sexta-feira, 24 de abril de 2015

Fatos históricos de 25 de abril

25 de abril é o 115º dia no calendário gregoriano. Faltam 250 para acabar 2015. 
                              
Dia da ONU - Comemorado para marcar a data da "Conferência de San Francisco" e 1ª conferência para a criação da ONU (Organização das Nações Unidas). O evento reuniu 47 países em 25 de abril de 1945 e foi protagonizado por visionários que buscavam um mundo capaz de resolver seus conflitos por outros caminhos que não o da guerra.

- Dia Internacional das Secretárias - Comemoração móvel desde 1997, quando foi instituída pelo "Congresso Internacional das Secretárias" na África do Sul: última quarta-feira de abril.

- Dia Internacional de Conscientização sobre o Problema do Ruído

- Dia Internacional de Conscientização sobre a Alienação Parental - Criado para chamar a atenção sobre o processo de rejeição dos próprios filhos para com o genitor que "ficou de fora" num processo de separação matrimonial, cujo fenômeno normalmente é provocado pelo guardião que detêm a exclusividade da guarda sobre esses filhos.

- Dia Internacional de Luta contra a Malária - Instituído em 2007 durante uma sessão da assembleia da Organização Mundial da Saúde (OMS).

- Dia Mundial das Vocações Sacerdotais

- Dia do Telégrafo Sem Fio

- Dia Nacional do Contabilista - "Trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril o Dia do Contabilista Brasileiro". Com esta frase, dita no meio de um discurso de agradecimento a uma homenagem que recebia da Classe Contábil, o Senador e Patrono dos Contabilistas, João Lyra, instituiu o Dia do Contabilista, prontamente adotado pela classe contábil e, atualmente, oficializado em grande número de municípios. Era o ano de 1926. Em dezembro do ano anterior, João Lyra havia sido eleito Presidente do Conselho Perpétuo dos Contabilistas Brasileiros e, em toda a sua vida parlamentar, propôs e fez aprovar várias leis em benefício da profissão contábil. (Portal São Francisco)
EVANGELHO (Mc 16,15-20)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.
19Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus. 20Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
SANTO DO DIA: Marcos Evangelista
EFEMÉRIDES
 Há 03 ano morria Dicró (1946- 2012)
404 a.C. - Atenas se rende a Esparta pondo fim à Guerra do Peloponeso (431-404 a.C).
387 - Santo Agostinho, recebe o batismo das mãos de Ambrósio, Bispo de Milão (340-397).
479 - Santo Estêvão, bispo de Antioquia, foi expulso e reintegrado por causa de problemas políticos e religiosos, morreu assassinado
799 - Papa Leão III é atacado enquanto se dirigia a cavalo de Latrão para San Lorenzo in Lucina para presidir a uma procissão.
1449 - Final do Concílio de Basileia-Ferrara-Florença iniciado em Basileia em 25 de julho de 1431.
1507 - Martin Waldseemüller publica o mapa do mundo nomeando as terras do hemisfério oeste de América, em homenagem ao explorador Américo Vespúcio.
1507 - É publicada a obra de Gaultier Lud Cosmographiae Introductio. É a primeira vez que se propõe dar o nome de "América" às terras decobertas por Cristóvão Colombo.
1595 - Morreu Torquato Tasso, em Roma, Itália. Foi um poeta italiano, contemporâneo de Ariosto, do século XVI, conhecido pelo poema La Gerusalemme Liberata (A Jerusalém libertada), de 1580, no qual descreve os combates imaginários entre cristãos e muçulmanos, no fim da primeira cruzada, durante o cerco de Jerusalém. Nasceu em Sorrento, Itália, em 11.03.1544.

1599 - Nasceu Oliver Cromwell, Huntingdon, Inglaterra. Foi um militar e líder político e, mais tarde, Lord Protetor do Protetorado. Nascido no seio da nobreza rural, os primeiros 40 anos da sua vida são pouco conhecidos. Após de passar por uma conversão religiosa na década de 1630, Cromwell tornou-se um puritano independente, assumindo uma posição, no geral, tolerante, face aos protestantes do seu tempo. Um homem intensamente religioso - autodenominado de Moisés puritano - ele acreditava profundamente que Deus era o seu guia nas suas vitórias. Morreu no Palácio de Whitehall, em Londres, Inglaterra, em 03.09.1658.
1607 - Batalha de Gibraltar, episódio da Guerra dos Oitenta Anos, onde a frota holandesa destrói a armada espanhola.
1616 - Enterro de William Shakespeare (morreu em 23.04.1616).
1626 - Batalha sobre a Ponte de Dessau: forças imperiais católicas lideradas por Albrecht von Wallenstein derrotam as forças protestantes comandadas por Ernst, Conde de Mansfeld.
1719 - É publicado o romance Robinson Crusoe de Daniel Defoe.
1774 - Morreu, de tuberculose, Anders Celsius, em Uppsala, Suécia, onde também nasceu em 27.11.1701. 
Foi astrônomo e professor de Astronomia na Universidade Uppsala de 1730 a 1744. Viajou de 1732 a 1735, visitando principalmente observatórios na Alemanha, Itália e França. Celsius foi um dos fundadores do Observatório Astronômico de Uppsala em 1741, mas é mais conhecido pela escala de temperatura Celsius, proposta pela primeira vez em um documento endereçado à Academia Real de Ciências da Suécia, em 1742. Esta escala foi revisada por Carolus Linnaeus em 1745 e permanece como padrão até hoje.
1775 - Nasceu Carlota Joaquina (Carlota Joaquina Teresa Cayetana de Borbón y Borbón), em Arranjuez, Espanha. Foi infanta de Espanha, princesa do Brasil e rainha de Portugal por seu casamento com D. João VI de Bragança. Ficou conhecida como A Megera de Queluz, pela sua personalidade forte e porque foi isolada no Palácio de Queluz, nos arredores de Lisboa por ter conspirado contra o príncipe, onde morreu em 07.01.1830.
1792 - Primeiro condenado à guilhotina em França.
1792 - "La Marseillaise" (Hino Nacional francês) é composta por Claude Joseph Rouget de Lisle.
1816 - O poeta britânico Lord Byron deixa a Inglaterra com destino à Suíça com a intenção de nunca mais voltar. A indignação pública sobre o divórcio de sua esposa é só uma das razões.
1821 - Cedendo à pressão da Assembleia Constituinte portuguesa, Dom João VI e a Corte
regressam a Portugal. Dom Pedro permanece no Brasil como regente do Reino.
1848 - O naturalista inglês Alfred Russel Wallace viaja para a Amazônia (partindo da Inglaterra). Chega aqui em 26 de maio de 1848 junto com Henry Bates.
1850 - Paul Julius Reuter usa 40 pombos-correio para alavancar o preço do mercado de ações. Em 1851 o correio através de pombos foi substituído por uma conexão telegráfica.
1852 - Morreu Manuel Antônio Álvares de Azevedo, no Rio de Janeiro (RJ). Foi escritor, contista, dramaturgo, poeta e ensaísta brasileiro, autor de Noite na Taverna. Nasceu em São Paulo (SP), em 12.09.1831.
1859 – Início da construção do Canal de Suez, o mais extenso canal do mundo para navios de grandes portes. O Canal é uma via fluvial que liga os mares Mediterrâneo e Vermelho, diminuindo a distância entre a Europa e o litoral sul da Ásia.
1872 - Nasceu Guglielmo Marconi, em Bolonha, Itália. Foi um famoso cientista que primeiro demonstrou a transmissão de mensagens de rádio. Inventor do primeiro sistema prático de telegrafia sem fios, em 1896. Marconi plagiou estudos apresentados em 1897 por Nikola Tesla para em 1899 realizar a primeira transmissão pelo Canal da Mancha. Morreu em Roma, Itália, em 20.07.1937. Apesar de a patente da invenção do rádio pertencer a Marconi, estudiosos garantem que, na realidade, ela pertence ao brasileiro Pe. Landell de Moura.
1886 - Sigmund Freud abre o seu primeiro consultório, em Viena, na Áustria.
1898 - Guerra de Cuba: primeira ação naval espanhola contra os Estados Unidos, que declaram guerra contra a Espanha. 
1910 - Nasceu Custódio Mesquita de Pinheiro, no Rio de Janeiro (RJ), onde também morreu
em 13.02.1945. Foi compositor, pianista, regente e ator.
1913 - Morreu João Baptista Piamarta, na Colônia Agrícola de Remedello, no sudeste de
Bréscia, Itália. Foi sacerdote religioso, dedicado à evangelização e educação  de jovens, beatificado em 12.10.1997. Nasceu em Bréscia, Itália, em 26.11 .1841
1915 - Nasceu a cangaceira Dadá (Sérgia Ribeiro da Silva) em Belém de São Francisco (PE). Participou do bando de Lampião.
Esposa do cangaceiro Corisco (O diabo louro). Morreu em Salvador (BA), em fevereiro de 1994.
1917 - Nasceu Ella Jane Fitzgerald, em Newport News, EUA. Foi cantora de jazz. Morreu em Beverly Hills, EUA, em 15.06.1996.
1919 - O alemão Walter Gropius funda, em Weimar, a Escola de Arquitetura e Artes Aplicadas Bauhaus, origem da corrente artística que dominou o período entre-guerras. 
1924 - Nasceu Paulo Vanzolini (Paulo Emílio Vanzolini), em São Paulo (SP). Zoólogo e compositor brasileiro, autor de sucessos como "Ronda", "Volta por Cima" e "Na Boca da Noite". 
É um dos idealizadores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e ativo colaborador do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo.
1925 - Nasceu Janete Clair (Jenete Stocco Emmer Dias Gomes), em Conquista (MG). Foi escritora, autora de  novelas para o rádio  e para  a televisão. Era casada com o também novelista Dias Gomes. 
Ambos ficaram célebres na teledramaturgia brasileira. Ela morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 16.11.1983.
1932 - Nasceu Agostinho dos Santos, em São Paulo (SP). Cantor e compositor, seu maior sucesso foi cantando músicas da peça e depois do filme Orfeu Negro, como Manhã de Carnaval e Felicidade. Participou da apresentação de Bossa Nova no Carnegie Hall, em Nova Iorque (1962). Faleceu em 12.07.1973, em trágico desastre aéreo nas imediações do Aeroporto de Orly em Paris, França, no Vôo Varig 820.
1945 - Representantes de 46 países criaram a Organização das Nações Unidas (ONU), no lugar da Liga das Nações. Ela foi resultado do esforço de visionários que buscavam a mundo capaz de resolver seus conflitos por outros caminhos que não o da guerra.
1945 - Uma insurreição geral pelo movimento de resistência italiano termina a ocupação alemã de Itália
1947 - Nasceu Johan" Cruijff (Hendrik Johannes Cruijff), em Amsterdã, Holanda. É um treinador e ex-futebolista dos Países Baixos, apontado como o melhor futebolista neerlandês de todos os tempos. Considerado um jogador revolucionário, tático, ofensivo, coletivo, vistoso e eficiente, inspirou muitos jogadores e treinadores a partir de suas extraordinárias atuações no Ajax e, principalmente, na Seleção dos Países Baixos, durante a Copa do Mundo de 1974
1949 - Nasceu Leno (Gileno Osório Wanderley de Azevedo), em Natal (RN). Fez parte da dupla Leno e Lílian (Jovem Guarda).
1952 - Nasceu o cantor e compositor Jessé (Jessé Florentino Santos), em Niterói (RJ).  Jessé morreu em acidente automobilístico nas proximidades de Ourinhos (SP), em 29.03.1993.
1953 - Francis Crick e James Watson publicaram na revista Nature um artigo no qual anunciaram ter descoberto a estrutura do ADN.
1956 - Fundação da USIMINAS, grande siderúrgica brasileira localizada em Ipatinga.
1957 - Acusações feitas por deputados governistas causam tumulto na Câmara Federal, em Brasília. Segundo eles, o jornalista Carlos Lacerda teria revelado segredos de Estado quando divulgou um telegrama cifrado do Itamarati.
1958 - O Marrocos torna-se o 67º membro do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional.
1969 - Entra em vigor o chamado Tratado de Tlatelolco, que proíbe as armas nucleares na América Latina.
1970 - A URSS põe em órbita terrestre oito satélites da série Cosmos, lançados ao espaço por um só foguete.
1970 - Um Boeing 737 da VASP é sequestrado e desviado de sua rota Brasília - Manaus e conduzido para Cuba, com 37 passageiros e 17 tripulantes.
1970 - Nasceu Reginaldo Manzotti, em Paraíso do Norte (PR) é um padre católico e cantor brasileiro.
1971 - 200.000 protestantes contra a Guerra do Vietnã marcham pelas ruas de Washington.
1974 - Uma revolução em Portugal derruba a ditadura de Marcelo Caetano e instaura a
democracia, processo chamado de Revolução dos Cravos que pôs fim à ditadura salazarista.
1975 - Iraque anuncia instalação da Volkswagen do Brasil em seu país como um dos itens do programa de intercâmbio entre as duas nações.
1978 - África do Sul aceita proposta da ONU para a transferência do poder à maioria negra na Namíbia
1981 - Nasceu Felipe Massa, em São Paulo (SP). É piloto de Fórmula 1.
1982 - Egito retoma posse do Sinai, conforme estipulado pelo tratado de paz assinado com Israel em 1979.
1984 - Rejeitada a emenda Dante de Oliveira, que propunha eleições diretas para a presidência da República.
1986 - A explosão de um carro-bomba em Madri mata cinco guardas-civis e fere cerca de dez pessoas.
1993 - Morreu o ator Geraldo Del Rey, em São Paulo (SP). Nasceu em Ilhéus (BA), em 29.10.1930.
1996 - Os 34 países da Organização dos Estados Americanos (OEA) declaram guerra total contra o terrorismo e aprovam um plano de ação para combatê-lo.
1996 - O TRF de Brasília restituiu o registro profissional ao psicanalista Amílcar Lobo, cassado oito anos antes pelo CREA do Rio de Janeiro.
2001 - O ex-presidente filipino Joseph Estrada é detido em sua casa, três meses depois de abandonar o cargo, acusado de roubar dinheiro público.
2001 - O piloto Michele Alboreto, de 44 anos, morreu no circuito de Lausitzring, na Alemanha. O acidente aconteceu quando o italiano testava um novo modelo de carro de Fórmula 1.
2002- José Rainha, líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), é preso sob a acusação de porte ilegal de arma.
2002 - Instalação do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (Brasília - DF).
2003 - Morreu Hernani Guimarães Andrade, em Bauru (SP). Foi um pesquisador espírita brasileiro dos fenômenos paranormais. Nasceu em Araguari (MG), em 31.05.1913.
2005 - Presidente Lula diz que brasileiro “não levanta o traseiro” para procurar juro menor.
2005 - A secretaria de Estado americana, Condoleezza Rice, visita o Brasil.
2007 - Anunciada a construção de memorial para homenagear Garrincha (Rio de Janeiro).
2007 - Morreu a cantora Carmen Costa (Carmelita Madriaga), no Rio de Janeiro, (RJ). Nasceu em Trajano de Moraes (RJ), em 05.01.1920.
2007 - Superior Tribunal de Justiça rejeita recurso da União contra indenização bilionária à Varig.
2008 - Justiça autoriza fechamento do espaço aéreo para reconstituição da morte da menina Isabella.
2009 - Realizada a 11ª Campanha de Vacinação do Idoso contra a gripe.
2009 - No Brasil, aprovação dos Estatutos da Central Nacional de Astrologia.
2010 - Terremoto de 4,9 graus na escala Richter atinge parte da região Amazônica.
2011 - Ativistas do Greenpeace simulam acidente nuclear no centro do Rio de Janeiro (RJ).
2011 - Banco do Brasil anuncia a compra do banco norte-americano EuroBank por US$ 6 milhões.
2012 - Senado aprova medida provisória que autoriza a venda de remédios em supermercados
2012 - Câmara aprova novo Código Florestal.
2012 - Médicos realizam o “Dia  Nacional de Advertência  aos Planos de Saúde”.
2012 - Morreu Dicró (Carlos Roberto de Oliveira), em Magé  (RJ). foi um cantor e compositor de sambas satíricos. Ao lado de Moreira da Silva, Osmar do Breque, Germano Mathias e Bezerra da Silva é considerado um dos principais sambistas da linha humorística. Nasceu em Mesquita (RJ), em 14.02.1946.
2013 - Última dia para regularização do título eleitoral.
2013 – sessão solene na Câmara celebra 30anos da Emenda Dante de Oliveira.
2013 – O deputado Romário critica Pelé: “Ele disse que é muito católico. Acho que não é tão católico quanto diz, porque se fosse teria assumido a filha e ido ao enterro dela.
2014 - Receita inaugura laboratório de tecnologia para combate à lavagem de dinheiro.
2014 - Anistia Internacional exige esclarecimento das mortes no Pavão-Pavãozinho.
TÚNEL DO TEMPO 
Relembre Dicró no Programa do Jô Soares

SITES CONSULTADOS:                                 
http://www.cancaonova.com
http://www.secult.ce.gov.br
http://www.terra.com.br
http://www.quediaehoje.net
http://www.paulinas.org.br
http://datasdodia.net
http://brasil.planetasaber.com
http://pt.wikipedia.org
http://www.youtube.com
http://www.nossosaopaulo.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário