segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Fatos históricos de 11 de agosto

11 de agosto é o 224º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 142 para acabar 2020.

- Dia Internacional da Logosofia - Para marcar a data do nascimento do escritor, educador, conferencista e pensador humanista argentino, Carlos Bernardo González Pecotche, também conhecido pelo pseudônimo "Raumsol", em 11.08.1901. Ele foi o fundador da doutrina ético-filosófica conhecida como Logosofia.

- Dia da Televisão - Em homenagem à Santa Clara de Assis, que é tida como padroeira da "caixinha mágica" chamada televisão. Segundo conta a tradição, em tempos de enfermidade, ela teria assistido à celebração da Eucaristia diretamente de seu leito, quando a Missa teria milagrosamente sido projetada na parede do seu quarto.

- Dia Nacional do Advogado, Dia do Direito - Em homenagem à data da introdução dos Cursos Jurídicos no Brasil, que foram instituídos a partir da Lei de 11 de agosto de 1827, firmada pelo então Imperador brasileiro, Dom Pedro I, criando os cursos de Direito nas cidades brasileiras de Olinda (PE) e São Paulo (SP).

Dia de feriado forense - Comemorado no Brasil, conforme Inciso 4º do Artigo Nº 62 da Lei Nº 5.010 de 30 de maio de 1966 [redação dada pela Lei Nº 6.741 de 5 de dezembro de 1979], que também organizou a Justiça Federal de primeira instância no Brasil, e deu outras providências, em homenagem ao magistrado forense brasileiro.

Dia Nacional do Pindura (Pendura) - Surgiu da comemoração dos estudantes brasileiros de direito, que iam aos restaurantes, se fartavam a valer e, depois, mandavam "pendurar" a conta.

- Dia Nacional do Estudante - Comemorado na mesma data em que foram instituídos os dois primeiros cursos de Ciências Jurídicas e Sociais do Brasil, por Dom Pedro I, no século XIX. Nas comemorações do Centenário desse feito, Celso Gand Ley, em 1927, indicou a data para se tornar o dia do estudante.

- Dia Nacional do Garçom.

- Dia da "Conscientização da Humanidade por um mundo melhor" - Comemorado no Estado do Ceará, conforme Lei Nº 13.995, de 06.11.2007.

EVANGELHO (Mt 18,1-5.10.12-14)

19ª Semana do Tempo Comum

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior no Reino dos Céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe.

10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. 12Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? 13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

 SANTO DO DIA: Clara

EFEMÉRIDES

Newton Braga (1911-1962)

3114 a.C. - Começo da atual era na Contagem Longa do Calendário Maia.

2492 a.C. - Data tradicional da derrota de Bel por Haico, progenitor e fundador da nação armênia.

106 - A parte sudoeste da Dácia (atual Romênia) se torna uma província romanaDácia romana.

355 - Cláudio Silvano, acusado de traição, proclama-se imperador romano contra Constâncio II.

490 - Batalha do Adda: os godos sob comando de Teodorico, o Grande, e seu aliado, Alarico II, derrotam as forças de Odoacro no rio Adda, perto de Milão.

1253 - Morreu Clara de Assis (Chiara d'Offreducci), em Assis, Itália, onde também nasceu em 11.07.1194. Foi a fundadora do ramo feminino daOrdem Franciscana e santa católica. Segundo a tradição, o seu nome vem de uma inspiração dada à sua religiosa mãe, de que haveria de ter uma filha que iluminaria o mundo. É a Padroeira da Televisão.

1675 - Guerra Franco-Holandesa: as forças do Sacro Império Romano-Germânico derrotam os franceses na Batalha de Konzer Brücke.

1738 - É criada a Capitania de Santa Catarina, através de Provisão Régia da Coroa Portuguesa, a qual desincorporou os territórios da Ilha de Santa Catarina e o Continente do Rio Grande de São Pedro da jurisdição de São Paulo, passando-os para o Rio de Janeiro.

1744 - Nasceu Tomás Antônio Gonzaga, em Porto, Portugal. Foi jurista, poeta e ativista político luso-brasileiro. Acusado de participar da Inconfidência Mineira (1789), é preso e enviado para a Ilha das Cobras e deportado para Moçambique; autor das "Cartas Chilenas" (12 poemas satíricos, sob o pseudônimo de Critilo). É patrono da cadeira nº 37 da Academia Brasileira de Letras. Morreu em Moçambique, África, em fevereiro de 1819.

1781 - Nasceu Joaquim Gonçalves Ledo, no Rio de Janeiro (RJ). Político e jornalista, editou o Revérbero Constitucional Fluminense, jornal lançado por ele e por Januário da Cunha Barbosa em 15.09.1821. Foi um dos promotores do "Dia do Fico" (9 de janeiro de 1822). No jornal, combatiam os interesses dinásticos portugueses e reivindicavam a constituição de um governo liberal. Maçom atuante, foi ferrenho adversário de José Bonifácio de Andrada e Silva tanto na maçonaria quanto na política. Morreu em Sumidouro (RJ), em 19.05.1847.

1827 - Instalação dos primeiros cursos jurídicos no Brasil pelo imperador Pedro I, ano em que foram abertas as faculdades de Direito de São Paulo (atual Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo) e de Olinda (atual Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco). A data transformou-se no Dia Nacional do Advogado e do Direito. Dois sobralenses estavam na primeira turma formada em Olinda (PE) em 1832.  São eles: José Antônio Pereira Ibiapina (Sobral-CE, 05.08.1806 - Solânea-PB, 19.02.1882), depois José Antônio de Maria Ibiapina ao se tornar Padre Ibiapina, em 1853; e Jerônimo Martiniano Figueira de Melo (Sobral-CE, 19.04.1809 - Rio de Janeiro-RJ, 20.08.1878), futuro Senador Figueira.

1829 - Na Ilha Terceira ocorre a Batalha da Praia da Vitória, entre as forças absolutistas de D. Miguel e liberais de D. Maria II e D. Pedro, com a vitória dos últimos.

1900 - Fundada, em Campinas (SP), a Associação Atlética Ponte Preta.

1901 - Nasceu Carlos Bernardo González Pecotche, em Buenos Aires, Argentina, onde também morreu em 04.04.1963. Mais conhecido pelo pseudônimo Raumsol, é o criador da Logosofia. É autor de mais de 20 livros sobre o assunto. Segundo o site Wikipédia, Logosofia é uma doutrina ético-filosófica desenvolvida pelo pensador e humanista argentino Carlos Bernardo González Pecotche, que oferece ferramentas de ordem conceitual e prática para obter o autoaperfeiçoamento, por meio de um processo de evolução consciente que conduz ao conhecimento de si mesmo.

1908 - Morreu José Plácido de Castro, em Seringal Benfica (AC). Político e militar, participou da Revolução Acreana e governou o estado do Acre. Nasceu em São Gabriel(RS), em 09.09.1873.

1909 - O Arapahoe foi o primeiro navio a transmitir o pedido de SOS pelo rádio. Ele estava perdido no norte do continente americano.

1911- Nasceu Newton Braga, em Cachoeiro de Itapemirim (ES). Foi jornalista, advogado e poeta. É irmão do cronista Rubem Braga. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 01.06.1962.

1913 - Morreu Brasílio Itiberê da Cunha, em Berlim, Alemanha. Foi compositor, bacharel em direito e diplomata brasileiro. Foi irmão do poeta e crítico (literário e musical) João Itiberê da Cunha e tio do, também, compositor Brasílio Itiberê da Cunha Luz. Nasceu em Paranaguá (PR), 01.08.1846.

1918 - Primeira Guerra Mundial: término da Batalha de Amiens.

1920 - Assinado o Tratado de paz letão-soviético, encerrando a Guerra de Independência da Letônia.

1928 - Nasceu Lucho Gatica (Luis Enrique Gatica Silva), em Rancagua, Chile. Ator e cantor de boleros, tido como "El Rey del Bolero" (1950). Radicado no México, tem sucessos como "Contigo en la Distancia", El Reloj", "La Barca", etc. Filmes: "No me Platiques Más"; "Tinieblas", "Las Canciones Unidas",dentre outros. Morreu na Cidade do México, México, em 13.11.2018.

1930 - É fundada a Fundação Logosófica em Córdoba, Argentina.

1942 - A atriz Hedy Lamarr e o compositor George Antheil recebem a patente para um sistema de comunicação por espectro de difusão em frequência variável que mais tarde se tornou a base para as modernas tecnologias em telefones sem fio e Wi-Fi.

1956 - Morreu Paul Jackson Pollock, em Springs, EUA. Foi pintor norte-americano e referência no movimento do expressionismo abstrato. Nasceu em Cody, Wyoming, EUA, em 28.01.1912.

1960 - Independência do Chade.

1962 - Lançamento do Vostok 3 do Cosmódromo de Baikonur e o cosmonauta Andrian Nikolayev torna-se a primeira pessoa a flutuar em microgravidade.

1965 - Em Los Angeles, nos Estados Unidos, uma briga, que começou entre dois jovens negros e a polícia, durou seis dias e provocou a morte de 35 pessoas.

1970 - Nasceu Daniela Perez (Daniella Perez Gazolla), no Rio de Janeiro (RJ), onde também morreu em 28/12/1992. Atriz, filha da autora de telenovelas Glória Perez. Foi assassinada com 18 golpes de punhal pelo ator Guilherme de Pádua e sua esposa Paula Nogueira Thomaz, após a gravação de capítulos da novela "De Corpo e Alma".

1971 - Decreto-lei nº 5692 fixa diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º graus.

1975 - Timor-Leste: o governador Mário Lemos Pires, do Timor Português, abandona a capital Díli, após um golpe da União Democrática Timorense (UDT) e a eclosão de uma guerra civil entre a UDT e a Fretilin.

1979 - Dois Tupolev Tu-134 da Aeroflot colidem sobre a cidade ucraniana de Dniprodzerzhynsk e caem, matando todos as 178 pessoas a bordo das duas aeronaves.

1979 - Na Índia, uma barragem ruiu e provocou mais de quarenta mil mortos.

1980 - Iniciada a construção do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos.

1986 - A Volkswagen parou de fabricar o Fusca no Brasil.

1984 - Paulo Maluf vence Mario Andreazza na convenção do PDS e torna-se candidato à presidência da República do Brasil.

1990 - Em um tiroteio com traficantes em Medellín, na Colômbia, a polícia mata Gustavo de Jesus Gaviria, um dos chefes do cartel de Medellín.

1991 - Atlantis volta a Terra depois de uma missão de 9 dias durante a qual os tripulantes puseram em órbita um satélite de comunicações e realizaram experiências biológicas.

1992 - Surgem os primeiros caras-pintadas, exigindo o impeachment do presidente Fernando Collor de Mello, em uma demonstração que reuniu 15 mil pessoas em São Paulo.

1997 - A Tailândia recebe garantias de apoio de $16 bilhões do FMI e dos estados vizinhos para recuperar sua atormentada economia. A crise destas economias ficou conhecida como “A crise dos Tigres Asiáticos”.

1998 - O jurista Evandro Lins e Silva é empossado na Academia Brasileira de Letras.

1999 - Eclipse solar total, visível em várias regiões do mundo.

2001 - Morreu Orlando Dias (José Adauto Michiles), no Rio de Janeiro (RJ). Foi cantor e compositor. Nasceu em Recife (PE), em 01/8/1923.

2002 - O Irã determina a extradição de 16 sauditas suspeitos da participação da rede terrorista al-Qaeda, liderada por Osama Bin Laden.

2002 - Prisioneiro da segunda guerra mundial volta à Hungria depois de passar 53 anos internado em um hospital psiquiátrico na Rússia.

2003 - A OTAN assume o comando da força de manutenção da paz no Afeganistão, marcando sua primeira grande operação fora da Europa em seus 54 anos de história.

2005 - O publicitário Duda Mendonça depõe na CPI do Mensalão.

2006 - Ronaldinho Gaúcho é nomeado porta-voz no esporte para o desenvolvimento e a paz.

2006 - Polícia Federal deflagra Operação Saúva para desarticular uma organização criminosa formada por empresários do ramo de gêneros alimentícios.

2008 - Ketleyn Quadros torna-se a primeira mulher a conquistar uma medalha em Olimpíadas para o Brasil em esportes individuais (judô).

2008 - Mercedes Benz anuncia investimentos de 1,5 bilhão até 2010 no Brasil até 2010.

2009 - Prisioneiro da segunda guerra mundial volta à Hungria depois de passar 53 anos internado em um hospital psiquiátrico na Rússia.

2009 - Ditadura em Myanmar condena Nobel da Paz Aung San Suu Kyi a 18 meses de prisão.

2009 - Deputados do Rio de Janeiro aprovam lei que proíbe fumo em local público.

2010 - Universidade Nacional da Colômbia anuncia a descoberta de nova espécie de macaco sauá.

2011 - Inauguração do terminal multiuso do Porto de Pecém (CE).

2011 - Senado aprova anistia a bombeiros e policiais militares do Rio de Janeiro e outros estados.

2011 - DEM recolhe assinaturas para CPI mista da corrupção.

2012 - Seleção Brasileira feminina de vôlei ganha medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres.

2013 - Papa Francisco deixa saudação aos “irmãos” muçulmanos.

2014 - Organização Mundial da Saúde aprova uso de tratamentos não homologados contra o ebola.

2014 - Israel pede desculpas por chamar o Brasil de “anão diplomático”.

2014 - Morreu (suicídio por enforcamento) Robin Williams (Robin McLaurim Williams), em Paradise Cay, California, EUA. Nascido em Chicago, EUA, em 21.07.1951, em Chicago, EUA, foi ator e comediante do cinema norte-americano, entre seus filmes de maior sucesso estão "Bom dia, Vietnã", "Sociedade dos poetas mortos", "Amor além da vida" e "Patch Adams".

2014 - Presidente Dilma Rousseff sanciona lei que permite porte de arma de fogo a guarda municipal.

2015 - Apagão deixa cidades de Rondônia e do Acre sem energia.

2015 - O presidente do Senado, Renan Calheiros, diz que impeachment de Dilma colocaria fogo no Brasil.

2015 - Governo anuncia R$ 186 bilhões de investimento em energia eólica até 2018.

2015 - Câmara conclui primeiro turno de votação da PEC da AGU.

2017 - Pelo menos 41 pessoas morrem e outras 179 ficam feridas depois que dois trens de passageiros colidem em Alexandria, no Egito.

2016 - Papa Francisco almoça com refugiados sírios.

2016 - A igreja católica croata classifica a ioga como “culto anticatólico”.

2016 - Polícia Federal deflagra operação para combater divulgação de pornografia infantil.

2016 - Banco do Brasil reporta lucro líquido ajustado de R$ 1,801 bilhão no 2º trimestre de 2016.

2017 - O comentarista da CNN Jeffrey Lord é demitido após usar frase nazista (‘Sieg Heil’ - "salve a vitória" ou "viva a vitória").

2017 - Terremoto de magnitude 6,2 atinge a costa sul do Peru (uma vítima). Outro, de magnitude 6,2, atinge ilha filipina de Luzon.

2017 - O ex-presidente Lula diz que regulamentação da mídia está no centro da crise que promoveu o golpe.

2017 - A ex-presidente Dilma Rousseff diz que “o golpe não acabou’, em entrevista à BBC.

2018 - Papa Francisco critica “liberdade sem limites”.

2018 - Brasil e mais 11 países condenam repressão política na Venezuela.

2019 - Na Espanha, slogan na porta de uma arena de touros em Palma de Mallorca: “Não é arte, é tortura”.

2019 - Ucrânia expressa “protesto enérgico” por visita do presidente Putin à Crimeia.

2019 - O técnico Rogério Ceni deixa o Fortaleza e assume o comando do Cruzeiro.

2019 - Gleisi Hoffman (PT) anuncia que vai processar Sergio Moro por áudio do PCC.

TÚNEL DO TEMPO

Chegada da TV no Brasil


SITES CONSULTADOS:                                        

http://www.cancaonova.com                                                                     

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://datasdodia.net

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org                                                

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário