sábado, 8 de agosto de 2020

PRIMEIRO PLANO - Prof. Leunam Gomes (*)

Aos poucos, algumas categorias estão descobrindo a importância e necessidade de organização das suas próprias entidades.  

Os produtores de cultura, por exemplo, por muito tempo, trabalharam de forma isolada. Alguns, conseguiram afirmar-se, A maioria, não.

Os músicos de Fortaleza, graças ao trabalho de Daniel Domingues, estão conseguindo algumas vitórias, em consequência da própria organização.

Especialmente, neste momento de pandemia, em que, praticamente todos ficaram parados, a situação se complicou.  Alguns estão tendo que vender os seus próprios instrumentos de trabalho.

A união das categorias é fundamental. Em Guaraciaba do Norte, está nascendo (ou renascendo) a Associação dos Escritores e Poetas. Ontem recebi um convite para participar.

A descoberta da Universidade Federal do Ceará - UFC, com o uso da pele da Tilápia para queimaduras, poderá ser de grande importância para socorrer vítimas da explosão em Beirute.

É uma prova concreta da importância dos trabalhos de pesquisa das Universidades, acusadas, injustamente, de comportamentos nada adequados para instituições de Ensino.

A pressa de alguns para a volta às aulas poderá ter consequências imprevisíveis. Basta pensar numa Professora, sozinha, cuidando de uma turma, mesmo pequena, nas séries iniciais.

Um ano letivo poderá perfeitamente ser recuperado. Uma vida, jamais. Pena que muitos que possuem boas condições, não são capazes de imaginar a vida da maioria.

Além do mais, as escolas, os professores e servidores, não estavam, como ninguém estava, preparado para viver e conviver com esta situação em que a única alternativa é o distanciamento.

Como controlar o reencontro de crianças que estão afastadas há tanto tempo? Como garantir o uso correto das máscaras? As corridas para a merenda, para o bebedouro...  É preciso calma.

Do dia 5 até o dia 15 de agosto, muitas paróquias celebram suas padroeiras, a festa mais importante do município. Neste ano, tudo está sendo à distância, embora com muita fé.

Na região norte: Viçosa do Ceará, Massapê, Nova Russas, Sobral/Patrocínio, Graça, Guaraciaba do Norte e Reriutaba este seria o momento tradicional de reencontro de conterrâneos.

O Dr. Jonas Marinho Araújo, um dos pioneiros da Otorrinolaringologia no Ceará, encontrou uma forma criativa para conviver com este momento em que celebra seus 90 anos.

Está escrevendo suas boas lembranças. Suas experiências na sua trajetória como médico, especialmente no interior. Começou em Monsenhor Tabosa e Santa Quitéria.

Seus textos são excelentes. O leitor fica embevecido com as histórias e sempre querendo novos capítulos. Um dos primeiros textos foi sobre o Seminário de Sobral, onde também estudou.

O jornalista Herculano Costa está cuidando das providências finais para publicar o livro autobiográfico de Manoel Valdeci Vasconcelos, nascido em Morrinhos, foi a maior autoridade da Previdência Social na Zona Norte.

Foi Professor e Subchefe de Gabinete da UVA onde conseguiu, aos oitenta anos, realizar o sonho de graduar-se em Direito. Na colação de grau, foi o Orador de todas as turmas.

Tenho certeza de que o livro será muito atraente. Cheio de boas histórias que aconteceram em Morrinhos, Santana do Acaraú, Fortaleza e Sobral. 


 (*) LEUNAM GOMES - Ex-aluno dos seminários de Sobral e Olinda, onde concluiu os cursos de Filosofia e Teologia. Professor aposentado da UVA, Mestre em Gestão e Modernização Pública, Radialista, autor dos livros: SEMINÁRIO DE SOBRAL-AD VITAM-65 DECLARAÇÕES DE AMOR, PROFESSOR COM PRAZER é UM HOMEM DE PALAVRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário