sábado, 23 de setembro de 2017

ARTIGOS: 137 anos do majestoso Teatro São João (Por José Wilamy Carneiro Vasconcelos*)

A cidade de Sobral está localizada na Região Noroeste do Estado do Ceará. É conhecida popularmente como Princesa do Norte e Capital da Zona Norte. Atualmente conta com mais de 200 mil habitantes segundo fontes do IBGE. A cidade ficou conhecida mundialmente com a “Teoria da Relatividade” de Albert Einstein, em 1919, é modelo nacional como educação do Brasil. É o Município que mais cresceu no programa de alfabetização.

Palco de grandes atrações, drama e comédia desde sua inauguração “O Teatro São João” vem seguindo sua trajetória na cultura e hegemonia do povo sobralense. É o segundo teatro mais antigo do Estado do Ceará. O primeiro construído em 1864, localizado na cidade de Icó, município cearense. 

Inaugurado em 1875, “O Teatro São João” foi uma iniciativa de um grupo de estudantes sobralenses e sociedade de Sobral, para construção de um grande teatro na cidade. No dia 26 de setembro próximo comemoramos 137 anos de sua existência. No Brasil o teatro nasceu no século XVI, tendo como objetivo espalhar a crença religiosa. No dia 27 de Março comemoramos o Dia Mundial do Teatro.

“O Dia Nacional do Teatro”, é comemorado no dia 19 de Setembro. Coincidência à parte não se sabe pela História de Sobral se a intenção dos quatros mentores e estudantes que faziam a “União Sobralense” na escolha do mesmo mês (setembro) tiveram algo haver com a inauguração do Teatro São João.

Sua História está relacionada com o antigo teatro que se chamava APOLO, que situava na Rua da Gangorra, atualmente chamada Rua Conselheiro José Júlio, e por determinação de sua estrutura, falta de espaço, adaptação de novos espetáculos e deterioração surgiram a ideia de se construir um grande teatro. O Teatro São João.

Construir um majestoso teatro foi iniciativa de um grupo de estudantes sobralenses que era conhecido na época como “União Sobralense” para alavancar a cultura de povo de sua terra. Dentre eles, destacamos Domingos Olímpio, escritor cearense e autor da Obra – Luzia Homem, romance regionalista. O segundo - José Júlio de Albuquerque Barros; O Barão de Sobral. Antônio Joaquim Rodrigues Júnior e João Adolfo Ribeiro da Silva.

Merecem destaque, também, grupos de empresários e povo de Sobral, que tiveram um grande incentivo para levantar verbas para sua construção.

Mesmo com a ajuda de populares, de empresários, o teatro teve sua obra interrompida em virtude de grandes secas que assolava a região semi-árida do estado do Ceará.

Cinco anos se passaram na sua construção, e no dia 26 de setembro de 1880 ocorreu sua inauguração com a comédia “Meia Hora de Cinismo” e a comédia-drama “A Honra de um Taberneiro”, apresentados por artistas sobralenses, dentre eles mais uma vez Domingos Olímpio.

Muitas peças teatrais, dramas, comédia foi contemplada pelo Teatro São João. Uma delas interpretada pelo escritor cearense José de Alencar. O tempo passou e o teatro tomou rumo ao seu espetáculo.

Conhecido, tombado por Lei Federal, pelo Patrimônio Histórico da Cidade de Sobral, e com uma bela praça que recebeu o nome Praça São João, é um dos cartões postais da cidade de Sobral. No meio da praça, uma grande garça, faz uma simbiose e alegria dos turistas que aqui visitam. 

A Praça da Ema, mais conhecida por populares tem um grande lago ao seu redor jorrando água pelo bico da ema apontando para cima como forma de fonte embelezando a arquitetura do Teatro São João. Esculpida, a inspiração é de um artista sobralense Pedro Frutuoso.

Recentemente, o Teatro São João, em maio de 2017, foi alvo de expectativa em toda rede nacional e mundial com uma triste notícia da morte de seu filho sobralense, cantor e compositor Belchior, onde foi muito aplaudido, conduzido por oficiais e velado no interior do teatro.  Milhares de fãs de todo Brasil veio para homenagear e de se despedir do cantor sobralense.

Familiares, amigos e curiosos vieram de todo Brasil e rondavam por todo o Teatro São João, pela Praça para fazer as últimas homenagens ao cantor Belchior. O Teatro São João foi mostrado para o mundo. Jornalistas, repórteres de diversas regiões do Brasil estavam presentes. 

E, no próximo dia 26 de Setembro, o Teatro São João comemora seus 137 anos de sua existência, exibindo sua arquitetura de estilo neoclássico e suas arcadas e fachadas. 

Escritores cearenses esboçam em livros seus desejos e exuberância na existência do Teatro São João. Os fatos ocorridos nos séculos XIX e suas maiores exibições com peças teatrais.


(*) José Wilamy Carneiro Vasconcelos: Pesquisador, professor, cronista, poeta, graduado em  Ciência (Matemática), pela universidade Estadual Vale do Acaraú em Sobral. Graduado em Construção Civil (Edificação). Especialista em Meio Ambiente pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Bacharel em Direito pela (flf) Faculdade Luciano Feijão- Sobral – CE.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário