sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Fatos históricos de 8 de agosto

8 de agosto é o 221º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 145 para acabar 2020.

- Dia Nacional de combate ao Colesterol - Comemoração promovida pela SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, para conscientizar sobre o LDL - Low Density Lipoproteins ou lipoproteínas de baixa densidade.

- Dia da Fundação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado - Comemorado no Estado do Ceará, conforme Lei Nº 13.176, de 26.12.2001, que também proclamou como patrono da instituição o desembargador brasileiro, José Moreira da Rocha. A comemoração marca a data da criação do Pelotão de Bombeiros, então subordinado ao Regimento Policial do Ceará (atual CBMCE (Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará), ocorrida em 8 de agosto de 1925". A missão primordial era de executar atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros Públicos no âmbito do estado cearense.

EVANGELHO (Mt 17,14-03)

18ª Semana do Tempo Comum

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

14Naquele tempo, chegando Jesus e seus discípulos junto da multidão, um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se e disse: 15“Senhor, tem piedade do meu filho. Ele é epiléptico, e sofre ataques tão fortes que muitas vezes cai no fogo ou na água. 16Levei-o aos teus discípulos, mas eles não conseguiram curá-lo!”

17Jesus respondeu: “Ó gente sem fé e perversa! Até quando deverei ficar convosco? Até quando vos suportarei? Trazei aqui o menino”.

18Então Jesus o ameaçou e o demônio saiu dele. Na mesma hora, o menino ficou curado. 19Então, os discípulos aproximaram-se de Jesus e lhe perguntaram em particular: “Por que nós não conseguimos expulsar o demônio?”

20Jesus respondeu: “Porque a vossa fé é demasiado pequena. Em verdade vos digo, se vós tiverdes fé do tamanho de uma semente de mostarda, direis a esta montanha: ‘Vai daqui para lá’ e ela irá. E nada vos será impossível”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA: Domingos de Gusmão

EFEMÉRIDES

Manuel José Bomfim (1868-1932)

870 - Tratado de Meersen: o rei Luís, o Germânico, e seu meio-irmão Carlos, o Calvo, dividem o Reino da Lotaríngia em duas divisões maiores, Frância Oriental e Frância Ocidental.

1553 - Morreu Girolamo Fracastoro, em Incaffi, Itália. Foi médico, matemático, geógrafo e poeta. Nasceu em Verona, Itália, em 1478. 

1576 - A pedra angular do observatório Uranienborg de Tycho Brahe é colocada na ilha de Ven.

1588 - A Invencível Armada, poderosa frota marítima da Espanha, perdeu a batalha para os ingleses no Canal da Mancha.

1694 - Morreu Antoine Arnauld, em Bruxelas, Bélgica. Cognominado O Grande, Arnauld foi padre, teólogo, filósofo, matemático e lógico. Foi uma das principais figuras do jansenismo e um opositor dos jesuítas no século XVII. Nasceu em Paris, França, em 05.02.1612

1694 - Nasceu Francis Hutcheson, em Drumalig, Irlanda do Norte. Teólogo presbiteriano e filósofo, ficou conhecido pelas suas teses sobre Ética e por ter sido professor e fonte de inspiração de Adam Smith. Morreu em Glasgow, Escócia, em 08.08.1746.

1709 - É inventado o balão de ar quente. Primeira experiência bem sucedida com um Balão - Passarola (Aerostato), em Lisboa-Portugal, realizada pelo padre brasileiro Bartolomeu de Gusmão (Bartolomeu Lourenço de Gusmão). O 'padre voador', nascido em Santos-SP, em 1685, ficou conhecido como "O Pai da Aerostação".

1774 - O piloto espanhol Juan Pérez, que comandava a fragata "Santiago", descobre na costa ocidental do Canadá a ilha que se chamou Quadra, hoje Vancouver.

1793 - Ocorre a insurreição de Lyon durante a Revolução Francesa.

1816 - O patriota colombiano Custodio García Rovira é fuzilado durante o "regime do terror" imposto em Nova Granada pelo general Pablo Morillo, para sufocar tentativas de independência.

1845 - O parlamento britânico aprova a lei Aberdeen, para a repressão ao tráfico de escravos, procurando atingir principalmente o Brasil.

1850 - Nasceu José Mariano Carneiro da Cunha, em Ribeirão (PE). Além de deputado e prefeito de Recife (PE), foi abolicionista. Estudou na Faculdade de Direito do Recife, na mesma turma em que estudou Joaquim Nabuco, formando-se em 1870. Fundou o jornal A Província, de filosofia abolicionista. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 08.06.1912.

1857 - Nasceu Henry Fairfield Osborn, em Fairfield, Connecticut, EUA. Geólogo, paleontólogo e eugenicista, era pai do conservacionista e naturalista Henry Fairfield Osborn, Jr. (1887-1969). Ele descobriu e nomeou os famosos Tyrannosaurus rex em 1905 e Velociraptor em 1924. Morreu em Nova Iorque. EUA, em 06.11.1935.

1864 - Criação da Cruz Vermelha.

1868 - Nasceu Manuel José Bomfim, em Aracaju (SE). Foi médico, psicólogo, pedagogo, sociólogo e historiador. Foi considerado por Darcy Ribeiro, como o fundador da antropologia brasileira. Instalou o primeiro laboratório de psicologia experimental do Rio de Janeiro. Faleceu em 21 de abril de 1932, no Rio de Janeiro (RJ), com 63 anos.

1875 - Nasceu Artur da Silva Bernardes, em Viçosa (MG). Foi advogado e político, presidente de Minas Gerais de 1918 a 1922, e presidente do Brasil entre 15 de novembro de 1922 e 15 de novembro de 1926. Seus seguidores foram chamados de "bernardistas". Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 23.03.1955.

1876 - Thomas Edison recebe a patente do mimeógrafo

1879 - Nasce Emiliano Zapata (Emiliano Zapata Salazar), em San Miguel Anenecuilco, México. Foi um líder importante na chamada Revolução Mexicana de 1910 contra a ditadura de Porfirio Díaz. Considerado um dos heróis nacionais mexicanos. Era conhecido como Caudilho do Sul. Foi assassinado, numa emboscada, Emiliano Zapata (Emiliano Zapata Salazar), em Chinameca, México, em 10.04.1919.

1882 - Morreu Almirante Barroso (Francisco Manuel Barroso da Silva), em Montevidéu, Uruguai. Militar da Marinha Imperial, foi o comandante que conduziu a Armada Brasileira à vitória na Batalha do Riachuelo, durante a Guerra da Tríplice Aliança. Nasceu em Portugal, em 29.09.1804.

1899 - A.T. Marshall, de Brockton, EUA, inventor americano, patenteia a geladeira, mas só anos mais tarde a invenção iria fazer parte da vida cotidiana das pessoas.

1900 - Os Estados Unidos realizaram a primeira Copa Davis de Tênis, em Boston, até então chamada de Dwight Filley Davis.

1908 - Os aviadores norte-americanos Irmãos Wright atravessam pela primeira vez o espaço aéreo europeu, no hipódromo de Hunaudaire, e conseguem voar durante um minuto e 45 segundos, a dez metros de altura.

1914 - Fundação da agremiação esportiva Madureira Esporte Clube, no Rio de Janeiro (RJ).

1918 - Primeira Guerra Mundial: a Batalha de Amiens dá início a uma sequência de vitórias quase contínuas dos Aliados com um recuo nas linhas de frente alemãs (Ofensiva dos Cem Dias).

1919 - Assinado o Tratado anglo-afegão. Ele estabelece relações pacíficas entre o Afeganistão e o Reino Unido e confirma a Linha Durand como a fronteira mútua. Em troca, o Reino Unido não é mais obrigado a subsidiar o governo afegão.

1920 - Nasceu Poli (Ângelo Apolônio), em São Paulo (SP), onde também morreu em 10/04/1985. Foi compositor e multinstrumentista. Tocava violão, cavaquinho, bandolim, banjo, contrabaixo, viola, guitarra havaiana.

1929 - O dirigível alemão Graf Zeppelin inicia um voo de volta ao mundo.

1930 - Nasceu Evaldo Gouveia (Evaldo Gouveia de Oliveira), em Iguatu (CE). É cantor e compositor. Com seis anos de idade cantava no sistema de alto falantes instalado na sua cidade natal. Ainda criança aprendeu a tocar violão. Aos 11 anos mudou-se para Fortaleza. Na capital cearense trabalhou como feirante e continuou a estudar violão. Obras: Alguém me disse (c/ Jair Amorim); Bloco da solidão (c/ Jair Amorim); Brigas (c/ Jair Amorim); Deixe que ela se vá (c/ Gilberto Ferraz); Ninguém chora por mim (c/ Jair Amorim); O trovador (c/ Jair Amorim); Sentimental demais (c/ Jair Amorim); Tudo de mim (c/ Jair Amorim), dentre outras. Evaldo Gouveia faleceu em Fortaleza (CE), em 29.05.2020.

1933 - A multidão que pretendia se manifestar contra a ditadura do general Machado em Havana é dispersada a tiros pela polícia e pelo exército, deixando um saldo de 30 mortos e mais de 200 feridos.

1933 - Primeiro Grande Prêmio no Hipódromo da Gávea, no Rio de Janeiro (RJ).
1932 - Nasceu Zito (José Eli de Miranda), em Roseira (SP). Ex-jogador de futebol (volante) do Santos e bicampeão pela Seleção Brasileira (1958 e 1962).

1934 - Nasceu Dom Cláudio Hummes, em Montenegro (RS). É um frade franciscano, sacerdote católico. Foi o décimo oitavo bispo de São Paulo, sendo seu sexto arcebispo e quarto cardeal. Na Cúria Romana foi prefeito da Congregação para o Clero.

1937 - Nasce o ator Dustin Hoffman (Dustin Lee Hoffman), em Los Angeles, EUA.

1940 - Morreu Eduardo Rabello, no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 22/09/1876. Médico, foi um dos pioneiros da Dermatologia no país. Fundou a Sociedade Brasileira de Dermatologia (1912); o Instituto do Rádio da Faculdade de Medicina do RJ (1914) e foi pioneira na radioterapia nacional.

1942 - Lançado na Índia o Movimento Quit India contra o domínio britânico em resposta ao pedido de Mahatma Gandhi para a independência completa.

1945 - A União Soviética declara guerra ao Japão.

1945 - Representantes das quatro potências vencedoras da Segunda Guerra Mundial aprovam, em Londres, a criação de um tribunal internacional de guerra para julgar os criminosos nazistas. Os julgamentos no Tribunal de Nurembergue contra 22 indiciados terminam em agosto de 1946.

1945 - Poucos dias antes do fim da Segunda Guerra Mundial, a União Soviética declarou guerra ao Japão.

1946 - Primeiro voo do Convair B-36, o primeiro veículo de lançamento de armas nucleares produzido em massa, o mais pesado avião de motor de pistão produzido em massa, com a mais longa envergadura de qualquer aeronave militar e o primeiro bombardeiro com alcance intercontinental.

1950 - A americana Florence Chadwick atravessa a nado o canal da Mancha, no tempo recorde de 13h20min.

1951 - Em seu segundo governo, Getúlio Vargas propõe o Plano Nacional do Carvão.

1954 - Nasceu Nigel Mansell (Nigel Ernest James Mansell), em Upton-upon-Severn, Worcestershire, Inglaterra. É um ex-piloto de Fórmula 1, campeão do mundo de 1992. 

1956 - Zarpa pela primeira vez no Japão o maior petroleiro do mundo, de 84.730 toneladas e 340 metros de comprimento.

1958 - Salvador Dalí e Gala Eluard, sua musa inspiradora, se casam.

1958 - EUA anuncia que submarino atômico Nautilus cruza o Ártico sob a calota de gelo do Polo Norte e é o primeiro submarino a realizar esse feito.

1960 - A empresa farmacêutica norte-americana G.D. Searle Drug lança no mercado o produto Enovoid, a pílula anticoncepcional.

1963 - Uma gangue, armada apenas de cassetetes, rouba dois milhões de libras esterlinas do trem pagador que ia da Escócia para a Inglaterra, naquele que ficou conhecido como "o roubo do século". Numa ação que a mídia chamou de "O grande roubo do trem" 16 homens armados seqüestram um trem postal que ia de Glasgow a Londres fugindo com mais de 2,5 milhões de libras esterlinas. Um de seus participantes, Ronald Biggs, preso e condenado a trinta anos de prisão, fugiu em 1965 para o Brasil, onde viveu até 07 de maio de 2001 quando voltou para Inglaterra se entregando às autoridades britânicas.

1967 - Ministros da Indonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura e Tailândia assinaram a criação da Associação do Sudeste Asiático.

1969 - URSS lança ao espaço a nave automática Zond 7, com a missão de estudar a Lua e o espaço vizinho.

1959 - Criado o Parque Estadual de Jacupiranga, no estado de São Paulo, Brasil.

1969 - Morreu Hekel Tavares, no Rio de Janeiro (RJ). Nasceu em Satuba (AL), em 16/06/1896. Foi compositor, regente, arranjador, pianista e folclorista.

1974 - Nos Estados Unidos, o presidente Nixon pediu a demissão e foi substituído por Gerald Ford Caso Watergate. Em 8 de agosto de 1974, o republicano Richard Nixon renuncia à presidência dos Estados Unidos. Sob ameaça de impeachment, por ter dado aval à espionagem da sede do Partido Democrata em Washington, Nixon foi o primeiro dirigente norte-americano a renunciar.

1975 - Início do V Governo Provisório de Portugal, chefiado por Vasco Gonçalves.

1979 - O então vice-presidente do Iraque Saddam Hussein ordena a execução de 21 dirigentes do Conselho do Comando Revolucionário (CCR) do Partido Baarth, envolvidos em uma tentativa fracassada de conspiração para derrubar Saddam do poder.

1986 - Cientistas da Universidade de Princeton, nos EUA, anunciam ter conseguido uma temperatura de 200 milhões de graus Celsius numa fusão nuclear experimental.

1987 - Celebração do primeiro centenário da Liga de futebol inglesa, a mais antiga do mundo, com uma partida de exibição em Wembley entre Inglaterra e um combinado estrangeiro.

1988 - O Space Telescope Science Institute, dos EUA, anuncia a descoberta de uma galáxia situada a 15 bilhões de anos-luz da Terra, quase no limite do universo visível.

1988 - Começa a Revolta 8888 em Rangum (Yangon), Birmânia (Myanmar). Liderados por estudantes, centenas de milhares participam de protestos em todo o país contra o regime de partido único.

1989 - Programa ônibus espacial: Missão STS-28: o Columbia decola em uma missão militar secreta de cinco dias.

1989 - O foguete Ariane 4 leva ao espaço o satélite europeu Hipparcos, que tem a missão de catalogar 100.000 estrelas da Via Láctea.

1989 - Instituída no Estado do Rio de Janeiro a Medalha Tiradentes, destinada a premiar pessoas que hajam prestado relevantes serviços à causa pública

1989 - A Organização para a Libertação da Palestina (OLP) cria sua moeda nacional, a libra palestina.

1990 - O Iraque anexa formalmente o Kuwait. A Grã-Bretanha ordena a colocação de suas tropas aéreas e navais no Golfo Pérsico a pedido do rei Fahad da Arábia Saudita.

1991 - A Torre de rádio de Varsóvia, com altura de 647 metros, desaba.

1994 - Inaugurada a emissora brasileira de televisão Rede Mulher.

1994 - Israel e Jordânia inauguraram a primeira passagem aberta entre os dois países.

1998 - O consulado iraniano em Mazar-e Sharif, no Afeganistão, é invadido pelo Talibã, levando à morte dez diplomatas e um jornalista iranianos.

1999 - O líder da Autoridade Nacional Palestina, Yaser Arafat, aprova o plano de paz do primeiro ministro israelense, Ehud Barak, para recomeçar a aplicação do acordo de Wye Plantation.

2000 - Uma bomba explode em uma passagem subterrânea central de Moscou e deixa 19 mortos e uma centena de feridos.

2001 - A NASA lança a nave Genesis, destinada a coletar partículas expelidas pelo Sol e conduzidas pelos ventos solares.

2003 - Roberto Irineu Marinho assume a presidência das Organizações Globo.

2005 - Deputado Federal Roberto Jefferson chama o presidente Lula de “preguiçoso”.

2006 - PSB anuncia requerimento para cassação do deputado Fernando Gabeira.

2007 - Criação da Escola Nacional de Defesa do Consumidor.

2008 - Cerimônia de Abertura dos Jogos da XXIX Olimpíada em Pequim, China.

2008 - Um trem expresso EuroCity no trajeto de Cracóvia, na Polônia, para Praga, na República Tcheca, colide com uma parte de uma ponte que caiu sobre a ferrovia perto da estação ferroviária de Studénka, na República Tcheca, e descarrila, matando oito pessoas e ferindo outras 64.

2008 - Ministro Tarso Genro (Justiça) defende a abertura de arquivos da ditadura militar.

2009 - Morreu Alfonso Calderón (Alfonso Sergio Calderón Squadritto), em Santiago, Chile. Foi poeta, romancista, ensaísta e crítico literário. Ele conquistou o Prêmio Nacional de Literatura do Chile em 1998. Nasceu em San Francisco, Chile, em 21.11.1930.

2010 - A paraense Kamilla Salgado vence o Miss Mundo Brasil.

2011 - Ciro Gomes (PSB-CE) foi condenado a pagar de indenização R$ 100 mil reais para Fernando Collor de Mello.

2011 - Presidenta Dilma Rousseff diz que Brasil está preparado para enfrentar a crise global.

2011 - Pesquisadores da UNESP Araçatuba anunciam o sequenciamento genético do nelore.

2012 - Governo lança o Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais.

2012 - Senado aprova reserva de 50% das vagas nas universidades federais para cotas raciais e sociais.

2013 - ANATEL define regras para a telefonia fixa em áreas rurais.

2013 - Presidente Dilma Rousseff diz que a queda da inflação “é uma maravilha”.

2013 - Governo brasileiro reafirma apoio a empréstimo do FMI à Grécia.

2014 - Presidenta Dilma Rousseff diz que é “um absurdo” bloquear os bens de Graça Foster.

2014 - Petrobras anuncia lucro líquido de R$4.959 bilhões no 2º trimestre de 2014.

2014 - Associação Nacional de Jornais (ANJ) condena alteração de perfil de jornalistas na Wikipedia.

2014 - Organização Mundial de Saúde (OMS) declara surto de ebola uma emergência internacional.

2015 - Frente Associativa da Magistratura promove evento pela independência e valorização das carreiras.

2015 - Presidenta Dilma Rousseff decide reconduzir Rodrigo Janot ao  cargo de Procurador-Geral da República.

2016 - ONU pede que grandes países ratifiquem acordo climático de Paris.

2016 - World Wildilife Fund (WWF) alerta que humanidade esgota recursos da Terra em 2016.

2016 - Nos EUA, senador Bernie Sanders pede que EUA se posicionem contra impeachment de Dilma Rousseff.

2016 - Estimativa de retração do PIB em 2016 passa de 3,24% para 3,23%.

2016 - Mais de 30 senadores se inscrevem para discursas em sessão do impeachment.

2017 - ONU alerta para sinais de novo genocídio na África.

2017 - Presidente Michel Temer volta a defender parlamentarismo o Brasil.

2017 - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, alerta para possibilidade de aumento de impostos.

2017 - Supremo Tribunal Federal homologa delação do ex-deputado Pedro Corrêa.

2017 - Presidente Temer pede a suspeição de Rodrigo Janot ao Supremo alegando “atuação política”.

2018 - Washington anuncia sanções contra a Rússia por envolvimento no caso Skripal.

2018 - Polícia Federal termina investigação sobre queda de avião com Eduardo Campos.

2018 - Ministro Gilmar Mendes (STF) concede liberdade a três investigados na Operação Ressonância.

2018 - Entram em vigor as novas regras de rastreabilidade de frutas, hortaliças e ervas aromáticas.

2018 - Ministro Dias Toffoli é eleito presidente do Supremo Tribunal Federal.

2019 - Nos EUA, mais de 200 prefeitos pedem regras mais rígidas para venda de armas.

2019 - Síria denuncia pacto entre EUA e Turquia para criar zona de controle em seu território.

2019 - Justiça do Equador determina prisão preventiva do ex-presidente Rafael Corrêa.

2019 - Na França, a Anistia Internacional alerta viajantes sobre violência armada nos EUA.

2019 - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lança Plano de Integridade.

2019 - O diretor de fotografia Pedro Sotero denuncia que Presidente Bolsonaro está chantageando artistas.

2019 - Presidente Bolsonaro diz que pacote anticrime de Sergio Moro não é prioridade.

2019 - Sergio Moro pede à PGR abertura de investigação contra presidente da OAB, Felipe Santa Cruz.

2019 - Banco do Brasil anuncia lucro ajustado de R$ 4,4 bilhões no 2º trimestre de 2019.

2019 - Ministério da Educação aciona Polícia Federal para apurar ataques cibernéticos.

2019 - Eike Batista é preso pela segunda vez em desdobramento da Lava Jato (Operação Segredo de Midas).

TÚNEL DO TEMPO

Evaldo Gouveia conta "Brigas"


 

SITES CONSULTADOS:                                        

http://www.cancaonova.com                                                                     

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://datasdodia.net

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org                                                

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário