domingo, 13 de junho de 2021

PRIMEIRO PLANO - Prof. Leunam Gomes (*)

COM APENAS 12% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA VACINADA, NÃO HÁ COMO DEIXAR DE LADO AS PRECAUÇÕES

Ontem, pela manhã, tive o prazer de  conversar, on line, com os diretores e Coordenadores Pedagógicos de Poranga. A iniciativa foi do subsecretário Fernando Lima.

Uma surpresa foi a participação do Professor e Artista Dreivos Sousa, de Croatá, com quem tive a alegria de trabalhar na Secretaria de Educação de Croatá, em 2013.

A conversa foi Gestão Democrática Escolar. A abordagem feita a partir da minha experiência pessoal. Todas as gestões  que desenvolvi foram, comprovadamente, democráticas.

Aconteceram em Croatá (1989/1992), em Poranga (1993), Guaraciaba do Norte (1993/1995) e, novamente em Croatá, em 2013.

Aquelas experiências foram todas documentadas. A de Guaraciaba do Norte virou tema da minha dissertação de Mestrado: “Em Educação, sem Participação não há mudança”.

A questão da participação foi abordada no âmbito do Município, da Escola e da Sala de Aula. Os resultados foram sempre positivos e fundamentaram o livro PROFESSOR COM PRAZER.

O Professor Fernando Lima foi o articulador do Curso de Metodologia de Ensino, com  base na Educação Biocêntrica, realizado em Poranga. Ele se transformou num entusiasta, com sucesso.

Uma das manifestações dos Diretores foi esta: “Obrigada, Professor Leunam, por nós proporcionar uma experiência espetacular, um momento de vivência incrível, foi um prazer participar.” 

A partir da provocação do Professor Fernando Lima: Como você sai dessa formação? Expresse suas impressões, outros comentários, estão aqui neste site.

A Geração de 68 vai às ruas no dia 26 de junho, quando marcam 53 anos da histórica Passeata dos 100 mil.

A temática será: Por um auxílio emergencial de R$ 600; Pela democracia sempre. Ditadura nunca mais! Basta de genocídio!

Recebi do colega Betanista Plinio Belchior Magalhães um vídeo com a gravação do Hino da Padroeira de Viçosa do Ceará, interpretado pela Orquestra Sinfônica de Teresina.

A autora e interprete é Inês Mapurunga, sua irmão. Há também a participação do Maestro Poti Fontenele, famoso Músico e Maestro viçosense.

A comprovação de um esforço coletivo, com lideranças sérias e comprometidas é esta obra da Associação Cultural Arte em Pauta, com a construção de seu Centro Cultural, em Croatá.

Acompanho esse grupo desde o seu nascimento e posso testemunhar o esforço e os resultados. Construíram uma história de sucessos, superando inúmeros obstáculos.

Hoje a obra já está em andamento e precisará, cada vez mais do apoio da comunidade. Toda contribuição será muito importante. O Hélio Júnior informará como fazer: (88) 992572081

Como decifrar esta frase para os alunos? “Essa CPI precisa ouvir cientistas que são a favor e também os que são contra a ciência”. Foi dita por um Senador cearense.

Com apenas 12% da população brasileira vacinada, não há como deixar de lado as precauções, especialmente, deixando de usar máscara, liberando-se do distanciamento e do asseio com as mãos.

Ouvi um cientista dizer que só se pode deixar essas providencias quando, pelo menos, 70% da população esteja vacinada.  A situação é esta: ou precauções ou suicídio.

O fanatismo cega. O negacionismo mata. Não querer seguir as orientações dos cientistas, nas precauções contra o COVID, é caminhar para o suicídio.  A máscara é símbolo de inteligência.


(*) LEUNAM GOMES Ex-aluno dos seminários de Sobral e Olinda, onde concluiu os cursos de Filosofia e Teologia. Professor aposentado da UVA, Mestre em Gestão e Modernização Pública, Radialista, autor dos livros: SEMINÁRIO DE SOBRAL-AD VITAM-65 DECLARAÇÕES DE AMOR, PROFESSOR COM PRAZER é UM HOMEM DE PALAVRA. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário