sábado, 14 de fevereiro de 2015

POUCAS & BOAS - artemísiodacosta@hotmail.com (Do Jornal Correio da Semana - 14.02.15)

Alegria, alegria
A cada ano é constatado considerável aumento de público no Vem Louvar, evento realizado pela Renovação Carismática Católica, no mesmo período do Carnaval. Neste ano ocorrerá no período de 14 a 17 de fevereiro, no Ginásio Poliesportivo Dr. Plínio Pompeu, com início às 17h.


Segundo inúmeros foliões, a “alegria passageira” da festa momina na maioria das vezes se finda com arrependimentos, traumas de diversas ordens e com o desejo ou propósito do brincante de não repetir nada ou, pelo menos, parte do que fez.

Já quem participa do Vem Louvar garante que a “alegria duradoura” é desestressante, traz ganhos físicos, psicológicos e espirituais, deixa o participante estimulado a fazer tudo de novo e consciente de que isso vale a pena.

Esse diferencial tem sido o motivo principal de milhares de outros idosos, jovens e crianças aderirem ao movimento católico nos anos seguintes. A todos, uma santa alegria!

Cruz e espada
Muitos católicos, principalmente jovens, reclamam que o Vem Louvar termina muito cedo. Para os organizadores, esta é a única forma de preservar os participantes dos perigos que rondam as noites e madrugadas nesse período. Assim, continuam entre a cruz e a espada (ou faca, ou revólver...) quanto a uma solução.

Pulando fora
Sem ter ainda total convicção do que realmente quer parte da garotada termina não resistindo à tentação da folia tradicional que vara as três noites, Dessa forma, arrisca dar seus pulinhos fora e fazer outras coisas nada recomendáveis. E aí é onde está o risco de eles ficarem de fora de vez.

Pra inglês ver
Na Inglaterra, uma lei aprovada nesses dias proíbe fumar dentro de carros com crianças. Leis dessa espécie já existem em alguns estados americanos e em partes do Canadá e da Austrália. Enquanto isso, no Brasil, como as crianças, a legislação ainda está engatinhando. Com nosso auxílio, um dia andará. Que essa ajude venha logo, antes de que mais gente adoeça e/ou morra.

Auxílio-alimentação
Vai para votação na Assembleia um projeto de lei que garante a quantia mensal de R$ 258,50 para quatro mil professores temporários do Ceará. Governador Camilo já aprovou; os deputados, ainda não. Aperte o seu.

Efeito sanfona
No domingo (22) encerrar-se-á o Horário de Verão em vigor desde o dia 19 de outubro em onze estados das regiões Sul e Sudeste, mais o Distrito Federal.  Segundo o Governo, o que fica de positivo é uma redução em 4,5% no consumo de energia no horário de pico, além de evitar investimentos de cerca de R$ 4 bilhões ao ano, com mais geração e sistemas de transmissão de eletricidade. Só não fica mesmo o hábito de economizar.

Por bem ou por mal
Como o homem tende a optar em aprender pela segunda via, agora terá de aprender na marra a não desperdiçar e economizar água. Se essa educação fosse repassada em casa, desde a infância, esse sufoco seria menor ou nem haveria. Que fique a lição!

Informe-se
Na quarta-feira (11), Kátia Abreu, ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, lançou um hotsite especial na internet com as principais informações sobre os efeitos da crise hídrica na agricultura brasileira. Acesse: https://www.embrapa.br/agua-na-agricultura
.
Feriadão
Ontem (13) o último dia de funcionamento dos bancos antes do feriadão de Carnaval. Na segunda e terça-feira (16 e 17) as agências bancárias permanecerão fechadas e irão reabrir na quarta-feira de Cinzas (18), às 12h.

Em dia
As contas de serviços, como água, energia, telefone, TV a cabo, e carnês que tiverem vencimentos marcados essas datas (16 e 17) poderão ser pagas no primeiro dia útil após o feriado (18), sem acréscimo, conforme a entidade. Ou seja, não cabe multa.

Além da polícia
Os profissionais do rádio local teriam seus trabalhos de cobertura mais enriquecidos se inserissem dicas de saúde, segurança, entrevistas com médicos, resgate da história e mais informações sobre a maior festa popular brasileira. Isso, é claro, além das tradicionais ocorrências policiais, dos hospitais e dos barracões. Enfim, movimentação carnavalesca em Sobral continua sendo a mínima. Pensem nisso!

S.O.S Animais
É lamentável ainda se ver, em pleno centro de Sobral, animais de quatro pés sendo violentamente chicoteados por outros de dois (pés). Flagrantes de outros maus tratos, abandonos e até abuso sexual aos bichinhos vêm sugerindo ação mais enérgica das autoridades. Antes que a população tome providência.

Final feliz
Fuja da lista negra que aparece todo ano depois na Quarta-feira de Cinzas. Que os abusos infelizmente praticados nessa época momina não interrompam seu carnaval, e nem o de outras pessoas, devido a um funeral precoce. Quer abusar? Mas abuse, sim, na dose de responsabilidade, de prudência, de respeito à vida, às pessoas e às leis. E não se esqueça de pedir a proteção de Deus por meio da oração para todos - brincantes ou não. Eis a RECEITA de um bom carnaval.

Pérolas do Rádio
“Com foncionáros melhor renumerado a coisa foncionaria melhor. Coidado, coidado, seu gerente!” Alertava o locutor sobre mau atendimento de um banco local. O aviso poderia até ser mais contundente se o colega não maltratasse tanto o Português, e dissesse corretamente: “Com funcionários mais bem renumerados a coisa funcionaria melhor. Cuidado, cuidado, seu gerente!”

Domingo na Educadora (www.radioeducadora950.com.br)
Até amanhã, no Programa Artemísio da Costa na Educadora AM 950. Notícias, reportagens, curiosidades, entrevistas e a música de qualidade. Participe: 3611-1550 // 3611-2496.

LEIA, CRITIQUE E SUGIRA

www.artemisiodacosta@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário