Ainda que verdadeiras ou aparentemente inofensivas, há certas falas que
devem ser evitadas no seu trabalho.
Essa é a premissa fundamental de Travis Bradberry, coautor do
livro Inteligência Emocional 2.0 e cofundador da
consultoria americana TalentSmart.
"Não importa o quão talentoso você seja, ou o que você conquistou.
Existem certas frases que mudam instantaneamente a maneira como as pessoas o
veem", argumenta Bradberry à BBC, dizendo que às vezes uma fala pode
prejudicar a carreira profissional de uma só vez.
"O pior é que não há como se retratar", diz Bradberry à BBC
News Mundo, o serviço em espanhol da BBC.
Estas falas vão além de comentários indevidos, piadas impertinentes ou
frases politicamente incorretas.
O autor identificou essas frases depois de trabalhar com clientes
corporativos e testar a inteligência emocional de diversos trabalhadores.
"Quando a carreira de uma pessoa está arruinada, muitas vezes você
vê essas coisas presentes em suas crenças ou ações."
Mas e então, a inteligência emocional pode ser treinada e os erros,
evitados?
"Absolutamente. A área do cérebro responsável pela inteligência
emocional é altamente flexível e se adapta à mudança", explica.
"Isso significa que você pode alterar seu cérebro e aumentá-la (a
inteligência emocional) com esforço e prática."
Estas são as frases que uma pessoa inteligente não deveria dizer no
trabalho, de acordo com Bradberry:
1. 'Não é justo'
Todos sabemos que a vida não é justa. Mas verbalizar isso pode fazer
parecer que você acha que a vida deveria ser justa – parecendo uma pessoa
imatura e ingênua.
É melhor que você se concentre nos fatos, mantenha uma atitude
construtiva e deixe suas interpretações fora do ambiente de trabalho.
Você poderia dizer, por exemplo: "Vi que você designou a Paula para
aquele projeto no qual eu estava interessado. Você poderia me dizer quais
coisas você considerou na sua decisão? Eu gostaria de saber no que eu preciso
melhorar".
2. 'Sempre foi feito assim'
As mudanças tecnológicas estão acontecendo tão rapidamente que até
mesmo um procedimento existente há apenas seis meses pode se tornar obsoleto.
Esta frase faz com que você pareça preguiçoso e resistente a mudanças.
Autor de livro destaca que
inteligência emocional pode ser praticada e rapidamente apreendida
3. 'Sem problema'
Quando alguém te agradece ou te pede alguma coisa, não é uma boa ideia
dizer "sem problema" – porque isso implica que o pedido feito a você
pode ter sido... um problema.
Assim, pode parecer que a tarefa tenha sido imposta.
4. 'Talvez seja uma ideia boba... Vou fazer uma pergunta idiota'
Essas frases prejudicam sua credibilidade. Mesmo se a continuação da
frase for uma ótima ideia, ela mostra uma falta de confiança em si mesmo –
podendo levar as pessoas a também perderem a confiança em você.
5. 'Levará apenas cinco minutos'
Dizer isso enfraquece suas habilidades e dá a impressão de que você está
fazendo as coisas muito rapidamente.
É melhor dizer que não demorará muito.
6. 'Vou tentar'
"Tentar" parece incerto e sugere uma falta de confiança na sua
capacidade de realizar a tarefa.
7. 'É uma pessoa preguiçosa, incompetente, idiota'
Não há necessidade de falar mal dos colegas. Sempre haverá pessoas
incompetentes ou desrespeitosas em qualquer trabalho e elas provavelmente serão
conhecidas por essas características.
Se você não tem a opção de ajudá-los ou de demiti-los, então você não
tem nada a ganhar criticando-os em público.
8. 'Isso não está nas atribuições da minha vaga'
Embora algumas vezes seja usada em termos sarcásticos, essa frase faz
com que você pareça alguém que quer fazer o mínimo possível para continuar
recebendo o salário.
A menos que lhe peçam algo que você considera eticamente inapropriado,
se você acha que o pedido vai além de sua responsabilidade, é melhor que você o
realize com entusiasmo e depois peça uma reunião com seu chefe para discutir
seu papel dentro da empresa e até onde vão as suas funções.
9. 'Não é minha culpa'
Se você tem uma parcela de responsabilidade em algo que deu errado,
assuma-a.
Se esse não é o caso, dê uma explicação objetiva e racional sobre o que
aconteceu. Atenha-se aos fatos e deixe seu chefe tirar as conclusões.
10. 'Eu não posso'
Ao dizer isso, as pessoas podem interpretar que no fundo você está
dizendo "eu não farei".
Ofereça uma solução alternativa. Em vez de dizer o que você não pode
fazer, é melhor destacar o que você pode fazer.
Em vez de dizer "não posso ficar até mais tarde", é melhor
dizer "posso vir de manhã cedo".
11- 'Eu odeio esse trabalho'
A última coisa que alguém quer ouvir é outra pessoa reclamando porque
odeia o trabalho.
Faz você parecer uma pessoa negativa e puxa a moral do grupo. Os chefes
sabem que sempre há substitutos possíveis logo ali na esquina.
(BBC)
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