sexta-feira, 22 de abril de 2022

Fatos históricos de 23 de abril

23 de abril é o 113º dia no calendário gregoriano. Faltam 252 para acabar 2022.

- Dia Mundial do Escoteiro - Data que lembra o dia de São Jorge, que também é tido como padroeiro dos Escoteiros.

- Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral - Instituído pela UNESCO, para lembrar a data da morte de Miguel de Cervantes Saavedra e de William Shakespeare, em 23.04.1616.

- Dia do Médico Escritor - Em homenagem à data de fundação da SBEM - Sociedade Brasileira de Escritores Médicos, que em 1979 passou a se chamar SOBRAMES - Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, constituída em 23.041965, nos moldes da UMEM - União Mundial dos Médicos Escritores.

- Dia Nacional do Choro - Conforme Lei nº 10.000, de 04.09.2000, em homenagem à data de nascimento de Pixinguinha, Alfredo da Rocha Viana Júnior, no Rio de Janeiro (RJ), em 23.04.1897.

- Dia do Torcedor Corintiano - Comemorado na cidade São Paulo (SP), conforme Lei Nº 14.399, de 18.05.2007, em louvor a São Jorge, santo da Igreja Católica de muito significado para o Sport Club Corinthians Paulista.

EVANGELHO (Mc 16, 9-15)

Oitava da Páscoa

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

9Depois de ressuscitar, na madrugada do primeiro dia após o sábado, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios. 10Ela foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando. 11Quando ouviram que ele estava vivo e fora visto por ela, não quiseram acreditar.

12Em seguida, Jesus apareceu a dois deles, com outra aparência, enquanto estavam indo para o campo. 13Eles também voltaram e anunciaram isso aos outros. Também a estes não deram crédito. 14Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo, repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado.

15E disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


SANTO DO DIA: Jorge

 

 EFEMÉRIDES

Pixinguinha  (1897-1973)

215 a.C. - Um templo é construído sobre o monte Capitolino dedicado a Vênus Ericina para comemorar a derrota romana no Lago Trasimeno.

303 - Morreu São Jorge (Jorge de Anicii), em Nicomédia, Turquia. Foi, de acordo com a tradição, um padre e soldado romano no exército do imperador Diocleciano, venerado como mártir cristão. Na hagiografia, São Jorge é um dos santos mais venerados no catolicismo (tanto na Igreja Católica Romana e na Igreja Ortodoxa como também na Comunhão Anglicana). Nasceu no ano 275, na Capadócia, Turquia.

711 - Dagoberto III sucede a seu pai o rei Quildeberto III como rei dos francos.

1016 - Edmundo Braço de Ferro sucede seu pai Etelredo, o Despreparado, como rei da Inglaterra.

1343 - Início da Revolta da Noite de São Jorge no Ducado da Estônia.

1348 - Anunciada a fundação da Ordem da Jarreteira pelo rei Eduardo III no Dia de São Jorge.

1500 - O capitão Nicolau Coelho desembarcou de seu navio e viu 18 homens “pardos, nus, com arcos e setas nas mãos”. Coelho deu-lhes um gorro vermelho, uma carapuça de linha e um sombreiro preto. Em troca, recebeu um cocar de plumas e um colar de contas brancas. O Brasil, chamado de Ilha de Vera Cruz, havia sido descoberto.

1516 - A Lei da Pureza da Cerveja é promulgada pelo duque Guilherme IV da Baviera em Ingolstadt. A Reinheitsgebot (portuguêsLei da Pureza da Cerveja) foi uma lei promulgada pelo duque Guilherme IV da Baviera, em 23 de abril de 1516. A lei da pureza da cerveja instituiu que a cerveja deveria ser fabricada apenas com os seguintes ingredientes: águamalte de cevada e lúpulo. A levedura de cerveja não era conhecida à época. Ele constitui um dos mais antigos decretos alimentares da Europa.

1519 - Leonardo da Vinci escreve o seu testamento (morre em 02/05/1519).

1564 - Nasceu William Shakespeare, em Stratford-upon-Avon, Ingleterra, onde também morreu em 23.04.1616. É considerado como o maior dramaturgo da língua inglesa e um dos mais influentes no mundo ocidental. Suas obras que permaneceram ao longo dos tempos consistem de 38 peças teatrais, 154 sonetos, dois poemas de narrativa longa, e várias outras poesias. Entre suas obras é impossível não ressaltar Romeu e Julieta, que se tornou a história de amor por excelência e Hamlet, que possui uma das frases mais conhecidas da língua inglesa: To be or not to be: that's the question (Ser ou não ser, eis a questão).

1616 - Morreu Miguel de Cervantes Saavedra, em Madri, Espanha. Foi romancista, dramaturgo e poeta. É autor da mais importante obra em castelhano, Don Quixote de La Mancha. Nasceu em Alcalá de Henares, Espanha, em 29.09.1547.

1789 - Inconformado com o crescente arrocho tributário praticado pela Corte Portuguesa contra a população mineira, um grupo de padres, magistrados, militares de baixa patente e estudantes organizaram em Vila Rica (atual Ouro Preto) um movimento pela libertação do Brasil do domínio Português, o qual ficou conhecido como a Inconfidência Mineira. Denunciados às vésperas da sublevação, os inconfidentes são presos e condenados.

1801 - Um decreto de Dom João VI suprimiu o monopólio existente sobre o depósito do sal, em favor dos brasileiros.

1811 - Abertura da Academia Real Militar no Rio de Janeiro, atual Academia Militar das Agulhas Negras.

1815 - Segunda Revolta Sérvia: a segunda fase da revolução nacional dos sérvios contra o Império Otomano, tem início logo após a anexação do país ao Império Otomano.

1848 - Os franceses votam pela primeira vez através do sufrágio universal estabelecido no país.

1849 - A polícia secreta russa aprisiona o escritor Fyodor Dostoyevsky por supostas atividades revolucionárias. O escritor descobre posteriormente que sua sentença de morte havia sido comutada para quatro anos de exílio na Sibéria.

1858 - Nasceu Max Planck (Max Karl Ernst Ludwig Planck), em Kiel, Alemanha. Físico alemão criador da Teoria Quântica, que, juntamente com a teoria geral da Relatividade de Albert Einstein, forma os fundamentos da Física do século XX. Planck recebeu o Prêmio Nobel de Física de 1918. Morreu em Göttingen, Alemanha, em 04.10.1947.

1891 - Nasceu Prokofiev (Serguei Sergueievitch Prokofiev, Krasne, região de Donetsk, Ucrânia. Foi um dos compositores mais celebrados do século XX. Ele é mais conhecido por obras como o balé Romeu e Julieta, as óperas O Amor das Três Laranjas e Guerra e Paz, a composição infantil Pedro e o Lobo e duas trilhas sonoras para filmes de Sergei Eisenstein. Precoce, mostrou-se talentoso no piano e na composição. Prokofiev nasceu no Império Russo, viajou o mundo em turnês, e voltou à terra local, agora União Soviética. Em seus últimos anos, enfrentou dificuldades financeiras e de saúde. Junto com Shostakovitch, foi uma das figuras mais importantes da música soviética. Morreu em Moscou, Rússia, em 05.03.1953.

1897 - Nasceu Pixinguinha (Alfredo da Rocha Viana Júnior, no Rio de Janeiro (RJ), onde também morreu em 17.02.1973. Foi compositor e instrumentista (flautista, saxofonista)  e arranjador. Considerado um dos maiores compositores da música popular brasileira, contribuiu diretamente para que o choro encontrasse uma forma musical definitiva. Principais músicas: Rosa e Carinhoso. É considerado um dos pais do choro no Brasil. A DATA DO SEU NASCIMENTO TORNOU-SE O DIA NACIONAL DO CHORO (23 DE ABRIL)

1908 - Nasceu Geraldo Pereira (Geraldo Theodoro Pereira), em Juiz de Fora (MG). Foi sambista, cantor e compositor brasileiro. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 08.05.1955.

1909 - Carlos Chagas descobre pela primeira vez o parasito no sangue de um ser humano.

1917 - Nasceu Severino Araújo (Severino Araújo de Oliveira), em Limoeiro (PE). Compositor, maestro e clarinetista, Severino Araújo criou a Orquestra Tabajara em 1938 e teve que se afastar em 2006, quando os problemas de saúde começaram a se agravar. Filho de mestre de banda de Limoeiro (PE), sua cidade natal, Severino aprendeu música com o pai ainda na infância e logo escolheu a clarineta. Desde jovem, tocou na Banda da Polícia em João Pessoa, Paraíba, para onde se mudou nos anos 1930.  Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 03.08.2012.

1920 - A Grande Assembleia Nacional da Turquia é fundada em Ancara, Turquia. Ela condena o governo do sultão Mehmed VI e anuncia a elaboração de uma constituição temporária.

1923 - Nasceu Helio Jaguaribe de Mattos, no Rio de Janeiro (RJ). É um sociólogo, cientista político e escritor.

1933 - Plínio Salgado, à frente de quarenta pessoas, realiza a primeira marcha integralista de São Paulo (SP).

1935 - Adotada a Constituição de Abril da Polônia.

1936 - Abertura do campo de concentração português do Tarrafal em Cabo Verde.

1940 - Morreu o escritor português Alberto de Oliveira, em Porto, Portugal, onde também nasceu em 16.11.1873.

1941 - Segunda Guerra Mundial: o governo grego e o rei Jorge IIevacuam Atenas antes da invasão da Wehrmacht.

1942 - Morreu Olga Benário Prestes, em Bernburg, Alemanha. Foi uma jovem militante comunista, de origem judaica, deportada para a Alemanha durante o governo de Getúlio Vargas, onde veio a ser executada pelo regime nazista em campo de extermínio. Veio para o Brasil na década de 1930, por determinação da Internacional Comunista, para apoiar o Partido Comunista do Brasil. Destacada como guarda-costa de Luís Carlos Prestes, tornou-se sua companheira, tendo com ele uma filha, Anita Leocádia Prestes. Olga Benário nasceu em Munique, Alemanha, em 12.02.1908.

1945 - II Guerra Mundial: O Exército Vermelho começa a entrar em Berlim.

1948 - Adotada a Resolução 48 do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

1949 - Guerra Civil Chinesa: criação da Marinha do Exército Popular de Libertação.

1951 - Nasceu Ozéias Moura de Paula, em Muriaé (MG). É um cantor e compositor representante da música cristã, interpretando ritmos ligados a MPB.

1952 - A televisão norte-americana transmite ao vivo a explosão da bomba atômica mais potente experimentada até então.

1954 - Nasceu Robson Jorge, no Rio de Janeiro (RJ), onde também morreu em 19.12.1993. Foi um músico que se notabilizou pela parceria com Lincoln Olivetti.

1960 - Nasceu Léo Jaime (Leonardo Jaime), em Goiânia (GO). É cantor, compositor, ator e jornalista.

1961 - Putsch de Argel por generais franceses.

1962 - URSS e EUA terão rede mundial de observação meteorológica ligada por satélites artificiais.

1962 - A máquina fotográfica 360º de Sebastião Carvalho Leme é patenteada. A Máquina fotográfica 360º é uma câmara fotográfica capaz de fazer uma única fotografia panorâmica completa (abrangendo toda a volta) a partir de um determinado ponto.

1963 - Fundação da Federação Brasiliense de Futsal.

1964 - Inglaterra festeja quarto centenário de nascimento de Shakespeare.

1967 - A nave espacial Soyuz explode no espaço. Seu piloto, Vladimir Komarov, morre no acidente.

1969 - Argentina e Venezuela reatam relações, após três anos de rompimento.

1969 - Morte do general brasileiro Onofre Muniz Gomes de Lima, no Rio de Janeiro (RJ). Foi candidato ao governo do Estado do Ceará, Senador e comandante da 10ª Região Militar. Nasceu em Camocim (CE), em 17.04.1891.

1969 - Nos Estados Unidos, um corpo de jurados condena a morte Sirhan Sirhan pelo assassinato do senador Robert Kennedy, irmão do também assassinado presidente norte-americano John F. Kennedy.

1970 - O presidente Médici criou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

1971 - O procurador da Justiça, Hélio Bicudo, acusou o delegado Sérgio Paranhos Fleury pela execução de dez presos políticos.

1972 - Os astronautas da nave Apollo 16 partiram para a Lua.

1974 - O governo anuncia a criação do Banco Nacional do Desenvolvimento Agropecuário (BNDA).

1984 - É anunciada em Washington a descoberta do vírus da AIDS.

1985 - Tancredo Neves foi enterrado em São João del-Rei (MG). No cortejo, em Belo Horizonte, um tumulto provocou a morte de 7 pessoas e deixou outras 270 feridas.

1985 - José Sarney é efetivado no cargo de Presidente da República.

1985 - A Coca-Cola anuncia que a fórmula de seu refrigerante - segredo guardado durante 99 anos - seria mudada. A reação negativa da população foi tamanha que a Coca-Cola logo voltou a produzir novamente a versão original de seu refrigerante.

1987 - Mil baleias apareceram mortas na praia brasileira de Paricanga (BA).

1989 - Ayrton Senna (Equipe McLaren) vence o Grande Prêmio de Imola.

1990 - Namíbia torna-se o 160.º membro da Organização das Nações Unidas e o 50.º integrante da Commonwealth.

1993 - Eritreia obtém a independência após um referendo.

1993 - Os presidentes de Honduras, Guatemala, El Salvador e Nicarágua firmam, em Manágua, um acordo para estabelecer uma zona de livre comércio.

1993 - Realização de plebiscito previsto na Constituição de 1988: vence o presidencialismo.

1994 - Físicos descobrem o quark top, uma partícula subatômica.

1998 - Dolly, a ovelha nascida por clonagem em 1996, dá à luz sua primeira cria.

1998 - James Earl Ray, assassino do líder negro Martin Luther King, morreu de cirrose nos Estados Unidos. Ele cumpria a pena de 99 anos de prisão pelo crime.

2002 - Reunião do papa João Paulo II com 13 cardeais norte-americanos para discutir sobre padres pedófilos.

2002 - Uruguai rompe relações com Cuba. O chefe de estado sentiu-se insultado pelo governo cubano por ter votado a favor de uma resolução da ONU que intimava Cuba a garantir direitos civis e políticos a seu povo.

2004 - A Coreia do Norte admite tragédia ocorrência de um grave acidente de trem e pede ajuda à comunidade internacional. O governo norte-coreano afirmou ter ocorrido a morte de centenas de pessoas. Estima-se a destruição total de ao menos 1.800 casas e calcula-se haver 3.000 vítimas, entre mortos e feridos.

2005 - Entra no ar o primeiro vídeo da história do YouTube.

2007 - Divulgada carta em que o Papa Bento XVI pede que a Alemanha perdoe dívidas dos pobres.

2007 - Lançada a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso.

2007 - Morreu Boris Yeltsin (Bóris Nicoláievitch Iéltsin), em Moscou, Rússia. foi um político russo, com um importante papel na história recente da União Soviética e da Federação Russa. Yeltsin foi o primeiro presidente a ocupar o cargo depois do fim da União Soviética. Nasceu em Butka, Sverdlovsk, União Soviética, em 01.02.1931.

2008 - Anvisa divulga resultado do monitoramento de agrotóxicos em alimentos. “O tomate, o morango e a alface foram os alimentos que apresentaram os maiores números de amostras irregulares referentes aos resíduos de agrotóxicos, durante o ano de 2007. Os dois problemas detectados na análise das amostras foram teores de resíduos acima do permitido e o uso de agrotóxicos não autorizados para estas culturas. Já a batata e a maçã tiveram redução no número de amostras com resíduos de agrotóxicos. Os dados são do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para), coordenado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em parceria com as Secretarias Estaduais de Saúde”.

2008 - Câmara dos Deputados aprova venda de bebidas em zona urbana de rodovias.

2009 - O deputado Nelson Pellegrino (PT-BA) apresenta o relatório da CPI dos Grampos.

2010 - Correios emitem o selo “350 do Mosteiro de São Bento de Sorocaba (SP)”.

2011 - Polícia prende quatro integrantes da Marcha da Maconha no centro do Rio de Janeiro (RJ).

2012 - Jornal O Estado de São Paulo lança o “Estadão Noite” para tablet.

2012 - Presidenta Dilma Rousseff se reúne com governadores do Nordeste em Aracaju (SE).

2013 - Governo federal anuncia pacote de benefícios para o setor de açúcar e álcool.

2013 - Dilma Rousseff afirma que juros vão continuar “subindo e descendo”.

2013 - Câmara aprova restrições a novos partidos.

2014 - STF declara inconstitucional sobre serviços de cooperativas de trabalho.

2014 - Ministra Rosa Weber determina instalação de CPI da Petrobras com objeto restrito.

2014 - Entra em vigor a Lei nº 12.965/2014 - Lei do Marco Civil da Internet no Brasil.

2015 - Conselho da Petrobras aprova venda de 49% da Gaspetro para Mitsu por 1,9 bilhão.

2015 - Governo cancela programa de financiamento para cooperativas de crédito.

2015 - Morreu Mangabinha (Carlos Alberto Mangabinha Ribeiro), em Belo Horizonte (MG). Nascido em Corinto (MG), em 16.03.1942, foi um acordeonista, compositor e integrante do grupo musical Trio Parada Dura desde a sua primeira formação.

2015 - Morreu Roberto Talma, no Rio de Janeiro (RJ). Nascido em São Paulo (SP), em 29.04.1948, foi um produtor cinematográfico e diretor de televisão brasileiro.

2015 - Reabertura da Biblioteca Pública do Ceará.

2016 - Presidente Barack Obama pede que jovens britânicos “acreditem que é possível alcançar progresso”.

2016 - Governo do Ceará lança Bilhete Único Metropolitano.

2017 - Presidente Donald Trump diz que México pagará pelo muro fronteiriço de “alguma forma”.

2017 - Morreu Jerry Adriani (Jair Alves de Sousa) no Rio de Janeiro (RJ). Nascido em São Paulo (SP), em 29.01.1947, foi um cantor e ator brasileiro. Iniciou sua carreira na TV Tupi de São Paulo, como vocalista do conjunto Os Rebeldes. Foi, também, um dos ícones da Jovem Guarda.

2018 - ONU alerta para perigo crescente do uso de armas nucleares.

2018 - Presidente Temer sanciona projeto de lei que aumenta pena para crime de roubo com usp de explosivos.

2018 - Governo regulamenta programa de refinanciamento de dívidas de micro e pequenas empresas.

2018 - Rodrigo Janot desiste de concorrer a uma vaga no Conselho Superior do Ministério Público Federal.

2019 - Senado da Flórida, EUA, aprova medida para armar professores nas escolas.

2019 - Arábia Saudita executa 27 pessoas acusadas de terrorismo.

2019 - França rejeita pedido de repatriação dos jihadistas presos na Síria.

2019 - ONU alerta para perigo crescente do uso de armas nucleares.

2019 - Olavo de Carvalho critica “generais incultos e presunçosos”.

2019 - Soma de tributos pagos pelos brasileiros chega a R$ 800 bilhões.

2019 - Em decisão unânime, 5ª Turma do STF mantém condenação de Lula e reduz pena para 8 anos e 10 meses.

2019 - Deputados aprovam parecer a favor da reforma da Previdência na CCJ da Câmara.

2020 - Máscaras passam a ser obrigatórias na cidade do Rio de Janeiro.

2020 - Entra em vigor o decreto sobre uso geral de máscaras em Salvador (BA).

2020 - Governo britânico inicia testes com vacina contra coronavírus desenvolvidas na Universidade de Oxford. 

2021 - NASA pública primeira foto colorida da superfície de Marte feita pelo helicóptero Ingenuity em voo.

2021 - Nos EUA, Missão Crew-2 da SpaceX envia 4 astronautas para Estação Espacial Internacional; Audiência com Ghislaine Maxwell sobre novas acusações de tráfico sexual.

2021 - Presidente Joe Biden fala em “relação bilateral construtiva” com a Turquia.

2021 - Reino Unido proíbe oficialmente entrada de viajantes da Índia. 2021 - Na Alemanha, a chanceler Angela Merkel é questionada por lobby pela empresa de pagamentos Wirecard.

2021 - Japão declara Estado de Emergência em Tóquio e em outras três regiões do país.

2021 - Morte do Ministro dos Transportes da Argentina, Mário Leoni. 2021 - Congresso chileno aprova terceiro saque de fundos de pensão.

2021 - Rússia declara cinco funcionários da embaixada polonesa personae non gratae.

2021 - Ejército de Liberación Nacional (ELN) pede diálogo para a saída do conflito armado na Colômbia.

2021 - Uruguai critica “grandes fraquezas” do mecanismo Covax.

2021 - Morte do historiador cubano Manuel Lagunilla.

2021 - Na Nicarágua, presidente Daniel Ortega denuncia “agresiones que sufren los pueblos de Cuba y Venezuela”.

2021 - Nova Zelândia suspende bolha de viagens após surto de covid na Austrália.

2021 - Lituânia expulsa diplomatas russos.

2021 - Estônia expulsa diplomatas russos.

2021 - Armênios relembram genocídio nas mãos do império Otomano com marcha em Erevã.

2021 - Magé recebe o projeto estadual ‘RJ Alimenta”.

2021 - Governo de São Paulo retoma o agendamento de serviços do Poupatempo.

2021 - Alunos das escolas municipais do Pará recebem kits de alimentação.

2021 - Sexta Semana da Canção Brasileira.

2021 - Morte do ex-ministro João Camillo Penna.

2021 - Morreu José Levy Fidelix da Cruz, em São Paulo (SP). Nasceu em Nutum (MG), em 27.12.1951, foi um políticoempresáriojornalista e publicitário brasileiro, fundador do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). Fidelix reclamava a autoria de diversos projetos, entre eles o aerotrem, um projeto de trem-bala entre CampinasSão Paulo e Rio de Janeiro. Nas eleições estaduais de 2018, concorreu ao cargo de deputado federal pelo estado de São Paulo, mas não foi eleito. Foi pré-candidato à Presidência do Brasil no mesmo ano, mas desistiu ao fechar um acordo em que o general Hamilton Mourão, do seu partido, se tornou candidato à vice-presidente na chapa encabeçada por Jair Bolsonaro.

2021 - Fabio Wajngarten diz que Brasil não comprou vacinas da Pfizer antes por “incompetência”.

2021 - Presidente Bolsonaro ameaça acionar Forças Armadas contra medidas de governadores.

2021 - Ex-ministro da Saúde, Pazuello é transferido para cargo na Secretaria-Geral do Exército.

2021 - Estado de São Paulo envia protocolo do estudo clínico da Butanvac à Anvisa.

2021 - Prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), recebe alta médica após AVC (internado em 20/04/2021).

2021 - Governo adia censo demográfico brasileiro de 2021.

TÚNEL DO TEMPO

Pixinguinha - Carinhoso

 

SITES CONSULTADOS:                                 

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://datasdodia.net

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário