sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

PRIMEIRO PLANO – Prof. Leunam Gomes (*)


Durante o carnaval, estarão expostas no Grêmio Recreativo e Cultural Guaraciabense estas e outras peças do artista conterrâneo Joerbson de Sousa.

Todas elas estão à venda ao preço unitário de R$180,00. O artista estará presente e encantando os visitantes com o seu violão mágico, no barzinho do Grêmio. (fotos)

Há professores que passam trabalhos acadêmicos acima das possibilidades dos alunos. Nem mesmo eles seriam capazes de executar as tarefas. Qual o objetivo?

Passam o trabalho muito extenso, limitam o tempo, não dão as devidas orientações e somem da vista dos alunos. Alunos de boa-fé, se esmeram, sofrem e apresentam.

Outros copiam textos na internet que os exigentes professores nem sequer leem. Qual o objetivo disto? Exibicionismo? Criar fama de durão?

Os alunos, especialmente os de pouco tempo, precisam aprender enquanto estão em sala de aula. Isto só acontece com exercícios de participação. Só com aula expositiva, não dá.

Está mais do que provado. As capacitações de professores que se limitam a aulas expositivas ou apresentações em Datashow não levam a mudanças.

Ninguém aprende a dirigir, andar de bicicleta ou a nadar apenas ouvindo as exposições do instrutor. É preciso o exercício prático.

Daí o que se vê acontecendo nas Semanas Pedagógicas. Muitas festinhas, decorações, presentinhos e a vida na sala de aula, que é o mais importante, continua do mesmo jeito.

Os municípios convidam cômicos ou conferencistas caríssimos que fazem rir ou chorar, mas não proporcionam o exercício prático de metodologias criativas que melhorem a sala de aula.

Percebe-se que, lá no íntimo, há um certo receio de mudança. O medo de que os alunos, participando da aula, se tornem independentes e passem a comandar a sala.

Por experiência própria, afirmo que a participação é o melhor caminho para a paz na escola. Os Círculos de Cultura, criados por Paulo Freire são as sementes da harmonia na sala de aula.

A solução está na aplicação da Educação Biocêntrica. Basta procurar o CDH – Centro de Desenvolvimento Humano, em Fortaleza. Não é milagre, mas muda mesmo.

No dia 3 de março, faremos uma Roda de Conversa no Instituto de Educação de Bela Cruz sobre: “A Comunicação em Sala de Aula e a Eficácia dos Círculos de Cultura de Paulo Freire”.

O encontro será aberto e gratuito para professores e acadêmicos. O Instituto oferecerá o Certificado de participação. Apresentaremos nosso livro PROFESSOR COM PRAZER.

Este evento dará início às Semanas Vocacionais, nas comemorações das Bodas de Ouro Sacerdotais do Mons. Assis Rocha, ilustre filho de Bela Cruz.

LEMBRANÇA - Nesta foto, Luiz Gonzaga, vestido de pijama, na casa do radialista Irapuan Lima, em Fortaleza. Está ladeado por quatro colegas do Seminário Regional do Nordeste, integrantes de nosso conjunto que havia gravado o disco de Evangelho em Ritmo Brasileiro. O grupo estava em excursão por cidades do Rio Grande do Norte e do Ceará e após a visita ao artista, fez uma apresentação no Teatro José de Alencar, antes de uma conferência de Dom Helder Câmara. Estão aí os colegas: Aristóteles, Eduardo, Valdomiro e Generino. Fui o fotógrafo, porque à época, possuía uma máquina. Uma raridade.

(*) LEUNAM GOMES - Ex-aluno dos seminários de Sobral e Olinda, onde concluiu os cursos de Filosofia e Teologia. Professor aposentado da UVA, Mestre em Gestão e Modernização Pública, Radialista, autor dos livros: SEMINÁRIO DE SOBRAL-AD VITAM-65 DECLARAÇÕES DE AMOR, PROFESSOR COM PRAZER é UM HOMEM DE PALAVRA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário