quarta-feira, 20 de abril de 2022

"Parabéns ao Rei Roberto Carlos!" (Por Dr. Francisco Santamaria Mont'Alverne Parente*)



Hoje, dia 19 de abril, Roberto Carlos está completando oitenta e um anos de idade. Dedico a ele, por conseguinte, a homenagem de minha despretenciosa mostra com esta música tão bonita de sua lavra, "O Diamante Cor de Rosa", cujos acordes transmitem uma doce e suave melancolia que serena o espírito de quem a ouve com verdadeiro sentimento de lirismo na alma.

O talentoso "Menestrel de Cachoeiro de Itapemirim" é um dos notáveis representantes da seleta plêiade do que há de melhor no cancioneiro popular de nosso imenso país.

Há mais de seis décadas percorre altaneiro a senda do triunfo artístico, embevecendo várias gerações com belas e inesquecíveis canções que se cristalizaram na vida de cada um de nós, o que o faz merecedor do carinho e do afeto do povo brasileiro, que, em justíssima e lúcida conclamação, deveria proclamar, em uníssono e com altissonante voz, um "muito obrigado!" por todo o harmonioso conjunto de sua admirável produção musical, que tantos momentos agradáveis de bom convívio com suas cativantes melodias sinalizou.

São tantas emoções que o velho Rei Primeiro e Único da Jovem Guarda proporcionou à sua incontável legião de ardorosos fãs! Bem está a merecer o carinhoso retorno.

A expressiva música ora reportada ensejou o interessante e movimentado filme "Roberto Carlos e o Diamante Cor de Rosa" dirigido em 1969 por um dos simbólicos cineastas da emblemática safra do Cinema Novo, o fluminense Roberto Farias (1932-2018), em que o filho de Dona Laura - que bela música ele compôs em homenagem à sua mãe! - contracena com seus inseparáveis companheiros do icônico e airoso movimento jovemguardista, o fluminense Erasmo Carlos, "o Tremendão", e a mineira Vanderléa, "a Ternurinha", nascidos respectivamente em 1941 e 1946, película que elenca também o eterno vilão do cinema brasileiro, o gaúcho José Lewgoy (1920-2003), que chegou a estudar artes cênicas na prestigiada Universidade Yale, no Estado norte-americano de Connecticut, apadrinhado pelo venerável escritor coestaduano Érico Veríssimo (1905-1875), autor de renomados livros que muito engrandecem a literatura pátria.

Parabéns, Rei Roberto Carlos!

(*) Francisco Santamaria Mont'Alverne Parente - Juiz de Direito. Membro da Academia Sobralense de Estudos e Letras. Membro da Academia Cearense de Cinema. Ator de radionovela sob a direção de Marques da Cruz.




Nenhum comentário:

Postar um comentário