domingo, 22 de novembro de 2020

Fatos históricos de 22 de novembro

22 de novembro é o 327º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 39 para acabar 2020. 

- Dia Mundial da Música e dos Músicos - Em homenagem à Santa Cecília, padroeira destes profissionais. Comemoração de brasileiros, conforme Decreto Nº 21.011, de 01.02.1932, do Chefe do Governo Provisório da República dos Estados Unidos do Brasil, que atendeu a uma solicitação do Diretório Acadêmico do Instituto Nacional de Música, em louvor à Santa Cecília, que é tida na conta de Padroeira dos músicos.

- Dia Nacional ou Dia interamericano de Luta pela Valorização da Profissão de Relações Públicas - Comemoração de brasileiros desde 2006, a partir da proposta de uma grande mobilização nacional em prol da valorização da profissão dos Relações Públicas, cuja data passou a ser um importante marco na luta da categoria pela valorização desses trabalhadores no Brasil, ecoando além das fronteiras brasileiras e ganhando adeptos por toda a América Latina.

- Dia da Comunidade Libanesa no Brasil - Conforme Lei Nº 12.268, de 21.06. 2010, para marcar a data da independência do Líbano junto à França, ocorrida em 22.11.1943.

- Dia Nacional de Luta pela Pesca Artesanal - Comemorado no Brasil para marcar a data do lançamento de uma campanha de divulgação de regras para a pesca legal de lagostas no território nacional brasileiro, ocorrido em 22.11.2005 com o tema: "A lagosta não pode acabar" e com o apoio do FPPC (Fórum dos Pescadores e Pescadoras do Estado do Ceará).

- Dia Estadual do Atleta Paraolímpico - Comemorado no Estado do Ceará, conforme Lei Nº 14.266, de 10.12.2008.

EVANGELHO (Mt 25, 31-46)

334º Domingo do Tempo Comum

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 31“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. 32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.

34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’.

37Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39Quando foi que te vimos doente ou preso e fomos te visitar?’

40Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’

41Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar’.

44E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’ 45Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo: todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’ 46Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA: Cecília

EFEMÉRIDES

 John Fitzgerald Kennedy (1917-1963) 

498 - Após a morte do Papa Anastácio II, Símaco é eleito papa no Palácio de Latrão, enquanto Lourenço é eleito papa em Santa Maria Maggiore.

1307 - O Papa Clemente V emite a bula papal Pastoralis Praeeminentiae, instruindo todos os monarcas cristãos da Europa a prender todos os Templários e apreender seus bens.

1497 - O explorador português Vasco Da Gama torna-se o primeiro europeu a navegar pelo Cabo da Boa Esperança.

1546 - Calvino edita um decreto que regulamenta os nomes que devem ser dados e os que são proibidos aos recém-nascidos em Genebra.

1573 - Fundação da cidade de Niterói (RJ) pelo cacique temiminó Araribóia.

1643 - Nasceu René Robert Cavelier, Sieur de La Salle, em Rouen, França. Foi um explorador francês, que explorou a região dos Grandes Lagos, o Rio Mississippi e o Golfo do México, e reivindicou toda a bacia hidrográfica do Mississippi para a coroa francesa.Morreu em Huntsville, Texas, EUA, em 19.03.1687.

1718 - Na costa do estado americano, em Ocracoke, Virgínia, o pirata inglês Edward Teach (mais conhecido como "Barba-Negra") é morto em batalha. Barba foi um dos piratas mais notórios da história da pirataria, sendo uma figura lendária no folclore norte-americano, no qual é conhecido pelo apelido original em inglês, Blackbeard. Nascido em 1680, Barba Negra (em inglês: Blackbeard), navegava no Caribe e na costa leste das colônias da América. Embora pouco se saiba sobre sua infância, provavelmente nasceu em Bristol na Inglaterra. Pode ter sido um marinheiro em navios corsários durante a Guerra da Rainha Ana, antes de se estabelecer na ilha caribenha de Nova Providência, local onde Teach reuniu uma tripulação por volta de 1716. O capitão Benjamin Hornigold colocou-o no comando de uma chalupa que havia sido capturada, e os dois se envolveram em numerosos atos de pirataria. Os atos de pirataria foram impulsionados pela adição de mais dois navios à frota deles, um dos quais era comandado por Stede Bonnet, mas até o final de 1717 Hornigold desistiu da pirataria possuindo dois navios.

1753 - Nasceu Dugald Stewart, em Edimburgo, Escócia, onde também morreu em 11.06.1828. Filósofo, foi um dos grandes divulgadores e sistematizadores dos grandes pensadores do Iluminismo Escocês, como Adam Smith.

1819 - Nasceu George Eliot (Mary Ann Evans), em Chilvers Coton, Warwickshire, Inglaterra. Foi uma novelista autodidata e seu primeiro trabalho literário, de 1844, foi a tradução da Vida de Jesus de David Strauss. O tema principal dos seus romances, como em Silas Marner, é a vida das pessoas simples, que retrata com uma sensibilidade reconhecida por várias gerações de leitores. Desenvolveu o método da análise psicológico característico da ficção moderna. Seu Middlemarch (1872) é considerado um dos maiores romances do século XIX. Faleceu em Londres, Inglaterra, em 22.12.1880.

1823 - Decreto de D. Pedro I "manda executar provisoriamente o projeto de lei da Assembleia Constituinte sobre liberdade de imprensa".

1842 - Inaugurada, no bairro de Santa Cruz, Rio de Janeiro (RJ), a primeira Agência dos Correios do Brasil, adotando o sistema de entrega em domicílio.

1869 - Nasceu André Gide (André Paul Guillaume Gide), em Paris, França, onde também morreu em 19.02.1951. Foi um escritor que recebeu o Nobel de Literatura de 1947. Oriundo de uma família da alta burguesia, foi o fundador da Editora Gallimard e da revista Nouvelle Revue Française. Gide não somente era homossexual assumido, como também falava abertamente em favor dos direitos dos homossexuais, tendo escrito e publicado, entre 1910 e 1924, um livro destinado a combater os preconceitos homofóbicos da sociedade de seu tempo, Corydon. Liberdade e libertação recusando restrições morais e puritanas, a sua obra articula-se ao redor da busca permanente da honestidade intelectual: como ser igual a si mesmo, ao ponto de assumir a sua pederastia e a sua homossexualidade. Entre as suas obras mais importantes estão Os Frutos da Terra, a já mencionada Corydon, A Sinfonia Pastoral, O Imoralista e Os Moedeiros Falsos.

1869 - Em Dumbarton, na Escócia, o veleiro Cutty Sark é lançado e é um dos últimos veleiros já construídos, e o único que ainda sobrevive até hoje.1877 - Nasceu Endre Ady, na pequena aldeia de Érmindszent, que hoje se chama Endre Ady e pertence à Romênia. Foi um poeta húngaro que causou controvérsia na época em que escreveu poemas sobre uma mistura de erotismo, profecia, teologia calvinista, patriotismo desesperado, política radical, etc. Foi o grande pioneiro da literatura húngara moderna e, apesar de estar vinculado ao Simbolismo, é considerado o introdutor das vanguardas na Hungria. Morreu em Budapeste, Hungria, em 27.01.1919.

1889 - A Estrada de Ferro D. Pedro II passa a chamar-se Estrada de Ferro Central do Brasil.

1890 - Nasceu Charles De Gaulle (Charles André Joseph Marie de Gaulle), em Lille, França. Foi militar (General) e político, lutou nas 2 guerras mundiais (é prisioneiro na I); comandou a resistência armada aos alemães criando o governo provisório na Argélia (1943 a 20/01/1946); retirou-se da vida pública (1953). Retornou e tornou-se Presidente (1959 a 15/04/1969, reeleito; renuncia). Fez da França uma potência nuclear (1960) e enfrentou a rebelião estudantil (05/1968). Morreu em sua propriedade de Colombey-les-Deux-Eglises, França, em 09/11/1970.

1893 - Nasceu Masaharu Taniguchi (Taniguchi Masaharu), em Kobe, Japão. Significado: conduzir. Foi um líder religioso japonês, fundador da Seicho-No-Ie. Recebeu uma educação doméstica rigorosa, pois seu pai adotivo era descendente de samurais. Contra o desejo dos pais, que prefeririam que ele se formasse em medicina ou se tornasse militar, Taniguchi iniciou em 1911 seus estudos na área de literatura inglesa pela Universidade de Waseda em Tóquio. Paralelamente, estudava também filosofia tanto ocidental quanto oriental e tomou contato com obras de autores como Schopenhauer, Nietzsche e Oscar Wilde, que o levou a refletir sobre os problemas da humanidade e soluções para as contradições que ele teria constatado. Morreu em Nagasaki, Japão, em 17.06.1985.

1906 - O sinal 'S O S' é adotado mundialmente.

1908 - O Congresso de Manastir estabelece o alfabeto albanês.

1910 - Tem início a Revolta da Chibata, liderada por João Cândido. Os marinheiros reivindicavam melhores condições de trabalho na Marinha. Foi um movimento de marinheiros da Marinha do Brasil, planejado por cerca de dois anos e que culminou com um motim que se estendeu de 22 até 27 de novembro de 1910 na baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, à época a capital do país, sob a liderança do marinheiro João Cândido Felisberto. Na ocasião rebelaram-se cerca de 2400 marinheiros contra a aplicação de castigos físicos a eles impostos (as faltas graves eram punidas com 25 chibatadas), ameaçando bombardear a cidade. Durante o primeiro dia do motim foram mortos marinheiros infiéis ao movimento e cinco oficiais que se recusaram a sair de bordo, entre eles o comandante do Encouraçado Minas Gerais, João Batista das Neves. Duas semanas depois de os rebeldes terem se rendido e terem desarmado os navios, obtendo do governo um decreto de Anistia, eclodiu o que a Marinha denomina de "segunda revolta". Em combate, num arremedo de motim num dos navios que não aderiram à Revolta pelo fim da Chibata, morreram mais um oficial e um marinheiro. Esta "segunda revolta" desencadeou uma série de mortes de marinheiros indefesos, ilhados, detidos em navios e em masmorras, além da expulsão de dois mil marinheiros, atos amparados pelo estado de sítio que a "segunda revolta" fez o Congresso Brasileiro aprovar.

1914 - Nasceu Alzira Vargas (Alzira Vargas do Amaral Peixoto), em São Borja (RS). Foi chefe do Gabinete Civil da Presidência da República durante o governo de seu pai, Getúlio Vargas. Faleceu no Rio de Janeiro (RJ), em 26.01.1992.

1916 - O Flamengo se torna campeão carioca de futebol pela primeira vez.
1917 - Nasceu 
Sir Andrew Fielding Huxley, em Londres, Inglaterra. Foi um fisiologista e biólogo que recebeu o Nobel de Fisiologia/Medicina de 1963, por seus trabalhos com Alan Lloyd Hodgkin sobre os potenciais de ação dos nervos, os impulsos elétricos que permitem que a atividade de um organismo seja regulada por um sistema nervoso central. Hodgkin e Huxley dividiram o prêmio naquele ano com John Carew Eccles, que foi citado pela pesquisa com sinapses. As descobertas de Hodgkin e Huxley levaram a dupla a levantar a hipótese da existência de canais iônicos, que foram confirmados somente décadas mais tarde. Huxley morreu em Grantchester, Inglaterra, em 30.05.2012.
1922 - Enterro do escritor francês Marcel Proust. Morreu em 18.11.1922.

1928 - Aconteceu a estreia do Bolero de Ravel em Paris, na Ópera Garnier, sob direção de Walther Straram, com coreografia de Bronislava Nijinska e cenários de Alexandre Benois. Uma das dançarinas foi Ida Rubinstein, e a peça causou escândalo devido à sensualidade da coreografia.

1929 - Nasceu Waltel Branco, em Paranaguá (PR). É maestro, compositor e arranjador brasileiro.

1932 - Orestes Barbosa funda o matutino Jornada, precursor da luta pela autonomia da cidade do Rio de Janeiro.

1940 - Segunda Guerra Mundial: após a inicial invasão italiana, as tropas gregas contra-atacam a Albânia ocupada pelos italianos e capturam Korçë.

1943 - O Líbano torna-se independente da França depois de 23 anos da dominação que começou logo após a Primeira Guerra Mundial.

1943 - Segunda Guerra Mundial: Conferência do Cairo: o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, o primeiro-ministro britânico Winston Churchill e o primeiro-ministro chinês Chiang Kai-shek se reúnem no Cairo, Egito, para discutir maneiras de derrotar o Japão.

1944 - Morreu Sir Arthur Stanley Eddington, em Cambridge, Inglaterra. Foi um astrofísico britânico do início do século XX. Olimite de Eddington foi assim chamado em sua homenagem. Eddington é famoso pelo seu trabalho sobre a Teoria da Relatividade. Eddington escreveu um artigo em 1919, Report on the relativity theory of gravitation, que anunciou a Teoria Geral da Relatividade de Einstein para o mundo anglófono. Devido à Primeira Guerra Mundial, os novos desenvolvimentos da ciência alemã não eram muito bem conhecidos no Reino Unido. Nasceu em Kendal, Inglaterra, em 28.12.1882.

1955 - Morreu Shemp Howard (Samuel Horwitz), em Los Angeles, EUA. Nasceu em Brooklin, Nova Iorque, EUA, em 17.03.1895. Foi um dos integrantes da série Os Três Patetas, tendo substituído o seu irmão mais novo Curly Howard.

1955 - A União Soviética explode uma bomba de hidrogênio na Sibéria.

1956 - Início dos XVI Jogos Olímpicos em Melboune, na Austrália.

1963 - Morreu o escritor inglês Aldous Huxley, El Los Angeles, EUA. Escritor inglês e um dos mais proeminentes membros da família Huxley. Mais conhecido pelos seus romances, como Brave New World (Admirável Mundo Novo) e diversos ensaios, Huxley também editou a revista Oxford Poetry e publicou contos, poesias e literatura de viagem. Foi um entusiasta do uso responsável do LSD como catalisador dos processos mentais do indivíduo, em busca do ápice da condição humana e de maior desenvolvimento das suas potencialidades. Nasceu em Godalming, Inglaterra, em 26.07.1894.

1963 - John Fitzgerald Kennedy, presidente dos EUA, é assassinado, em Dallas (Texas), quando desfilava em carro aberto pelas ruas da cidade. A polícia prende Lee Harvey Oswald como autor do crime. Oswald é morto dois dias depois por Jack Ruby, proprietário de um cabaré em Dallas, quando estava sendo transferido para a prisão. John Kennedy nasceu em Brookline, EUA, em 29.05.1917.

1963 - Os Beatles lançam seu segundo álbum, With the Beatles.

1965 - O boxeador Cassius Clay, também chamado de Mohammad Ali, mantém o título dos pesos pesados com uma vitória sobre Floyd Patterson.

1966 - Os membros da Comissão Warren se opõem à abertura de um novo inquérito sobre o assassinato de John F. Kennedy.

1966 - Tem fim, no Brasil, o recesso parlamentar instituído pelo AC 23.

1967 - É adotada a Resolução 242 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, estabelecendo um conjunto de princípios destinados a orientar as negociações para um acordo de paz árabe-israelense.

1967 - Nasceu Boris Becker, em Leimen, Alemanha. É um ex-jogador profissional de tênis e ex-número um mundial. Venceu seis torneios do Grand Slam, foi medalha de ouro nos Jogos Olímpicos e o mais jovem vencedor do Torneio de Wimbledon.

1968 - Lançamento do Álbum Branco, dos Beatles, o Álbum Branco, um de seus maiores sucesso e o único álbum duplo do grupo durante a formação da banda

1968 - Criado o Conselho Superior de Censura, baseado no modelo estadunidense de 1939.

1974 - A Assembleia Geral das Nações Unidas concede à Organização de Libertação da Palestina a condição de observador.

1974 - Um avião VC10 da British Airways foi sequestrado em Dubai. A aeronave seria abandonada três dias depois, na Tunísia, após o assassinato de um passageiro e a libertação de palestinos presos no Egito.

1975 - O príncipe Juan Carlos de Bourbon é proclamado rei da Espanha, com o nome de Juan Carlos I.

1975 - O piloto Emerson Fittipaldi anunciou que abandonaria a equipe McLaren para pilotar o Copersucar, carro construído pelo seu irmão Wilson.

1976 - Khadafi anuncia que a Líbia adota oficialmente o nome de República Oficial da Líbia.

1977 - Ocorre o primeiro voo Paris - Nova York do Concorde.

1978 - Toma posse em Portugal o IV Governo Constitucional, um governo da iniciativa presidental de António Ramalho Eanes, chefiado pelo primeiro-ministro Carlos Alberto da Mota Pinto. 

1979 - É restabelecido no Brasil o pluripartidarismo, com extinção do MDB e da ARENA.

1981 - Morreu Sir Hans Adolf Krebs, em Oxford, Inglaterra. Foi um biólogo, médico e químico alemão. Seus principais trabalhos de pesquisa giram em torno das análises do metabolismo celular, principalmente na transformação dos nutrientes em energia dentro das células. Descobriu que certas reações conhecidas dentro das células estavam relacionadas entre si, nomeando esta sucessão de reações de Ciclo do ácido cítrico (1937), mais tarde renomeado em sua honra de Ciclo de Krebs. O ciclo do ácido cítrico é o conjunto de reações energéticas que se produzem nos tecidos dos mamíferos, traduzidas pela formação e decomposição repetidas do ácido cítricocom eliminação de gás carbônico. Nasceu em Hildesheim, Alemanha, em 25.08.1900.

1984 - O Reino Unido comunica oficialmente sua saída da UNESCO devido opor-se ao projeto da NOMIC.

1984 - Morreu Mauro Ramos da Mota e Albuquerque, em Recife (PE). Foi um jornalista, professor, poeta, cronista, ensaísta e memorialista. Nasceu em Nazaré da Mata (PE), em 16.08.1911.

1986 - Mike Tyson vence Travor Berbick e torna-se, aos 20 anos, o mais jovem campeão mundial dos pesos pesados de todos os tempos.

1990 - Na Inglaterra, a conservadora Margaret Thatcher renuncia ao cargo de Primeiro Ministro após 11 anos e meio de mandato.

1993 - O Senado do México aprova o "North American Free Trade Agreement", o NAFTA.

2004 - Começa a Revolução Laranja na Ucrânia, resultante das eleições presidenciais.

1995 - Simon Peres torna-se chefe do governo de Israel.

1997 - O cantor Michael Hutchence, 37, vocalista da banda australiana INXS, é encontrado morto em um hotel em Sydney, Austrália. Enforcou-se com um cinto de couro.

2002 - Justiça condena apresentador Ratinho do SBT a pagar uma indenização de R$ 1,97 milhão de reais ao juiz Luís Beethoven Giffone Ferreira em decorrência de ofensas morais que teriam sido proferidas pelo apresentador em seu programa em 1999.

2003 - Inaugurado o complexo que abriga o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

2003 - A Sociedade Esportiva Palmeiras vence o Sport Club do Recife por 2x1 e retorna a elite do futebol brasileiro, após ter jogado a segunda divisão pela primeira vez em sua história.

2004 - Aprovado e publicado o nome do planetóide que acompanha a órbita de Plutão: Orco.

2004 - O governador de Nova Iorque, George Pataki, nomeia os ex-presidentes Gerald Ford, Jimmy Carter, George Bush "pai" e Bill Clinton, membros honorários do quadro responsável pela reconstrução do World Trade Center.

2004 - A ONU pede ao governo brasileiro o envio de mais 440 militares para a força internacional de paz que atua desde o início do ano no Haiti.

2004 - Em visita ao Brasil, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, mantém embargo à carne brasileira.

2006 - Encontrada numa pedreira em Kisnana, na Hungria, uma opala gigante com 300 kg e 15 milhões de anos, batendo o recorde do país. A pedra foi levada para o Museu de Ciências Naturais.

2006 - Lançado o álbum “A Matter of Life and Death”, do Iron Maiden.

2006 - Câmara dos deputados conclui a votação do Supersimples.

2007 - Reduzida a pena de Suzane von Richthofen e irmãos Cravinhos.

2007 - TRE-MT cassa mandado dos deputados Pedro Henry e Chica Nunes.

2008 - Santa Catarina decretou emergência e pede ajuda do Exército em função das chuvas que atingem o Estado há 72 horas.

2008 - Aviões norte-americanos atacam o noroeste do Paquistão.

2009 - Naufrágio de embarcação com mais de 200 a bordo no litoral da Ilha de Sumatra.

2009 - Seleção brasileira de futebol de areia vence (10 X 5) a Suíça e conquista o tetracampeonato em Dubai, Emirados Árabes.

2010 - Fidel Castro chama OAN de “Máfia Militar”.

2010 - A rede de escolas de idiomas Wizard compra a Yázigi.

2010 - O deputado federal Paulo Pereira da Silva e Força Sindical são

condenados por desvios no FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

2011 - Câmara aprova o texto-base da prorrogação da Desvinculação de Receitas da União (DRU).

2011 - Brasil intensifica críticas e vota contra a Síria na ONU.

2011 - Ministério da Educação suspense autonomia de dez instituições de ensino superior.

2011 - Lançamento do livro “A Revolução Republicana na Educação”, de Cristovam Buarque.

2011 - Divulgado o segundo balanço Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

2012 - Começa o cessar-fogo entre o Hamas na Faixa de Gaza e Israel após oito dias de violência e 150 mortes.

2012 - Ministério ds Saúde libera R$ 82,4 milhões para reforço no custeio de hospitais universitários.

2012 - No México, Felipe Calderon sugere mudar o nome oficial do país.

2012 - Boris Casoy é condenado (R$ 21.000) por ofender gari em telejornal em 31/12/2009.

2012 - Sancionada lei para SUS atender paciente com câncer em até 60 dias.

2013 - Cuba inicia teste para dar autonomia a 12 empresas estatais.

2013 - Presidenta Dilma menciona a ‘amargura dos pessimistas’.

2013 - Protestos de agentes de saúde no centro de Fortaleza (CE).

2013 - Ministério da Agricultura anuncia para cães e gatos.

2014 - Papa Francisco se reúne com crianças com autismo no Vaticano.

2014 - Supremo Tribunal Federal suspende autorização para viajar de Delúbio Soares e José Dirceu.

2014 - Morreu Seu Lunga (Joaquim Santos Rodrigues), em Barbalha (CE). Nascido no Sítio Gravatá, em Caririaçu (CE), em 18.08.1927, e viveu a infância com os pais e sete irmãos no município de Assaré.  Recebeu o apelido por uma senhora, sua vizinha, que passou a chamá-lo de Calunga, que mais adiante se reduziu para Lunga.  Com 16 anos de idade, foi morar no município de Juazeiro do Norte. Foi um poeta, repentista e vendedor de sucata residente em Juazeiro do Norte, ao qual são atribuídas diversas piadas sobre seu temperamento, a partir das quais ganhou fama como um notório personagem do folclore nordestino. Seu Lunga era conhecido pela falta de paciência nas respostas.

2015 - Governo de São Paulo reconhece comunidade quilombola Retiro Ex-Colônia Velha em Cananeia.

2015 - França oferece apoio na segurança das Olimpíadas de 2016.

2015 - Mais de 551 mil estudantes fazem provas do ENADE.

2016 - ONU revela que quase metade do mundo estará online no final de 2016.

2016 - Índios urinam na entrada do Planalto em protesto contra a PEC dos gastos.

2016 - Polícia Federal combate rede de distribuição de pornografia na chamada Deep Web.

2016 - Lançamento de “Holocausto”, obra de Voltaire Schilling.

2016 - Comissão de Valores Mobiliários (CVM) altera regras de escrituração de ativos.

2017 - Petrobras protocola documentação para oferta de ações da BR Distribuidora.

2017 - Prisão dos ex-governadores do Rio de Janeiro Anthony Garotinho (1999-2002) e sua mulher, Rosinha Garotinho (2003-2007).

2017 - Câmara aprova criação da Agência Nacional de Mineração.

2018 - A francesa Total ingressa na distribuição de combustíveis no Brasil.

2018 - Ex-ministro Ciro Gomes discute “A Crise Política” em ciclo de conferências.

2018 - Presidente Michel Temer defende a simplificação de elaboração de leis.

2018 - Ministério da Saúde volta atrás e prorroga inscrição para Mais Médicos. 

2019 - O prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa, decreta toque de recolher em toda a capital.

2019 - China ameaça retaliar caso não consiga “trabalhar em um acordo” com os EUA.

2019 - Morreu Henry Isaac Sobel, em Miami, EUA. Nascido em Lisboa, Portugal, em 09.01.1944, foi um defensor dos direitos humanos e rabino luso-americano radicado no Brasil. No país em que se radicou serviu, por mais de 40 anos, como presidente do Rabinato da Congregação Israelita Paulista (CIP) quando, em outubro de 2007, se afastou formalmente.

2019 - Casa de Portugal recebe Congresso do PT com o ex-presidente Lula.

2019 - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva critica o presidente  Bolsonaro: “Bolsonaro já deixou claro o que quer para o Brasil: destruir todas as conquistas democráticas e sociais das últimas décadas”.

2019 - Presidente Bolsonaro pede humildade a Wilson Witzel (PSC-RJ) para retomar diálogo.

2019 - Cármen Lúcia (STF) manda TRF-4 soltar quem foi preso por ter sido condenado em segunda instância.

2019 - Justiça de São Paulo autoriza a quebra dos sigilos fiscais e bancários do ministro Ricardo Salles.

2019 - Ministério Público do Rio de Janeiro abre 3ª investigação contra Flávio Bolsonaro.

TÚNEL DO TEMPO

Benefícios da Musicoterapia


SITES CONSULTADOS:

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://datasdodia.net

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br/

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário