sexta-feira, 11 de agosto de 2017

POUCAS E BOAS - artemisiodacosta@hotmail.com (Do Jornal Correio da Semana - Sobral-CE - Sábado - 12.08.17)

Só mais uma vezinha

Não é nova a ideia de comemorar o dia dedicado aos Pais, pois nasceu na antiga Babilônia há mais de quatro mil anos. Um jovem chamado Elmesu moldou e esculpiu em argila o primeiro cartão. Com isso, ele desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.
Nos Estados Unidos, Sonora Louise resolveu criar o Dia dos Pais em 1909, motivado pela admiração que sentia por seu pai, John Bruce Dodd.  O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para o Estado de Washington e daí se tornou uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais. Naquele país, a comemoração ocorre no terceiro domingo de junho. No Brasil, é comemorado no segundo domingo de agosto. Aqui, a criação da data é atribuída ao publicitário Sílvio Bhering, em meados da década de 50. 

Àqueles que irão homenagear amanhã seus os pais, ou se lembrar deles e por eles rezar, deixo três perguntinhas para reflexão. Por exemplo, você contribui para que datas comemorativas como essa continuem sendo apenas datas estritamente comerciais? Você já atentou para o fato de que o que mais agrada ao homenageado não está à venda nas lojas? Já se conscientizou de o melhor presente ainda é estar presente?

Se você tem dúvida com relação à última indagação, volto a insistir: Pergunte a alguns órfãos o que eles diriam ou fariam se pudessem ver seus pais só mais uma vezinha.

Na condição de um deles, mas sem sofrer remorsos pela omissão de atitudes, posso afirmar com convicção uma coisa: por mais que se dê carinho, atenção e se fale do nosso amor ao pai (ou à mãe) ainda no nosso convívio, pelo restante da vida a consciência rememorará tudo o que deixamos de realizar por eles ou deixamos de lhes dizer. E a rememorização virá através de perguntas como: Por que não realizei aquele seu antigo desejo? Por que não disse aquilo que ele gostaria de ouvir? Por que não lhe obedeci mais? Por que não lhe pedi perdão? Por que não lhe disse mais vezes que o amava muito? Por que não agradeci mais o que ele fez por mim?, além de muitos outras coisas agora impossíveis de realizar. 

Se não mais conta com seu pai ao seu lado, uma sugestão: Procure livrar os outros desse mesmo fardo que carrega. Alertá-los para  não cometerem o mesmo abrandará a sua pena. Experimente!

Agora, se ainda tem pai aproveite o tempo que lhe resta com ele. E quanto mais gestos de reconhecimento, carinho e gratidão fizer MENOS sua consciência lhe cobrará. Diminua hoje essa futura dívida, essa frustração vindoura. Saiba que ela começará a lhe perturbar assim que seu pai fechar os olhos e só cessará quando você também cerrar os seus.
No meu caso, peço a bênção ao meu querido e saudoso pai, GONÇALO ALVES DA COSTA (foto), falecido em 1992. Muito obrigado por também ter, juntamente com minha saudosa mãe Gerarda, ensinado e ajudado a mim e a meus irmãos a irmos amortizando essa dívida ainda durante sua permanência entre nós. E, em nome dele, desejo aos demais um Feliz Dia dos Pais!

Os primeiros
Em 2002, pela UFC, saiu a primeira turma de advogados formada em Sobral.

Responda, se souber
Que sobralense ilustre teve o pai assassinado (fuzilado) em praça pública em Fortaleza? Resposta na Coluna de Amanhã.

É mesmo, né?
Viva de forma que quando os seus filhos pensarem em justiça, carinho, e integridade, pensam em si.(H. Jackson Brown)

Domingo na Educadora (www.radioeducadora950.com.br)
Até amanhã, no Programa Artemísio da Costa na Educadora AM 950. Notícias, reportagens, curiosidades, música de qualidade. Ligue e participe 3611-1550 // 3611-2496 // WhatsApp (88) 99618-9555  // Facebook: Artemísio da Costa.
LEIA, CRITIQUE, SUGIRA E DIVULGE
www.artemisiodacosta.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário