sábado, 19 de fevereiro de 2022

ARTIGOS: O que deve ser a paz (Wilson Moura*)

Paz não significa ausência de problemas, mas é um estado de controle interior, onde se encontram as alternativas de paz da alma. A paz nos dá o controle do agir, do pensar e do sentir.

As pessoas que não tem paz, geralmente, nunca poderão ser felizes. Por exemplo: o pai que é o líder da sua família, tem que ter espírito de paz, para que haja harmonia dentro da sua casa.

Certa vez perguntaram à madre Teresa, como poderíamos promover a paz mundial? Ela disse: "Vá para a sua casa e ame a sua família ". Essa é uma lição para o mundo colocar amor no coração das pessoas.

Quando estamos no estado de paz, não há desconcentração. Primeiro busquemos a paz de alma para os nossos diálogos, para dizermos coisas certas e evitar as que não devem ser ditas, isto significa serenidade.

Um dos filósofos que mais se preocupou com a paz foi, Immanuel Kant. Ele dizia que era preciso se construir uma paz coletiva mundial. E que essa paz veria, através, de uma paz individual. Essa paz está no amor.

Foi essa paz de amor, a teoria da última porta, daquele anjo da Bahia, chamada irmã Dulce: "Quando nenhum hospital quiser aceitar algum paciente, nós aceitaremos. Essa é a última porta e por isso não posso fechá-la".

A sua maior riqueza era o amor que ela tinha pelos pobres necessitados e eles queriam paz.




                                                     (*) Engenheiro, escritor e compositor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário