sexta-feira, 9 de julho de 2021

PRIMEIRO PLANO – Prof. Leunam Gomes (*)


A CNBB LEVANTA SUA VOZ NESTE MOMENTO, MAIS UMA VEZ, PARA DEFENDER VIDAS AMEAÇADAS

O Projeto Família Viva, Vive! Foi com este Projeto que, na manhã de 2 de julho, o Professor Guto Lira foi premiado com a 1ª colocação do PEPE (Projeto Experiências Pedagógicas Exitosas) do Ensino Fundamental I de Viçosa do Ceará.

Ao cumprimentá-lo, via Facebook, disse-lhe: Era previsível que seria premiado. Basta ousar e fazer diferente, estimulando a participação. Parabéns!



Sua resposta: “Muito obrigado pelo carinho professor! Exatamente assim que aprendi com seu livro Professor com prazer". Podia ser mais gratificante?

Fiquei até comovido, mas não surpreso. Na segunda edição, publiquei a opinião de Guto Lira sobre a importância de nosso livro na sua vida profissional.

A Secretaria de Educação tem à frente à competentíssima Professora Willia Andrade que, apesar de jovem, já tem uma importante história no ensino municipal.

Um aspecto importante na gestão da Educação é trabalhar com uma equipe entusiasmada e motivada. Isto depende de gestores competentes e que sabem compartilhar conhecimentos.

Gestores que só sabem fiscalizar e mandar, geralmente são incompetentes. Não querem colaboradores. Preferem pessoas submissas e bajuladoras.

Imagino que os técnicos comprometidos e competentes devem sofrer, testemunhando desmandos e decisões absurdas nas suas Secretarias e , até mesmo em Ministérios.

A CNBB levanta sua voz neste momento, mais uma vez, para defender vidas ameaçadas, direitos desrespeitados e para apoiar a restauração da justiça, fazendo valer a verdade. 

A trágica perda de mais de meio milhão de vidas está agravada pelas denúncias de prevaricação e corrupção no enfrentamento da pandemia da Covid-19”.

A Comissão Parlamentar de Inquérito, do Senado Federal, tem revelado ações terríveis. Em vez dos cuidados com salvar vidas, as ações eram para encher os bolsos.

Recomendo o filme ANEL DE TUCUM que pode ser visto, facilmente, no Youtube. É sobre as perseguições dos ricos ao trabalhos das comunidades eclesiais de base. Excelente.

O Ministro da Educação, um dos “terrivelmente evangélicos” quer o retorno das aulas presenciais. Isto, todos queremos, mas desde que todos estejam vacinados e seguros.

Por discordar das ações e omissões do Governo Federal, um padre, em Fortaleza, foi agredido após a sua missa, na sacristia. Um grupo das mulheres que fazem arminha.

Com certeza, se acham da elite de anéis de ouro, carros de luxo e vão exibir-se na Igreja. Sem pingo de juízo, sem ideias, repetem o que lhes dizem. Nada de elite.

Não duvido que, brevemente, façam campanha para eliminar a oração do Pai Nosso, quando perceberem, um pouquinho, o significado de sua mensagem.

Em Guaraciaba do Norte, a Paróquia anuncia a realização da tradicional Festa de Agosto, celebração da Padroeira. Certamente, com todas as precauções.


É o período em que muitos conterrâneos retornam ao município. Outros ficam, de longe, emocionados, acompanhando tudo pela internet.


(*) LEUNAM GOMES Ex-aluno dos seminários de Sobral e Olinda, onde concluiu os cursos de Filosofia e Teologia. Professor aposentado da UVA, Mestre em Gestão e Modernização Pública, Radialista, autor dos livros: SEMINÁRIO DE SOBRAL-AD VITAM-65 DECLARAÇÕES DE AMOR, PROFESSOR COM PRAZER é UM HOMEM DE PALAVRA. 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário