quarta-feira, 20 de abril de 2022

Fatos históricos de 21 de abril

21 de abril é o 111º dia no calendário gregoriano. Faltam 254 para acabar 2022.

- Dia Mundial da Criatividade e Inovação

- Dia da Inconfidência Mineira e Dia de Tiradentes - Comemorado no Brasil para marcar a data do desfecho final da tentativa de uma revolta de natureza separatista dos brasileiros de então, que também ficaria conhecida como "Conjuração Mineira" e que foi abortada pela Coroa portuguesa a partir de 1789, com seu ápice na Execução por enforcamento e esquartejamento do herói brasileiro, Tiradentes ou José da Silva Xavier. Ele foi submetido ao carrasco em 21 de abril de 1792 na cidade do Rio de Janeiro-RJ. A acusação era de haver sido um dos conspiradores durante os tempos do Brasil Colônia na então capitania de Minas Gerais, contra, entre outros motivos, a execução da "derrama". Tratava-se da “taxação compulsória em que a população de homens-bons ou saudáveis das minas deveria completar o que faltasse da cota imposta por lei de 100 arrobas de ouro - 1.500 kg, anuais, quando essa não fosse atingida” e, indiretamente, contra o domínio português. 

- Dia das Polícias Civis e Militares - Comemorado no Brasil, conforme Decreto-Lei Nº 9.208, de 29.04.1946. 

- Dia Consagrado ao Funcionário Policial Civil - Comemorado no Brasil, conforme Artigo Nº 61 da Lei nº 4.878, de 03.12.1965, numa homenagem ao líder revolucionário dos tempos do Brasil Colônia contra Portugal, José da Silva Xavier. Ele que foi membro do 1º Regimento de Cavalaria. 

- Dia da Decisão - Comemoração dos Estados do Ceará (Lei Nº 14.742, de 15.06.2010) e Rio Grande do Sul. Também é conhecida como "Dia D", a partir de um movimento encampado desde 1987 pela IURD (Igreja Universal do Reino de Deus), com o objetivo de reunir pessoas em oração por meio de grandes concentrações nos mais diversos locais, em prol da tomada de decisões para promover através da fé mudanças positivas nas vidas dos participantes. Atualmente conta com a adesão de adeptos das mais diversas denominações religiosas, incluindo Assembleias de Deus, Igrejas Batistas, Igreja do Evangelho Quadrangular, Igreja Católica, entre outras. 

- Dia de Glorificação a Tiradentes - Comemorado por brasileiros, conforme Lei Nº 1.266, de 08.12.1950.

- Dia Nacional do Metalúrgico - Em homenagem à data da morte de Tiradentes, que tido como patrono dos Metalúrgicos brasileiros.

- Dia Estadual em Memória dos Policiais Civis e Militares Mortos em Serviço - Comemorado no Estado do Ceará, conforme Lei nº 13.989, de 26.10.2007.

- Dia Estadual de Luta e Combate ao Uso Abusivo de Agrotóxicos - Comemorado no Estado do Ceará, conforme Lei Nº 14.779, de 09.08.2010.

Dia Estadual do Evangelizador - Comemorado no Estado brasileiro do Ceará, conforme Lei Nº 13.590, de 12 de maio de 2005. 

- Dia da inauguração oficial de Brasília - DF (1960) 

EVANGELHO (Lc 24, 35-48)

Oitava da Páscoa

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 35os discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. 36Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!”

37Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. 38Mas Jesus disse: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? 39Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”.

40E dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. 41Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer?” 42Deram-lhe um pedaço de peixe assado. 43Ele o tomou e comeu diante deles. 44Depois disse-lhes: “São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.

45Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, 46e lhes disse: “Assim está escrito: o Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia 47e no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. 48Vós sereis testemunhas de tudo isso”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA: Anselmo

EFEMÉRIDES

 

Tiradentes (1746-1782)

 753 a.C. - Data tradicional da fundação de Roma por Rômulo.

43 a.C. - Batalha de Mutina: Marco Antônio é novamente derrotado em batalha por Aulo Hírcio, que é morto. Antônio não consegue capturar Mutina e Décimo Bruto é assassinado pouco tempo depois.

1282 - Erguido o cerco galês do Castelo de Rhuddlan pela força inglesa comandada pelo futuro Amadeu V, Conde de Saboia. 

1500 - Primeira vez que o Brasil foi avistado por Europeus (viagem de Pedro Álvares Cabral). O Evento está registrado na Carta de Pêro Vaz de Caminha ao Rei D. Manuel I, primeira literatura produzida em solo brasileiro.

1282 - Erguido o cerco galês do Castelo de Rhuddlan pela força inglesa comandada pelo futuro Amadeu V, Conde de Saboia.

1506 - Termina com a morte de 2.000 pessoas, lançadas em fogueiras, acusadas por "suspeita de praticar o judaísmo". O Massacre de Lisboa que durou três dias.

1509 - Henrique VIII sobe ao trono da Inglaterra após a morte de seu pai, Henrique VII.

1526 - O último governante da dinastia Lodi, Ibrahim Lodi é derrotado e morto por Babur na Primeira batalha de Panipate.

1782 - Nasceu Federico Froebel, pedagogo alemão, fundador dos Jardins de Infância (Kindergarten).

1792 - Enforcamento histórico de Tiradentes (Joaquim José da Silva Xavier), no Largo da Lampadosa, na cidade do Rio de Janeiro. Nasceu na Vila de São João Del Rei (atual cidade de Tiradentes, Minas Gerais) em 1746, sendo batizado em 12 de novembro desse ano. Mas foi criado na cidade de Vila Rica (atual Ouro Preto). Tiradentes foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil colonial, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No Brasil, é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil, patrono também das Polícias Militares dos Estados e herói nacional.

1809 - Dois corpos do exército austríaco são expulsos de Landshut por um exército do Primeiro Império Francês liderado por Napoleão no primeiro dia da Batalha de Eckmühl.

1836 - Revolução do Texas: Batalha de San Jacinto: as forças da República do Texas, sob o comando de Sam Houston, derrotam as tropas do general mexicano Antonio López de Santa Anna.

1851 - Nasceu Silvio Romero (Sílvio Vasconcelos da Silveira Ramos Romero), em Lagarto (SE). Foi um crítico literário, ensaísta, poeta, filósofo, professor e político. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 18.07.1914.

1864 - Nasceu Max Weber (Maximilian Carl Emil Weber), em Erfurt, Alemanha. Foi jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia. Morreu em Munique, Alemanha, em 14.06.1920.

1863 - Bahá'u'lláh, Profeta da Fé Bahá'í, declarou sua missão a seus companheiros em Bagdá, no Jardim de Ridván.

1898 - Os EUA entram em guerra contra a Espanha. Esta transforma o regime em uma espécie de Monarquia Parlamentar.

1902 - Morreu de Joaquim de Sousa Andrade, em São Luís (MA). Mais conhecido por Sousândrade foi escritor e poeta. Formou-se em Letras pela Sorbonne, em Paris, onde fez também o curso de Engenharia de Minas. Republicano convicto e militante, transferiu-se, em 1870, para os Estados Unidos. Nasceu em Guimarães (MA), em 09.07.1832.

1910 - Morreu Mark Twain (Samuel Langhorne Clemens), em Redding, Connecticut, EUA.  Escritor, palestrante e humorista norte-americano, é mais conhecido pelos romances The Adventures of Tom Sawyer (1876) e sua sequência Adventures of Huckleberry Finn (1885), este último frequentemente chamado de "O Maior Romance Americano". Nasceu em Florida, Missouri, EUA, em 30.11.1835.

1914 - Veracruz (México) é ocupada por tropas dos Estados Unidos, a partir da ordem do presidente Thomas Woodrow Wilson durante o período expansionista norte-americano na zona do Caribe

1914 - Nasceu o famoso ator Anthony Quinn (Antonio Rudolfo Oaxaca Quinn), em Chihuahua, México. Morreu em Boston, EUA,

1918 - Morreu Barão Vermelho (Manfred Albrecht Freiherr von Richthofen), em Vaux-sur-Somme, França, durante a batalha de Somme. Ele ganhou o apelido por destruir mais de 80 aviões dos Aliados na Primeira Guerra Mundial. É considerado ainda hoje como o "ás dos ases". Sua morte foi creditada ao australiano Cedric Popkin.  Barão Vermelho nasceu em 02.05.1892, em Breslau, Silésia, então parte do Império Alemão (atualmente chamada de Wroclaw e pertencente à Polônia).

1918 - Primeira Guerra Mundial: o piloto canadense Roy Brown derruba o avião do barão Richthofen, o piloto mais popular alemão, conhecido como "o barão vermelho" por já ter derrubado 80 aviões inimigos. 

1920 - Nasceu Anselmo Duarte (Anselmo Duarte Bento), em Salto (SP). Foi um ator, roteirista e cineasta brasileiro. Começou no cinema como figurante no inacabado filme de Orson Welles no Brasil, "It's All True" (1942). Com "Carnaval no Fogo" (1949), produzido na Atlântida e dirigido por Watson Macedo, ele se torna um dos maiores galãs que o cinema brasileiro já teve. Morreu em São Paulo (SP), em 07.11.2009.

1927 - Mussolini promulga a Carta do Trabalho, que transforma a Itália em um Estado corporativo.

1927 - Inauguração do Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ), com a partida Vasco 3 x 5 Santos

1930 - Nasceu Hilda Hilst, em Jaú (SP). Foi uma poetisa, escritora e dramaturga. Morreu em Campinas (SP), em 04.02.2004.

1930 - Nascimento de Mario  Covas (Mário Covas Júnior), em Santos (SP). Engenheiro e político, foi o trigésimo governador do Estado de São Paulo. Foi também deputado federal, senador e prefeito da cidade de São Paulo (SP). Morreu em São Paulo (SP), em 06.03.2001.

1932 - Morreu Pandiá Calógeras (João Pandiá Calógeras), em Petrópolis (RJ). Escritor e político, foi deputado federal por Minas Gerais, ministro da Agricultura, Comércio e Indústria (1914) e da Fazenda (1916) durante o governo de Venceslau Brás. Foi o primeiro civil a exercer o cargo de ministro da Guerra na história republicana brasileira. Nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 19.06.1870.

1934 - A "Fotografia do Cirurgião", a foto mais famosa que supostamente mostra o Monstro do lago Ness, é publicada no Daily Mail (em 1999, revela-se uma farsa).

1935 - A Pérsia passa a se chamar Irã.

1945 - Brigadeiro Eduardo Gomes candidata-se a presidente da República.

1946 - Guimarães Rosa publica “Sagarana”.

1948 - Adotada a Resolução 47 do Conselho de Segurança das Nações Unidas relativa ao Conflito na Caxemira.

1954 - URSS entra para a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

1955 - URSS aceita devolver aos EUA mais 62 pequenas embarcações emprestadas durante a segunda guerra mundial.

1957 - Morreu José Wasth Rodrigues, no Rio de Janeiro (RJ). Foi foi um pintordesenhistailustradorceramistaprofessor e historiador. Nasceu em São Paulo (SP), em 19.03.1891.

1958 - URSS reduz jornada de trabalho: sete horas na indústria pesada e seis horas nas minas.

1960 - Presidente Juscelino Kubitschek preside as cerimônias de inauguração oficial de Brasília. Às 09:30 horas, os três poderes da República são simultaneamente transferidos da antiga capital, Rio de Janeiro.

1962 - Inauguração da Exposição Mundial de Seattle (Century 21 Exposition). É a primeira exposição mundial nos Estados Unidos desde a Segunda Guerra Mundial.

1963 - Realizada a primeira eleição da Casa Universal de Justiça, marcando seu estabelecimento como a instituição suprema de governo da Fé bahá'í.

1962 - Inauguração da Universidade Brasília (DF), criada em 1961  pelo presidente João Goulart.

1964 - Um satélite Transit-5bn não consegue atingir a órbita após o lançamento; à medida que reentra na atmosfera, o plutônio radioativo em sua fonte de alimentação do RTG é amplamente disperso.

1964 - João  Goulart  é declarado “exilado político”.

1965 - Forças do Paquistão repelem um ataque de tropas indianas a 240km de Karachi.

1965 - A Feira Mundial de Nova Iorque de 1964-1965 abre para a segunda e última temporada.

1966 - Cirurgiões americanos realizam em Houston, Texas, a terceira tentativa de implantar um coração artificial num ser humano.

1967 - Svetlana Stalin, filha do ex-dirigente soviético Joseph Stalin, chega aos EUA para viver como asilada política.

1967 - Ditadura dos coronéis: poucos dias antes da eleição geral na Grécia, o coronel George Papadopoulos comanda um golpe de Estado e estabelece um regime militar que irá durar sete anos.

1969 - Tropas britânicas ocupam pontos estratégicos na Irlanda do Norte, para conter desordens e sabotagens.

1970 - Inauguração oficial do Palácio Itamaraty como sede do Ministério das Relações Exteriores.

1971 - Vai ao ar a primeira edição do Jornal Hoje, da Rede Globo, com Léo Batista e Luís Jatobá.

1971 - Morreu Papa Doc (François Duvalier), em Porto Príncipe, onde também nasceu em 14.04.1907.  Médico e ex-ditador do Haiti, foi eleito presidente daquele país em 1957, onde instaurou um governo baseado no terror promovido pelos tontons macoutes, que significa Bichos-papões, em português, que pertenciam à sua guarda pessoal; e também na exploração do Vodu, uma prática mística muito popular no Haiti proveniente da África. Ao morrer (em 1971) foi substituído por seu filho, Jean-Claude Duvalier, que recebeu a alcunha de Baby Doc.

1975 - Guerra do Vietnã: o presidente do Vietnã do Sul, Nguyễn Văn Thiệu, foge de Saigon, quando cai Xuan Loc, o último posto avançado sul-vietnamita que impedia um ataque direto norte-vietnamita a Saigon.

1979 - O bispo Abel Muzorewa assume governo da Rodésia.

1985 - Ayrton Senna, piloto brasileiro, vence a primeira de suas 41 vitórias na Fórmula 1. A vitória aconteceu em Estoril, Portugal.

1985 - Tancredo Neves, o primeiro presidente eleito de forma indireta depois do regime militar, morreu de infecção generalizada. Uma multidão de 2 milhões de pessoas acompanharam o cortejo fúnebre em São Paulo. Tancredo de Almeida Neves nasceu em São João del-Rei (MG), em 04.04.1910.

1987 - A Assembleia Nacional Francesa aprova o Tratado Franco-britânico para a construção do túnel subterrâneo por baixo do Canal da Mancha.

1988 - O escritor mexicano Carlos Fuentes recebe o Prêmio Cervantes de Literatura, em um ato presidido pelos reis da Espanha na Universidade de Alcalá de Henares (Madri). 

1989 - Protesto na Praça da Paz Celestial em 1989: em Pequim, cerca de 100 000 estudantes se reúnem na Praça Tiananmen para comemorar a reforma chinesa comandada por Hu Yaobang.

1989 - Papa João Paulo II recebe o cacique Raoni no Vaticano.

1990 - Paul McCartney faz show no Maracanã, no Rio, para um público recorde de 180.000 pessoas.

1992 - As primeiras descobertas de planetas extra-solares são anunciadas pelos astrônomos Aleksander Wolszczan e Dale Frail. Eles descobriram dois planetas orbitando o pulsar PSR 1257 + 12.

1993 - O Supremo Tribunal em La Paz, Bolívia, condena o ex-ditador Luis García Meza Tejada a 30 anos de prisão sem liberdade condicional por assassinato, roubo, fraude e violação da Constituição.

1993 - Um plebiscito aprovou a continuidade do regime presidencialista no Brasil.

1994 - O astrônomo polonês Aleksander Wolszczan anuncia a descoberta dos primeiros exoplanetas.

1997 - Morre o índio pataxó Galdino Jesus dos Santos, atacado por cinco jovens em Brasília.

1998 - Morreu de ataque cardíaco, aos 43 anos, o deputado federal Luís Eduardo Magalhães, em Salvador (BA). Era filho de Antônio Carlos Magalhães e tido não somente como sucessor de seu pai na política, mas para ir mais longe, sendo preparado para ser presidente do Brasil.

2001 - Hospital das Clínicas realiza (1ª vez no Brasil) enxerto com pele artificial em pacientes queimados.

2001 - Colômbia anuncia a captura do traficante de drogas Fernandinho Beira-Mar.

2002 - Jean-Marie Le Pen, da Frente Nacional, derrota Lionel Jospin, e se classifica para o 2º turno das eleições francesas de 2002. "21 de abril" é agora uma expressão referente à eliminação de um candidato favorito já no 1º turno.

2006 - Morreu Telê Santana da Silva, em Belo Horizonte (MG). Foi um dos mais importantes treinadores e jogadores da história do futebol brasileiro. Nasceu em Itabirito (MG), em 26.07.1931.

2008 - Morreu a atriz Carmem Silva (Maria Amália Feijó), em Porto Alegre (RS). Nasceu em Pelotas (RS), em 05.04.1916.

2008 - Revista Forbes aponta a Petrobras como a 8ª maior empresa de capital aberto.

2009 - UNESCO e Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos anunciam oficialmente o lançamento da Biblioteca Digital Mundial.

2009 - Abertura oficial do Ano da França no Brasil – Rio de Janeiro.

2010 - Assinado em Kharkiv, Ucrânia, o controverso Pacto de Kharkiv pelo presidente ucraniano, Víktor Yanukóvytch e o presidente russo, Dmitri Medvedev; foi rescindido unilateralmente pela Rússia em 31 de março de 2014.2010 - O Banco do Brasil anuncia a compra do argentino Banco Patagônia por US$ 479,6 milhões.

2010 - A capital de Minas Gerais é transferida simbolicamente para Ouro Preto.

2010 - NASA divulga imagens do sol feitas pelo Solar Dynamics Observatory.

2011 - Síria revoga o estado de emergência em vigor há 48 anos em resposta aos protestos que ocorrem em todo o país.

2011 - A revista “Time” elege Dilma Rousseff uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.

2012 - Realização da “Marcha contra a Corrupção”, em Brasília (DF).

2012 - Google homenageia (doodle) o aniversário de Brasília (DF).

2013 - Jurados condenam 23 policiais militares por morte no Carandiru em 1992.

2014 - A cidade americana de Flint, Michigan, muda sua fonte de captação de água para o rio Flint, iniciando a atual crise aquífera de Flint, que causou intoxicação por chumbo em mais de 12.000 pessoas e 15 mortes por doença dos legionários, levando a acusações criminais contra 15 pessoas.

2014 - ONU denuncia massacre étnico no Sudão do Sul.

2014 - SBT proíbe a jornalista Rachel Sheherazade de emitir opiniões.

2014 - Ministério da Saúde lança campanha de vacinação contra a gripe.

2015 - Dinamarca proíbe bestialismo (satisfação sexual sem levar em conta o bem-estar do animal, muitas vezes levando-o a maus tratos, ferimentos e até a morte; equivale ao estupro humano) para evitar turismo sexual com animais.

2016 - Morreu Prince (Prince Rogers Nelson), em Chanhassen, Minnesota, EUA. Nascido em Minneapolis, Minessota, EUA, foi um cantor, compositor, multi-instrumentista, produtor e dançarino norte-americano. Lançou mais de 35 discos, e sua música mistura diversos gêneros como o funk, R&B, soul, jazz, rock, pop e hip hop.

2017 - Manifestação contra o vice-presidente Michel Temer na zona oeste de São Paulo.

2017 - Petrobras reajusta diesel (4,3%) e gasolina (2,2%) nas refinarias.

2018 - Operação prende suspeitos de envolvimento no assassinato de Marielle Franco.

2018 - ONU celebra suspensão de testes nucleares na Coreia do Norte.

2018 - Manifestantes a favor de Lula começam a montar acampamento em Porto Alegre (RS).

2018 - O ex-presidente Lula pede prescrição da pena e direito de recorrer em Liberdade.

2018 - Ministério da Saúde integra força-tarefa para combater suro de conjuntivite em Caldas Novas (G)).

2018 - Prevenção contra febre amarela fecha parques no Buritis e Barreiro, em Belo Horizonte.

2018 - Senadora Gleisi Hoffmann sugere greve geral. 

2019 - Série de atentados a igrejas e hotéis em várias cidades do Sri Lanka causa pelo menos 207 mortes e centenas de outras ficam feridas.

2019 - Confederação Israelita do Brasil anuncia que vai processar Ciro Gomes.

2019 - Governo Chileno anuncia que iniciará o processo para se retirar da Unassul.

2019 - Papa Francisco cita países em crise e pede esforços em mensagem no Domingo de Ramos.

2020 - Em Portugal, Forças Armadas preparam sensibilização e desinfecção em 800 escolas secundárias.

2020 - Na Espanha, Pamplona suspende festas de São Firmino por coronavírus.

2020 - EUA enviam o USS América e o cruzador USS Bunker Hill em meio a tensões entre China e Malásia.

2020 - Reino Unido registra 828 novas mortes por coronavírus, superando 17.000.

2020 - Na Alemanha edição 2020 da Oktoberfest de Munique é cancelada por covid-19.

2020 - O uso de máscara em transporte se tornou obrigatório em quase toda a Alemanha.

2020 - África do Sul anuncia US$ 26 bilhões para enfrentar efeitos do coronavírus.

2020 - México eleva nível de alerta sanitário diante do aumento de casos de contágio. do coronavírus.

2020 - O tribunal holandês expande lei de eutanásia sobre casos de demência.

2020 - Dinamarca proíbe reuniões com mais de 500 pessoas até setembro.

2020 - Moscou estende quarentena a todas as pessoas com infecções respiratórias.

2020 - Áustria anuncia reabertura de quase toda atividade econômica a partir de 1º/05/2020.

2020 - China garante ser transparente na luta contra coronavírus.

2020 - Governo saudita anuncia que está pronto para tomar qualquer medida adicional em conjunto com a OPEP.

2020 - Irã anuncia que aumentou alcance de mísseis navais para 700 km.

2020 - Cemitério de Manaus (AM) começa a ter valas comuns para os mortos pela covid-19.

2020 - Deputados do PSL anunciam que vão protocolar pedido de impeachment contra João Dória PSDB (SP).

2020 - Em reunião com Lula (PT) passa a defender “Fora, Bolsonaro”.

2020 - Ministro Alexandre de Moraes (STF) autoriza inquérito para investigar manifestações de 19/04/2020.

2020 - Brasil cai em ranking mundial da liberdade de imprensa pelo segundo ano seguido.

2021 - Espanha anuncia doação de milhões de doses de vacinas anticovid para América Latina.

2021 - Nos EUA, Pfizer denúncia caso de vacina falsa contra covid aplicadas no México e Polônia; EUA anunciam que chegaram a marca de 200 milhões de doses de vacinas aplicadas; Congresso dos (EUA) ouvir Greta Thunberg em audiência sobre o uso de combustíveis fósseis.

2021 - Na Inglaterra, pesquisa revela que Irlanda do Norte acredita que se separará do Reino Unido dentro de 25 anos; TikTok é processado no Reino Unido por coletar dados de milhões de crianças.

2021 - Na Alemanha, parlamento alemão aprova polêmica reforma que reforça o poder de Angela Merkel contra a pandemia.

2021 - No Japão, o primeiro-ministro Yoshihide Suga envia oferenda a polêmico santuário em Yasukuni.

2021 - Argentina fecha por seis horas a fronteira entre Uruguaiana e Paso de los Libres; A ministra da Saúde, Carla Vizzotti, alerta que a Argentina enfrenta o pior momento da pandemia.

2021 - Austrália revoga dois acordos com a China.

2021 - Policiais indianos são denunciados por espancar e humilhar os infratores do confinamento.

2021 - O submarino indonésio KRI Nangalla-402 desaparece durante exercícios navais ao largo de Bali.

2021 - Ucrânia eleva tensão com a Rússia e adota lei para convocar reservistas militares.

2021 - Inauguração do novo Viaduto Jacopo Torriti no Jardim Icaraí, extremo sul de São Paulo.

2021 - Lançamento da campanha “É Tempo de Cuidar” no Piauí.

2021 - Câmara dos Deputados aprova projeto que proíbe suspensão de aulas presenciais na pandemia.

2021 ´- Morte do ex-governador do Piauí, Guilherme Cavalcante de Melo.

2021 - Morte do bispo emérito de Corumbá (MS), Dom Segismundo Martinez Álvares.

2021 - Prefeitura de Salvador (BA) inicia vacinação de trabalhadores da Educação.

TÚNEL DO TEMPO

GRES Império Serrano 1949 - Exaltação a Tiradentes


SITES CONSULTADOS:

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br/ 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário