sexta-feira, 5 de julho de 2019

PRIMEIRO PLANO – Prof. Leunam Gomes (*)

“Risco Vermelho” é o livro de Oswald Barroso que conta a história da sua juventude nos anos 1964 a 1974. O período é conhecido como “Anos de Chumbo.

Dentre os fatos narrados, está a história da fuga da estudante Ruth Cavalcante, presa num dos apartamentos do Hospital Militar. Uma fuga cinematográfica.

Uma leitura muito importante, especialmente para os jovens e para aqueles que resistem em acreditar que tivemos uma ditadura no Brasil, a partir de 1º de abril de 64.

Herculano Costa, jornalista e bancário, agora também é um escritor. Seu livro “Lembranças e Relembranças de Sobral e Meruoca” está tendo grande aceitação, mesmo antes do lançamento.

O livro está abrindo caminhos para Herculano chegar à Academia Sobralense de Letras. A torcida, tem sido grande.

Em Matões, no Maranhão, a convite da MULTIPLA, de Teresina, estamos iniciando um trabalho de aceleração de aprendizagem para alunos do Ensino Fundamental.

No primeiro encontro com os Diretores da Escolas, foi feita uma exposição e análise dos resultados de uma avaliação, aplicada pelo próprio município.

Coube a Eliezer Agapito preparar e apresentar os gráficos da realidade da aprendizagem dos alunos. Sob a nossa gestão na Educação de Croatá, coube a ele coordenar, com sucesso, semelhante trabalho. (foto)

Pelo que se tem ouvido, muitos municípios terão que desenvolver atividades semelhantes. Lamentavelmente, há alunos que chegam ao início do Fundamental II, sem saber ler.

Apesar de todo o esforço feito pelos professores, o trabalho, até agora, não foi reconhecido pelos parlamentares apoiadores do governo, em relação à reforma da Previdência.

A propósito, só para lembrar: A Reforma Trabalhista do Temer, geraria milhares de empregos. Temos milhões de desempregados. E a da Previdência?

Por que será que a Marinha, o Exército, a Aeronáutica, o Judiciário e os políticos fogem da proposta de Reforma da Previdência? Se fosse boa, todos queriam.

A previsão é de que o Benefício de Prestação Continuada inicial para idosos pobres, passe de R$998,00 para R$400,00.  No Chile, isto fez aumentar o suicídio.

A Filarmônica Estrelas da Serra, depois do grande sucesso em São Paulo, onde foi regida pelo famoso Maestro João Carlos Martins, foi recebida, com festas, pela comunidade.

Confirmei. Está intrafegável a estrada que liga Hidrolândia a Ipu e Ipueiras. Felizmente, ouve-se que o Governo do Estado já vai recuperar muitas estradas.

Se dou pão aos pobres, todos me chamam de santo. Se mostro porque os pobres não têm pão, me chamam de comunista e subversivo”. Palavras do futuro Santo Helder Câmara.

Nos festejos juninos do Maranhão, tivemos a oportunidade de cumprimentar o Governador Flávio Dino, totalmente envolvido com as manifestações artísticas da época.

Nesta edição, a história do betanista João Ribeiro Paiva, publicada em nosso livro Seminário da Betânia AD VITAM. Um texto muito especial. Vale a pena ler.


(*) LEUNAM GOMES Ex-aluno dos seminários de Sobral e Olinda, onde concluiu os cursos de Filosofia e Teologia. Professor aposentado da UVA, Mestre em Gestão e Modernização Pública, Radialista, autor dos livros: SEMINÁRIO DE SOBRAL-AD VITAM-65 DECLARAÇÕES DE AMOR, PROFESSOR COM PRAZER é UM HOMEM DE PALAVRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário