domingo, 22 de março de 2015

Fatos históricos de 22 de março

22 de Março é o 81º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 284 dias para acabar 2015.

- Dia Mundial da Água - Comemoração instituída pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas na Resolução A/RES/47/193, de 22.02.1993, como forma de lembrança sobre as ações a serem tomadas com base na "Agenda 21", tida como um dos principais resultados da "ECO-92", ocorrida em 1992 na cidade brasileira do Rio de Janeiro (RJ).

- Dia Nacional da Água - Comemoração do Brasil, conforme Lei N° 10.670, de 14.05.2003, que está relacionada com o "Dia Mundial da Água".

EVANGELHO (Jo 12,20-33)
 5ª Semana da Quaresma
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 20havia alguns gregos entre os que tinham subido a Jerusalém, para adorar durante a festa.21Aproximaram-se de Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e disseram: “Senhor, gostaríamos de ver Jesus”.
22Filipe combinou com André, e os dois foram falar com Jesus. 23Jesus respondeu-lhes: “Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. 24Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto. 25Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me quer seguir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará. 27Agora sinto-me angustiado. E que direi? ‘Pai, livra-me desta hora?’ Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. 28Pai, glorifica o teu nome!”
Então veio uma voz do céu: “Eu o glorifiquei e o glorificarei de novo!”
29A multidão, que aí estava e ouviu, dizia que tinha sido um trovão. Outros afirmavam: “Foi um anjo que falou com ele”.
30Jesus respondeu e disse: “Essa voz que ouvistes não foi por causa de mim, mas por causa de vós. 31É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso, 32e eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim”. 33Jesus falava assim para indicar de que morte iria morrer”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
SANTO DO DIASão Zacarias, Papa
EFEMÉRIDES:
Jorge Ben Jor chega aos 70 anos 
1429 - Joana D´Arc exorta os ingleses à rendição e abandono do solo francês.
1623 - Chegada da “Jornada dos Vassalos” à Bahia (comandada por D. Fabrique de Toledo Osório).
1832 - Morte do escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe, em  Weimar, Alemanha. Foi um escritor, pensador e também incursionou pelo campo da ciência. Como escritor, Goethe foi uma das mais importantes figuras da literatura alemã e do Romantismo europeu, nos finais do século XVIII e inícios do século XIX. Juntamente com Friedrich Schiller foi um dos líderes do movimento literário romântico alemão Sturm und Drang. É considerado o maior nome da literatura alemã. Entre suas principais obras, está o poema Fausto. Outro destaque é para Os sofrimentos do jovem Werther. Goethe nasceu em 28 de agosto de 1749, em Frankfurt am Main, Alemanha.
1848 - Reino Lombardo-Vêneto: ocorre a revolução popular (Os Cinco Dias de Milão), os austríacos são expulsos de Milão, que se torna a capital do Governo Provisório da Lombardia (Governo Provvisorio della Lombardia).
1850 - O primeiro projeto de abolição no Brasil é apresentado pelo poeta e deputado Pedro Pereira.
1856 - Tristão de Alencar Araripe é nomeado chefe de polícia do Espírito Santo.
1856 - Primeiras aulas do Liceu de Artes e Ofícios (Rio de Janeiro).
1864 - Nomeação do conde D´Eu (Luís Filipe Maria Fernando Gastão de Orléans), comandante-chefe das Forças Armadas na Guerra do Paraguai.
1882 - Congresso dos EUA bane a poligamia.
1895 - Primeira exibição (em uma tela particular) de filmes por Auguste e Louis Lumière.
1904 - O jornal americano Daily Ilustrated Mirror publica pela primeira vez na história uma fotografia colorida. 
1911 - Fundação da Universidade do Porto, Portugal, baseada em duas instituições de ensino superior criadas no século XIX: a Academia Politécnica e a Escola Médico-Cirúrgica.
1914 - Nasceu Roberto Pompeu de Sousa Brasil, em Redenção (CE), onde morreu em 11.06.1991. Foi um jornalistaprofessor e político brasileiro. Foi secretário de imprensa do primeiro-ministro Tancredo Neves. Convidado por Darcy Ribeiro, ajudou na criação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, da qual seria professor. Com a instauração da Ditadura militar no Brasil em 1964, foi demitido da universidade. Foi diretor da Editora Abril na década de 70. Escreveu a coletânea "Bilhetinhos a Jânio".
1917 - Os EUA são o primeiro país a reconhecer o novo governo da Rússia, que derrotou a monarquia czarista.
1919 - A Hungria proclama a sua independência. 
1922 - Britânicos condenam Mahatma Gandhi a 6 anos de prisão.
1933 - O Presidente estado-unidense Franklin Delano Roosevelt assina a lei que legaliza o consumo de bebidas alcoólicas acabando com a Lei Seca.
1934 - Um incêndio matou 1.500 pessoas e destruiu a cidade japonesa de Hakodate, na ilha de Hokaido.
1935 - O primeiro programa regular de televisão no mundo é transmitido através da antena no alto da Torre de Rádio de Berlim.
1939 - O cardeal Eugenio Pacelli é eleito Papa com o nome de Pio XII.
1941 - O navio brasileiro Taubaté é metralhado por navios de guerra alemães, no mar Mediterrâneo
1945 - A Liga Árabe é fundada no Cairo, Egito, com a adoção da "Carta da Liga dos Estados Árabes”;
1945 - Nasceu Jorge Ben Jor (Jorge Duílio Lima Meneses), no Rio de Janeiro (RJ). É um guitarristacantor e compositor. Seu estilo característico possui diversos elementos, entre eles: rock and rollsambasamba rock (termo que gosta de usar), bossa novajazzmaracatufunkska e até mesmo hip hop, com letras que misturam humor sátira, além de temas esotéricos. A obra de Jorge Ben tem uma importância singular para a música brasileira, por incorporar elementos novos no suingue e na maneira de tocar violão, com características do rocksoul e funk norte-americanos. Além disso, trouxe influências árabes e africanas, oriundas de sua mãe, nascida na Etiópia.
1948 - Nasceu Inri Cristo (Álvaro Inri Cristo Thais), em Indaial (SC). É um líder religioso que proclama ser a reencarnação de Jesus Cristo. Inri já apareceu em diversos programas de TV, rádio e podcasts.
1950 - A Fortaleza de São José de Macapá é declarada Patrimônio Histórico Nacional.
1954 - Nasceu Carmem Silva (Carmem Sebastiana Silva de Jesus), em Veríssimo (MG). É uma cantora conhecida carinhosamente pelos fãs como "A Pérola Negra". Um de seus maiores sucessos é “Adeus solidão”.
1955 - O cometa Harrington-Abell é descoberto. 
1963 - Os Beatles lançam seu primeiro disco, Please, Please Me, que incluía o primeiro compacto da banda, Love Me do, gravado no ano anterior.
1965 - Americanos manobram, pela primeira vez, astronave no espaço.
1965 - EUA confirmam que estavam usando gases que inutilizavam temporariamente o adversário na guerra do Vietnam.
1977 - Indira Gandhi deixou o cargo de primeira-ministra da Índia. Mais tarde, ela seria considerada uma das maiores líderes do país.
1979 - Embaixador inglês, Richard Sykes, é assassinado nos Países Baixos.
1979 - Israel aprovou o tratado de paz com o Egito, após anos de conflito entre as duas nações.
1980 - Morreu Hélio Oiticica, no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 26.07.1937. Foi um pintor, escultor, artista plástico e performático de aspirações anarquistas. É considerado por muitos um dos artistas mais revolucionários de seu tempo e sua obra experimental e inovadora é reconhecida internacionalmente.
1982 - Começam formalmente as hostilidades entre as forças britânicas e as argentinas no Atlântico Sul, devido à ocupação das Malvinas. 
1982 - Irã lança ofensiva contra Iraque.
1988 - China vende terras a estrangeiros pela primeira vez, desde 1949.
1988 - Realizada na Austrália a primeira eutanásia legalizada da história. 
1989 - Mais de cem mil pessoas abandonam Beirute, cidade submetida a contínuos bombardeios por parte do exército sírio. 
1990 - Candidato às eleições presidenciais da Colômbia, Bernardo Jaramillo, morre assassinado.
1990 - Um júri em Anchorage, nos Estado americano do Alaska, inocenta o capitão Joseph Hazelwood de três acusações no caso do vazamento de óleo do navio Exxon Valdez oil spill, mas o condena por negligência. 
1994 - O Papa lança um novo documento que proíbe aos sacerdotes a militância política e sindical. 
1994 - Morreu Walter Benjamin Lanza, em Burbank, EUA. Nascido em New Rochelle, EUA, em 27.04.1899, foi um desenhista e animador estadunidense, conhecido principalmente pela fundação do Walter Lantz Studio e pela criação do personagem Pica-Pau.
1998 - Morreu Moraes Sarmento (Rubens Moraes Sarmento), em São Paulo (SP). Nascido em Campinas (SP), em 14.12.1922, foi um famoso radialista e apresentador.
1998 - Morreu Brandão Filho (Moacyr Augusto Soares Brandão), no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 06.01.1910. Foi ator e humorista, tendo feito muito sucesso com a dupla Primo rico e primo pobre. Brandão era o primo pobre do programa Balança mas não cai.
1999 - O filme Central do Brasil perdeu o Oscar de melhor filme estrangeiro para o filme italiano A Vida é Bela.
1999 - O presidente Fernando Henrique Cardoso promete não privatizar nenhuma das universidades públicas do país.
2000 - O escritor Paulo Coelho recebeu na França a condecoração de Cavaleiro da Legião de Honra, das mãos do editor francês Robert Laffont.
2001 - Morte de William Hanna, em Los Angeles, EUA. Nascido em Melrose, Novo México, EUA, em 14.07.1910, foi desenhista, ilustrador e animador. Com Joseph Barbera formou uma das duplas mais duradouras do mundo (por mais de 60 anos): Hanna-Barbera (1937). Fundaram uma das mais famosas produtoras de desenhos-animados para a TV (1957), onde criam sucessos como TOM & JERRY (para a MGM), DOM PIXOTE, OS FLINTSTONES (1960), OS JETSONS, SPACE GHOST, SCOOBY DOO, ZÉ COLMÉIA, JONNY QUEST, etc. 
2001 - Os EUA determinam a expulsão de mais de 50 diplomatas russos suspeitos de espionagem. 
2002 - Justiça britânica dá a uma mulher tetraplégica de 43 anos o direito de recorrer ao suicídio assistido.
2004 - Israel mata o xeque Ahmed Iassim, fundador e líder do Hamas.
2005 - O Pentágono anuncia o avião não-tripulado 'Predator B'
2005 - O eletricista Jean Charles de Menezes foi baleado por três policiais da Scotland Yard, a polícia metropolitana de Londres (Inglaterra). O caso ocorreu um dia depois de uma série de tentativas de atentados terroristas na capital inglesa. Os policiais renderam Jean na estação de metrô Stonewall e deram sete tiros em sua cabeça. Eles suspeitavam que o rapaz fosse um homem-bomba.
2006 - O ETA, grupo armado dos separatistas bascos, declara um cessar-fogo permanente, que seria rompido em 30 de dezembro.
2007 - Câmara dos Deputados aprova reforma no sistema previdenciário.
2007 - Comissão aprova reajuste para parlamentares e ministro.
2007 - Definidos critérios para a concessão das licenças para a pesca da lagosta.
2009 - Papa Bento XVI celebra missa para mais de um milhão de pessoas em Luanda.
2010 - É realizado o 5º Fórum Urbano Mundial no RJ.
2011 - Morreu Artur Fernandes Agostinho, em Lisboa, Portugal, onde também nasceu em 25.12.1920. Foi um jornalistaradialistaescritor e um premiado ator português.
2011 - Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro autoriza a exumação do corpo do cantor Tim Maia.
2012 - Hospital Geral de Fortaleza (HGF) realiza o primeiro transplante de pâncreas isolado do Norte e Nordeste.
2012 - Inauguração da primeira Unidade de Pronto-Atendimento (UPS 24 horas) de Fortaleza.
2012 - ANVISA publica regulamentação sobre prótese mamária.
2012 - Presidenta Dilma Rousseff se compromete a baixar custos trabalhistas para incentivar investimentos.
2013 - Polícia civil indicia 16 no inquérito da Boate Kiss no RS.
2013 - Papa Francisco renova o seu compromisso em favor dos mais necessitados.
2013 - Ministério da Educação suspende abertura de novos cursos de direito.
2014 - Manifestação no centro do Rio de Janeiro pede intervenção militar.
2014 - Marcha antifascista na Praça da Sé, em São Paulo.
2014 - Realizada nova versão da “Marcha da Família com Deus pela Liberdade” no centro de São Paulo. 
TÚNEL DO TEMPO
Carmen Silva canta “Adeus, solidão”

SITES CONSULTADOS:
http://www.cancaonova.com
http://www.secult.ce.gov.br
http://www.terra.com.br
http://www.quediaehoje.net
http://www.paulinas.org.br
http://datasdodia.net
http://brasil.planetasaber.com
http://pt.wikipedia.org
http://www.youtube.com
http://www.nossosaopaulo.com.br/ 




Nenhum comentário:

Postar um comentário