sexta-feira, 29 de novembro de 2019

PRIMEIRO PLANO - Prof. Leunam Gomes (*)

Na semana passada, vivi uma experiência extraordinária. Participei do curso intensivo de Educação Biocêntrica, realizado em Icapuí, na OH! LINDA POUSADA, na Praia da Redonda.

Tenho aplicado, há muito tempo, em sala de aula, metodologias que fortalecem a participação dos alunos, criado um clima de integração e entusiasmo, com excelentes resultados. É o que faz a Educação Biocêntrica.

Agora tenho mais fundamentação para o que tenho feito. Imagino que, se todos os professores aplicassem a Educação Biocêntrica, teriam ótimos resultados. Quem não gosta de uma aula participativa?

Há muito, tendo defendido que só há aprendizagem, se houver participação e prazer na sala de aula. Isto, a Educação Biocêntrica promove.

Essa foi a turma, composta de profissionais do Ceará, Alagoas Pernambuco e Santa Catarina. Estabeleceram-se grandes laços no grupo. (foto)
Gostei de ver a estrada para o Aracati, totalmente duplicada. O trânsito flui com muito mais segurança. É uma grande obra do Governador Camilo Santana, já considerado o melhor do Ceará.

Lamento, no entanto a exploração aos visitantes, em grandes engenhos de Pindoretama. Preços elevadíssimos. Uma rapadurinha que na Serra Grande, custa R$1,50, lá, cobram R$5,00.

Pensamento do conterrâneo Antonio do Rádio: “Tenho orgulho de ser brasileiro, mas me sinto triste, em ver nossa cultura sucateada. Estamos vivendo num país onde o útil virou fútil, e o fútil virou útil. ”

O autor foi um grande radio-técnico, foi responsável pela instalação e manutenção da Rádio Guaraciaba, no tempo em que dirigimos aquela emissora. É um bom humorista e pensador. (foto)
 

O jornalista e bancário Herculano Costa, foi homenageado na Academia Cearense de Letras Municipais – ALMECE. Há alguns anos, ali também recebi uma homenagem.

Há mais de 20 anos, o Artista Plástico e também Mestre Griô, MARCIO PENA, desenvolve um brilhante trabalho com as crianças de Guaraciaba do Norte. É ACAP. Arte na Praça.

Desenvolve várias atividades em parceria com o INEC, do Bando do Nordeste, algumas vezes com a gestão municipal e com doadores voluntários. Uma das atividades é contar histórias (foto).

Betanistas que residem em Fortaleza e outros lugares estão ansiosos por novo encontro, em Sobral. O tempo está passando e somos, cada vez, menos.

Aguarda-se um sinal verde dos que moram em Sobral. Aguiar Moura, o grande organizador, anda muito ocupado com seus estudos de Teologia e com as atividades de sua empresa.


(*) LEUNAM GOMES Ex-aluno dos seminários de Sobral e Olinda, onde concluiu os cursos de Filosofia e Teologia. Professor aposentado da UVA, Mestre em Gestão e Modernização Pública, Radialista, autor dos livros: SEMINÁRIO DE SOBRAL-AD VITAM-65 DECLARAÇÕES DE AMOR, PROFESSOR COM PRAZER é UM HOMEM DE PALAVRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário