domingo, 3 de abril de 2022

Fatos históricos de 4 de abril

4 de abril é o 94º dia no calendário gregoriano. Faltam 271 para acabar 2022.

Dia Internacional de Conscientização sobre o perigo das Minas e de Assistência para as Atividades relacionadas com Minas.

 - Dia Nacional do Parkinsoniano - Fora do Brasil, o dia 11 de abril foi definido como o Dia Mundial da Doença de Parkinson, data em que é lembrada a doença degenerativa, que também é conhecida como mal de Parkinson, com objetivo de alertar quanto a seus sintomas e também o tratamento dessa doença que afeta principalmente pessoas na terceira idade. A origem da data escolhida está no dia do nascimento de James Parkinson, que foi o primeiro médico a fazer análise e descrição da doença no ano de 1817. 

- Dia do Livreiro Católico. 

- Dia Nacional do Jipeiro - Comemoração oficializada, entre outros, nos Estados brasileiros do Ceará (Lei Nº 14.535, de 21.12.2009), Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo, além do Distrito Federal. 

- Dia Nacional do Curta Metragem - Comemoração que tem sido promovida pela ABD (Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas).

EVANGELHO (Jo 8, 12-20)

5ª Semana da Quaresma

 — O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 12 disse Jesus: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida." 13 Então os fariseus disseram: "O teu testemunho não vale, porque estás dando testemunho de ti mesmo." 14 Jesus respondeu: "Ainda que eu dê testemunho de mim mesmo, o meu testemunho é válido, porque sei de onde venho e para onde vou. Mas  vós não sabeis donde venho, nem para onde vou. 15 Vós julgais segundo a carne, eu não julgo ninguém, 16 e se eu julgo, o meu julgamento é verdadeiro, porque não estou só, mas comigo está o Pai que me enviou.  17 Na vossa Lei está escrito que o testemunho de duas pessoas é verdadeiro. 18Ora, eu dou testemunho de mim mesmo, e também o Pai, que me enviou, dá testemunho de mim."

19 Perguntaram então: "Onde está o teu Pai?" Jesus respondeu: "Vós não conheceis nem a mim, nem a meu Pai. Se me conhecêsseis, conheceríeis também meu Pai."

20Jesus disse estas coisas, enquanto estava ensinando no Templo, perto da sala do tesouro. E ninguém o prendeu, porque a hora dele ainda não havia chegado.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA: Santo Isidoro

EFEMÉRIDES

Assis Chateaubriand (1892-1968)

503 a.C. - Segundo o triunfo romano, o cônsul Agripa Menênio Lanato celebrou um ovação para uma vitória militar sobre os sabinos.

1581 - Francis Drake é condecorado por completar uma circum-navegação do mundo.

1589 - Morte de São Benedito.

1727 - Enterro de Isaac Newton.

1796 - Georges Cuvier profere sua primeira palestra paleontológica na École Centrale du Pantheon do Museu Nacional de História Natural sobre a vida e restos fósseis de elefantes e espécies afins, fundando a ciência da paleontologia.

1812 - Pela primeira vez, a Assembleia das Províncias Unidas do Rio da Prata se reúne em Buenos Aires com representantes da capital e das províncias.

1814 - Napoleão abdica pela primeira vez e nomeia seu filho Napoleão II como Imperador dos Franceses.

1832 - Charles Darwin chega ao Rio de Janeiro no navio Beagle.

1835 - É criada a primeira Escola Normal de ensino público da América, em Niterói (RJ).

1839 - Fundação da primeira escola superior de Farmácia da América, a Escola de Farmácia de Ouro Preto, hoje vinculada à Universidade Federal de Ouro Preto (MG).

1865 - Guerra de Secessão: um dia depois de forças da União capturarem Richmond, Virgínia, o presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln visita a capital confederada.

1873 - Fundado o Kennel Club, o mais antigo e oficial registro de cães de raça pura do mundo.

1905 - Um terremoto atingiu a região de Lahore, na Índia, provocando a morte de 10 mil pessoas.

1909 - Fundação do Sport Club Internacional (Porto Alegre-RS).

1923 - Warner Bros. Pictures abre suas portas e agora está aberta aos negócios com os quatro fundadores da empresa: Jack Warner, Harry Warner, Albert Warner e Sam Warner.

1925 - A Schutzstaffel (SS) é fundada na Alemanha.

1927 - Decreto nº 17.758 cria o Museu Rui Barbosa.

1929 - Morreu Carl Benz (Carl Friedrich Benz), em Ladenburg, Alemanha. Foi engenheiro alemão considerado um dos inventores, com Gottlieb Daimler, do automóvel movido a gasolina. Nasceu em Mühlburg, hoje Karlsruhe, Alemanha, em 25.11.1944.

1931 - Tem início na ilha da Madeira a Revolta da Madeira, um levantamento militar contra o governo da Ditadura Nacional.

1933 - O dirigível norte-americano Ankron, com 77 pessoas a bordo, cai no Atlântico. Apenas quatro pessoas sobrevivem. 

1935 - O Poder Legislativo aprovou a Lei de Segurança Nacional, que deu ao governo carta branca para reprimir atividades tidas como subversivas.

1945 - Segunda Guerra Mundial: tropas soviéticas libertam a Hungria de ocupação alemã e ocupam o país.

1946 - Fundação da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel.

1949 - Doze nações assinam o Tratado do Atlântico Norte dando origem à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

1950 - ONU aprova estatuto para a administração internacional de Jerusalém.

52 - Argentina cria base permanente em Esperanza, na Antártica.

1953 - Libertados nove médicos soviéticos presos em janeiro e acusados de tramar o assassinato de líderes soviéticos.

1954 - Arturo Toscanini, de 87 anos, abandona a direção da Orquestra Sinfônica da NBC.

1955 - Durante um discurso em Goiás, o então candidato à Presidência, Juscelino Kubitschek, anunciou sua intenção de mudar a capital do país para o planalto central.

1958 - Nasceu o cantor e compositor Cazuza (Agenor Miranda de Araújo Neto), no Rio de Janeiro, onde também morreu em 07.07.1990.

1958 - O símbolo da paz CND é mostrado ao público pela primeira vez em Londres.

1960 - A França compromete-se a conceder a independência da Federação do Mali, uma união do Senegal com o Sudão Francês.

1960 - Lei n.º 3.742 dispõe sobre auxílio federal aos estados e municípios em casos de calamidade pública.

1960 - O filme Ben-Hur ganha o Oscar de melhor filme.

1964 - Nasceu Branco (Cláudio Ibraim Vaz Leal), em Bagé (RS). Foi jogador do Fluminense, Brescia, Porto, Flamengo e Corinthians e atualmente é treinador.

1965 - Apresentado o primeiro modelo do novo avião de caça Saab Viggen.

1967 - Martin Luther King Jr. profere seu discurso "Beyond Vietnam: A Time to Break Silence" na Igreja de Riverside, em Nova Iorque.

1968 - Programa Apollo: a NASA lança a Apollo 6.

1968 - Foi assassinado O líder negro Martin Luther King Jr., no Tennessee, EUA. Foi um pastor protestante e ativista político estadunidense. Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo. Ele foi a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato. Seu discurso mais famoso e lembrado é "Eu tenho um sonho". Nasceu em Atlanta, EUA, em 15.01.1929.

1968 - Morreu Assis Chateaubriand (Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo), em São Paulo (SP). Foi um dos homens públicos mais influentes do Brasil nas décadas de 1940 e 1950, se destacando como jornalista, empresário, mecenas e político. Foi também advogado, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras. Nasceu em Umbuzeiro (PB), em 04.10.1892.

1972 - Os EUA reconhecem Bangladesh, após 61 países terem estabelecido relações diplomáticas com o governo de Dacca.

1973 - Inauguração do World Trade Center, em Nova Iorque, EUA.

1973 - Foi inaugurado o 1º caixa eletrônico do Brasil.

1974 - ABBA ganha o concurso Eurovisão da Canção.

1975 - Fundação da empresa de softwares Microsoft por Bill Gates e Paul Allen.

1976 - O príncipe Norodom Sihanouk renuncia como líder do Camboja e é colocado sob prisão domiciliar.

1979 - O primeiro-ministro Zulfikar Ali Bhutto do Paquistão é executado.

1983 - O ônibus espacial Challenger faz sua viagem inaugural ao espaço.

1991 - Um acidente com asa delta no Japão matou Pepê, único brasileiro campeão mundial de voo livre. Ele foi um dos introdutores do esporte no Brasil. 

1992 - Morreu o cantor Gilberto Alves  (Gilberto Alves Martins), em Jacareí (SP). Cantor. Fugiu de casa aos 12 anos, junto com o irmão mais velho, e passou a trabalhar como carregador de marmitas. Pouco depois, aprendeu o ofício de sapateiro, passando a viver dessa profissão. Mesmo trabalhando, fez o curso secundário e passou a reunir-se com amigos, para serestas nas ruas do Méier e Lins de Vasconcelos. Faleceu na cidade de Jacareí, interior de São Paulo. Nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 15.04.1915.

1994 - Marc Andreessen e Jim Clark fundam a Netscape Communications Corporation sob o nome Mosaic Communications Corporation.

1996 - Preso o terrorista mais procurado dos EUA, o professor de matemática Theodore Kaczynski.

1996 - O cometa Hyakutake é fotografado pela sonda NEAR Shoemaker.

1998 - Inauguração da ponte Vasco da Gama em Lisboa.

2000 - Morreu Tommaso Buscetta, em Nova Iorque, EUA. Foi um dos mais importantes membros da Cosa Nostra, a máfia siciliana. Foi um "arrependido", ou seja, colaborou com a Justiça delatando companheiros e informando o juiz Giovanni Falcone sobre as estruturas da organização e seus esquemas de corrupção de políticos.  Nasceu em Agrigento, Itália, em 13.07.1928

2000 - Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprova a Lei da Responsabilidade Fiscal.

2001 - Nascimento do 1000º mico-leão-dourado - símbolo da fauna ameaçada no Brasil.

2002 - O governo angolano e os rebeldes da UNITA assinam um tratado de paz que termina com a Guerra Civil Angolana.

2003 - Pescadores encontram na Antártica uma lula de aproximadamente 150kg.

2004 - O exército Mahdi de Moqtada al-Sadr inicia uma revolta em várias cidades e regiões do sul do Iraque depois do encerramento do jornal al-Hawza pelas forças da coligação.2005 - O ex-presidente do Banco Central Francisco Lopes é condenado a 10 anos de prisão.

2005 - Morreu o ator Laerte Morrone, em São Paulo (SP), onde também nasceu em 16.07.1932.

2005 - A Rede Globo estreia o TV Xuxa.

2006 - Confirmado o afastamento da deputada Ângela Gudagnin do Conselho de Ética.

2007 - Equador e Brasil assinam 15 acordos.

2007 - O desenho de uma cena de O Principezinho foi encontrado no Japão e pensa-se que seja um original pintado pelo autor do livro, Antoine de Saint-Exupéry.

2007 - Ministério da Saúde anuncia que assumirão Instituto do Coração de Brasília (DF).

2008 - Bill Gates anuncia o lançamento do Windows 7 para 2009.

2008 - Comissão de Anistia anuncia indenizações para Ziraldo e Jaguar.

2008 - Ministra Dilma Rousseff reconhece vazamento de dossiê sobre gastos do governo FHC.

2010 - A missão Soyuz TMA-18 da Nasa chega à Estação Espacial Internacional.

2010 - Um sismo de 7,2 graus na escala de Richter provoca destruição no México e nos Estados Unidos.

2010 - Bento XVI apela à conversão espiritual da humanidade.

2011 - França anuncia a descoberta de mais corpos e partes intactas de fuselagem de avião no meio do Oceano Atlântico, dois anos depois da tragédia do voo Air France 447

2011 - Morreu Jackson Lago (Jackson Képler Lago), em São Paulo (SP). Médico e político do PDT, tendo sido prefeito de São Luís (MA) por três vezes.  Foi governador do estado do Maranhão de 2007 a 2009, quando teve seu mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nasceu em Pedreiras (MA), em 01.11.1934.

2011 - Banco do Brasil, CEF e Bradesco passam a oferecer cartões com a bandeira Elo.

2012 - Pesquisa CNI/Ibope revela que a presidenta Dilma Rousseff obteve a aprovação de 77% em 03/2012.

2013 - O presidente do STF, Joaquim Barbosa, cobra fim do uso de iniciais em ações criminais.

2013 - Câmara aprova novas regras para apurar mortes causadas por policiais.

2013 0 Presidenta Dilma Rousseff sanciona o Orçamento Geral da União de 2013.

2014 - Câmara dos Deputados nega aposentadoria por invalidez para o ex-deputado José Genoino (PT-SP).

2014 - A presidenta Dilma Rousseff anuncia lançamento do PAC 3 em agosto.

2015 - Record estreia nova temporada de “Os Dez Mandamentos”.

2015 - Irã relaxa restrições à participação de mulheres em eventos esportivos.

2016 - Discurso inflamado da advogada Janaína Paschoal a favor do impeachment de Dilma Rousseff.

2016 - Governo apresenta defesa de Dilma Rousseff na comissão do impeachment na Câmara.

2016 - Ministro Teori Zavascki 9STF) rejeita ações de PSDB e PSB contra posse de Lula na Casa Civil.

2016 - ANVISA aprova nova droga contra câncer de pulmão e melanona, o nivolumabe (Opdivo).

2017 - Papa Francisco desafia jovens a serem “protagonistas da mudança”.

2017 - ANVISA suspende lote falsificado de sibutramina Biomag 15 mg.

2017 - O ator José Mayer reconhece assédio sexual à figurinista Su Tonani e pede desculpas.

2017 - Ala do PT escolhe a senadora Gleisi Hoffmann (PR) para ser candidata à presidência do partido.

2017 - Câmara dos Deputados aprova texto principal de regulamentação do Uber.

2017 - Presidente Michel Temer sanciona lei que amplia proteção às crianças vítimas de violência.

2018 - Presidente Vladimir Putin adverte que Estado Islâmico pode atacar em outros países.

2018 - Presidente Temer sanciona lei que flexibiliza horário de “A Voz do Brasil”.

2018 - STF nega habeas corpus preventivo e abre caminho para prisão de Lula.

2018 - BRF anuncia férias coletivas a mais de 3.500 funcionários no Brasil.

2018 - Comissão do Senado aprova licença maternidade de seis meses.

2019 - Em Portugal, o Santuário de Fátima assinala o centenário da morte de São Francisco Marto (1908-1919).

2019 - Nos EUA, Igreja Mórmon informa que permitirá que filhos de casais LGBT sejam batizados.

2019 - ONU lança plataforma de incentivo à contratação de refugiados.

2019 - Exército Nacional Líbio lança ofensiva para capturar Trípoli, defendida pelas milícias do Governo de Unidade Nacional da Líbia.

2019 - Presidente Trump critica “ações desnecessárias e destrutivas” de Federal Reserve (Fed)

2019 - Governador João Dória (PSDB-SP) chama o ministro Paulo Guedes de “guerreiro do Brasil”.

2020 - Portugal tem 266 por mortes de Covix-19, números de casos passa os 10 mil.

2020 - O ex-jogador Xavi Hernandez doa um milhão de euros ao Hospital Clinic de Barcelona.

2020 - Governo da Espanha decide prorrogar até 26/04/2020 o Estado de Emergência.

2020 - França soma 7.560 mortos desde o início d pandemia no país.

2020 - Reino Unido registra 708 mortes por coronavírus em 24 horas.

2020 - Argentina chega a 1.252 casos de coronavírus, com 42 mortos.

2020 - Itália informa primeira redução de pacientes em UTIs por coronavírus.

2020 - Presidente Trump (EUA) impede a exportação de máscaras.

2020 - United Airlines suspende até 90% dos voos para New York e New Jersey.

2020 - O ministro Abraham Weibntraub usa Cebolinha da Turma da Mônica para atacar a China.

2020 - China decreta luto nacional de um dia pelos mártires que morreram na luta contra o surto da doença do novo coronavírus. 

2020 - Ceará entra em transição para aceleração descontrolada do coronavírus. O Estado prorroga decreto de isolamento social por mais 15 dias.

2020 - Coronavírus: Números de mortes no Brasil sobre para 432, e casos confirmados são 10.278.

2020 - O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, diz que ‘fomos rápidos com medidas”.

2020 - Jornal Correio da Paraíba encerra atividades.

2021 - França acelera vacinação contra cobid-19.

2021 - Na Itália, prisão do chefe do clã Pagliarelli, Giuseppe Calvaruso, em Palermo.

2021 - Na Argentina, a tenista brasileira vence Beatriz Haddad Maia vence Francesca Jones e conquista o W25 de Villa Maria.

2021 - No Chile, Senado aprova projeto do governo que estabelece novos apoios econômicos à classe média.

2021 - Na Austrália, p ex-ministro Tom Kenyon apela para a limitação das relações econômicas com a China.

2021 - Colômbia reforça toque de recolher por aumento de casos de covid.

2021 - Hungria começa a vacinar professores e educadores contra a cobid-19.

2021 - Bulgária elege novo Parlamento.

2021 - Inundações deixam mais de 40 mortos na região da Indonésia e do Timor Leste.

2021 - China anuncia doação de 150 mil doses da Coronavac para El Salvador.

2021 - Líbia recebe a primeira remessa de vacina Sputnik V.

2021 - Pane elétrica deixa Santa Casa sem energia por quatro horas em Ribeirão Preto (SP).

2921 - Entra em funcionamento usina de oxigênio no Centro de Atendimento à covid-19 de Andradina (SP).

2021 - Suspensas 20 linhas de ônibus de Belo Horizonte (MG).

2021 - Missas e cultos são liberados no Ceará,

2021 - Governo de Santa Catarina prorroga medidas de combate à covid-19.

2021 - Justiça suspende reabertura de escolas na cidade do Rio de Janeiro.

2021 - Desaba ponte Metálica sobre o rio Mearim em Bacabal (MA).   

TÚNEL DO TEMPO

Gilberto Alves  canta “Branca”, de Zequinha de Abreu/ Duque de Abramonte (Décio Abramo)

 

SITES CONSULTADOS:

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br/ 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário