terça-feira, 16 de julho de 2019

Fatos históricos de 17 de julho

17 de julho é o 198º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 167 para acabar 2019.

- Dia Mundial da Justiça Internacional -  É também conhecido como "Dia da Justiça Penal Internacional. Foi instituído para marcar a data da fundação do Tribunal Penal Internacional ou Corte Penal Internacional com sede em Haia nos Países Baixos, a partir da adoção do "Estatuto de Roma" pela ONU, ocorrida em 17.07.1998.

Dia de Preservação e Proteção às Florestas - Comemoração do Brasil não confirmada, que seria festejada em tributo do personagem originário da cultura e das lendas dos índios tupis-guaranis, o Curupira [menino travesso] ou Caipora, um anão de dentes verdes, cabelos avermelhados e pés voltados para trás, conhecido por proteger as florestas, cujas travessuras teriam por único fim proteger a natureza e os animais da ação predadora dos homens, muito embora nos dias de hoje, os protetores das florestas sejam profissionais como engenheiros florestais, biólogos, agrônomos, educadores ambientais, etc., enquanto pessoas que dedicam seu trabalho diário para preservar e cuidar do planeta Terra, através de projetos contra o desmatamento e meios para salvar espécies animais da extinção.

Dia de Proteção à Floresta Amazônica - Comemoração do Estado brasileiro do Pará, conforme Lei nº 7.500 de 11 de março de 2011, que deverá ser celebrada a partir da 1ª semana de julho, com seminários, palestras, audiências, campanhas e outras atividades que visem proteger a Amazônia.

- Dia mundial do Emoji
EVANGELHO (Mt 11,25-27)
15ª Semana do Tempo Comum
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
25Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
SANTO DO DIA: Bem-aventurado Inácio de Azevedo e companheiros mártires

EFEMÉRIDES

Novelista Ivani Ribeiro (1922-1995)
180 - Doze habitantes de Sílio, na Numídia (Norte de África), são executados por serem cristãos. É a primeira vez que há relatos sobre cristãos nessa região.
1099 - Primeira Cruzada: terceiro dia do massacre da população muçulmana de Jerusalém, conquistada dois antes pelos cruzados.
1203 - Tropas da venezianas da Quarta Cruzada entram em Constantinopla. O imperador bizantino Aleixo III abandona a cidade e refugia-se em Adrianópolis.
1381 - Terceira guerra fernandina: a armada portuguesa sofre uma pesada e decisiva derrota frente à armada castelhana na Batalha de Saltes, travada perto de Huelva.
1402 - Yongle sobe ao trono do chinês, tornando-se o terceiro imperador Ming.
1429 - Carlos VII é coroado rei de França na catedral de Reims após a campanha vitoriosa de Joana d'Arc na Guerra dos Cem Anos.
1453 - Batalha de Castillon: a última batalha da Guerra dos Cem Anos, os franceses sob o comando de Jean Bureau derrotam os ingleses sob comando do conde de Shrewsbury, que é morto na batalha na Gasconha.
1665 - Guerra da RestauraçãoBatalha de Montes Claros, o exército português impõe uma pesada derrota às forças espanholas.
1762 - O czar Pedro III da Rússia é assassinado. Sua sucessora é Catarina II.
1790 - Morreu Adam Smith, em Edimburgo, Escócia. Economista e filósofo, considerado o pai da economia moderna. Foi um dos mais importantes teóricos do liberalismo econômico. Nasceu em Kirkcaldy, Fife, Escócia, em 05.06.1723.
1791 - Membros da Guarda Nacional Francesa sob o comando do general Lafayette abrem fogo contra uma multidão de jacobinos radicais no Campo de Marte, Paris, durante a Revolução Francesa, matando dezenas de pessoas.
1793 - Revolução Francesa: Charlotte Corday é guilhotinada por ter assassinado Marat.
1794 - Morreu Beata Teresa de Santo Agostinho (Madeleine-Claudine Ledoine), em Paris, França, onde também nasceu em 22.09.1752. Foi uma religiosa carmelita descalça, priora do Carmelo da Santíssima Encarnação, em Compiègne. Foi guilhotinada com as demais religiosas do mosteiro. Foram beatificadas em Roma, Itália, em 27.05.1906, por São Pio X.
1801 - O químico alemão Valentín Rose consegue sintetizar pela primeira vez o bicarbonato de sódio.
1852 - O tratado que estabelece os limites de fronteira e de navegação entre a Argentina e o Paraguai é assinado.
1880 - Um terremoto destrói em Manila, capital das Filipinas, quase todos os edifícios existentes na área interna dos muros da cidade.
1886 - Apresentação de Sarah Bernhardt no teatro Politeama, de Buenos Aires, com a obra "Fedora", de Sardou.
1890 - Sem prévia declaração de guerra, um exército guatemalteco invade El Salvador, e é derrotado pelas tropas deste país.
1894 - As forças italianas derrotam os dervishes e tomam Kassale, no Sudão.
1899 - A NEC Corporation é organizada como o primeiro empreendimento conjunto japonês com capital estrangeiro.
1912 - Morreu Henri Poincaré (Jules Henri Poincaré), em Paris, França. Foi matemático, físico e filósofo da ciência. Nasceu em Nancy, França, em 29.04.1854.
1918 - O czar Nicolau II e a maioria da família imperial russa são fuzilados na cidade de Ekaterimburgo, por ordem das autoridades bolcheviques.
1929 - Wilma Bentivegna, em São Paulo (SP), cantora, apresentadora e atriz, Tornou-se nacionalmente conhecida ao gravar Hino ao amor, em 1959. Faleceu em Mogi das Cruzes (SP), em 02.07.2015.
1929 - A União Soviética rompe relações diplomáticas com a China devido a conflitos nas ferrovias da fronteira.
1934 - Getúlio Vargas, que havia governado o Brasil como ditador, é eleito pela Assembleia Constituinte para o cargo de presidente da República.
1936 - Guerra Civil Espanhola: primeiro dia do golpe de estado nacionalista contra o recém-eleito governo republicano de esquerda da Frente Popular marca o início da guerra.
1941 - O presidente cubano Fulgencio Batista anuncia a formação de um novo governo.
1943 - Em Feltre (Itália), Hitler convence Mussolini a continuar na guerra.
1944 - Nasceu Carlos Alberto Torres, no Rio de Janeiro (RJ), onde também faleceu em 25.10.2016. Ex-jogador de Futebol, destacou-se no Santos/SP (1965-1975: 455 jogos com 40 gols), Fluminense/RJ, Flamengo/RJ e Botafogo/RJ e Cosmos (EUA). Foi o Capitão do Tri (Copa de 1970), fez 74 jogos pela seleção (9 gols). Foi um dos maiores laterais-direitas da história.
1945 - Começou a Conferência de Potsdam, o último encontro dos três líderes aliados - o presidente americano Franklin Roosevelt, o primeiro-ministro inglês Winston Churchill e o líder soviético Josef Stálin - para discutir o futuro da Europa depois da Segunda Guerra Mundial.
1944 - Nasceu Ronnie Von (Ronaldo Lindenberg Von Schilgem Cintra Nogueira), em Niterói (RJ). É cantor, botânico e apresentador de televisão.
1955 - A Disneylândia é inaugurada na cidade de Anaheim, na Califórnia, EUA.
1955 - França usa tanques para pôr fim a violenta revolta em Casablanca, no Marrocos francês.
1958 - Detonação da bomba atômica de 255 kt Pisoniapelos Estados Unidos no atol Enewetak, nas Ilhas Marshall, Pacífico Central.
1959 - A cantora Billie Holiday, uma das maiores intérpretes de jazz de todos os tempos, morreu de parada cardíaca aos 44 anos, em Nova Iorque, EUA. Nasceu em Filadélfia, EUA, em 07.04.1915.
1963 - Rebeldes armados infiltraram-se na Guiné-Bissau e controlam cerca de 15% do território da colônia.
1967 - Passeata contra a Guitarra, em São Paulo (SP)
1968 - Golpe de estado no Iraque: o presidente Abdul Rahman Arif é derrubado por Ahmed Hassan al-Bakr, do Partido Baath.
1968 - A polícia desalojou os estudantes acampados na Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Eles protestavam contra a ditadura militar no país. Dia em que o presidente (ditador) do Brasil, Artur da Costa e Silva, ratificou com o CSN (Conselho de Segurança Nacional) brasileiro, a proibição às manifestações de rua, que havia sido determinada pelo Ministério da Justiça, para conter os protestos estudantis no país
1973 - Ao voltar do exílio na Europa, o compositor Geraldo Vandré, autor de Caminhando (Pra Não Dizer que Não Falei de Flores), foi preso sob acusação de incitar a subversão. Foi imediatamente preso, ainda no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ).
1975 - A nave espacial soviética "Soyuz XIX" e a norte-americana "Apolo" estão no espaço, na primeira missão espacial conjunta entre Estados Unidos e União Soviética.
1976 - Timor Leste é anexado e se torna a 27.ª província da Indonésia.
1976 - iniciam-se os Jogos Olímpicos em Montreal.
1980 - O senador José Sarney é eleito para a Academia Brasileira de Letras.
1980 - Golpe militar na Bolívia, comandado pelo general Luis García Meza, que impede um novo mandato de Siles Suazo.
1981 - Pela primeira vez em sete anos, aviões israelenses bombardeiam Beirute, a capital do Líbano.
1981 - Uma falha estrutural leva ao colapso de uma passarela no Hyatt Regency em Kansas City, Missouri, matando 114 pessoas e ferindo mais de 200.
1987 - A França rompe relações diplomáticas com o Irã.
1989 - Primeiro voo do bombardeiro estratégico B-2 Spirit.
1990 - Conferência "Dois mais quatro" (Paris), com a participação dos Estados Unidos, França, URSS e Grã Bretanha, países vencedores da Segunda Guerra e da Alemanha Ocidental e Oriental, com a Polônia como convidada. A Conferência confirmou a reunificação da Alemanha.
1991 - Os sete países mais industrializados aprovam em Londres um reordenamento da economia para o estabelecimento de "uma nova ordem mundial".
1991 - Os presidentes Mikhail Gorbachov e George Bush anunciam um tratado para reduzir armas nucleares.
1994 - O Brasil conquista o tetracampeonato na Copa do Mundo dos EUA. A seleção brasileira bate a Itália por 3 a 2, na disputa de pênaltis, depois de 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, diante de mais de 95 mil pessoas e torna-se o maior vencedor de Copas do Mundo, deixando os tricampeões Itália e Alemanha pra trás.
1995 - Morreu Ivani Ribeiro (Cleyde de Freitas Alves Ferreira), em São Paulo (SP). Escritora, autora de muitas telenovelas de sucesso. Nasceu em São Vicente (SP), em 20.12.1922.
1995 - Morreu Juan Manuel Fangio (Juan Manuel Fangio), em Buenos Aires, Argentina. Automobilista, cinco vezes campeão da F1 e um dos maiores nomes da história desse esporte. Nasceu em Balcarce, Argentina, em 24.06.1911.
1996 - Voo TWA 800: ao largo da costa de Long Island, Nova Iorque, explode um Boeing 747 da TWA com destino a Paris, matando todas as 230 pessoas a bordo.
1996 - Dia da aprovação na Câmara Federal da reforma da Previdência Social do Brasil, proposta pelo presidente brasileiro, Fernando Henrique Cardoso, com significativas alterações na aposentadoria por tempo de serviço.
1997 - Manifestação popular na Praça Dom Pedro II, em Maceió (AL), pelo impeachment do então governador de AlagoasDivaldo Suruagy. O protesto culminou em sua renúncia.
1998 - ONU funda o Tribunal Penal Internacional, destinado a julgar genocídios, crimes de guerra ou crimes contra a humanidade.
1998 - Os restos do czar Nicolau II e sua família são sepultados em ua catedral de São Petersburgo, 80 anos depois de ter sido assassinado pelos bolchevistas.
2000 - A Alemanha assina em Berlim um acordo com vários países do Leste europeu e o Conselho Nacional judeu, pelo qual se compromete a indenizar entre sete e 12 milhões de prisioneiros do nazismo.
2000 - Queda do voo Alliance Air 7412 na Índia.
2001 - Os chanceleres do Mercosul, Chile e Comunidade Andina de Nações assinam a Declaração de Paz, espaço de cooperação política e de integração econômica entre os blocos.
2001 - O governo americano nomeia Donna Hrinak como embaixadora no Brasil.
2002 - Morreu Mário Juruna, em Brasília (DF). Cacique xavante e deputado federal, foi o primeiro e único deputado federal índio do país e elegeu-se pelo PDT do Rio, em 1982, com 31.904 votos. Nasceu em 1942, na aldeia Namunkurá, Barra do Garça (MT).
2003 - Justiça embarga bens da atriz e diretora de cinema Norma Bengell, em razão das irregularidades na prestação de contas do filme "O Guarani" (1996), financiado com recursos do Ministério da Cultura.
2006 - Um sismo seguido de tsunami de 7,7 Mw em Pangandaran, afeta gravemente a ilha indonésia de Java, matando 668 pessoas e deixando mais de 9 000 feridos.
2006 - Acidente com ultraleve em Sobral (CE).
2006 - Microfone capta parte de conversa de George W. Bushcom Tony Blair: “O irônico é que eles precisam conseguir que a Síria faça o Hezbollah parar com essa merda”.
2007 - Um Airbus A320 da TAM atravessou a pista da avenida Washington Luiz, em São Paulo, ao tentar posar em Congonhas, e colidiu com um prédio da TAM Express, que ficava do outro lado da rua. 199 pessoas morreram, foi o maior acidente aéreo do Brasil. Este foi considerado o pior acidente aéreo da história brasileira, da América Latina, e o 11º do mundo.
2007 - Governo proíbe plantio de cana na Amazônia.
2007 - Senador Heráclito Fortes afirma que o presidente Lula foi fraco.
2008 - A médica Lubomira Verônica Oliva é presa por retirar e transportar órgãos humanos (Curitiba)
2009 - O ônibus espacial Endeavour chega à Estação Espacial Internacional (ISS).
2010 - A presidenta do Flamengo, Patrícia Amorim, confirma que o clube demitirá o goleiro Bruno.
2011 - Seleção do Japão vence (3 X 1) os EUA e conquista a Copa do Mundo de futebol feminino.
2012 - Inauguração da Praça Memorial 17 de julho em homenagem às vítimas do acidente da TAM.
2012 - Comissão Mista de Orçamento aprova o texto base da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2013.
2013 - Presidenta  Dilma Rousseff garante inflação dentro da meta em 2013.
2013 - Assinatura de memorando para intercâmbio de profissionais da saúde entre Brasil e Argentina.
2013 - Supremo Tribunal Federal questiona criação de novos Tribunais Regionais Federais.
2013 - CCJ do Senado aprova regras para impugnação de pesquisas eleitorais.
2013 - Comissão Especial da Câmara aprova novo Código de Processo Civil.
2013 - Polícia Federal investiga fraudes na execução do programa “Minha Casa Minha Vida”.
2014 - O deputado Romário critica a contratação de Gilmar Rinaldi como novo coordenador da Seleção.
2014 - Congresso promulga medida provisória que lidera R$ 4,9 bilhões para o Fies.
2014 - Embraer fecha acordo para vender 40 aviões comerciais de passageiros modelo E 190 para a China.
2014 - Queda de um Boeing 777 da Malaysia Airlines(Voo MH17) com 295 pessoas a bordo, na fronteira da Ucrânia com a Rússia.
2015 - Eduardo Cunha (PMDB-RJ) cria quatro novas CPIs após romper oficialmente com o governo.
2015 - O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, diz que economia brasileira atualmente é “um pouco difícil”.
2015 - O presidente do Senado, Renan Calheiros, chama os juros praticados no país de “pornográficos”.
2016 - Morreu Eliakim Araújo Eliakim Araújo Pereira Filho), em Fot Lauderdale, Flórida, EUA. Nascido em Guaxupé (MG), foi radialista, jornalista e noticiarista de TV, que atuou em várias emissoras, dentre as quais Rede Globo, Manchete, SBT e Record. Era casado com a jornalista Leila Cordeiro.
2016 - Na França, ex-presidente Sakozy critica governo por falta de determinação contra o terrorismo.
2016 - O conjunto arquitetônico da Pampulha se torna Patrimônio Cultural da Humanidade.
2017 - Na Argentina, registrada a temperatura de -25,4Celsius em Bariloche.
2017 - ANVISA promove reunião pública para debater a regulamentação de agrotóxicos.
2017 - Justiça autoriza que madrasta de Isabella Nardoni cumpra pena no regime semiaberto.
2017 - Com dívida de R$ 3,4 bilhões, UTC pede recuperação judicial.
2018 - ONU denuncia que lei sobre terrorismo na Nicarágua criminaliza protestos.
2018 – ONU denuncia Nicarágua por mortes, prisões e torturas.
2018 - Polícia Federal faz operação contra roubos de carga em seis estados.
2018 - Leiloada casa do ex-ministro José Dirceu em São Paulo por R$ 465 mil.
2018 - Embraer anuncia a encomenda de 25 jatos de linha E175 para a americana United Airlines.
2018 - Senadores visitam o ex-presidente Lula na sede da Polícia Federal, em Curitiba (PR).
2018 - Supremo Tribunal Federal autoriza acorda da Telebras com a americana Viasat para uso de satélite.
TÚNEL DO TEMPO
Ouça Wilma Bentivegna
 

SITES CONSULTADOS:                                              
http://www.cancaonova.com                                                                     
http://www.secult.ce.gov.br
http://www.terra.com.br
http://www.quediaehoje.net
http://www.paulinas.org.br
http://datasdodia.net
http://brasil.planetasaber.com
http://pt.wikipedia.org                                                
http://www.youtube.com
http://www.nossosaopaulo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário