sábado, 31 de janeiro de 2015

POUCAS & BOAS - artemisiodacosta@hotmail.com (Do Jornal Correio da Semana - Sobral-Ce - 31.01.15)

Basta Bulir no Botãozinho (BBB)
Deparei-me, anteontem, com um amigo admirado com a fidelidade do público ao BBB (Big Brother Brasil) e com a preocupação dessas pessoas com o que lá acontece. O telespectador apontava como prova as opiniões mostradas nas enquetes da TV Globo. “Tá todo mundo ligado mesmo no BBB”, garantiu ele. “Pois eu não”, garanti eu.

Agora, mais espantado ele ficaria se a emissora tivesse a dignidade de também divulgar as opiniões contrárias. Aqueles depoimentos que não chegam ao público; os que são sumariamente abortados por atentar contra os interesses da empresa (TV) ou de seus patrocinadores.


Àquele amigo propus apenas três perguntas às quais ele respondeu com um sonoro SIM. Isso me deu respaldo para dizer que ele precisa aprender mais a assistir à televisão.

Refaço as mesmas indagações a você, leitor. Suas respostas indicarão se você está na mesma situação. Vale lembrar que mudar só dependerá de você.

1º) Você acha que a avaliação dos demais brasileiros sobre o BBB é igual à daqueles que aparecem opinando na telinha?

2º) Você pensa que atores com sólida formação familiar concordam com as apelações nos filmes e telenovelas brasileiros?

3º) Você assimila realmente como “Vossa Excelência” o tratamento que muitos políticos dispensam aos adversários, principalmente, nas acaloradas discussões transmitidas em rede nacional?

Se você também respondeu SIM a todos essas indagações, você é mais um escravo dos setores perversos da mídia brasileira.

Se respondeu NÃO a pelo menos uma, ainda é tempo de quebrar os grilhões. Caso não o faça, os empresários midiáticos, que só têm a lucrar com isso, continuarão a mostrar apenas o que é de interesse deles ou, simplesmente, continuarão a se omitir quanto àquilo que realmente interessa à população.

Descobrir a outra versão do que publica a mídia, geralmente a real e verdadeira, fica por conta de todo cidadão consciente. E por dever de justiça deve compartilhá-la com o maior número possível de pessoas.

Lembrete: se temos o poder de acionar aquele botãozinho capaz de arrastar o mundo para dentro dos lares, através dele também podemos barrar o ingresso do que é ruim ou expulsar, caso já tenha entrado em nossa casa. Além disso, também temos todo o poder de permitir entrar somente o que é Bom, Bendito e Benéfico (BBB).

Para quem pensa o contrário e gosta da casa dos “famosos” (e que famosos!) da Globo, meu respeito e minhas desculpas. Mas já Basta de Besteirol e Bagunça (BBB)!
**********
Dia Internacional dos Mágicos
Transcorre hoje (31) e lembra São João Bosco - Giovanni Melchior Bosco (*Becchi, Itália - 16.08.1815  +Turim, Itália - 31.01.1888), canonizado pelo Papa Pio XI em 1º de abril de 1934. O fundador da Pia Sociedade São Francisco de Sales também era mágico e malabarista. Usava essas habilidades para atrair as pessoas e convidá-las a rezarem o terço, bem como para lhes repassar outros ensinamentos através da sua alegre pregação. Em 1988 recebeu do Papa João Paulo II o título de “Pai e Mestre da Juventude”.  

Passe de mágica
Atualmente, para incentivar grande parte da garotada a estudar, só mesmo se valendo da técnica (mágica) de Dom Bosco. Para muitos professores, que já fazem prodígios para sobreviver com o salário, uma magicazinha a mais não fará diferença.

Valei-nos, Dom Bosco!
A ele, que foi modelo de educador por excelência, também pedimos que induza os atuais “pais e mestres” a refletiram e questionarem sobre o ensino e a educação dos jovens. Principalmente sobre essa “moderna” tendência de empanturrar os estudantes de Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Línguas etc.

Ontem e hoje
Essa perversa tentativa de transformar alunos em meros baús de conhecimentos tem um objetivo específico: aprovação em vestibulares e concursos. Além de isso dar mais status à instituição e mais cifras aos empresários da educação, inverte a história: antes, a escola vivia para o aluno; hoje, o aluno vive para a escola. Que pena!

Quem responde?
E como fica o ser humano em formação, que precisa de orientação para ter uma crença, educação, formação moral... ? Onde, então, essa pessoa será estimulada a ser humilde, honesta, solidária, gentil, respeitadora... É claro que isso deve ser iniciado pelos pais, em casa. Mas continuado na escola, já que é consagrada como o segundo lar. Ou não é mais?

Abigeato
É o termo jurídico que nomeia esse “roubo de gado”, prática antiga na região de Sobral, como antiga também é a falta de providência. Comprovo: Deixei o cargo de redator deste Semanário em 2002 e, antes disso, eu já denunciava casos da espécie. É só pesquisar nos arquivos.

Na moita
Além da perda de patrimonial do agropecuarista, o abigeato também deve ser visto como questão importante no que se refere a direito do consumidor, segurança alimentar e saúde da população. O abate clandestino (na moita) traz sérios riscos à saúde de quem consome. Que sejam devidamente apenados todos os envolvidos: quem rouba, quem transporta e o receptor do produto roubado.

Pérolas do rádio
Alertava o radialista: “A Metereologia indica: Muita chuva, trovoada e até granito”. Não confie na “metereologia” desse colega. O correto é METEOROLOGIA e, nesse caso, GRANIZO.

Domingo na Educadora (www.radioeducadora950.com.br)
Até amanhã, no Programa Artemísio da Costa na Educadora AM 950. Notícias, reportagens, curiosidades, entrevistas e a música de qualidade. Participe: 3611-1550 // 3611-2496.

LEIA, CRITIQUE E SUGIRA
www.artemisiodacostablogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário