quinta-feira, 2 de junho de 2022

Fatos históricos 3 de junho

3 de junho é o 154º dia do ano no calendário gregoriano Faltam 211 para acabar 2022.

- Dia da Conscientização contra a Obesidade Mórbida Infantil.

- Dia Internacional do Administrador de Pessoal.

Dia do Profissional de RH ou Recursos Humanos - Comemoração de brasileiros, que foi idealizada pelo fundador da antiga Associação Paulista de Administração de Pessoal, Genézio Lucone, e que está relacionada com uma homenagem aos profissionais de Recursos humanos (Rh).

- Dia Nacional da Educação Ambiental - Comemorado no Brasil, conforme Lei Nº 12.633, de 14.05.2012, que está relacionada com o "Dia Mundial do Meio Ambiente", festejado em 5 de junho.

EVANGELHO (Jo 21,15-19)

7ª Semana da Páscoa

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Jesus manifestou-se aos seus discípulos 15e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”.

16E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas”. 17Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. 18Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”. 19Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

 

SANTO DO DIA: São Carlos Lwanga e companheiros

EFEMÉRIDES

Mário Rodrigues Filho (1908-1966)

713 - Imperador bizantino Filípico é cegado, deposto e enviado ao exílio por conspiradores do exército de Tema Opsiciano na Trácia. Ele é sucedido por Anastácio II, que inicia a reorganização do exército bizantino.

1539 - Hernando de Soto reivindica a Flórida para a Espanha.

1553 - Inauguração da Universidade do México.

1621 - Companhia Holandesa das Índias Ocidentais assume o monopólio do comércio nos Novos Países Baixos.

1645 - Início da Insurreição Pernambucana, na várzea do Capibaribeno-PE.

1749 - Fundada a Universidade do Panamá, denominada Universidade de San Javier.

1822 - Dom Pedro recusa fidelidade à Constituição portuguesa e convoca a primeira Assembleia Constituinte brasileira.

1832 - Nasceu Charles Lecocq (Alexandre Charles Lecocq), em Paris, França, onde também morreu em 24.10.1918. Foi um compositor que escreveu operetas e óperas cômicas: La fille de Madame Angot (1872), Giroflé-Girofla (1874), Le petitduc (1878).

1875 - Morreu Georges Bizet ou Bizet (Alexandre César Léopold Bizet), em Bougival. França. Foi um compositor, principalmente de óperas. Numa curta carreira devido à sua prematura morte, ele atingiu poucos sucessos antes do seu trabalho final, Carmen, que se viria a tornar uma das mais populares e frequentemente interpretadas óperas no repertório operístico. Nasceu em Paris, França, em 25.10.1838.

1885 - Golpe de Estado na República de El Salvador. O general Francisco Menéndez derruba o presidente Rafael Zaldívar e ocupa o seu lugar.

1899 - Morreu Johann Strauss Jr (Johann Baptist Strauss ou Johann Sebastian Strauß),em Viena, Áustria, onde também nasceu em 25.10.1825. Foi um grande compositor da Era Românticafamoso por ter escrito mais de 500 valsas, polkas, marchas, e quadrilhas. Filho de Johann Strauss I, e irmão dos compositores Josef Strauss e Eduard Strauss. Conhecido como "O Rei da Valsa", foi responsável pela popularidade da valsa em Viena durante o século XIX. Algumas das mais famosas obras incluem The Blue Danube (O Danúbio Azul),Wein Weibund Gesang,Tales from the Vienna Woods,Tritsch-Tratsch-Polka, o Kaiser-Walzer, e da opereta Die Fledermaus (O Morcego).

1900 - Primeira transmissão da voz humana, por Roberto Landell de Moura, padre e cientista brasileiro.

1901 - Nasceu José Lins do Rego, em Engenho Corredor, Pilar (PB). Foi um romancista regionalista, autor de "Menino do Engenho" (1932), "Cangaceiros" (1953), dentre outras obras. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 12.09.1957.

1906 - Nasceu Josephine Baker (Freda Josephine McDonald), em St. Louis, Missouri (EUA). Foi uma célebre atriz, cantora e dançarina norte-americana, naturalizada francesa em 1937, e conhecida pelos apelidos de Vênus Negra, Pérola Negra e ainda a Deusa Crioula. Vedete do teatro de revista, Josephine Baker é geralmente considerada como a primeira grande estrela negra das artes cênicas. Morreu de Hemorragia cerebral em Paris, França, em 12.04.1975.

1908 - Nasceu Mário Rodrigues Filho, em Recife (PE).  Mário Filho transferiu-se para o Rio de Janeiro ainda durante a infância, em 1916. Iniciou a carreira jornalística ao lado do pai, Mário Rodrigues, então proprietário do jornal A Manhã, em 1926, como repórter esportivo, um ramo do jornalismo ainda inexplorado.  Foi jornalista, comprou de Roberto Marinho o "Jornal dos Sports" (1936), realizando uma verdadeira revolução no jornalismo esportivo; criou vários eventos e liderou a campanha para a construção do Maracanã (hoje com seu nome). Como escritor, é autor de 10 livros sobre esporte. Em sua homenagem, o antigo Estádio Municipal do Maracanã ganhou o nome de Estádio Jornalista Mário Filho. O grande teatrólogo e cronista Nélson Rodrigues, irmão de Mário Filho, homenageou-o com o jargão "o criador de multidões", pela sua importância na popularização do futebol no Rio de Janeiro e no Brasil.  Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 17.09.1966.

1924 - Morreu, de tuberculose, Franz Kafka, em Klosterneuburg, Áustria. Foi um dos maiores escritores de ficção da Língua alemã do século XX. Seu estilo literário presente em obras como a novela A Metamorfose (1915), e romances incluindo O Processo (1925) e O Castelo (1926) retratam indivíduos preocupados em um pesadelo de um mundo impessoal e burocrático. Nasceu em Praga, Áustria-Hungria,em 03.07.1883.

1925 - Morreu Nicolas Camille Flammarion, Juvisy-sur-Orge, França. Mais conhecido como Camille Flammarion foi um astrônomo, irmão de Ernest Flammarion, que foi o fundador das Edições Flammarion. Camille  nasceu em Montigny-le-Roi, França, em 26.02.1842.

1925 - Nasceu Tony Curtis (Bernard Schwartz), em Bronx, Nova Iorque, EUA. Foi um astro do cinema internacional e entre seus trabalhos encontram-se os filmes Spartacus, Quanto Mais Quente Melhor.  Participou de mais de cem filmes desde 1949. Morreu em Las Vegas, EUA, em 29.09.2010.

1926 - Estabelecido em Portugal um regime militar.

1931 - Nasceu Raúl Modesto Castro Ruz, em Birán, Cuba. É um políticosegundo Presidente do Conselho de Estado da República de Cuba, desde 28 de fevereiro de 2008. Ele é o irmão mais jovem do ex-presidente cubano Fidel Castro, e ocupa os seguintes cargos: presidente, vice-presidente do Conselho de Ministros, primeiro vice-presidente do Conselho de Estado de Cuba, vice-secretário do Politburo e do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba (PCC), e Supremo General das Forças Armadas (Exército, Marinha e Força Aérea), e atual primeiro na Chefia de Comando. Em 31 de julho de 2006, Raúl Castro assumiu o cargo de presidente do Conselho de Estado durante a transferência temporária de poder em virtude da enfermidade de Fidel Castro, cargo que viria a assumir com plenos poderes a 24 de fevereiro de 2008.

1940 - Segunda Guerra Mundial: a Batalha de Dunquerque termina com uma vitória alemã e com as forças aliadas em total retirada.

1942 - Nasceu Azulão  (Francisco Bezerra de Lima), em Caruaru (PE). Cantor e compositor, começou a cantar ainda criança.  Foi vendedor de picolés e passou por problemas psiquiátricos.

1944 - Segunda Guerra Mundial: É constituído o governo provisório francês.

1950 -  Herzog e Lachenal, da Expedição francesa ao Annapurna, tornam-se os primeiros alpinistas a chegar ao cume de um pico de 8.000 metros.

1951 - Beatificação de Pio X (02/06/1835 - 20/08/1914)

1956 - O anúncio, pelo primeiro-ministro Nehru, de que Bombaim ficaria sob controle federal por cinco anos provoca violentos distúrbios.

1961 - O presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, e o primeiro-ministro soviético, Nikita Kruschev, encontram-se em Viena na Áustria pela primeira vez.

1962 - Fundação da Igreja Pentecostal Deus é Amor.

1962 - No aeroporto de Paris-Orly, o voo Air France 007ultrapassa a pista e explode quando a tripulação tenta abortar a decolagem, matando 130 pessoas.

1963 - Morreu o Papa João XXIII (Angelo Giuseppe Roncalli), aos 82 anos, em Roma, Itália. Nascido em Sottoil Monte, Itália, em 25.11.1881, foi Papa do dia 28 de outubro de 1958 até à data da sua morte. Era mundialmente conhecido por "Papa Bom" ou "Papa da bondade". Considerado um Papa de transição, depois do longo pontificado de Pio XII, ele convocou, por surpresa de muitos, o Concílio Vaticano II, que visava a renovação da Igreja e a formulação de uma nova forma de explicar pastoralmente os dogmas ao mundo moderno. Pertencia à Ordem Franciscana Secular e escolheu como lema papal: Obediência e Paz. Papa João XXIII foi canonizado em 27.04.2014, juntamente com o Papa João Paulo II.

1964 - O presidente da Coreia do Sul, Park ChungHee, decreta a lei marcial na região de Seul.

1965 - Lançamento da Gemini IV, a primeira missão espacial de vários dias por uma equipe da NASA. Edward White, um membro da equipe, realiza a primeira atividade extraveicular americana.

1970 - O bioquímico Har Gobind Khorana e sua equipe, na Universidade de Wisconsin, anunciam ter criado um gene artificialmente.

1970 - Carlos Lamarca foi condenado a 24 anos de prisão, em São Paulo, sob a acusação de organizar movimentos guerrilheiros.

1974 - Isaac Rabin é eleito o primeiro Ministro de Israel.

1974 - O Jornal Hoje passa a ser exibido em todo o Brasil em rede nacional, pela Rede Globo.

1977 - Morreu Roberto Rossellini,em Roma, Itália, onde também nasceu  em 08.05.1903. Foi um diretor de cinema italiano. Rossellini foi um dos mais importantes cineastas do neo-realismo italiano, com contribuições ao movimento, com filmes como Roma, città aperta  (br/pt: Roma, Cidade Aberta).

1980 - A Caixa Econômica Federal anunciou possuir cerca de 100 Kg de ouro da recém descoberta jazida de Serra Pelada

1981 - Papa João Paulo II é liberado do hospital após atentado a sua vida.

1982 - Dois caças F-5E da FAB interceptam um Vulcan britânico no espaço aéreo brasileiro e obrigam-no a pousar na base aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.

1985 - Ao operar Manuel Amorim da Silva, Euryclides de Jesus Zerbini fez o primeiro transplante cardíaco do mundo em portador de doença de Chagas.

1986 - Morreu Augusto Ruschi, em Vitória (ES). Conhecido como o 'cientista dos beija-flores', também foi agrônomo, advogado, ecologista e naturalista. O interesse pelo estudo de plantas e animais, desde a infância, permitiu que conhecesse a fundo diversos ramos da biologia, tornando-se respeitado especialista em beija-flores e orquídeas do Brasil. Augusto Ruschi nasceu em Santa Teresa (ES), em 12.12.1915.

1989 - O governo da República Popular da China envia tropas para desocupar a Praça da Paz Celestial, depois de sete semanas de ocupação por manifestantes.

1989 - Morreu Aiatolá Khomeini (Grand Ayatollah Seyyed Ruhollah Khomeini), em Teerã, Irã. Foi uma autoridade religiosa xiita iraniana, líder espiritual e político da Revolução Iraniana de 1979 que depôs Mohammad Reza Pahlavi, na altura o xá do Irã. É o fundador do moderno Estado Islâmico e governou o Irã desde a deposição do xá Reza Pahlavi até a sua morte em 1989. Costuma ser referido como Imã Khomeini dentro do Irã e pelos seus seguidores ao redor do mundo, e como Aiatolá Khomeini fora de seu país. Aiatolá Khomeini nasceu em Khomein, Markazi, Irã, em 22.09.1900.

1992 - A Eco 92 reuniu 178 chefes de Estado no Rio de Janeiro. Esta foi a segunda conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente

1996 - Os ministros das Relações Exteriores da Otan chegam a um acordo para reformar o organismo, que se concentraria na Europa e não na Rússia.

1997 - Lionel Jospin, líder do Partido Socialista, é designado primeiro-ministro da França e inicia conversações com os comunistas para formar um governo de coalizão.

1998 - O pior acidente ferroviário da história da Alemanha, ocorrido em Eschede, causa a morte de mais de 90 pessoas.

1998 - A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprova por unanimidade o projeto do senador Jefferson Peres (PSDB-AM) que revoga a Lei de Imprensa em vigor desde 1967.

1999 - O presidente jugoslavo Slobodan Milosevic cede às exigências ocidentais para que aceite a instalação de tropas aliadas em Kosovo, retire suas forças e revogue a expulsão das pessoas de etnia albanesa.

2000 - Equipe de arqueólogos anuncia ter descoberto ruínas das cidades faraônicas de Iraklió, Canopus e Menouthis no fundo do Mar Mediterrâneo. Elas eram conhecidas apenas através de tragédias gregas e lendas.

2001 - Alejandro Toledo se elege presidente do Peru.

2001 - Morreu, com 86 anos, o ator Anthony Quinn (Antonio Rudolfo Oaxaca Quinn), em Boston (EUA). Nasceu em Chihuahua, México, em 21.04.1915.

2002 - A caixa de previdência dos funcionários do Banco do Brasil (Previ) sofre intervenção do governo federal.

2003 - No Panamá, a dominicana Amelia Vega foi coroada Miss Universo, sendo a 1ª mulher de seu país a conquistar o título. A brasileira Gislaine Rodrigues Ferreira ficou em 6º lugar.

2003 - Morreu Picolino (Ricardo OtelloQueirollo), em Londrina (PR),aos 90 anos. Nasceu em São Paulo (SP) e começou a trabalhar em circo aos 7 anos no circo da família, ao lado da mãe. Antes de virar palhaço, Picolino atuou como malabarista e trapezista. Ficou  mais conhecido depois que  passou a participar de programas de televisão.

2005 - A psicóloga colombiana Gloria Hurtado acusa o escritor Paulo Coelho de plágio.

2005 - O arquiteto Oscar Niemeyer é convidado para desenvolver projeto de museu na Espanha.

2006 - Montenegro proclama independência após resultado do referendo em 21 de maio, separando-se da Sérvia, decretando o fim da Sérvia e Montenegro e da última união da Iugoslávia.

2008 - Morte do saxofonista e compositor J.T. Meirelles (João Theodoro Meirelles), no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 10.10.1940.

2008 - Entra em vigor o Estatuto do Garimpeiro.

2008 - Barack Obama vence Hillary Clinton e é indicado candidato democrata à presidência dos EUA.

2009 - OEA revoga a suspensão de Cuba depois de 47 anos.

2009 - Câmara aprova emenda que elimina exigência de prazo para pedir divórcio.

2010 - PT anuncia processo contra José Serra por atribuir autoria de dossiê a Dilma Rousseff.

2011 - Ministério da Educação abre sindicância para apurar erros em livros para escolas rurais.

2012 - Um avião transportando 153 pessoas a bordo cai em um bairro residencial em Lagos, na Nigéria, matando todos a bordo e 10 pessoas no solo.

2012 - Terremoto de 6,6 graus na escala Richter no oceano Pacífico ao sul do Panamá.

2012 - No Egito, manifestantes pedem pena de morte para o ex-presidente Hosni Mubarack.

2013 - Representantes de 60 países assinam o Tratado sobre o Comércio de Armas.

2013 - Papa Francisco critica os ‘cristãos corruptos’.

2014 - Câmara conclui votação do Plano Nacional de Educação.

2014 - Publicada Lei que torna crime a discriminação contra pessoas com Aids.

2015 - Vaticano aprova milagre atribuído a Francisco de PaulaVictor.

2015 - Tribunal italiano valida extradição de Henrique Pizzolato.

2015 - Comissão de Direitos Humanos do Senado aprova o Estatuto da Pessoa com Deficiência.

2015 - Senado aprova a criação do Novo Banco de Desenvolvimento, conhecido como Banco do Brics.

2016 - Morreu Muhammad Ali, em Scottsdale, EUA. Nasceu em 17.011942, em Louisville, Kentucky-EUA, Cassius Marcellus Clay Jr., inesquecível campeão do boxe mundial, é, para muitos, o melhor pugilista de todos os tempos. Tornou-se mundialmente conhecido não somente pela sua maneira de boxear, mas também pelas suas posições políticas. Ali foi eleito "O Esportista do Século" pela revista americana Sports Illustrated em 1999. Foi o único boxeador que até hoje suportou 12 assaltos com o maxilar quebrado (luta com Ken Norton, em 1973). Converteu-se ao Islamismo (mudando de nome para Muhammad Ali-Haj) e lutou contra o racismo. Também lutou muitos anos contra uma doença que tem todos os sintomas da doença de Parkinson.

2016 - Autoridades suíças realizam nova busca em sede da FIFA em operação contra corrupção.

2016 - Caixa Econômica Federal realiza o 12º Feirão da Casa Própria em São Paulo.

2016 - Polícia Federal desarticula quadrilha suspeita de realizar fraudes em licitação da Casa da Moeda.

2016 - Agência Nacional de Saúde autoriza reajuste de até 13,5% para planos de saúde.

2017 - Gleisi Hoffmann é eleita presidente do PT com 60% dos votos.

2017 - Justiça determina que Danilo Gentili retire do ar vídeo sobre deputada Maria do Rosário.

2017 - Ladrões invadem Fórum de Guarujá (SP)e roubam mais de 150 armas.

2017 - Chacina no Porto das Dunas, em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (6 vítimas).

2017 - Ataque à London Bridge: oito pessoas são assassinadas e dezenas de civis são feridos por terroristas islâmicos. Três dos atacantes são mortos a tiros pela polícia.

2018 - Papa Francisco Lamenta violência em oito estados.

2018 - Erupção do Vulcão de Fogo, na Guatemala, mata mais de 70 pessoas, fere outras 300 e deixa desaparecidos.

2019 - Brigitte Bierlein é eleita Chanceler da Áustria, tornando-se a primeira mulher a ocupar este cargo nesse país.

2019 - Morreu a escritora Agustina Bessa-Luís (Maria Agustina Ferreira Teixeira Bessa), em Porto, Portugal. Nascida em Amarante, Vila Meã, em 15.10.1922. Obras: A Sibila; Vale Abraão; A Quinta, entre outras.

2019 - Investigação conclui que mulheres indígenas do Canadá foram vítimas de “genocídio”.

2019 - ONU alerta sobre violência no Sudão.

2019 - Revista Forbes revela que Jay-Z é primeiro artista hip-hop bilionário da história.

2019 - Brasil suspende exportação de carne bovina para China após caso de “vaca louca”.

2019 - Itamaraty convoca ‘coletiva em off” e alimenta piadas na web.

2019 - Começa a valer nova regra para mudar de plano de saúde sem cumprir carência.

2019 - 0 Petrobras abre venda de 22 campos de petróleo na Bahia.

2019 - A empresa de cruzeiros Carnival declara-se culpada de crimes ambientais na Bahia.

2020 - Itália libera circulação entre regiões e abre fronteiras aos países da União Europeia.

2020 - Protestos se intensificam nos EUA em resposta a ameaça de Trump de mobilizar o Exército; Democratas da Câmara dos EUA rejeitam aproximação comercial com o Brasil; Presidente dos EUA declara ser de “senso comum” convidar Vladimir Putin para a cúpula do G-7; EUA têm quase 25 mil novos casos de covid-19 em um dia.

2020 - Banco da Inglaterra alerta que instituições devem se preparar para pós-Brexit sem acordo.

2020 - Alemanha anuncia que suspenderá restrições para viagens turísticas na Europa em 15/06/2020.

2020 - O epidemiologista Nils Anders Tegnell reconhece falhas em não impor um bloqueio rigoroso à pandemia.

2020 - Na África do Sul, Tribunal considera “inconstitucionais e inválidos” alguns regulamentos das restrições sanitárias.

2020 - Presidente Maduro, da Venezuela, acusa o presidente da Colômbia, Iván Duque, de “supervisionar mercenários”.

2020 - China pede ao Reino Unido o fim imediato da interferência em Hong Kong.

2020 - Na Coreia do Norte, Kim Jong Un ratifica solidariedade ao povo cubano.

2020 - Papa Francisco menciona atos nos Estados Unidos e diz que toda forma de racismo é “intolerável”.

2020 - SANEPAR mantém desinfecção de hospitais e asilos no Interior.

2020 - IBGE revela que produção industrial no Brasil registrou queda recorde de 18,8% em abril de 2000

2020 - Revista Veja pública entrevista com Carolina Larriera viúva de Sérgio Vieira de Mello: “Sou sobrevivente de um atentado no qual perdi meu marido. Estava lá como funcionária da ONU. E agora as Nações Unidas não me reconhecem nem como funcionária sobrevivente nem como esposa.”

2020 - Morreu Maria Alice Monteiro de Campos Vergueiro, em São Paulo (SP), onde também nasceu em 19.01.1935. Foi uma pedagogaprofessora universitária e atriz brasileira de teatro com uma extensa carreira nos palcos, no cinema e na televisão.

2021 - Portugal volta a ter mais de 700 novos vasos de covid-19 em 24 horas.

2021 - EUA anunciam envio de 6 milhões de vacinas para Brasil e outros países da América Latina; Donald Trump diz que “China deve pagar 10 trilhões de dólares para a América e o mundo”; SpaceX lança foguete Falcon 9 levando material científico à Estação Espacial Internacional; Presidente Biden amplia lista de empresas chinesas proibidas para investimentos dos EUA; Twitter começa a liberar a versão paga (Twitter Blue) que oferece recursos adicionais.

2021 - Na Inglaterra, G7 promete distribuição justa de vacinas; Reino Unido anuncia que a Rainha Elizabeth II receberá o presidente Joe Biden em 13/06/21.

2021 - Japão pede para a Rússia libertar o pesqueiro “Eiho Maru 172” apreendido na ilha de Sakhalin.

2021 - Comissão Europeia lança proposta de uma identidade digital unificada.

2021 - Na Dinamarca, Ministério da Defesa anuncia a aquisição de dois aviões Pipistrel Velis Eletro; Dinamarca aprova lei que permite centros de asilo offshore.

2021 - Na Rússia, o Fundo Nacional Soberano (FNS) anuncia que vai liquidar todos os seus ativos em dólares.

2021 - Colômbia registra 28.624 infectados nas últimas 24 horas.

2021 - Uruguai condena sete militares aposentados por crimes contra a humanidade na ditadura.

2021 - Noruega convoca embaixador dos EUA após revelações sobre operação de espionagem.

2021 - Em Israel, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu alerta para “perigoso governo de esquerda”.

2021 - China acusa empresas ocidentais sobre produtos infantis “prejudiciais”.

2021 - Irã anuncia suspensão “inaceitável” do seu direito ao voto na ONU.

2021 - Araguaína (TO) proíbe entradas e saídas da cidade para conter avanço do coronavírus.

2021 - Lote com 527 mil doses da vacina contra covid 19 da Pfizer/BioNTech chega ao Brasil.

2021 - Entra em vigor novo decreto da Paraíba que fecha serviços não essenciais no fim de semana.

2021 - Fundação espaço cultural da Paraíba inicia a Semana Cultural José Lins do Rego.

2021 - Morte da cantora brasileira Berenice Azambuja.

2021 - Exército decide não punir Eduardo Pazuello por participação em ato com Bolsonaro no Rio de Janeiro.

2021 - A atriz Myrian Rios revela que perdeu completamente a audição.

2021 - Brasil se aproxima de 470 mil mortos por covid, com média móvel de 1.862 vítimas por dia.

TÚNEL DO TEMPO

Ouça J. T. Meirelles

 

SITES CONSULTADOS:

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário