pouco, pois se faz necessário também quem o apoie e torne vitorioso e implantado seu projeto. Só que é preciso muita hombridade para legislar contra a causa própria.

Causa de todos
Seria um político que criasse uma lei ou, pelo menos, um projeto que proíba vereadores, deputados e senadores serem eleitos seguidamente por mais de duas vezes. Não é assim que ocorre no caso de presidente, governador e prefeito? Só que também é preciso muita hombridade para legislar em prol da causa de todos. Principalmente sabendo que a vitória cairá nas mãos do outro, neste caso, do povo. Quem se habilita?

Nem pensar
Provavelmente para não perder a grande ajuda dos prefeitos e vereadores em suas campanhas, ou seja, para não perder estes valorosos “cabos eleitorais”, candidatos a presidente, senadores, deputados federais e estaduais e governadores prefiram deixar como está: eleições separadas.

Sobras
Por sua vez, prefeitos e vereadores ficam na deles, pois assim têm mais uma oportunidade de ganhar, ou apenas “barganhar”, mais algumas migalhas que caem da mesa dos colegas do Poder mais alto. Uma mão lava a outra? Pode até ser. Só que nosso povo se suja cada vez mais com a água suja que sobra disso.

Desvirtuando de novo
Já era esperado que as redes sociais fariam aflorar a paixão política de muitas pessoas, tidas como ponderadas fora do mundo virtual. Só não se esperava tanta irracionalidade, tanta maldade assim.

Pode esperar!
Nessa reta final de campanha muitos internautas irão demostrar falta de educação, de ética, de equilíbro e vomitarão seus ódios e recalques. E mais: tudo em nome da defesa dos seus preferidos ou dos que lhes prometem algo ou pagam migalhas por tão declarado e nojento partidarismo.

De olho
Recebendo o nome do competente e afamado oftalmologista, Dr. Vicente Abdias Fernandes, o Banco de Olhos da Santa Casa de Misericórdia de Sobral foi inaugurado na quarta-feira (24). Agora, se não houver uma ampla campanha explicando em que consiste a doação e incentivando doadores, nada feito. De olho nisso!

Alimentação saudável
Há tempo, dizendo-se muito esperta, uma bem-intencionada mamãe garantiu-me que durante muitos anos diariamente colocou somente fruta e alimento de qualidade na lancheira do filhinho de sete anos. Ela objetivava habituá-lo a uma alimentação saudável. O pequeno, nem tanto.

Malandragem não tem idade
Hoje, adulto, esse filho me confessou que todo dia jogava fora aquela fruta por vergonha dos coleguinhas. A mãe fez sua parte, mas faltou por parte das escolas mais esclarecimento às crianças sobre alimentação saudável e o incentivo ao seu consumo. E hoje, pais e escolas cuidam disso?

De coração
Anualmente, todo último domingo de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração. Portanto, amanhã, neste ano. Mas é de coração que devemos agradecer todo dia ao Pe. José Linhares Ponte pelo gigantesco esforço para fundar o Hospital do Coração de Sobral. Inaugurado em 20 de dezembro de 1996, o Órgão pertence ao Complexo Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia da Diocese de Sobral. Que o exemplo do incansável Padre Zé continue sendo seguido pelos que hoje comandam aquela Entidade. 

Com raiva
Está assim está quem possui animais que precisam receber a vacina antirrábica, anunciada e ainda aguardada há meses. É bom lembrar que nesse mesmo mês, no ano passado, foi registrada a morte de uma pessoa por raiva humana em Chaval (CE). Alô, Zoonoses!

Vale imitar
Digna de louvor a iniciativa dos estudantes da Faculdade de Medicina UFC Sobral - alunos da Liga Acadêmica de Infectologia e os da disciplina de Parasitologia. Na quinta (25) e sexta-feira (26) realizaram a Campanha Todos Contra o Calazar, doença que acomete muitos animais e muitas pessoas em Sobral. Estudantes de outras áreas, como a do Direito, deveriam também imitar o exemplo, passando a orientar a população. Pessoas carentes de informação sobre direitos e deveres é o que não falta!

Pérolas do Rádio
O maior poblema é decorar o numo de cada canidato”. Mas problema mesmo é esse colega do microfone não se conscientizar de que precisa respeitar mais os ouvintes e a Língua Portuguesa. CORRIGINDO: “O maior problema é decorar o número de cada candidato”.

Domingo na Educadora (www.radioeducadora950.com.br)
A gente se encontra amanhã, às10h, Programa Artemísio da Costa na Educadora AM 950. Notícias, entrevistas, reportagens, curiosidades e música de boa qualidade. Ligue e participe: 3611-1550.

LEIA, CRITIQUE E SUGIRA
www.artemisiodacosta.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário