domingo, 20 de março de 2022

POUCAS E BOAS - artemisiodacosta@hotmail.com (Do Jornal Correio da Semana - Sobral-CE - Sábado - 10.03.22)

                                                      Manera, Fru-Fru, manera!

Ricardo Bezerra e Raimundo Fagner utilizaram essa expressão para intitular uma música e o álbum que a contém: Fagner (1973), também conhecido como “O Último Pau-de-arara”.  A mensagem deles continua obscura, mas fica evidente que o pedido deles é para que alguém desacelere, pise no freio em alguma de suas atitudes.

Lá, os compositores fazem referência a uma prostituta chamada Fru-Fru, que frequentava o famoso ''Bar do Anísio'', em Fortaleza. O estabelecimento era muito frequentado pela dupla e por outros artistas que faziam parte do ''Pessoal do Ceará''.  

Da minha parte, aqui me sirvo da frase para parodiar os compositores e enviar um alerta para outro tipo de pessoa que também extrapola. Mas em suas participações nas redes sociais.

Os motivos para assim agirem foram identificados por um estudo profundado da psicóloga americana Pamela Rutledge, diretora do Centro de Pesquisas sobre Psicologia e Mídia, na Califórnia. Segundo ele, a agressividade de muitos internautas revela “Impotência, frustração e uma necessidade de se impor sobre outras pessoas” (Leia mais, clicando aqui: http://www.artemisiodacosta.blogspot.com.br/2015/09/impotentes-e-frustrados-sao-os-mais.html)

Aproximam-se as eleições (2022) e já estão evidentes sinais de que mais uma vez muita baixaria virá por aí. Sem dúvida, novamente vem aflorando com muita força a paixão política, ou melhor, o fanatismo irracional que domina até pessoas tidas como ponderadas fora do mundo virtual.

Diante disso, que os “fru-frus (frustrados, frustradas) maneirem” em suas postagens, evitem destilar ódio, vomitar frustrações e evitem dar vez ao mal ou incentivar alguém a praticá-lo.

Que sejam usadas, sim, as redes sociais para divulgar ideias e sonhos, para promover o debate sadio, mas com educação, inteligência, equilíbrio e ética. Do contrário, que a justiça entre em ação. Somente assim, teremos um debate elevado, eleições mais limpas e eleitos mais dignos do nosso voto. Vamos nessa!  

*****

Protegei-nos, São José! 

Transcorre hoje o Dia de São José (19.03), esposo de Nossa Senhora e pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo. Seu nome vem do hebraico “Yosepf” significando “aquele que acrescenta”, "o que nasceu depois dos outros, Deus aumentou (com outro filho)".

Devoção - Conta-se que a devoção por São José no Ceará ultrapassa 300 anos, tendo iniciado quando pescadores encontraram uma imagem de São José de Ribamar em Aquiraz, a primeira capital do Ceará. Além de Padroeiro da Igreja Católica e do Ceará, São José também o é de vários municípios no interior, como Aquiraz, Catarina, Granja, Maracanaú, Missão Velha, Potengi e Ubajara. Que cada cidadão, José ou não, procure ser “aquele que acrescenta”, a fim de tornar este mundo melhor.

Padroeiro da Igreja

Pio IX, Giovanni Maria Mastai-Ferretti (Senigallia (Itália), 13.05.1792 – Vaticano, 07.02.1878), foi Papa durante mais de 31 anos, entre 16.06.1846 e a data do seu falecimento. Anos depois de haver proclamado solenemente o dogma da Imaculada Conceição de Nossa Senhora em 08.12.1854, Pio IX atendeu à solicitação do episcopado do mundo todo, que estava então reunido no Concílio Vaticano I (08/12/1869 a 20/10/1870), e também declarou o glorioso São José, Padroeiro da Igreja Católica no dia 8 de dezembro de 1870. 

São José e os trabalhadores          

São José é tão glorioso que é o único santo celebrado em duas datas: no dia 19 de março, como esposo de Maria, e em primeiro de maio, como Padroeiro dos Trabalhadores. Esta última foi instituída, diante de uma multidão de 200 mil operários, reunidos no dia 1º de maio de 1955, na Praça de São Pedro, em Roma, quando o Papa Pio XII decidiu cristianizar o Dia do Trabalho dando-lhe como santo protetor São José Operário. Com isto, a Igreja quis dar a este dia de ação e de festa - "A Festa do Trabalho" - uma dimensão de fé. 

Que Zé de fé!

Há tempos propus ao leitor selecionar uma lista dos diversos tipos de Zés sobralenses. Na minha lista, a que chamei de “QUE ZÉ DE FÉ!”, considero Pe. José Antônio Maria Ibiapina e D. José Tupinambá da Frota os dois maiores vultos sobralenses. Outros ZÉS também fizeram/fazem história: José Júlio de Albuquerque Barros, José Sabóia de Albuquerque, José Palhano de Sabóia, José Aloísio Pinto, José Parente Prado, José Euclides F. Gomes Jr., José Linhares Ponte, José Maria Soares, José Teodoro Soares, José Leônidas de Menezes Cristino, José Clodoveu de Arruda C. Neto (Veveu), José Luiz Gomes de Vasconcelos (bispo), José Wanderley Alves Costa, além de muitos outros. 

Zé que fede!

Ao leitor, duas tarefas: a primeira, completar esta lista, intitulada “QUE ZÉ DE FÉ”. A segunda, enquadrar na outra lista - “ZÉ QUE FEDE” - aqueles que não merecem destaque nesta coluna e nem em lugar algum. 

Democratizando

Ainda em homenagem ao Dia internacional da Mulher, a Câmara de Vereadores de Sobral realizará na terça-feira (22) Sessão Especial para homenagear 21 mulheres. Cada edil teve direito de indicar uma homenageada. Aprovado por unanimidade, o projeto foi de autoria da vereadora Maria do Socorro Brasileiro Magalhães (PDT). Oxalá também tenham contemplado mulheres ignoradas ou esquecidas. Vamos conferir! 


Invisibilidade social

Merecendo igual destaque, muitas delas frequentemente não são reconhecidas por serem pobres, iletradas, simples e humildes habitantes dos distritos, de pequenas localidades e da periferia. É claro que isso não as impede de ser importantes e de realizar destacadas ações em suas comunidades. O perfil das escolhidas demonstrará a intenção de quem as escolheu.

DOMINGO NA EDUCADORA FM 107,5 - SOBRAL-CE

https://www.radios.com.br/play/12869

Neste domingo, das 11 às 13h, PROGRAMA ARTEMÍSIO DA COSTA, na Rádio Educadora de Sobral FM 107,5 - logo após “A Voz de Hosanam” (Marciley Sales). Acompanhe notícias, reportagens, entrevistas, curiosidades e música de boa qualidade. Participe: 3611-1550 // 3611-2496 // Facebook: Artemísio da Costa. 

LEIA, CRITIQUE E SUGIRA

artemisiodacosta@hotmail.com

(88) 98856-8224

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário