terça-feira, 29 de março de 2022

Fatos históricos de 30 de março

30 de março é o 89º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 276 para acabar 2022.

- Dia da Anestesia Geral - Comemorado para marcar a data da 1ª cirurgia com anestesia geral (então à base de éter), que foi realizada em 30 de março de 1842 pelo médico e farmacêutico norte-americano, Crawford Williamson Long, durante a remoção de um tumor do pescoço do paciente estadunidense, James M. Venable, na cidade norte-americana de Jefferson na Geórgia-EUA.

- Dia Internacional das Empregadas Domésticas - Comemoração principalmente da América Latina, que foi instituída em 1988 durante o "1º Encontro Latino-Americano de Empregadas Domésticas" em Bogotá, Bolívia. Participaram representantes da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai, quando também se decidiu pela criação da CONLACTRAHO (Confederação Latino-Americana e do Caribe de Trabalhadoras Domésticas ou "Confederación Latinoamericana y del Caribe de Trabajadoras del Hogar").

- Dia Nacional da Social Democracia Cristã - Comemorado por brasileiros simpatizantes do Partido Social Democrata Cristão, para marcar a data da fundação do PSDC (Partido Social Democrata Cristão), que foi criado em 30 de março de 1995, a partir do antigo Partido Democrata Cristão (PDC).

- Dia do Futebol Society - Comemorado no Brasil e oficializado na cidade brasileira de São Paulo-SP pela Lei Nº 12.421 de 10 de julho de 1997, para marcar a data do nascimento do professor e ex-árbitro brasileiro de futebol de salão, Milton Mattani, em 30.03.1940.

EVANGELHO (Jo 5, 17-30)

4ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 17Jesus respondeu aos judeus: “Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho”. 18Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus.

19Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus: “Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também. 20O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados.

21Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. 22De fato, o Pai não julga ninguém, mas ele deu ao Filho o poder de julgar, 23para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.

24Em verdade, em verdade vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida. 25Em verdade, em verdade, eu vos digo: está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão.

26Porque, assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo. 27Além disso, deu-lhe o poder de julgar, pois ele é o Filho do Homem. 28Não fiqueis admirados com isso, porque vai chegar a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a voz do Filho e sairão: 29aqueles que fizeram o bem, ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, para a condenação.

30Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Eu julgo conforme o que escuto, e meu julgamento é justo, porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA: João Clímaco

EFEMÉRIDES

Ankito  (1924-2009)

240 a.C. - Primeiro periélio registrado da passagem do cometa Halley.

598 - Campanha dos Balcãs: os ávaros levantam o cerco à fortaleza bizantina de Tomis. Seu líder Baian I recua em direção ao norte do rio Danúbio, após as hordas ávaro-eslavas serem dizimadas pela peste.

1282 - Os sicilianos revoltam-se contra o rei angevino Carlos I, revolta que ficou conhecida por Vésperas sicilianas.

1492 - Os Reis católicos, Fernando e Isabel, assinam o decreto de Alhambra ordenando a expulsão de todos os judeus da Espanha a menos que eles se convertessem ao Catolicismo Romano.

1746 - Nasceu Francisco José de Goya Y Lucientes, em Fuentedetodos, Saragosa, Espanha. Morreu em Bordéus, França, em 15.04.1828. Foi um pintor e gravador espanhol. Conhecido como "Goya, o Turbulento" e considerado às vezes como "o Shakespearedo pincel".


1814 - A Grã-Bretanha e seus aliados que lutaram contra o exército francês de Napoleão Bonaparte entram em Paris, simbolizando o fim do domínio francês no Continente Europeu.

1822 - Criado o Território da Flórida nos Estados Unidos.

1828 - Nasceu Olegário Herculano de Aquino e Castro, em São Paulo (S). Magistrado e historiógrafo. Foi presidente do Supremo Tribunal Federal de 1894 a 1906. Morreu em Rio de Janeiro (RJ), em 10.08.1906.

1842 - Usa-se pela primeira vez a anestesia numa cirurgia. A operação foi realizada pelo Dr. Crawford Long usando éter, na Geórgia, EUA.

1843 - Casamento de Dom Pedro II, por procuração, com a princesa italiana D. Tereza Cristina Maria de Bourbon.

1844 - Nasceu Paul Marie Verlaine, em Metz, França. Foi considerado um dos maiores e mais populares poetas franceses. Morreu em Paris, França, em 08.01.1896.

1846 - Criação da vila de Exu (PE) - município de Novo Exu em 10/06/1907.

1853 - Nasceu Vincent William Van Gogh, em Groot-Zundert, Holanda. Morreu em Auvers-sur-Oise, Auvergne, França, em 29.07.1890. Foi um pintor pós-impressionista neerlandês, freqüentemente considerado um dos maiores de todos os tempos. Sua vida foi marcada por fracassos. Ele falhou em todos os aspectos importantes para o seu mundo, em sua época. Foi incapaz de constituir família, custear a própria subsistência ou até mesmo manter contatos sociais. Aos 37 anos, sucumbiu a uma doença mental, suicidando-se. A sua fama póstuma cresceu especialmente após a exibição de 71 das suas telas em Paris, a 17.03.1901. Somente após a sua morte sua obra foi amplamente reconhecida.

1856 - É assinado o Tratado de Paris, encerrando a Guerra da Criméia e garantindo a integridade da Turquia Otoman.

1861 - Descoberta dos elementos químicos: William Crookes anuncia sua descoberta do tálio.

1863 - O Príncipe Guilherme da Dinamarca torna-se o primeiro monarca da nova dinastia grega como Jorge I da Grécia.

1867 - O Secretário de Estado norte-americano, William H. Seward, assina um tratado com a Rússia, comprando o Alaska para os Estados Unidos por US$ 7 milhões. Na época, ele foi ridicularizado pela aquisição; anos depois, foi descoberto ouro e petróleo neste novo estado norte-americano.

1859 - Nasceu Adelino Fontoura, em Axixá (MA). Foi jornalista, ator, poeta, escritor e patrono da Academia Brasileira de Letras. Morreu em Lisboa, Portugal, em 02.05.1884.

1863 - O Príncipe Guilherme da Dinamarca torna-se o primeiro monarca da nova dinastia grega como Jorge I da Grécia.

1867 - O território russo do Alasca é comprado por 7,2 milhões de dólares americanos, cerca de 2 centavos/acre ($4,19/km²), pelo Secretário de Estado dos Estados Unidos William H. Seward.1870 - É ratificada a Emenda de número 15 na Constituição norte-americana, que dá o direito ao voto para homens negros no país

1882 - Inauguração do Cabo Submarino (1882), ligando Fortaleza ao Sul do País, e em 30 de maio, ligando Fortaleza à Europa.

1885 - A Batalha de Kushka desencadeia o incidente de Panjdeh, que quase dá origem à guerra entre o Império Russo e o Império Britânico.

1910 - Morreu José Brasilício de Souza, em Florianópolis (SC). Foi professor, astrônomo, compositor e violinista. É autor da melodia do Hino do Estado de Santa Catarina, cuja letra é de autoria de Horácio Nunes Pires. Nasceu em Goianinha (RN), em 09.01.1854.

1912 - O sultão Mulei Abdal Hafide assina o Tratado de Fez, tornando Marrocos um protetorado francês.

1917 - Doutorado em filosofia de Edith Stein (canonizada em 11/10/1998).

1919 - É nomeado em Portugal o 20.º governo republicano, chefiado pelo presidente do Ministério Domingos Pereira.

1922 - Gago Coutinho e Sacadura Cabral fazem a primeira travessia aérea do Atlântico Sul.

1926 - Nasceu (Amadeu Thiago de Mello), em Barreirinha (AM). É um dos poetas mais influentes e respeitados no pais, reconhecido como um ícone da literatura regional. Tem obras traduzidas para mais de trinta idiomas. Preso durante a ditadura (1964-1985), exilou-se no Chile, encontrando em Pablo Neruda um amigo e colaborador. Um traduziu a obra do outro e Neruda escreveu ensaios sobre o amigo. No exílio, morou na Argentina, Chile, Portugal, França, Alemanha. Com o fim do regime militar, voltou à sua cidade natal, Barreirinha, onde vive até hoje. Seu poema mais conhecido é Os Estatutos do Homem, onde o poeta chama a atenção do leitor para os valores simples da natureza humana. Thiago de Mello faleceu em Manaus (AM), em 14.01.2022.

1935 - Luís Carlos Prestes foi eleito presidente de honra da Aliança Nacional Libertadora, que reunia as correntes antifascistas.

1937 - Nasceu o comediante Rogério Cardoso Furtado, em Mococa (SP). Destacou-se nos papéis de "Rolando Lero" (na Escolinha do Professor Raimundo), "Salgadinho", na telenovela Explode Coração, ambos na Rede Globo. Este último o motivou a tentar carreira na política, e Rogério elegeu-se vereador pelo PFL do Rio de Janeiro, em 1996. Seu último papel foi como o "Seu Flor" da série A Grande Família. Rogério Cardoso morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 24.07. 2003.

1939 - O número 27 da revista Detective Comics introduz o super-herói Batman.

1940 - Segunda Guerra Sino-Japonesa: o Japão declara Nanquima capital do novo governo fantoche chinês, nominalmente controlado por Wang Jingwei.

1945 - Segunda Guerra Mundial: Forças soviéticas invadem a Áustria e ocupam Viena.

1945 - Nasceu Eric Patrick Clapton, em Ripley, Surrey, Inglaterra. É um guitarrista, cantor, compositor e tem o apelido de Slow Hand. É considerado um dos melhores guitarristas do mundo.

1947 - Morreu Dom Joaquim Antônio de Almeida, em Macaíba (RN). Foi o 1º bispo de Natal (RN). Nasceu na fazenda Barra de Pajuçara, zona rural do antigo município de Goianinha (RN), em 17.08.1868.

1948 - Nasceu Lílian (Sílvia Lília Barrie Knapp), no Rio de Janeiro (RJ). Cantora da Jovem Guarda que fez dupla com Leno (Gileno Osório Wanderley de Azevedo).

1957 - EUA lançam segundo submarino atômico, o USS Sea Wolf.

1961 - Assinada a Convenção Única sobre Entorpecentes em Nova Iorque.

1965 - Guerra do Vietnã: um carro-bomba explode em frente à embaixada dos Estados Unidos em Saigon, matando 22 pessoas e ferindo outras 183.

1968 - Nascimento da cantora Celine Dion (Céline Marie Claudette Dion), em Charlemagne, Canadá.

1970 - Franceses ocupam zona rebelde do Tchad.

1971 - O primeiro-ministro da África do Sul, Balthazar Vorster, anuncia discussão sobre o apartheid.

1973 - O governo argentino protestou contra a intenção do Brasil de iniciar o enchimento da Ilha Solteira sem ter comunicado aos países interessados no curso das águas do rio Paraná.

1974 - Alice Cooper é a primeira estrela do rock internacional a se apresentar no Brasil. O show foi assistido por 50 mil pessoas.

1975 - Tropas do Viet Cong tomam Da Nang.

1976 - Os primeiros protestos do Dia da Terra são realizados em Israel/Palestina.

1981 - Ronald Reagan, presidente dos Estados Unidos, é baleado em atentado, em Washington, D.C, por John Hinckley Jr.

1981 - Lindomar Castilho matou a ex-mulher, Eliane de Grammont. O crime ocorreu quando Lindomar e Eliane já estavam separados havia um ano. Lindomar foi a um bar em que Eliane se apresentava como cantora ao lado de Carlos Randal, primo do ex-marido de Eliane. Lindomar desferiu 5 tiros da plateia em direção ao palco, sendo que um deles matou Eliane. Randal ficou ferido. Lindomar foi condenado pelo assassinato de Eliane e permaneceu 7 anos na prisão.

1981 - O presidente americano Ronald Reagan é ferido em atentado.

1982 - Depois de oito dias em órbita, a nave espacial Columbia pousa na base aérea de White Sands, Novo México.

1986 - O presidente dos EUA, Ronald Reagan, nega-se a suspender os testes americanos com armas nucleares.

1987 - O quadro "Girassóis", de Vincent van Gogh, é comprado por US$ 39,85 milhões.

1990 - Estônia declara o início do processo de independência da URSS.

1991 - O Sudão começou a receber ajuda externa para aplacar a fome de 7 milhões de pessoas, vítimas do fracasso das colheitas. O número de mortos nunca foi esclarecido.

1993 - O governo de Israel ordenou a interdição da Faixa de Gaza, destinada aos palestinos, por causa do assassinato de dois policiais israelenses.

1994 - Sérvios e croatas assinam um cessar-fogo para terminar a guerra na Croácia enquanto muçulmanos da Bósnia e sérvios continuam a guerrear entre si.

1995 - O Papa João Paulo II lança a 11º encíclica papal na qual condena o aborto e a eutanásia como crimes que nenhum ser humano pode legitimar.

1998 - Judy Buenoano, a Viúva Negra, foi executada na cadeira elétrica, nos Estados Unidos. Ela matou o marido, o filho paraplégico e tentou assassinar o amante.

1998 - A Rolls Royce é adquirida pela indústria automobilística alemã BMW por US$570 milhões.

1999 - O grupo Philip Morris é condenado por um tribunal da Califórnia a pagar US$ 81 milhões de indenização à família de um homem que morreu de câncer. Um mês antes, o mesmo fabricante de cigarros foi condenado a pagar indenizações de US$ 50 milhões por um tribunal da cidade de Nova York.

2002 - A rainha-mãe Elizabeth morreu dormindo aos 101 anos. Mãe da rainha Elizabeth II, do Reino Unido, ela conquistou a simpatia dos súditos ao ficar ao lado do rei George VI durante a Segunda Guerra Mundial. Viúva do rei George 6º e fonte de apoio para sua filha mais velha, Elizabeth 2ª, 75 anos, a rainha-mãe era a figura mais popular da realeza britânica e um símbolo da resistência inglesa aos nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial.

2003 - Arqueólogos egípcios encontram uma urna funerária de 5 mil anos com ossos e restos de pele revestidos por uma resina utilizada em processos de mumificação. A descoberta passou a ser o mais antigo registro de mumificação no Egito.

2005 - Papa João Paulo II aceita a renúncia de D. Mauro Morelli (bispo de Duque de Caxias-RJ).

2006 - A bordo da Soyuz TMA-8, em uma missão para a Estação Espacial Internacional, Marcos Pontes torna-se o primeiro brasileiro e primeiro lusófono a ir para o espaço.

2006 - Ministro Hélio Costa (Comunicações) critica o ministro Gilberto Gil (Cultura).  "Só lamento a deselegância do ministro. Não é à toa que alguns amigos dele o chamam de Gilberto Vil”

2006 - Ministro Gilberto Gil divulgou nota com pedido de desculpas ao ministro Hélio Costa.

2007 - Fifa declara o Palmeiras o primeiro campeão mundial da história.

2008 - Vaticano desmente mudança do túmulo de João Paulo II.

2009 - Morreu Ankito, nome artístico de Anchizes Pinto, no Rio de Janeiro (RJ). Foi ator e comediante, considerado um dos cinco maiores nomes das chanchadas. De família circense, era filho do palhaço Faísca e sobrinho do famoso palhaço Piolim. Era casado com a atriz Denise Casais. Passou a atuar profissionalmente no circo aos sete anos de idade, no globo da morte. Nasceu em São Paulo (SP), em 26.02.1924.

2010 - Presidente Lula pede que Henrique Meirelles permaneça no Banco Central.

2010 - Inauguração da Ponte Estaiada João Isidoro França conhecida como ponte do sesquicentenário ou ponte estaiada foi projetada para as comemorações dos 150 anos de Teresina (PI).

2011 - Nasa revela imagem realizada pela sonda Messenger em Mercúrio.

2011 - O deputado Jair Bolsonaro diz que está “se lixando” para movimentos gay.

2011 - OAB entra com representação na Câmara contra Jair Bolsonaro.

2012 - Estreia o filme “Heleno”. Rodrigo Santoro interpreta o craque Heleno de Freitas (1920 - 1959).

2012 - Brasil registra superávit primário recorde de R$ 9,5 bilhões em 02/2012.

2013 - Morreu Phil Ramone (Philip Ramon), em Manhattan, Nova Iorque, EUA. Nascido na África do Sul, em 05.01.1934, mas criado nos EUA, foi um violinistacompositorengenheiro de som e produtor musical.

2013 - Governo confirma manutenção da alíquota reduzida do IPI para automóveis e caminhões.

2014 - Forças de segurança ocupam Complexo da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro.

2015 - Câmara aprova salário de R$ 33,7 mil para defensor público federal.

2015 - Em manifesto, diretórios regionais saem em defesa do PT.

2015 - A partir desta data FIES passa a exigir média mínima no Enem.

2016 - Ligações interurbanas ficam mais baratas em 587 municípios.

2017 - SpaceX conduz o primeiro veículo de lançamento reutilizável do mundo de um foguete de classe orbital.

2018 - ONU sanciona 49 navios e empresas por violarem embargo contra Coreia do Norte.

2018 - Mensagem do Papa Francisco em frente ao Coliseu de Roma: “Deixar aos jovens um mundo dividido e com guerras é uma vergonha.”

2018 - Ministra Rosa Weber (STF) nega pedido de liberdade feito por dono da Rodrimar, Antonio Celso Grecco.

2018 - Paulo Maluf tem alta do hospital e vai para a prisão domiciliar.

2019 - Show de Paul McCartney no Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR).

2019 - França inicia comemorações dos 130 anos da Torre Eiffel.

2019 - Governo Trump suspende ajuda financeira a El Salvador, Guatemala e Honduras.

2019 - Terremoto de magnitude 5,3 atinge Golfo de Corinto na Grécia.

2019 - Caminhoneiros do Paraná fazem carreata pela tabela do frete.

2020 – Morreu William Harrison Withers, Jr., em Los Angeles, Califórnia, EUA. Nascido em Slab Fork, Virgínia Ocidental, EUA, em 04.07.1938, conhecido pelo seu nome artístico Bill Withers, foi um cantor e compositor norte-americano de blues e soul que atuou e gravou de 1970 a 1985. Gravou vários sucessos importantes, incluindo "Lean on Me", "Ain't No Sunshine", "Use Me", "Just the Two of Us", "Lovely Day" e "Grandma's Hands".

2020 - Espanha proíbe funerais e cremações com mais de três acompanhantes. E Lionel Messi anuncia dos jogadores do Barcelona reduzirão em 70% os salários.

2020 - Italianos queimam bandeiras da União Europeia como protesto em meio à pandemia da Covid-19.

2020 - Facebook oferece US$ 100 milhões para ajudar meios de comunicação atingidos por pandemia.

2020 - Nos Estados Unidos Justiça aceita pedido da defesa do ex-presidente da CBF, José Maria Marin.

2020 - Anunciada a primeira morte entre militares dos Estados Unidos devido à Covid-19.

2020 - Comitê Olímpico internacional anuncia Olimpíadas de Tóquio para julho de 2021.

2020 - Moscou inicia regime de isolamento domiciliar.

2020 - Áustria proíbe acesso a supermercados para quem não use máscara.

2020 - Parlamento da Hungria aprova lei de emergência que dá a Viktor Orbán poderes quase ilimitados.

2020 - Ilha grega de Lesbos registra primeira morte por coronavírus.

2020 - Arábia Saudita anuncia que aumentará as exportações de petróleo para 10,6 milhões de barris/dia.

2020 - Irã supera 2.750 mortes por coronavírus.

2020 - Jordânia começa a evacuar cerca de 5.000 pessoas confinadas em hotéis.

2020 - ONU pede US$ 2,5 trilhões e meio de dólares para ajudar países em desenvolvimento.

2020 - MEC abre 31,7 mil vagas de cursos técnicos e de qualificação profissional EaD.

2020 - Ministro Sérgio Moro autoriza emprego de Força Nacional para apoiar medidas contra coronavírus.

2020 - Presidente do STF, Dias Toffoli, defende medidas de restrição social.

2020 - Reduzida a frota de ônibus da cidade de São Paulo.

2020 - Ciro Gomes (PDT) de Fernando Haddad (PT) se unem em pedido de renúncia de Bolsonaro.

2020 - General Eduardo Villas Bôas reaparece e dá apoio ao presidente Bolsonaro.

2020 - Dória (PSDB-SP) pede que recomendações do presidente Bolsonaro não sejam seguidas.

2020 - Senado aprova Auxílio Emergencial de R$ 600.

2020 - Justiça concede prisão domiciliar a João de Deus.

2020 - Ministro Marco Aurélio (STF) manda PGR analisar pedido de denúncia contra Bolsonaro.

2020 - Brasil recebe primeiro lote de testes rápidos de diagnóstico da Covid-19.

2021 - Espanha recebe 4,1 bilhões de euros da Comissão Europeia para combater o desemprego.

2021 - Itália anuncia quarentena de 5 dias para viajantes da União Europeia.

2021 - Presidente Joe Biden lança nova iniciativa de combate à violência contra asiático-americanos.

2021 - Nos EUA, protótipo do Starship, da SpaceX, explode no ar antes do pouso em Boca Chica, no Texas; O irmão do presidente de Honduras, Juan Orlando Hernández, é condenado à prisão perpétua.

2021 - Na Inglaterra, estudantes protestam contra estátua da ativista Greta Thunberg na Universidade de Winchester.

2021 - Alemanha aumenta controle nas fronteiras com França, Dinamarca e Polônia; Justiça confirma condenação da empresa Heckler & Kock por vendas ilegais de armas; Alemanha restringe vacina da AstraZeneca para menores de 60 anos.

2021 - Na Argentina, governo propõe à oposição um acordo para adiar as eleições.

2021 - Rússia amplia manobras militares no Ártico.

2021 - General Tal Kalman diz que Israel tem capacidade para destruir programa nuclear do Irã.

2021 - Hungria ratifica a Convention to Implement Tax Treaty Related Measures to Prevent BEPS.

2021 - Grécia ratifica a Convention to Implement Tax Treaty Related Measures to Prevent BEPS. 

2021 - Irã reitera que vai continuar a enriquecer urânio.

2021 - Navios começam a navegar por vias navegáveis desobstruídas do Canal de Suez.

2021 - Marrocos suspende voos procedentes da França e Espanha.

2021 - Abertura virtual da exposição de pinturas de Sérgio Helle da Universidade de Fortaleza.

2021 - O novo ministro da Defesa divulga carta que celebra o regime militar.

2021 - Ministro da Defesa anuncia saída dos comandantes da três Forças Armadas.

2021 - Mensagens hackeadas da Lava Jato são enviadas ao procurador-geral da República, Augusto Aras.

2021 - Ministra Rosa Weber (STF) suspende inquérito do STJ que investiga procuradores da Lava Jato.

2021 - ANVISA recebe pedido de uso emergencial de tratamento com anticorpos para covid-19.

2021 - Curitiba (PR) vacina idosos com 68 anos contra a Covid-19.

2021 - Florianópolis (SC) inicia vacinação dos idosos de 67 e 68 anos contra a covid-19.

2021 - UNICAMP decide aplicar cotas étnico-raciais em concurso para servidores técnico-administrativos.

TÚNEL DO TEMPO

Lílian – Devolva-me

SITES CONSULTADOS:

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br/ 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário