quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Enem 2014: Professores explicam temas do cotidiano

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exigem que os candidatos tenham pensamento crítico diante dos acontecimentos da atualidade, estabelecendo uma relação entre o cotidiano e os conteúdos estudados nas disciplinas do currículo escolar.

Para ajudar os participantes na preparação, o programa 'Todas as Vozes', da rádio MEC AM do Rio de Janeiro, transmite todas as segundas-feiras, às 9h, o quadro 'Pode Cair no Enem'. Nele, professores comentam de forma didática temas atuais que estão no noticiário nacional e internacional. Confira abaixo alguns dos assuntos já abordados pelo programa:

§  Conflitos na Faixa de Gaza
O professor Marcos Bohrer, que leciona geografia do site Aula Livre.net, fala sobre os conflitos entre Israel e Palestina e a crise na Faixa de Gaza, detalhando conceitos como o anti-semitismo (movimento que surgiu contra os judeus, na Alemanha, depois do Holocausto) e o sionismo (movimento nacionalista judeu, que busca acabar com a perseguição a pessoas desta etnia), além de explicar o objetivo do Hamas. Confira o áudio

§  O trabalho escravo na atualidade
No Brasil, é recorrente encontrar empregadores que submetem os operários ao trabalho escravo ou ao trabalho análogo à escravidão.

O professor de História de cursos pré-vestibulares e do site Aula Livre.net, Fabrício Indrusiak, dá entrevista para esclarecer dúvidas sobre situações de desrespeito ao trabalhador: ‘’O Enem costuma abordar questões sociais na redação e na prova de ciências humanas. São textos nos quais o aluno deve tirar sua interpretação e formular uma resposta politicamente correta’’, comenta. Confira o áudio na íntegra

§  Epidemia do Ebola
A febre hemorrágica ebola tornou-se uma epidemia que ameaça a saúde dos países do oeste da África. A professora Nina Basílio, coordenadora de conteúdo do site Mande Bem no Enem, explica os fatores envolvidos quando ocorre a disseminação de uma doença: "A chance do tema epidemia cair na prova é grande por reunir os aspectos relevância, ordem social, ciência, cultura e política. Inicialmente, o vírus ebola parece se relacionar apenas à questão da saúde, mas é tão complexo que envolve também fatores demográficos, sociais e econômicos'', opina. Ouça o programa destinado ao tema

§  Previdência Social e Expectativa de Vida
O professor de geografia do site Descomplica, Mauricio Martins, fala sobre o impacto da maior expectativa de vida do brasileiro nas contas do País. ''Houve um aumento no número de pessoas no topo da pirâmide etária e uma redução do número de jovens. Isto significa que existem menos pessoas para trabalhar e pagar impostos, e mais pessoas aposentadas que usufruem dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)'', explica. Confira o áudio

§  Novo Acordo Ortográfico 
O professor de português do site Aulalivre.net, Maurício Leopoldo, fala sobre o tratado internacional que tem o objetivo de unificar as normas do idioma entre os países que oficialmente falam o português, e que são chamados de lusófonos.

''O Enem se preocupa com as mudanças na língua. A partir de 2016, todas as regras do Acordo estão valendo, mas nos noticiários muitas palavras já não são grafadas como antes'', observa o professor. Confira o áudio

§  Fontes de energia
Os baixos níveis do Sistema Cantareira têm colocado em xeque a cadeia de produção energética do País, e o professor de Biologia Rafael Cafezeiro, do site QG do Enem, aproveita o assunto para falar sobre como as fontes de energia podem aparecer no exame: ''O teste cobra também a contextualização do problema. Nós precisamos constantemente de energia, seja para uso doméstico, no trabalho ou nos transportes'', explica Cafezeiro. Confira o áudio.

§  Tecnologia e filosofia
O professor Paulo Andrade, do projeto Reinventando o Ensino Médio, da Secretaria de Educação de Minas Gerais, fala sobre as facilidades que os tempos modernos trazem à rotina e explica a influência que a tecnologia tem em nosso cotidiano e nossa maneira de pensar e viver. Confira o áudio.

Preparação on-line
Para se preparar sobre estes e outros temas, o candidato pode utilizar diversas plataformas online de estudo como o Questões Enem, oferecida gratuitamente pela Empresa Brasil de Comunicação.

O aluno pode acessar o aplicativo, que consiste em um banco de questões das provas de 2009 a 2013. No sistema é possível escolher quais áreas do conhecimento se quer estudar. O banco seleciona as questões de maneira aleatória.

Outra opção é o Geekie Games, selecionado pelo Ministério da Educação (MEC) por meio de edital. A plataforma oferece textos, videoaulas, simulados e jogos para os estudantes, tudo online. Ao entrar na plataforma, o aluno faz um teste diagnóstico para identificar quais são as dificuldades e níveis de proficiência em diferentes assuntos.

Com o relatório em mãos, o aluno tem acesso a um plano de estudos personalizado baseado nas suas dificuldades e pode estudar em aulas disponíveis na própria plataforma. Ao concluir suas atividades, o estudante faz um novo diagnóstico que testará, além dos assuntos já abordados, outros diferentes. Dessa forma, ele tem acesso a um novo plano de estudos.

Enem 2014 - As provas acontecerão nos dias 8 e 9 de novembro. No primeiro dia, será aplicada a prova de ciências humanas e ciências da natureza e suas tecnologias. A prova vai durar 4h30. Já no segundo dia, os alunos responderão questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática. A redação também será aplicada no dia 9. O tempo da prova será de 5h30.

O Enem de 2014 será realizado em 1.699 cidades. Nos dois dias de prova, os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o horário de Brasília.

Saiba mais - A nota do Enem pode ser usada para participar de vários programas, entre eles o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas no ensino superior público; o programa de acesso a universidades privadas, que disponibiliza bolsas em instituições particulares; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos. 

O Enem é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para concorrer a bolsas de intercâmbio pelo Programa de mobilidade internacional. (Fontes: Empresa Brasil de Comunicação e  Ministério da Educação) 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário