sábado, 28 de novembro de 2020

Fatos históricos de 29 de novembro

29 de novembro é o 334º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 32 para acabar 2020.

- Dia Internacional da Solidariedade ao Povo Palestino - Em 1977, a Assembleia Geral do ONU pediu que fosse celebrado todos os anos, a 29 de Novembro (resolução 32/40 B), um Dia Internacional de Solidariedade aos Povos Palestinos. Objetivo: lembrar que nesse dia, no ano de 1947, a Assembleia Geral aprovou a resolução sobre a partilha da Palestina - resolução 181 (II).

- Dia Internacional dos Defensores dos Direitos da Mulher.

- Dia da Amizade Brasil-Israel - Comemoração proposta para o Brasil pelo Projeto de Lei Nº 56, de 2005, para marcar a data da Resolução Nº 181 - II) da ONU, de 29.11.1947, pela qual se decidiu em favor da divisão da Palestina numa assembleia presidida pelo embaixador brasileiro, Oswaldo Aranha, o que tornou possível a criação do Estado de Israel em 14.05.1948.

- Dia Nacional da Humanização - Comemoração de brasileiros surgida a partir de 2003 através da PNH (Política Nacional de Humanização) do Ministério brasileiro da Saúde, que tem sido coordenada pelo GIPH (Grupo Interinstitucional de Política de Humanização) brasileira, num espaço coletivo e democrático em prol da discussão e criação de novas modalidades de atenção e gestão humanizadas e a partir da participação ativa de todos os envolvidos no Sistema de Saúde do Brasil.

- Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas - Comemoração promovida no Brasil e idealizada pelo Sindepat (Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas) em parceria com a Adibra (Associação Brasileira das Empresas de Parques de Diversão do Brasil).

- Dia da Solidariedade ao Povo Palestino - Comemoração do Estado brasileiro do Ceará, conforme Lei Nº 11.892 de 20 de dezembro de 1991], que está relacionada com o "Dia Internacional de Solidariedade para com o Povo Palestino".

EVANGELHO (mc 13, 33-37)

34ª Semana do Tempo Comum

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 33“Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento. 34É como um homem que, ao partir para o estrangeiro, deixou sua casa sob a responsabilidade de seus empregados, distribuindo a cada um sua tarefa. E mandou o porteiro ficar vigiando. 

35Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem: à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer. 36Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo. 37O que vos digo, digo a todos: Vigiai!”. 

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor. 

SANTO DO DIA: Francisco Antônio Fasani

 
EFEMÉRIDES

 Johann Doppler (1803-17853)

561 - O rei Clotário I morre em Compiègne. A dinastia merovíngia é continuada por seus quatro filhos, Cariberto I, Gontrão, Sigeberto I e Quilperico I, que dividem o Reino Franco.

800 - Carlos Magno chega a Roma para investigar os alegados crimes do Papa Leão III.

1394 - O rei coreano Taejo de Joseon, fundador da dinastia Joseon, move a capital de Kaesong para Hanyang, hoje conhecida como Seul.

1549 - Tem início o conclave papal de 1549-1550.

1549 - Tem início o conclave papal de 1549–1550.

1612 - Primeiro dia da Batalha de Suvali, que marca o início do fim do monopólio português na Índia.

1627 - Nasceu John Ray, em Black Notley, perto de Braintree, em Essex, Inglaterra, onde também morreu em 17.01.1705. Foi um naturalista, às vezes referido como o pai da história natural inglesa. Em 1670 mudou seu nome para John Wray. Contrariamente a outros naturalistas da sua época, não era médico.

1633 - Vicente de Paulo e Luísa de Marillac fundam a Companhia das Filhas da Caridade.

1643 - Morreu Claudio Giovanni Antonio Monteverdi, em Veneza, Itália. Nascido em Cremona, Itália, provavelmente a 9 de maio e batizado em 15 de maio de 1567 foi um compositor, maestro, cantor e gambista. Monteverdi é considerado o último grande madrigalista, certamente o maior compositor italiano de sua geração, um dos grandes operistas de todos os tempos e uma das personalidades mais influentes de toda a história da música do ocidente. 

1643 - Criação do Ministério da Justiça, por D. João IV.

1776 - São recuperados os oito sobreviventes negros do naufrágio do navio negreiro Utile na ilha de Tromelin.

1782 - A Grã-Bretanha assina um acordo preliminar em Paris reconhecendo a independência norte-americana.

1797 - Nasceu Domenico Gaetano Maria Donizetti, em Bérgamo, Itália, onde também morreu em 08.04.1848. Foi compositor de óperas, sendo um dos mais fecundos do Romantismo.

1803 - Nasceu Johann Christian Andreas Doppler, em Salzburgo, Áustria. Foi um físico que se notabilizou por descrever as alterações nas frequências das ondas sonoras, conforme a aproximação ou afastamento da fonte com relação ao observador, o denominado efeito Doppler. Morreu em Veneza, Itália, em 17.03.1853.

1806 - Nasceu o pintor e escritor precursor do romantismo brasileiro, Manuel de Araujo Porto Alegre, O Barão de Santo Ângelo, em Rio Pardo (RS). Foi, também, político e jornalista (fundador de várias Revistas, dentre elas a "Revista Guanabara", divulgadora do gênero literário romântico e "Lanterna Mágica", publicação de humor político), caricaturista, arquiteto, crítico e historiador de arte, professor e diplomata. Ele morreu em Lisboa, Portugal, em 30.12.1879.

1807 -  Transferência da corte portuguesa para o Brasil: João VI de Portugal foge de Lisboa ante o avanço das tropas de Napoleão durante a Guerra Peninsular, transferindo a corte portuguesa para o Brasil.

1824 - Começa a censura para os teatros do Rio de Janeiro.

1830 -  Levante de Novembro: início da rebelião armada contra o domínio da Rússia na Polônia.

1842 - O decreto nº 255, que institui o selo postal, torna o Brasil o primeiro país das Américas a seguir o exemplo do Reino Unido onde, em 1840, surge o primeiro selo postal adesivo

1847 - Derrota da Sonderbund pelas forças conjuntas de outros cantões suíços sob o comando do general Guillaume-Henri Dufour.

1847 - Massacre Whitman: o missionário Marcus Whitman, sua esposa Narcissa, e onze outros são mortos pelos índios Cayuse e Umatilla.

1850 - Assinado o tratado Pontilhado de Olmütz em Olomouc. A Prússia abandona a União de Erfurt e aceita o renascimento da Confederação Germânica, sob a liderança austríaca.

1877 - Thomas Edison demonstra seu fonógrafo pela primeira vez.

1877 - Inauguração da Primeira Estação Telefônica do Brasil, no Rio de Janeiro (RJ).

1885 - Término da Terceira Guerra Anglo-Birmanesa, e fim da monarquia birmanesa.

1888 - O físico alemão Heinrich Hertz prova a existência das ondas eletromagnéticas, o que possibilitou a telegrafia sem fio.

1890 - Entra em vigor no Japão a Constituição Meiji, e a Dieta Imperial tem sua primeira reunião.

1896 - Scipione Riva-Rocci, médico italiano, inventa um método simples de usar o esfigmomanômetro, um aparelho para medir a pressão arterial.

1897 - Acontece a primeira prova de motociclismo que se tem conhecimento, em Surrey, subúrbio de Londres, na Inglaterra.

1899 - É fundado o Futbol Club Barcelona.

1910 - José Gomes Pinheiro Machado, militar e político da República Velha, funda com Quintino Bocaiúva o Partido Republicano Conservador.

1911 - Nasceu Walter D'Ávila, em Porto Alegre (RS). Foi um ator e humorista. Trabalhou em vários programas de humor ao lado de Jô Soares, Renato Corte Real e Chico Anysio e fez uma novela, "Feijão Maravilha" na TV Globo. Seu último trabalho foi em "Escolinha do Professor Raimundo" como o "Baltazar da Rocha". Era irmão da também atriz e comediante Ema D'Ávila. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 19.04.1996.

1916 - Os Estados Unidos assumem oficialmente o governo da República Dominicana e estabelecem um regime militar.

1924 - Morreu Giacomo Puccini (Giacomo Antonio Domenico Michele Secondo Maria Puccini), de parada cardíaca em Bruxelas, Bélgica. Foi compositor de óperas e suas obras estão entre as mais interpretadas atualmente, entre essas estão La bohème, Tosca, Madama Butterfly e Turandot. Algumas das árias das suas óperas, como "O mio babbino caro" de Gianni Schicchi, "Che gelida manina" de La bohème e "Nessun dorma" de Turandot tornaram-se parte da cultura popular.Nasceu em Lucca, Itália,em 22.12.1858.

1929 - O almirante norte-americano Richard Byrd torna-se a primeira pessoa a sobrevoar o Polo Sul.

1932 - Nasceu Jacques René Chirac, em Paris, França. É um político filiado à UMP. Foi primeiro-ministro da França, de 1974 a 1976 e de 1986 a 1988. Foi também o vigésimo segundo presidente da França, de 1995 a 2007. Como presidente, foi também co-príncipe de Andorra, por inerência.

1933 - Nasceu Francisco Cuoco, em São Paulo (SP). É um ator com uma sólida carreira no teatro, cinema e televisão (tendo sido intérprete de personagens que marcaram época). Atua também como diretor, escritor, poeta, músico, artista plástico, humorista e cineasta.

1943 - Na clandestinidade, Josip Broz, conhecido como Tito, torna-se marechal do exército popular iugoslavo e presidente do governo provisório.

1945 - A Assembleia Constituinte da Iugoslávia proclamou a República Federal, abolindo a monarquia.

1047 - Primeira Guerra da Indochina: as tropas de ocupação francesas realizam um massacre em My Trach, Vietnã.

1947 - A divisão da Palestina em terras judias e árabes foi votada pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

1947 - Nasceu a pesquisadora, escritora e compositora, Marília Trindade Barboza, no Rio de Janeiro (RJ).

1947 - Em Nova Iorque, EUA, a Assembleia Geral das Nações Unidas, presidida pelo brasileiro Oswaldo Aranha aprova a criação do Estado de Israel.

1950 - Guerra da Coreia: tropas norte-coreanas e chinesas forçam as forças das Nações Unidas a sair da Coreia do Norte.

1952 - Guerra da Coreia: o presidente eleito Dwight D. Eisenhower cumpre uma promessa de campanha e viaja para a Coreia para descobrir o que pode ser feito para acabar com o conflito. 

1960 - Morreu Otávio Mangabeira, no Rio de Janeiro (RJ). Foi engenheiro, professor e político, tendo sido deputado federal, governador da Bahia e membro da Academia Brasileira de Letras. Nasceu em Salvador (BA), em 27.08.1886.

1961 - O chimpanzé Enos, lançado ao espaço na cápsula americana Mercury, dá duas voltas completas à Terra e é resgatado no Atlântico.

1961 - Criação do Parque Nacional de Brasília, conhecido como Água Mineral.

1963 - O presidente dos Estados Unidos Lyndon B. Johnson cria a Comissão Warren para investigar o assassinato de John F. Kennedy.

1965 - Lançamento do satélite Alouette 2 pela Agência Espacial Canadense.

1965 - Morreu Santa Rosa (Tomás de Santa Rosa), em Nova Délhi, Índia. Nasceu em João Pessoa (PB), em 20.09.1909. Foi cenógrafo, artista gráfico, ilustrador, pintor, gravador, professor, decorador, figurinista e crítico de arte. Tornou-se famoso em meados do século XX, época em que assinava com as iniciais SR as ilustrações das capas de alguns dos escritores mais importantes daquela geração. Os mais próximos o chamavam simplesmente de "Santa". É reconhecido principalmente como cenógrafo, ou melhor, o primeiro cenógrafo moderno brasileiro, porém a atividade a qual se dedicou ao longo de sua vida foi a de ilustrador de livros.

1967 - Guerra do Vietnã: o Secretário de Defesa dos Estados Unidos Robert McNamara anuncia sua renúncia.

1970 - Nasceu Maria Paula (Maria Paula Fidalgo), em Brasília (DF). É uma atriz e apresentadora de televisão.

1972 - Atari anuncia o lançamento de Pong, o primeiro jogo eletrônico comercialmente lucrativo.

1974 - A Assembleia Nacional da França legaliza o aborto durante as dez primeiras semanas de gravidez.

1975 - Apenas um dia após a declaração de independência do Timor-Leste de Portugal, tropas indonésias invadem o exclave timorense de Oecussi-Ambeno.

1975 - Morreu Norman Graham Hill, em Arkley, Grande Londres, Inglaterra, de acidente de avião. Mais conhecido no mundo automobilístico como Graham Hill, foi um piloto nascido na Inglaterra bicampeão mundial de Fórmula 1 em 1962 e 1968. Esteve na categoria com 18 temporadas, entre 1958 a 1975. O piloto inglês foi o único piloto a ganhar a Tríplice Coroa do Automobilismo. Ele venceu o Grande Prêmio de Mônaco em 1963, 1964, 1965, 1968 e 1969, as 500 Milhas de Indianápolis em 1966 e as 24 Horas de Le Mans em 1972. Ele recebeu o apelido de Mr. Mônaco, em função das cinco vitórias na pista na década 60: (1963, 1964, 1965, 1968 e 1969 - sua última vitória na categoria). A sua marca foi superada 24 anos depois pelo brasileiro Ayrton Senna, que obteve a sexta em 1993. Nasceu em Hampstead, Inglaterra, em 15.02.1929.

1977 - A Câmara dos Deputados aprova a lei do divórcio (Brasil).

1979 - São Francisco é declarado “Padroeiro da Ecologia”.

1981 - Morreu o cantor e compositor Ari Cordovil (Nicanor de Paulo Ribeiro Filho), no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 05/05/1923.

1984 - Iasser Arafat é reeleito presidente do Comitê Executivo da OLP, pelo Conselho Nacional Palestino.

1984 - Chile e Argentina assinam no Vaticano um Tratado de Paz e Amizade para um acordo no Conflito de Beagle. 

1984 - Morreu Lyrio Panicali, em Niterói (RJ). Nascido em Queluz (SP), em  26.06.1906, foi maestro, pianista, arranjador e compositor e considerado um dos grandes maestros da Era de Ouro da Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

1986 - Os militares do Suriname atacam a vila de Moiwana durante a Guerra Civil do Suriname, matando pelo menos 39 civis, principalmente mulheres e crianças.

1986 - Nasce num hospital de Nápoles a primeira criança cujo sexo foi predeterminado pelos médicos durante um teste de fertilização.

1988 - Um furacão em Bangladesh mata 700 pessoas e deixa milhares de desaparecidos.

1988 - Brasil e Argentina assinam o Tratado de Integração, Cooperação e Desenvolvimento, que estipula um prazo para a criação de uma área de livre comércio entre os dois países.

1990 - As Nações Unidas autorizam o uso de força militar contra o Iraque, caso o país não se retire do Kuwait até 15 de janeiro de 1991.

1993 - Paulo César Farias, tesoureiro da campanha do ex-presidente Collor, é preso na Tailândia.

1994 - Um incêndio mata 233 pessoas na discoteca Fuxin, no norte da China. O acidente é causado por um curto-circuito nas instalações elétricas.

1997 - O governo decidiu aumentar o Imposto de Renda sobre as aplicações de renda fixa. Foi mantido o porcentual de 10% sobre do IR para quem ganhava até 1.800 reais.

1997 - Cerca de 40 palestinos, que protestavam contra a prisão de um integrante do grupo Jihad Islâmica, foram feridos com balas de borracha por soldados israelenses.

1999 - FHC assina medida provisória proibindo que as escolas desliguem alunos em débito antes do fim do ano letivo e que reajuste o valor da mensalidade mais de uma vez por ano.

1999 - Astrônomos da Universidade da Califórnia descobrem seis novos planetas que orbitam estrelas fora do Sistema Solar.

2001 - Morreu o ex-beatle George Harrison, em Los Angeles (EUA). Guitarrista, cantor, compositor, ator e produtor de cinema, Harrison atingiu fama internacional como guitarrista dos Beatles. Por vezes referido como "o Beatle quieto", Harrison, com o passar do tempo, tornou-se um admirador do misticismo indiano, introduzindo-o aos Beatles, assim como aos seus fãs do Ocidente. Após a dissolução da banda, ele teve uma bem-sucedida carreira solo; posteriormente, também obteve sucesso como membro do Traveling Wilburys e como produtor de cinema e musical. Harrison ocupa a 11ª posição da lista "Os 100 Maiores Guitarristas de Todos os Tempos", da revista Rolling Stone. Nasceu em Liverpool, Inglaterra, em 25.02.1943.

2003 - Três meses depois de ser campeã mundial, Daiane dos Santos tornou-se a primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro na Copa do Mundo de ginástica artística.

2006 - Morte do vice-presidente da CBF e Conmebol, Nabi Abi Chedid, em São Paulo (SP). Foi um advogado, dirigente esportivo e político brasileiro. Exerceu mais de dez mandatos como deputado estadual em São Paulo. Foi diretor do Clube Atlético Bragantino, presidente da Federação Paulista de Futebol, vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol e da Confederação Sul-Americana de Futebol. Filho do político Hafiz Abi Chedid e de Saada Nader Abi Chedid, Nabi emigrou do Líbano com a família em 1938 a bordo do transatlântico italiano “Oceania”, tendo posteriormente se naturalizado brasileiro e recebido o título de “Cidadão Bragantino”.Nasceu em Ramarith, Líbano, em 21.04.1932.

2006 - Câmara dos Deputados aprova a lei da Mata Atlântica. A Lei foi sancionada numa cerimônia pública, pelo Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, em 22.12.2006.

2006 - Senado aprova Lei de Reforma Agrária. Lembrete: em 30.11.1964 - O Presidente Castelo Branco promulgou o Estatuto da Terra - lei que regula direitos e obrigações concernentes aos bens imóveis rurais.

2008 - Morreu Marcelo Figueiredo Portugal Gouvêa, ou simplesmente Marcelo Portugal Gouvêa, em São Paulo (SP). Foi um advogado brasileiro e também presidente do São Paulo Futebol Clube durante dois mandatos (entre 2002e 2004 e de 2004 a 2006). Nasceu em São Paulo (SP), em 02.03.1938.

2008 - Expedição científica brasileira chega ao interior da Antártida.

2009 - Ruanda é admitida como nação-membro da Comunidade das Nações, sendo a segunda, depois de Moçambique, sem ligações históricas com o Reino Unido a ingressar no grupo.

2009 - Entra em vigor a lei antifumo para ambientes coletivos, públicos ou privados no Paraná.

2009 - Político conservador Porfirio Lobo vence as eleições presidenciais em Honduras.

2009 - A Suíça aprova em referendo popular a proibição da construção de minaretes em mesquitas, dentro do território helvético.

2009 - Ex-guerrilheiro José Mujica da Frente Ampla é eleito presidente do Uruguai em segundo turno.

2009 - Michael Schumacher vence o Desafio Internacional de Kart, em Florianópolis (SC).

2010 - Congresso dos EUA pede investigação do grupo Wikileaks.

2010 - Imprensa inglesa acusa Ricardo Teixeira de aceitar suborno.

2011 - Ronaldo aceita convite para dirigir Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014.

2011 - Paralisação dos magistrados da Justiça Federal e do Trabalho.

2011 - A Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP) lança o Jurômetro.

2012 - Morreu Joelmir Beting (Joelmir José Beting), em São Paulo (SP). Foi um jornalista e sociólogo. Profissional de grande contribuição para o jornalismo, a economia e a comunicação, foi pioneiro na tradução dos difíceis termos técnicos da economia para a vida cotidiana. Joelmir Beting nasceu em Tambaú (SP), em 21.12.1936.

2012 - Instituto Lula apresenta projeto do Memorial da Democracia no Rio de Janeiro.

2013 - Voo Linhas Aéreas de Moçambique 470 cai na Namíbia, matando 33 pessoas.

2013 - China anuncia a criação de Centro de Alerta de Tsunamis.

2013 - Petrobras reajusta gasolina (4%) e diesel (8%) a partir do dia seguinte.

2014 - PT aprova resolução de combate à corrupção.

2014 - Manifestantes protestam contra Dilma Roussef na Avenida Paulista, em São Paulo.

2014 - Presidenta Dilma Rousseff critica “golpistas de sempre”.

2015 - Alemanha anuncia que enviará 1.200 soldados para combater o Estado Islâmico.

2015 - Recife e o estado de Pernambuco decretam Estado de Emergência devido ao Aedes Aegypti.

2015 - Supremo Tribunal Federal converte prisão temporária de André Esteves em preventiva.

2016 - Supremo Tribunal Federal (STF) arquiva ação penal contra o Mons. Jonas Abib.

2016 - Comissão do Senado aprova projeto que limita juro do cartão de crédito.

2016 - Protesto contra PEC do teto em Brasília (DF).

2017 - Presidente Donald Trump estimula um boicote contra a rede de televisão CNN.

2017 - CCJ do Senado aprova posse de arma de fogo por morador da área rural.

2017 - Por 7 votos a 2, Supremo Tribunal Federal proíbe o uso de amianto no Brasil.

2017 - IBGE revela que Brasil tem mais de 900 mil crianças trabalhando em desacordo com a legislação.

2017 - O Grêmio vence (2 x 1) o Lanús e conquista o tricampeonato da Libertadores.

2018 - Mulheres centro-americanas anunciam greve de fome na fronteira com os EUA.

2018 - China anuncia que punirá experimentos genéticos que “violarem leis e princípios éticos”.

2018 - Marcos Cintra é anunciado secretário da Receita, e Marcos Tryjo, de Comércio.

2018 - Petrobras encerra comitê voltado a governança e investigação de irregularidades.

2018 - Polícia Federal prende o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (MDB).

2018 - A procuradora-geral Raquel Dodge diz que esquema criminoso no Rio de Janeiro ainda não cessou.

2019 - O primeiro-ministro Boris Johnson pede a Trump que não se envolva em eleições britânicas.

2019 - O Presidente do Suriname, Dési Bouterse, é condenado a 20 anos de prisão.

2019 - Indústrias Nucleares do Brasil (INB) aumentam a capacidade de enriquecimento de urânio.

2019 - Várias cidades do mundo realizam greve geral mundial pelo clima, apoiada pela Fridays For Future.

2019 - Folha de São Paulo é excluída de licitação do governo federal.

2019 - Ministro Gilmar Mendes (STF) revoga decisão que paralisou investigação sobre Flávio Bolsonaro

TÚNEL DO TEMPO

Ouça George Harisson

  

SITES CONSULTADOS:

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário