quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Fatos históricos de 20 de fevereiro

20 de fevereiro é o 51º dia no calendário gregoriano. Faltam 315 para acabar 2020.

- Dia Mundial da Justiça Social - Instituído em novembro de 2007 na 62ª sessão da ONU, com o fim de contribuir para consolidar ainda mais os esforços da comunidade internacional em prol da erradicação da pobreza, por trabalho decente, acesso ao bem estar social e à justiça para todos, entre outros, cujas metas e objetivos haviam sido definidos durante a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Social de 1995, que foi realizada na cidade e capital dinamarquesa de Copenhague.
EVANGELHO (Mc 8, 27-33)
6ª Semana do Tempo Comum
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 27Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesaréia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?”
28Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. 29Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”.
30Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. 31Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. 32Ele dizia isso abertamente.
Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. 33Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, Satanás!” Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA: Beatos Francisco e Jacinta

EFEMÉRIDES
 João Fernandes Campos Café Filho (1898-1970)
1472 - Órcades e as ilhas Shetland, possessões da Coroa Norueguesa, são prometidas como segurança para a Escócia até que o dote de Margarida da Dinamarca seja pago.
1567 - Morreu Estácio de Sá, no Rio de Janeiro (RJ). Foi um militar português, fundador da cidade do Rio de Janeiro, e primeiro governador-geral da Capitania do Rio de Janeiro, no período colonial. Nasceu em Santarém, Portugal, em 1520. 
1653 - Termina a Batalha de Portland durante a Primeira Guerra Anglo-Holandesa.
1696 - Carta-régia proíbe que escravas usem vestidos de seda ou objetos de luxo.
1725 - O primeiro caso registrado de escalpelização de um índio por brancos dá-se na colônia de New Hampshire. Escalpelização: dissecar, tirar a pele.
1777 - Chegada, na enseada de Canasvieiras (Santa Catarina), de uma esquadra castelhana com 10 mil homens, determinada a recuperar aquelas terras no sul brasileiro.
1792 - EUA criam o U.S. Post Office.
1798 - Louis-Alexandre Berthier remove o Papa Pio VI do poder.
1827 - Guerra da Cisplatina: inicia-se a Batalha do Passo do Rosário.
1828 - A independência do Paraguai é reconhecida. 
1832 - Charles Darwin visita Fernando de Noronha.
1835 - Abalo sísmico destrói a cidade chilena de Concepción.
1844 - Nasceu Ludwig Eduard Boltzmann, em Viena, Áustria. Foi um físico, conhecido pelo seu trabalho nos campo da termodinâmica estatística. É considerado junto com Josiah Willard Gibbs e James Clerk Maxwell como o fundador da mecânica estatística. Foi defensor da teoria atômica, numa época em que esta era bem controversa. Morreu em Duino-Aurisina, Itália, em 05.09.1906.
1865 - Fim da Guerra do Uruguai, com um acordo de paz entre o presidente Tomás Villalbae o líder rebelde Venancio Flores, preparando o cenário para a Guerra do Paraguai.
1878 - Início do pontificado do Papa Leão XIII.
1895 - Morreu Frederick Douglass, pseudônimo de Frederick Augustus Washington Bailey, em Washington, D.C., EUA. Foi um abolicionista, estadista e escritor. Chamado "O Sábio de Anacostia" ou "O Leão de Anacostia", ele foi dos mais eminentes afro-americanos do seu tempo, e dos mais influentes na história dos Estados Unidos. Ele acreditava firmemente na igualdade de todas as pessoas, independentemente de preto, mulher, índio, Ou recente imigrante. Ele gostava de dizer, "eu me uniria com qualquer pessoa que faça o certo e com ninguém que faça o mal". Nasceu em Condado de Talbot, Maryland, EUA, em 14.02.1918. 
1898 - Nasceu Francisco Antônio Paulo Matarazzo Sobrinho, mais conhecido como Ciccillo Matarazzo, em São Paulo (SP), onde também morreu em 16.04.1977. Foi um industrial e mecenas ítalo-brasileiro. Filho de Andrea Matarazzo um dos irmãos do conde Francesco Matarazzo. Casou-se em 1943, no México, com Iolanda Penteado, desquitada de Jayme da Silva Telles. Foi diretor de empresas de diversos ramos em São Paulo e foi grande incentivador das artes plásticas. Fundou, em 1946, o Museu de Arte Moderna de São Paulo e, em 1951, a Bienal Internacional de Arte de São Paulo, entidade que presidiu até a data de sua morte. Foi também um dos fundadores do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) e dos estúdios da Companhia Cinematográfica Vera Cruz. Foi também político, tendo sido prefeito de Ubatuba de 1964 a 1969, eleito pelo Partido Social Progressista (PSP). Passou por dois processos de cassação. O primeiro deu-se por sua saída do país sem autorização do legislativo. Como era presidente da Bienal de São Paulo, eram constantes suas viagens para o exterior, onde representava o país. Denúncias de irregularidades moveram o segundo processo de cassação, ambos sem êxito mantendo Cicillo a frente da prefeitura. Após esse desgaste político, em 1967, Cicillo solicitou afastamento, mas seu vice se recusou a assumir, passando então a ocupar o cargo de prefeito o presidente da Câmara, Fiovo Fredian
1909 - Filippo Tommaso Marinetti publica, no Le Figaro, o Manifesto do Futurismo.
1916 - Nasceu Tim (Elba de Pádua Lima), em Rifaina (SP). Foi um ex-jogador (atacante) e treinador de futebol e tinha o apelido El Péon. Ainda em 1947, foi jogar e treinar, ao mesmo tempo, a equipe do Olaria. A ocupação do cargo de Técnico-Jogador do time carioca durou até 1948, quando Tim foi ocupar o mesmo cargo (Técnico-Jogador) no Botafogo de Ribeirão Preto, ficando no clube de 1948 até 1950. Deixou a carreira de Jogador (e também Técnico-Jogador) em 1950, tornando-se apenas técnico em 1951. Estreou a carreira como técnico em 1951, treinando o Bangu. Como técnico também treinou o Fluminense/RJ, Vasco/RJ, Flamengo/RJ, Coritiba/PR, Botafogo/RJ, San Lorenzo (ARG), São José/SP e Inter de Limeira/SP. Em 1982, assumiu a Seleção Peruana de Futebol, quando esta não vivia um bom momento. Tim, porém, reorganizou a equipe, e conseguiu fazer com que o time se classificasse para a Copa de 1982. Na Copa de 1982, Tim dirigiu o Peru nos três jogos em que a equipe fez, sendo que sua equipe conseguiu dois empates, contra Camarões (0x0) e Itália (1x1), mas acabou derrotada pela Polônia (5x1). Naquele Mundial, o Peru foi eliminado na 1ª Fase, quando jogou o Grupo A, e na classificação geral, o time peruano terminou em 20º Lugar. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 07.07.1984.
1920 - Morreu Robert Edwin Peary, em Washington, EUA. Foi um explorador polar estadunidense conhecido pela alegação ter sido o primeiro homem a atingir o Polo Norte Geográfico em 1909. A alegação de Peary foi aceita durante boa parte do século XX; entretanto, nos dias de hoje, ela é amplamente contestada, em favor da alegação de Frederick Cook, que afirma ter chegado ao pólo um ano antes de Peary. Nasceu em Cresson, Pensylvania, EUA, em 06.05.1856.
1920 - Morreu Jacinta Marto (Jacinta de Jesus Marto), de tuberculose, aos 10 anos em Lisboa, Portugal. Viu a aparição de Nossa Senhora de Fátima, juntamente com seu irmão Francisco e a prima Lúcia, na Cova da Iria, em Fátima, Portugal, em 13 de maio de 1917, mesma cidade onde nasceu em 11.03.1910.
1921 - Estreou o filme Os quatro cavaleiros do apocalipse, com Rodolfo Valentino, ator que foi símbolo sexual do cinema.
1922 - Nasceu Ivani Ribeiro (Cleide Freitas Alves Ferreira), em São Vicente (SP). Escritora, autora de muitas telenovelas de sucesso.  Morreu em São Paulo ((SP), em 17.07.1995.
1927 - Nascimento de Sidney Poitier (Sidney Poitier), astro do cinema internacional, em Miami, Flórida-EUA. Também fazia fotonovelas. Ganhou um Oscar de Melhor Ator Principal por seu papel no filme Lilies of the Field em 1963, sendo o primeiro ator negro a conquistar tal prêmio. Entre seus trabalhos encontram-se Quebra de Sigilo, Ao Mestre Com Carinho.
1933 - Leon Trotsky perde a nacionalidade soviética.
1933 - Adolf Hitler se reúne secretamente com industriais alemães para conseguir financiamento para a próxima campanha eleitoral do Partido Nazista.
1935 - Morreu Antônio Geremário Teles Dantas, em Petrópolis (RJ). Foi um político, jornalista, advogado e escritor. Editou alguns livros sobre o café, além de escrever outros que tratavam de temas políticos. Em sua homenagem, a antiga Estrada da Freguesia, na cidade do Rio de Janeiro, passou a se chamar Avenida Geremário Dantas. Nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 24.09.1889.
1941 - Adolf Hitler, ditador alemão, proibiu os judeus que viviam na Polônia, então tomada pelos alemães, de andarem em transporte público.
1941 - Criação do Correio Aéreo Nacional no Brasil.
1942 - Tropas japonesas invadem o Timor português.
1943 - O vulcão Paricutín entra em erupção no México.
1944 - Nasceu Cristovam Buarque (Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque), em Recife (PE).  É um engenheiro mecânico, economista, educador, professor universitário e político, membro do PDT. Atualmente é senador pelo Distrito Federal. Foi Ministro da Educação entre 2003 e 2004, no primeiro mandato de Lula. Nas eleições de 2010, foi reeleito para o cargo de senador pelo Distrito Federal, com mandato até 2018.
1944 - As histórias de Batman e Robin estreiam nos jornais dos EUA
1951 - Nasceu Eduardo Souto Neto, no Rio de Janeiro. É instrumentista (pianista e tecladista), arranjador, produtor musical e compositor.
1958 - O foguete norte-americano Atlas explode, marcando o quinto fracasso em sete tentativas de lançamento. 
1959 - Canadá arquiva o projeto de desenvolvimento do avião interceptador Avro Arrow CF-105.
1962 - Programa Mercury: a bordo da Mercury-Atlas 6, John Glenn torna-se o primeiro americano a orbitar a Terra, fazendo três órbitas em quatro horas e 55 minutos.
1965 - Ranger 8 choca-se contra a superfície lunar, depois de uma missão bem sucedida de fotografar possíveis locais de pouso para os astronautas do Programa Apollo.
1968 - Brasil vence no Rio de Janeiro o XIX Campeonato Sul-Americano de Natação.
1970 - Morte de João Fernandes Campos Café Filho, no Rio de Janeiro (RJ). Foi Jornalista e político, participa da Revolução de 1930; exila-se (1937); Vice de Getúlio (1951), assume a Presidência (24/08/1954 a 11/11/1955) com a morte deste; declarado incapaz para o cargo. Nasceu em 03.02.1899, em Natal (RN).
1976 - A Companhia Telefônica Brasileira (CTB) passa a chamar-se Telecomunicações do Rio de Janeiro S.A. (Telerj)
1978 - Delegação do Vaticano vem ao Brasil apurar denúncias de tortura.
1980 - o presidente americano Jimmy Carter dá um ultimato aos soviéticos para a completa remoção das tropas militares no Afeganistão.
1980 - Estreou o filme Bye bye Brasil, de Cacá Diegues, que chegou a ser o terceiro filme brasileiro mais visto nos Estados Unidos.
1985 - Lançamento do filme Brazil.
1986 - A URSS lança a primeira estação espacial na a órbita da Terra: a MIR. Situada a 390 quilômetros do solo terrestre, o projeto tinha como objetivo principal o estudo dos efeitos da longa permanência humana no espaço. A estação permaneceu 15 anos em órbita.
1988 - Oblast Autônomo de Nagorno-Karabakh vota para se separar do Azerbaijão e se junta à Armênia, desencadeando a Guerra de Nagorno-Karabakh.
1991 - Tropas da coalizão encabeçada pelos EUA iniciam o ataque no Kuwait.
1993 - Início das transmissões da televisão portuguesa TVI.
1993 - Morreu Ferruccio Elio Arturo Lamborghini, em Perugia, Itália. Construtor de automóveis, Lamborghini era dono de uma fábrica de tratores que leva seu sobrenome, diz-se que ele entrou no ramo de carros de alta performance após divergir das opiniões de Enzo Ferrari, nascendo assim uma das maiores marcas do mundo do automóvel, a marca Lamborghini. Nasceu em Renazzo di Cento, Itália, em 28.04.1916.
1994 - Iniciam-se os Jogos Olímpicos de Inverno, em Lillehammer, na Noruega.
1995 - Morreu Aloysio de Oliveira, em Los Angeles, EUA. Foi produtor, cantor, compositor e narrador. Nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 30.12.1914.
1997 - Governo desiste de procurar desaparecidos durante os anos de repressão política e decide pelo pagamento de indenizações às famílias.
1998 - O Ministério da Saúde decide restringir a produção e importação de medicamentos retrovirais, anabolizantes e talidomida.
2000 - A Seleção Brasileira de Futebol de Areia venceu pela sexta vez consecutiva o Campeonato Mundial numa partida de 6 a 0 contra o Peru, disputada no Rio de Janeiro.
2000 - Os reformistas iranianos obtêm maioria absoluta nas eleições parlamentares, o que lhes permite controlar o governo e o Parlamento pela primeira vez na história da República Islâmica. 
2001 - Suécia lança o satélite Odin.
2002 - Incêndio em um trem no Egito mata cerca de 400 pessoas.
2002 - Ocorre uma data capicua quando a hora e a data atingem 20:02 20/02 2002.
2003 - Durante um concerto da banda Great White em West Warwick, Rhode Island, uma exibição de pirotecnia provoca um incêndio no The Station Nightclub, matando 100 pessoas e ferindo mais de 200 outras.
2004 - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva anuncia o fechamento de todos os bingos do País.
2006 - O historiador britânico David Irving é condenado por um tribunal austríaco a três anos de prisão por ter negado o Holocausto durante a II Guerra Mundial. 2006 - Polícia Federal instaura inquérito para investigar participação de 18 bancos em rede de doleiros.
2008 - Morreu o trompetista (pistonista) Araquém Peixoto, no Rio de Janeiro (RJ). É irmão do cantor Cauby Peixoto e do pianista Moacir Peixoto. Sobrinho do grande pianista Nonô e primo do falecido cantor Cyro Monteiro. Nasceu em 10.10.1930, em Niterói.
2008 - O ortopedista Lídio Toledo Filho, 34 anos, filho do ex-médico da Seleção Brasileira Lídio Toledo, é transferido do CTI para a Unidade Intermediária do Hospital Samaritano, na zona sul do Rio de Janeiro.
2008 - Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Igualdade Racial é transformada em Ministério.
2009 - Morreu Sérgio Naya (Sérgio Augusto Naya), em Ilhéus (BA). Foi empresário, engenheiro e ex-políticotendo sido deputado federal por Minas Gerais. Nasceu em Laranjal (MG), em 14.04.1942.
2010 - Temporal na Ilha da Madeira provocou uma das maiores catástrofes de sempre em Portugal, com 42 mortos e centenas de feridos e desalojados.
2010 - Termina o Horário de Verão (relógios devem ser atrasados em1 hora à meia-noite).
2011 - Ministro do Esporte nega acusações de irregularidades no programa Segundo Tempo.
2012 - Vladimir Putin promete um rearmamento “sem precedentes” da Rússia.
2013 - NASA anuncia a descoberta do exoplaneta Kepler 37b.
2013 - Brasil e Rússia declaram intenção de negociar baterias antiaéreas
2013 - Senador Aécio Neves (PSDBMG) diz que país está sendo governado pela “lógica da reeleição”.
2014 - Petrobras abre concurso para 1.32 vagas.
2014 - Morreu Mario Travaglini, em São Paulo (SP), onde também nasceu em 30.04.1932. Foi um jogador e treinador de futebol brasileiro. Foi considerado um dos introdutores da filosofia do futebol moderno no futebol brasileiro, combinando a versatilidade dos esquemas táticos europeus (sobretudo o da Seleção Holandesa de 1974) com o talento dos craques nacionais. Dentre suas inúmeras conquistas, com o Palmeiras foi campeão paulista em 1966, campeão brasileiro em 1967 vencendo tanto a Taça Brasil, campeonato oficial do Brasil, que dava o direito de disputar a Copa Libertadores da América, como o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, que em 1969 se tornaria o campeonato oficial brasileiro que se iniciou em 1970. Venceu ainda o campeonato brasileiro de 1974 treinando o Vasco da Gama. Em 1976, foi campeão carioca pelo Fluminense, em um time conhecido por Máquina Tricolor, trabalhando nas Laranjeiras também nos primeiros meses de 1977.
2014 - Governo anuncia corte de R$ 44 bilhões no Orçamento de 2014.
2014 - Supremo Tribunal Federal retoma julgamento de novos recursos do processo do mensalão.
2014 - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, descarta hipótese de racionamento.
2015 - OMS aprova primeiro teste de diagnóstico rápido para o ebola.
2015 - Senador Aécio Neves (PSDB-MG) diz que Dilma parece “zombar” ao falar de corrupção.
2015 - Ações de improbidade do MPF cobram R$4,47 bi por desvios de recursos da Petrobras.
2016 - Morreu o primeiro presidente da CODEVASP, Sérgio da Costa Matte.
2016 - Artistas de Brasília fazem manifestação pela reabertura do Teatro Nacional.
2017 - Entra em vigor novo cessar-fogo no leste da Ucrânia.
2017 - Nações Unidas e Sudão do Sul declaram estado de carestia no país.
2017 - Governo Federal reconhece situação de emergência por surto de febre amarela em Minas Gerais.
2017 - Polícia Federal conclui inquérito e diz que Lula, Dilma e Mercadante atuaram para obstruir Justiça.
2017 - Senador Romero Jucá (PMDB-RR) diz que foro não pode ser “suruba selecionada”.
2018 - Casa Branca recusa oferta da Venezuela de iniciar diálogo com o presidente Trump.
2018 - Rússia insinua que EUA
2018 - Operação Harpócrates da Polícia Civil de São Paulo prende 33 acusados de pedofilia.
2018 - Defesa de Lula entra com embargos de declaração contra condenação em 2ª instância.
2018 - Senado autoriza intervenção na segurança pública do estado do Rio de Janeiro.
2018 - Governo prorroga por 60 dias a Medida Provisória da reforma trabalhista.
2018 - Facebook Brasil é multado em R$ 4 milhões por descumprir ordem judicial.
2018 - PTB desiste de Cristiane Brasil para o Ministério do Trabalho.
2019 - Presidente Donald Trump diz que imprensa está “totalmente fora de controle”.
2019 - Papa Franciscodiz que pessoas que só acusam a Igrejas são “amigas do diabo”
2019 - Invadida a embaixada do Brasil em Arenas, Grécia.
2019 - Luiz Edson Fachin (STF) rejeita outro pedido de liberdade feito pelo ex-presidente Lula.
2019 - Governo apresenta ao Congresso proposta de reforma da Previdência.
TÚNEL DO TEMPO
Ouça composição de Eduardo Souto Neto
 


SITES CONSULTADOS:
http://www.cancaonova.com
http://www.secult.ce.gov.br
http://www.terra.com.br
http://www.quediaehoje.net
http://www.paulinas.org.br
http://datasdodia.net
http://brasil.planetasaber.com
http://pt.wikipedia.org
http://www.youtube.com
http://www.nossosaopaulo.com.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário