terça-feira, 17 de outubro de 2017

POUCAS E BOAS - artemisiodacosta@hotmail.com - SOBRAL-CE - QUARTA-FEIRA - 18.10.17

Evasão escolar
Um estudo intitulado ‘Políticas Públicas para Redução do Abandono e Evasão Escolar de Jovens”, produzido pelo Ensino Superior em Negócios, Direito e Engenharia (Insper) e divulgado na terça-feira (17), indica que Um em cada quatro jovens abandonará o ensino médio até o final do ano. Será um contingente de 2,8 milhões pessoas deixando a escola, sendo um em cada quatro jovens entre 15 e 17 anos de idade. E mais: cerca de 600 mil alunos que serão reprovados por faltas. É preocupante!

Motivos
Ainda conforme o estudo, a debandada dos alunos tem como uma das motivações a pobreza e a dificuldade de acesso. No Brasil há muitas comunidades que não dispõem de escolas e, assim sendo, também falta transporte para levar os estudantes para outros locais. Outros empecilhos: currículos inadequados, violência escolar e a baixa qualidade dos serviços oferecidos pela escola.

Solução
A fim de resolver ou minimizar o problema os pesquisadores sugeriram algumas ações. Destacam-se, entre elas: criação de políticas públicas que garantam o acesso; mais cursos profissionalizantes; sistema de aconselhamento; práticas esportivas e artísticas, flexibilização dos horários, dentre outras providências. E elas têm de ser para ontem.

Você sabia?
Que as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) agora são aceitas para ingresso em universidades de Portugal? Vinte e sete instituições de ensino superior portuguesas estão prontas para receber os brasileiros que obtiveram as maiores notas. Dentre as elas, estão: Universidade de Coimbra; Instituto Politécnico de Leiria; Instituto Politécnico do Porto; Universidade de Lisboa; Universidade do Porto, dentre outras.

Trabalho escravo: Revogue-se!
Ontem, aqui, noticiei que, através da Portaria 1.129, publicada na segunda-feira (16), no Diário Oficial da União, o Ministério do Trabalho havia divulgado novas regras que seriam aplicadas nas situações consideradas como trabalho escravo. Já hoje (18) tenho de informar que, por recomendação do Ministério Público do Trabalho e do Ministério Público Federal, a citada Portaria deve ser revogada. É no que dá querer criar lei se se aprofundar no assunto.

Conflitante
O argumento dos procuradores é que, além de ir de encontro ao Código Penal, a Portaria também contraria decisões da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Supremo Tribunal Federal (STF). Para eles (procuradores), “a Portaria traz conceitos equivocados e tecnicamente falhos dos elementos caracterizadores do trabalho escravo, sobretudo de condições degradantes de trabalho e jornadas exaustivas”.

Apóstolo da Medicina
Neste 18 de Outubro - Dia do Médico, cumprimento e parabenizo todos os integrantes da categoria em nome do Dr. JURANDIR DE CARVALHO PONTE FILHO - Um autêntico Apóstolo da Medicina. Que seu colega São Lucas proteja a todos! (Foto extraída do site “Cariré em Revista”)

NG no Central
No início da década de 1950 o cantor Nelson Gonçalves (1919-1998) estava em Sobral para fazer um show. Como gostava de beber e jogar sinuca foi ao Central. Entre um gole e outro resolveu jogar umas partidas com o Sr. Vicente Barbosa de Paula Pessoa, dono do estabelecimento. Perdeu todas, e confessou nunca ter encontrado jogador tão bom como aquele. Mas todos saíram ganhando, pois, enquanto bebi e jogava, Nelson também fez um showzinho particular para a platéia (“perus”) ali presente. (Informações repassadas pelo meu colega de BB, Dr. João Barbosa P.P. Cavalcante, sobrinho de Vicente Barbosa).

Responda, se souber
O que significava a sigla SAMDU e onde isso se localizava em Sobral? Resposta na Coluna de amanhã.

É mesmo, né?
Muitos dos fracassos desta vida estão concentrados nas pessoas que desistiram por não saberem que estavam muito perto da linha de chegada.” (Thomas Edison)



Nenhum comentário:

Postar um comentário