domingo, 22 de março de 2015

Fatos históricos de 23 de março

23 de março é o 82.º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 283 para acabar 2015.

Dia Mundial da MeteorologiaComemoração instituída para marcar a data da fundação da WMO (Organização Mundial de Meteorologia ou "World Meteorological Organization") da ONU, que foi constituída em 23.03.1950, com sede na cidade suíça de Genebra.

- Dia Nacional do Piso Salarial dos Professores Conforme Lei Nº 12.668, de 18.06.2012, que está relacionada com algum episódio de 23 de março de 2007, acontecido durante a elaboração da Lei Nº 11.738, de 16.07.2008, responsável por regulamentar o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica no Brasil.

Dia do Terceiro Setor Comemorado no Brasil e oficializado no Estado brasileiro de São Paulo pela Lei Nº 10.728, de 08.01.2001, para marcar a data da sanção da Lei Nº 9.790, de 23.03.1999, que então regulamentou o "Terceiro Setor" brasileiro. Essa lei trata da qualificação de pessoas jurídicas de direito privado e sem fins lucrativos, como OSCIP (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público), além de instituir e disciplinar o Termo de Parceria e dar outras providências.
EVANGELHO (Jo 8,1-11)
 5º Domingo da Quaresma 
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus foi para o monte das Oliveiras. 2De madrugada, voltou de novo ao Templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los.3Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Levando-a para o meio deles, 4disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. 5Moisés na Lei mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?”
6Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão. 7Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: “Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”. 8E tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão.
9E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho, com a mulher que estava lá, no meio, em pé. 10Então Jesus se levantou e disse: “Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?” 11Ela respondeu: “Ninguém, Senhor”. Então Jesus lhe disse: “Eu, também, não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
SANTO DO DIA: Turíbio de Mongrovejo

De origem espanhola, nasceu no ano de 1538. Cresceu muito bem educado dentro de uma formação cristã e humana, estudou Direito e prestou muitos serviços nessa área, sempre buscando dar testemunho cristão no ambiente em que se encontrava.

Turíbio ajudou até o rei Felipe, mas o chamado à vida dedicada ao Senhor, dentro do ministério sacerdotal, falou mais forte. Renunciou à sua profissão e, como sacerdote, foi escolhido bispo e enviado ao Peru. Era um homem apostólico.

Deparou-se com muitas injustiças: indígenas oprimidos, pobres abandonados. Então ele, no anúncio e na denúncia, passou a ser respeitado e ouvido por muitos.

Sem interesses e sem comungar com o poder opressor, ele deixou um marco para toda a América: de que o mundo precisa de santos, e isso só é possível na misericórdia, no amor, na verdade, no anúncio e na coragem de denunciar.

Depois de uma grave enfermidade, faleceu em 1606.

São Turíbio, rogai por nós!
EFEMÉRIDES
Há  três anos morreu Chico Anysio (1931 - 2012)
752 - Estêvão é eleito Papa. Ele morre três dias após, antes de ser ordenado bispo e não é considerado um papa legitimado.
1324 - Papa João XXII excomunga o imperador Luís IV da Baviera.
1369 - Morte de Pedro I (O Cruel - rei de Castela 1349-1369).
1553 - Duarte da Costa é nomeado governador geral do Brasil.  
1555 - Morreu Papa Júlio III. Nasceu em 1487.
1568 - Tratado de paz coloca fim à segunda guerra religiosa na França.
1603 - Morre Elizabeth I da Inglaterra. Reina por 45 anos, dando ao país as condições de se tornar uma das potências mundiais do século XVI.
1648 - A França e a República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos assinam o Tratado de Concórdia, que regulamenta a divisão da ilha de São Martinho.
1681 - São Paulo é elevada à Capital da Capitania.
1688 - A cidade de São Luís foi designada capital do Maranhão e do Grão Pará
1703 - Antonio Vivaldi é ordenado sacerdote.
1726 - A ilha Nossa Senhora do Desterro, povoada por Francisco Dias Velho e família, é elevada à categoria de vila, desmembrando-se de Laguna. Essa data é tida como marco do aniversário da cidade, atual Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina.
1842 - Morreu escritor Stendhal (Henri-Marie Beyle), em Paris,  França. Foi um escritor francês reputado pela fineza na análise dos sentimentos de seus personagens e por seu estilo deliberadamente seco. Nasceu em Grenoble, França, em 23.01.1783.
1845 - Tratado de Paz encerra a Revolução Farroupilha.
1849 - Após as fracassadas tentativas de conseguir o Risorgimento da Itália e considerando que a sua utilidade para o país havia terminado, Carlos Alberto da Sardenha abdica em favor de seu filho Vitor Emanuel II e se exila em Portugal, vindo a morrer meses depois.
1857 - O primeiro elevador de Elisha Graves Otis é instalado em Nova Iorque.
1868 - Guerra do Paraguai: Após dois anos impedindo o progresso das forças aliadas, o forte paraguaio de Curupaiti é tomado pelas forças lideradas pelo comandante-em-chefe do Exército brasileiro no Paraguai, o então Marquês de Caxias.
1869 - Luís Alves de Lima e Silva recebe o título de Duque de Caxias.
1870 - Guerra do Paraguai termina com a vitória da Tríplice Aliança - Brasil, Argentina e Uruguai.
1879 - Ocorre a primeira batalha da Guerra do Pacífico, no confronto do Chile com as forças conjuntas da Bolívia e do Peru.
1881 - Término da Primeira Guerra dos Bôeres na África do Sul.
1884 - Instalação da Escola Normal (1884), na Rua Liberato Barroso,em Fortaleza (CE).
1894 - Começa a construção da cidade de Minas, hoje Belo Horizonte.  
1896 - O físico francês Henri Becquerel descobre uma nova propriedade da matéria, a radioatividade.
1898 - Manuel Ferraz de Campos Salles é eleito Presidente do Brasil.  
1900 - O arqueólogo britânico Arthur Evans inicia as escavação da minoica Cnossos, uma atividade que duraria mais de quatorze anos.
1902 - Nasceu Alberto Marino, em São Paulo (SP), onde também morreu em 11.02.1967. Foi regente, compositor, instrumentista e radialista.
1919 - O então jornalista Benito Mussolini formou o Partido Fascista, contra o liberalismo e o comunismo. Mais tarde, tornou-se ditador da Itália.
1933 - O parlamento alemão concede plenos poderes ao governo de Hitler.
1937 - Nasceu Robert Charles Gallo, em Waterbury (EUA). É um médico pesquisador conhecido como um dos descobridores do vírus do HIV. Os créditos por essa descoberta, ou isolamento, do vírus HIV foram divididos com dois outros médicos do Instituto Pasteur da França, Dr.Luc Montagnier e Dra.Françoise Barré-Sinoussi. Estes dois últimos, agraciados com o Prêmio Nobel de Medicina de 2008. Frase atribuída a ele: "Quem não sabe explicar o que faz em quinze minutos é porque não sabe o que está fazendo".
1937 - Nascimento de Moacyr  Scliar  (Moacyr Jaime Scliar) em Porto  Alegre (RS), onde também morreu em 27.02.2011. Foi um escritor brasileiro. Formado em medicina, trabalhou como médico especialista em saúde pública e professor universitário. Sua prolífica obra consiste de contosromancesensaios e literatura infanto-juvenil. Também ficou conhecido por suas crônicas nos principais jornais do país.
1942 - EUA começam a deslocar japoneses e seus descendentes para centros de detenção por causa da II Guerra Mundial.
1947 - Nasceu Ronaldo Cezar Coelho, no Rio de Janeiro (RJ). É um administrador de empresas, banqueiro e político membro do PSDB com base eleitoral no estado do Rio de Janeiro. É irmão do ex-árbitro de futebol e comentarista esportivo Arnaldo Cezar Coelho. Membro de uma família de classe média, estudou no Colégio Pedro II. Foi o proprietário do banco Multiplic.
1953 - Josef Stalin sofre uma hemorragia cerebral. Ele morreria quatro dias depois.
1954 - EUA testam a bomba de hidrogênio mais potente do mundo no arquipélago Marshall, no Pacífico.
1955 - Morreu Arthur da Silva Bernardes, no Rio de  Janeiro (RJ). Foi advogado e político, tendo sido presidente de Minas Gerais de 1918 a 1922 e presidente do Brasil entre 15 de novembro de 1922 e 15 de novembro de 1926. Seus seguidores eram chamados de "Bernardistas". Nasceu em Viçosa (MG),em 08.08.1875.
1956 - O Paquistão se proclama República Islâmica.
1957 - Éder Jofre estreia no boxe profissional.
1961 - Kennedy adverte à URSS que os EUA não admitirão perder o Laos para forças pró-comunistas.
1962 - Em resposta ao alinhamento de Cuba com a União Soviética em plena guerra fria, o presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy amplia as medidas tomadas por Eisenhower mediante a emissão de uma ordem executiva, ampliando as restrições comerciais contra Cuba.
1964 - Lançamento do primeiro livro de John Lennon “John Lennon in his own write”.
1965 - A NASA lança a Gemini III, o primeiro voo. espacial estadunidense tripulado por duas pessoas (Gus Grissom e John Young).
1967 - EUA e URSS discutem corrida armamentista.
1972 - O presidente Médici institui um programa especial para expansão dos sistemas ferroviário e portuário.
1974 - Sete colaboradores do presidente americano Richard Nixon são acusados de participar do escândalo de Watergate.
1970 - O deputado Ulysses Guimarães pediu a redemocratização do país pela anistia e eleições diretas, universais e secretas.
1971 - As Forças Armadas da Argentina prepararam um golpe de Estado para favorecer a volta de Juan Domingo Perón ao poder.
1972 - Último gol de Garrincha como profissional.
1972 - O presidente Médici institui um programa especial para expansão dos sistemas ferroviário e portuário.
1979 - Desemprego e demissões na indústria metalúrgica causa distúrbios em Paris.
1981 - Aumentam as reservas brasileiras de petróleo, graças às novas descobertas na bacia de Campos RJ, no litoral nordestino e na bacia terrestre do Espírito Santo.
1982 - Nelson Piquet vence o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 no autódromo de Jacarepaguá no RJ.
1986 - Ayrton Senna e Nelson Piquet vencem (1º e 2º lugar) o grande prêmio Brasil de Fórmula 1.
1983 - O presidente Ronald Reagan anuncia um programa militar de defesa contra possíveis ataques nucleares da União Soviética. Esta iniciativa norte-americana, que ocorreu durante a Guerra Fria, se tornou popularmente conhecida como “Star Wars”.
1983 - Dr. Barney Clark morre após viver 112 dias com um coração artificial permanente.
1984 - Augusto Pinochet decreta estado de emergência em todo o Chile depois que atentados destruíram duas torres de alta tensão.
1988 - Morreu Hélio Pellegrino, no Rio de Janeiro (RJ). Nascido em Belo Horizonte (MG), em 05.01.1924. Foi um psicanalistaescritor e poeta, célebre por sua militância de esquerda e por sua amizade com os também escritores Fernando SabinoPaulo Mendes CamposOtto Lara Resende e Nélson Rodrigues. Foi o segundo marido da escritora Lya Luft.
1989 - Cientistas convocam a imprensa para anunciar que conseguiram produzir calor a partir do que parecia ser um processo de fusão nuclear a temperatura ambiente.
1990 - Lei nº 8.009 dispõe sobre a impenhorabilidade do bem de família.
1994 - Morre em atentado Luis Donaldo Colosio, candidato à presidência do México pelo PRI.
1996 - Pela primeira vez, Taiwan elegeu um presidente de forma democrática.
1998 - O presidente da Rússia, Boris Yeltsin, demite de uma só vez todo o governo, liderado pelo primeiro-ministro Victor Tchernomirdin.
1998 - Na cerimônia dos prêmios Oscar, o filme “Titanic” bate um recorde de consagrações, ganhando 11 Oscars, incluindo os de melhor filme, diretor e trilha sonora.
1999 - O vice-presidente do Paraguai, Luis María Argaña, é assassinado a tiros em Assunção.
1999 - O papa João Paulo II autoriza abertura do processo de canonização de Madre Teresa de Calcutá.  
2000 - Cientistas desvendam genoma da Drosophila melanogaster, a mosca-do-vinagre.
2000 - O escritor Carlos Heitor Cony é eleito para a Academia Brasileira de Letras.  
2001 - Morreu David McTaggart, um dos fundadores do Greenpeace.
2001 - Lei nº 10.209 institui o Vale-Pedágio obrigatório sobre o transporte rodoviário de carga
2001 - A espaçonave Mir começou a se despedaçar na atmosfera e caiu sobre o sul do Oceano Pacífico. Ela já tinha completado 15 anos de missão em órbita. Lançada em 20 de fevereiro de 1986, os técnicos da Mircorp, a empresa internacional que gerencia a estação. O objetivo principal do projeto Mir era o estudo dos efeitos da longa permanência humana no espaço. O recorde de permanência contínua é do cosmonauta russo Dr. Valeri Polyakov, que ficou 14 meses no espaço (de janeiro de 1994 a março de 1995). Juntamente com outras ocasiões em que esteve na Mir, Polyakov acumulou 22 meses fora da Terra.
2002 - Justiça britânica autoriza eutanásia a uma paralítica em pleno gozo de suas faculdades mentais. A iniciativa de requerer à justiça o desligamento dos aparelhos foi da própria paciente, caso inédito no Reino Unido.
2003 - Iraque exibe prisioneiros americanos. As imagens mostravam o interrogatório de um dos soldados feito com auxílio de um intérprete. A Cuz Vermelha considerou que a exibição dos capturados feria a Convenção de Genebra.
2006 - A deputada Ângela Guadagnin (PT-SP) lança a “dança da pizza”
2007 - Ibama concede Licença de Instalação (LI) do Projeto de Transposição do rio São Francisco
2009 - Greve nacional dos petroleiros.
2011 - Morte da atriz Elizabeth Taylor (Elizabeth Rosemond Taylor),em Los Angeles, EUA. Foi uma premiada atriz norte-americana. Nasceu em Londres, Inglaterra, em 27.02.1932. 
2011 - Câmara dos Deputados reduz pena para presos que estudam.
2011 - Por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal anula a Lei da Ficha Limpa para as Eleições de 2010.
2012 - Morreu Chico Anysio (Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho), no Rio de Janeiro (RJ). Foi radialista, ator, comediante, diretor, compositor, escritor, comentarista esportivo, pintor e outras coisas maisChico é considerado um dos maiores nomes de todos os tempos da televisão brasileira. Nasceu em Maranguape (CE), em 12.04.1931.
2012 - Estreia do filme “Raul (Seixas) - O Início, O Fim e O Meio” (direção de Walter Carvalho).
2013 - Papa Francisco inicia visita histórica a Bento XVI em Castle Gandolfo.
2013 - Índios invadem a sede do atual museu do Índio, no bairro de Botafogo, zona sul da cidade do Rio de Janeiro (RJ).
2014 - O presidente do STF, Joaquim Barbosa,  descarta “por engano! Candidatura em 2014.
2014 - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso apoia CPI da Petrobras.
TÚNEL DO TEMPO
Dia do Meteorologista

SITES CONSULTADOS:
http://www.cancaonova.com
http://www.secult.ce.gov.br
http://www.terra.com.br
http://www.quediaehoje.net
http://www.paulinas.org.br
http://datasdodia.net
http://brasil.planetasaber.com
http://pt.wikipedia.org
http://www.youtube.com
http://www.nossosaopaulo.com.br/ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário