O abono salarial
PIS-Pasep 2019-2020, ano-base 2018, começará a ser pago a partir de 25 de
julho, de acordo com o calendário publicado nesta quarta-feira (10) no Diário
Oficial da União.
O calendário de recebimento leva em consideração o mês de nascimento,
para trabalhadores da iniciativa privada, e o número final da inscrição, para
servidores públicos. O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado e é
pago na Caixa Econômica Federal. O Pasep é pago para servidores públicos por
meio do Banco do Brasil.
Quem nasceu nos meses de julho a dezembro ou tem número final de
inscrição entre 0 e 4 receberá o benefício ainda no ano de 2019. Já os nascidos
entre janeiro e junho e com número de inscrição entre 5 e 9 receberão no
primeiro trimestre de 2020. Em qualquer situação, o recurso ficará à disposição
do trabalhador até 30 de junho de 2020, prazo final para o recebimento.
O
valor do abono pode chegar a 1 salário mínimo (R$ 998) e é associado ao número
de meses trabalhados no exercício anterior. Portanto, quem trabalhou um mês no
ano-base 2018 receberá 1/12 do salário mínimo. Quem trabalhou 2 meses receberá
2/12 e assim por diante. Só receberá o valor total quem trabalhou o ano-base
2018 completo.
Calendário de pagamento do PIS
Calendário de pagamento do Pasep
Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos
mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo
menos, 30 dias em 2018. É preciso ainda estar inscrito no PIS/Pasep há pelo
menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de
Informações Sociais (Rais) ano-base 2017.
Mais de 2 milhões
não sacaram o benefício do ano-base 2017 - Segundo balanço
divulgado pelo governo federal na semana passada, o abono salarial PIS-Pasep
2018-2019, ano-base 2017, pagou um total de R$ 17,3 bilhões entre julho do ano
passado e junho deste ano para 22,5 milhões de trabalhadores.
Mais de 2 milhões de pessoas, entretanto, não sacaram o abono, o que
representa cerca de 8% do total de trabalhadores com direito ao benefício. Com
isso mais de R$ 1,3 bilhão retornarão ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT),
fonte usada para pagamento de benefícios como o abono e o Seguro-Desemprego.
Segundo informou o Ministério da Economia, o trabalhador que perdeu o
prazo para sacar o benefício "deverá buscar orientações em uma das
unidades de atendimento da Secretaria de Trabalho ou entrar em contato com
Central de Atendimento 158 para se informar acerca das medidas que deverá
tomar".
Para saber se tem direito e como sacar - Para
sacar o abono do PIS, o trabalhador que possuir Cartão do Cidadão e senha
cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma
casa lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, pode receber o valor em
qualquer agência da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação.
Informações sobre o PIS também podem ser obtidas pelo telefone
0800-726-02-07 da Caixa. O trabalhador pode fazer uma consulta ainda no site
www.caixa.gov.br/PIS, em Consultar Pagamento. Para isso, é preciso ter o número
do NIS (PIS/Pasep) em mãos.
Os
servidores públicos que têm direito ao Pasep precisam verificar se houve
depósito em conta. Caso isso não tenha ocorrido, precisam procurar uma agência
do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Mais informações
sobre o Pasep podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do
Brasil. (G1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário