domingo, 27 de março de 2022

ARTIGOS: O adágio do veneziano (Por Dr. Francisco Santamaria Mont'Alverne Parente*)

Tomaso Giovanni Albinoni (1671-1751), um dos mais notáveis compositores do período barroco da música erudita, nasceu na bela e histórica Veneza dos Doges, onde floresceu o extraordinário talento desse renomado artista.

O seu "Adágio em Sol Menor para Violino, Cordas e Órgão" constitui uma das mais sublimes peças musicais que a humanidade conseguiu produzir.

O grande músico ainda compôs cerca de oitenta óperas e inúmeras peças instrumentais.

O seu inegável talento foi amplamente reconhecido em vida, inclusive por parte do esplendoroso compositor alemão Johann Sebastian Bach (1985-1750), seu ilustre contemporâneo.

Tomaso Albinoni faleceu na mesma cidade em que nascera, em decorrência de insidiosa e deverá diabetes, sendo sepultado na majestosa Basílica de São Marcos, em sua cidade natal.

É de se lastimar que grande parte da obra desse gigante da Música tenha se perdido durante o intenso bombardeio das tropas aliadas à cidade de Dresden/Alemanha, em fevereiro de 1945, ao final da II Guerra Mundial.

O Adágio de Albinoni integra a trilha sonora dos excelentes filmes "O Processo" (The Trial,1962), sufocante realização do genial cineasta norte-americano Orson Welles (1915-1985), "Rollerball  -Os Gladiadores do Futuro" (Rollerball, 1975), dirigido pelo canadense Norman Jewison, nascido em 1926, "Gallipoli" (Gallipoli, 1981), realizado pelo australiano Peter Weir, nascido em 1944, e "Manchester à Beira-Mar" (Manchester by the Sea, 2016), excepcional película dirigida pelo estadunidense Kenneth Lonergan, nascido em 1962. São quatro grandes filmes, e o retro mencionado Adágio aparece de forma brilhante em todos.

Películas de visão obrigatória para os cinéfilos de gosto apurado.

(*) Dr. Francisco Santamaria Mont'Alverne Parente. Juiz de Direito. Membro da Academia Sobralense de Estudos e Letras. Membro da Academia Cearense de Cinema. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário