quarta-feira, 17 de abril de 2019

COLUNA WILSON BELCHIOR: Discurso da garça real, dito de seu pedestal, na praça São João (*Wilson Belchior)


"Sou uma Garça Real" filha da arte. Nasci das habilidosas mãos do artista plástico Pedro Frutuoso do Vale, com formas por ele concebidas do intuitivo cósmico.

Dessa praça sou o símbolo feminino, a beleza feminina em mim se encerra, e através de mim é traduzida. O imprevisível trouxe-me para cá, onde me tornei o centro da praça e das atrações, um cartão postal da Cidade de Sobral.

Vivi nos anos 30 na casa do Falb Rangel, na Praça da Meruoca. Enfrentei seu desprezo jogada num depósito de sua nova residência, onde, impassível, permaneci, ciente do meu valor e à espera do meu nobre destino.

Fui pelo Agripino Souza resgatada e aqui colocada, a mando do Prefeito Vicente Antenor, atendendo à solicitação do Chico Monte.

Aqui estou e daqui jamais sairei. Viverei envolta nas lembranças dos que outrora me amaram, bem como no meio das novas e futuras gerações.

Aqui tornei-me célebre e imortal, um ícone.

Quem me amar, ouvirá meu canto; quem de beleza entender, minhas formas irão admirar. 

Definitivamente, não sou uma garça de beira de rio, sou uma GARÇA REAL.

Chamam-me de ema? 

Bem!

A meu sentir, essa denominação me faz valorizar a ema que não sou, mas que represento, se assim o querem. Sou uma sobralense vaidosa, de incalculável valor e muito feliz.

Tenho até hoje saudade do Lima que cuidava de mim, fazia minha higiene e maquiagem, mantinha meu corpo sempre imaculado e branco e pintava meu bico e os meus pés.

Não sei por onde ele anda, não acredito que me esqueceu. Limpava o meu chuveiro, o espelho d’água onde me banho, me olho e me admiro. Sentia ele minhas tristezas e alegrias, como se parte fosse de mim.

Eu amo minha Sobral, meu povo e é com o amor que por ele tenho que poderá ser aferida a minha importância.

Tenho ciência de não ser nenhuma Catedral da Sé ou Arco de N. S. de Fátima, nem um Museu de Dom José.

Sou importante no contexto, por todos me amar e por eu viver até hoje nos corações do bravo Povo Sobralenses".

(P.S.: Os créditos da bela foto que compartilhei do Facebook, pertencem a Marfisa Frota de Azevedo.)








(*) Wilson Belchior é engenheiro civil, articulista, poeta e memorialista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário