domingo, 12 de junho de 2022

Fatos históricos de 13 de junho

13 de junho é o 164º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 201 para acabar 2022. 

- Dia Nacional do Detetive Profissional do Brasil - Comemoração instituída em 16 de agosto de 1997 pelo Conselho dos Detetives Profissionais). 

- Dia Nacional do Ecologista - Comemorado por brasileiros, para marcar a data do nascimento do naturalista, estadista e poeta brasileiro, José Bonifácio de Andrada e Silva, que veio ao mundo em 13 de junho de 1763. Ele é tido como o patriarca da independência do Brasil e o 1º ecologista brasileiro. 

- Dia de Santo Antônio - No Ceará ocorrem festividades em vários pontos do Estado, com destaque para Barbalha, que comemora o dia do seu padroeiro com a Festa do Pau da Bandeira, que tem início no dia 01 do mês. Santo Antônio também é padroeiro dos municípios de Quixeramobim, Jardim, Barro, Cariré, Caridade, Chaval, Antonina do Norte, Araripe e Ocara.

EVANGELHO (Mt 5,38-42)

11ª Semana do Tempo Comum 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 38“Ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ 39Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! 40Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! 41Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! 42Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA: Antonio de Pádua

EFEMÉRIDES 

Eduardo Gomes (1896-1981)

323 a.C. - Morreu Alexandre, o Grande. Alexandre III da Macedônia, dito o Grande ou Magno,em Babilônia. Foi o mais célebre conquistador do mundo antigo, era filho de Filipe II da Macedônia e de Olímpia do Épiro, mística e ardente adoradora do deus grego Dionísio. Em sua juventude, teve como preceptor o filósofo Aristóteles. Tornou-se rei da Macedônia aos vinte anos, na sequência do assassinato do seu pai. Alexandre conquistou um império que ia dos Balcãs à Índia, incluindo também o Egito e a Báctria (aproximadamente o atual Afeganistão). Nasceu em 356 a.C no palácio de Pela, Macedônia.

313 - Édito de Milão, assinado por Constantino, o Grande, e o coimperador Licínio, concedendo liberdade religiosa em todo o Império Romano, é ordenado na Nicomédia.

1373 - Portugal assina com a Inglaterra a Aliança Luso-Britânica - "Tratado de Windsor", a mais antiga aliança entre nações em vigor.

1381 - Revolta camponesa liderada por Wat Tyler culmina na queima do Palácio Savoy.

1525 - Martinho Lutero se casa com Catarina de Bora, contrariando a regra do celibato decretada pela Igreja Católica para padres e freiras.

1569 - Fracassa o ataque a Lisboa do corsário inglês Francis Drake.

1611 - O astrônomo holandês David Fabricius observa pela primeira vez manchas no sol.

1621 - Carta régia divide o Brasil em dois estados: Brasil e Maranhão.

1653 - Vitória inglesa na Batalha de Gabbard na Primeira Guerra Anglo-Holandesa.

1665 - Começa a Segunda Guerra Anglo-Holandesa com a Batalha de Lowestoft.

1721 - Aliança entre a Espanha, França e Inglaterra para garantir o cumprimento dos tratados de Utrecht, Baden e de Londres.

1763 - Nasceu José Bonifácio de Andrada e Silva, em Santos (SP). Foi bacharel em Direito e Filosofia, naturalista, estadista e poeta. É conhecido pelo epíteto de "Patriarca da Independência". Morreu em Niterói (RJ), em 06.04.1838.

1773 - Nasceu Thomas Young, em Milverton, Lommersetshire, Inglaterra. Foi físico, médico e egiptólogo britânico. Morreu em Londres, Inglaterra, em 10.05.1829.

1777 - Guerra de Independência dos Estados Unidos: Gilbert du Motier, Marquês de La Fayette desembarca perto de Charleston, Carolina do Sul, para ajudar o Congresso Continental a treinar seu exército.

1793 - Morreu Jean-Paul Marat , em Paris, França. Foi um médico, filósofo, teorista político e cientista mais conhecido como jornalista radical e político da Revolução Francesa. Nasceu em Boudry, Suíça, em 24.05.1743.

1808 - Criado o Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

1831 - Nasceu James Clerk Maxwell, em Edimburgo, Escócia. Foi físico e matemáticomais conhecido por ter dado a sua forma final à teoria moderna do eletromagnetismo, que une a eletricidade, o magnetismo e a óptica. Morreu em Cambridge, Inglaterra, em 05.11.1879.

1842 - Morreu Marquês de Barbacena (Felisberto Caldeira Brant Pontes de Oliveira Horta), no Rio de Janeiro (RJ).  Foi um militar, diplomata e político. Nasceu em Mariana (MG), em 19.09.1772.

1845 - Chega ao Rio de Janeiro o barco francês “Virginie” trazendo colonos alemães.

1859 - O presidente do México, Benito Juárez, declarou propriedade nacional todos os bens da Igreja.

1868 - Nasceu o escritor Antônio Sales, em Parazinho, no município de Paracuru (CE). Mais conhecido pelo romance Aves de Arribação, de 1914, Antônio Sales foi também jornalista, historiador literário, poeta e idealizador do grupo Padaria Espiritual. Morreu em Fortaleza (CE), em 14.11.1940.

1872 - Foi lançada à pedra fundamental da Igreja de São Benedito em Teresina.

1881 - USS Jeannette é esmagado pelo gelo no Oceano Ártico.

1888 - Nasceu Fernando Pessoa, em Lisboa, Portugal, onde também morreu em 30.11.1935. Durante sua discreta vida, atuou no Jornalismo, na Publicidade, no Comércio e, principalmente, na Literatura. Como poeta, desdobrou-se em diversas pessoas conhecidas como heterônimos, em torno das quais se movimenta grande parte dos estudos sobre sua vida e sua obra.

1917 - 2.ª aparição de Nossa Senhora em Fátima (Ourém), Portugal.

1917 - Aviões alemães bombardearam Londres no primeiro grande ataque aéreo da história.

1917 - Maçonaria: A Constituição do Rito Brasileiro é incorporada ao patrimônio do Grande Oriente do Brasil.

1920 - Uma bomba explode no Teatro Nacional de Havana durante a encenação de Aida, na apresentação do tenor Enrico Caruso.

1927 - O Brasil se desliga da Liga das Nações.

1927 - Em Mossoró (RN) ocorreu tentativa de invasão do bando de Lampião. Dois cangaceiros, conhecidos como "Colchete" e "Jararaca", foram mortos nesta tentativa.

1928 - Nasceu John Nash (John Forbes Nash Jr.), em Bluefield, EUA. É um matemático norte-americano que trabalhou na Teoria dos jogos, na Geometria diferencial e na Equação de derivadas parciais, servindo como Matemático Sênior de Investigação na Universidade de Princeton. Compartilhou o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel de 1994 com Reinhard Selten e John Harsanyi. Nash também é conhecido por ter tido sua vida retratada no filme Uma Mente Brilhante, vencedor de 4 Oscars (indicado para 8), baseado no livro-biográfico homônimo, que apresentou seu gênio para a matemática e sua luta contra a esquizofrenia.

1939 - Chegam ao México 25 mil exilados espanhóis, resultantes da guerra civil espanhola.

1940 - Nasceu Gil Gomes, em Sorocaba (SP). Jornalista, repórter policial do rádio e televisão, conhecido pela forma de falar e gesticular em demasia. Faleceu em São Paulo (SP), em 16.10.2018.

1942 - Nasceu deputado federal Antônio Carlos Silva Biscaia, em Curitiba (PR). Biscaia foi procurador do Estado quando ocorreu a prisão de Castor de Andrade. Eleito deputado federal em 2002, foi presidente da CPI dos Sanguessugas em 2006. Foi também secretário nacional de Segurança Pública em 2007.

1944 - Nasceu Ban Ki-moon, na República da Coréia. É o oitavo e atual secretário-geral da Organização das Nações Unidas. Antes de se tornar secretário-geral, Ban era um diplomata de carreira no Ministério de Relações Exteriores e Comércio da Coreia do Sul e na ONU.

1944 - Segunda Guerra Mundial: primeiro ataque das bombas voadoras V-1 contra Londres.

1951 - Forças da ONU capturam Pyongyang, vértice norte do triângulo de defesa comunista na região central da Coreia.

1954 - Nasceu Rita Cadillac (Rita de Cássia Coutinho), no Rio de Janeiro (RJ). É atriz, dançarina e cantora.

1956 - A ocupação britânica da zona do canal de Suez termina com a partida da última força simbólica, que sai de Port Said para Chipre.

1957 - Nasceu Markinhos Moura (Marcus Antônio Sampaio Moura), em Fortaleza (CE). Iniciou sua carreira artística em Fortaleza, como ator, protagonizando musicais como "Os Saltimbancos" e o "Reino da Liminúria". Logo Markinhos foi convidado a participar como atração fixa no programa de televisão Augusto Borges, líder de audiência regional. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1980. Consagrou-se com o sucesso “Meu mel” em 1986.

1959 - Prólogo à tradução da Bíblia Sagrada - Edição Claretiana.

1964 - EUA e Reino Unido aceitam custear a presença das tropas da ONU em Chipre por três meses após 27 de junho.

1964 - Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco cria o Serviço Nacional de Informações no Brasil.

1965 - Nasceu a atriz Isadora Ribeiro de Sousa, em Curitiba (PR).

1965 - Colocada a pedra fundamental da Casa de Bezerra de Menezes, no Rio de Janeiro (RJ).

1967 - Violentos conflitos raciais explodem em cidades americanas, reacendendo a questão racial nos EUA.

1970 - A Junta das Forças Armadas nomeia o general Roberto M. Levingston presidente da Argentina, após destituir o general Juan Carlos Onganía.

1971 - O jornal The New York Times inicia a publicação de documentos secretos do Pentágono sobre o envolvimento dos EUA no Vietnam.

1973 - EUA, Viet Cong e Vietnam do Sul e do Norte assinam acordo visando reforçar a paz no Vietnam.

1975 - Criação da Embrapa Suínos e Aves em Concórdia (SC).

1978 - Fidel Castro aceita encontro com o presidente dos EUA, Jimmy Carter, para esclarecer o envolvimento cubana na invasão da província de Shaba, no Zaire.

1979 - João Baptista de Oliveira Figueiredo recebe o título de Presidente honorário da Sociedade Rural Brasileira.

1980 - Morreu Carlos Juliano Torres Pastorino, em Brasília (DF). Foi um ex-padre que se dedicou ao estudo da Doutrina Espírita e da fenomenologia mediúnica. É autor do maior "best-seller" de autoajuda no país, Minutos de Sabedoria. Nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 04.11.1910.

1981 - Morreu Amácio Mazzaropi, São Paulo (SP), onde também nasceu em 09.04.1912. Foi ator, comediante, diretor e produto cinematográfico, símbolo do caipira brasileiro.

1981 - Morreu o Marechal-do-Ar Eduardo Gomes, no Rio de Janeiro (RJ).  Foi aviador, militar e político. É Patrono da Força Aérea Brasileira pela Lei nº 7.243, de 6 de novembro (1984).  Após a Guerra por duas vezes foi candidato à Presidência da República (1945/1950), mas derrotado em ambas, voltou à Diretoria de Rotas Aéreas. Nasceu em Petrópolis (RJ), em 20.09.1896.

1983 - A sonda espacial Pioneer 10, lançada em 1972, torna-se o primeiro objeto fabricado pelo homem a sair do sistema solar.

1987 - Paulo Freire é agraciado com a Ordem do Mérito Nacional Educativo.

1988 - O dia 13 de junho de 1988 marcou a ofensiva do Lago dos Peixes, na guerra Irã-Iraque (1980 - 1988). O conflito surgiu para combater o regime do Teerã, movimento fundamentalista iraniano. O Iraque se aliou aos EUA e colocou Saddam Hussein como líder para deter os xiitas. A guerra deixou mais de um milhão de mortos.

1990 - O líder sul-africano Nelson Mandela pede ao Parlamento Europeu ajuda econômica para custear os gastos do retorno de 20 mil exilados políticos a seu país.

1991 - Depois de 600 anos de inatividade, entra em erupção o vulcão Pinatubo, nas Filipinas.

1993 - Morreu a fadista Hermínia Silva, em Lisboa, Portugal, onde também nasceu em 23.10.1907.

1994 - Colômbia, México e Venezuela firmam o acordo de livre comércio do Grupo dos Três (G-3), a segunda maior zona de livre comércio da América.

1996 - O Parlamento da Bélgica elimina a pena de morte, exceto para crimes de guerra e contra a segurança nacional.

1998 - Morreu Lúcio Costa (Lúcio Marçal Ferreira Ribeiro Lima Costa), no Rio de Janeiro(RJ). Foi um arquiteto, urbanista e professor. Fundador da escola brasileira de arquitetura e urbanismo, Lúcio Costa criou, em 1957, ao lado de Oscar Niemeyer, o projeto do plano piloto de Brasília. Em 1939, havia desenhado o Pavilhão do Brasil para a Feira Mundial de Nova York, em que também colaboraram Oscar Niemeyer e Cândido Portinari. Nasceu em Toulon, França, em 27.02.1902.

1999 - Morreu Gilberto Tim (Gilberto Pazzetto), aos 57 anos, vitimado pelo Mal de Alzheimer, em Porto Alegre (RS). Foi jogador de futebol e um dos melhores preparadores físicos brasileiros de todos os tempos, tendo participado das Copas de 1982 e 1986.  Nasceu em Porto Alegre (RS).

2000 - Após 19 dias de afastamento, o Superior Tribunal de Justiça determina a recondução de Celso Pitta à Prefeitura de São Paulo.

2000 - O turco Ali Agca, autor do atentado contra o Papa João Paulo II, abandona a prisão de Arcona para ser extraditado para a Turquia, após ter seu crime perdoado pelo presidente italiano.

2001 - O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Yasser Arafat, aceita o plano de paz proposto pelos EUA, anteriormente acatado também por Israel.

2001 - Morreu Marcelo Fromer, atropelado por um motociclista, em São Paulo (SP), onde também nasceu em 03.12.1961. Foi músico e guitarrista da banda de pop-rock Titãs.

2002 - Estados Unidos se retiram do Tratado sobre Mísseis Antibalísticos.

2003 - Decreto nº 4.740 aprovou o Estatuto da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

2004 - São Paulo SP é palco da maior parada gay do mundo, superando as de São Francisco e de Toronto. Cerca de 1,5 milhão de pessoas participaram do ato público.

2005 - Michael Jackson é inocentado das acusações de pedofilia por falta de provas.

2005 - Nos EUA, astrônomos anunciam a descoberta do primeiro rochoso fora do Sistema Solar.

2006 - Câmara aprova renegociação de dívidas de agricultores do Nordeste.

2006 - Conselho de Ética da Câmara pede a cassação do deputado José Janene (PR).

2007 - Carlos Lamarca (1937 -1971) é declarado “coronel do Exército”.

2007 - Ministra Marta Suplicy (Turismo) dá receita aos passageiros com problemas nos aeroportos: “Relaxa e goza”.

2008 - Presidente Lula sanciona lei sobre guarda compartilhada de filhos em caso de separação.

2008 - Greve dos professores da rede de ensino estadual de São Paulo.

2009 - NASA suspende o lançamento do ônibus espacial Endeavour (vazamento de hidrogênio).

2010 - Uma cápsula da espaçonave japonesa Hayabusa, contendo partículas do asteroide 25143 Itokawa, retorna à Terra.

2010 - Entra em vigor a norma da ANAC para passageiros.

2011 - Greve dos trabalhadores na construção civil no Ceará.

2011 - O Presidente do Senado, José Sarney, manifesta-se contra o fim do sigilo de documentos públicos.

2012 - Rússia acusa EUA de abastecer rebeldes sírios.

2012- EMBRAER estreia o jato Legacy 650 na convenção da Canadian Business Aircraft  Association.

2012 - Festival de Turismo nas Cataratas do Iguaçu.

2013 - ONU informa que números de mortos pelo conflito na Síria subiu para 93 mil.

2013 - O ex-presidente Carlos Menem é condenado a 7 anos de prisão por tráfico ilegal de armas.

2013 - O ex-presidente Lula diz que transporte público é “problema crônico” no país.

2013 - Homenagem ao Senado destaca atualidade das ideias de José Bonifácio de Andrada e Silva.

2014 - Presidenta Dilma Rousseff diz que agressões verbais não irão abatê-la.

2014 - Governo autoriza uso de madeira no programa ‘Minha Casa, Minha Vida”.

2014 - Morreu Marlene (Victória Bonaiuti Delfino dos Santos, nascida Bonaiuti de Martino), no Rio de Janeiro (RJ). Nascida em São Paulo (SP)em 22.11.1922, foi cantora e atriz brasileira, casada com o ator Luís Delfino.

2015 - Eduardo Cunha (PMDB-RJ) avalia que aliança com PT não chegará a 2018.

2016 - Papa Francisco denuncia obstáculos na luta contra fome na sede do Programa Mundial Alimentar.

2016 - Registrada a temperatura de -8,5oC em Urupema (SC).

2016 - Comissão do impeachment de Dilma Rousseff dispensa quatro testemunhas.

2017 - Sérgio Cabral é condenado a 14 anos e dois meses por corrupção e lavagem de dinheiro.

2017 - Comissão de Valores Mobiliários condena Eike Batista a pagar R$ 21 milhões de multa.

2017 - Movimento Vem Pra Rua protesta em Brasília contra absolvição da chapa Dilma/Temer no TSE.

2018 - Colômbia revela que recebeu 1 milhão de pessoas da Venezuela nos últimos 15 meses.

2018 - Papa Francisco manda saudação para a Copa do Mundo.

2018 - Câmara aprova texto-base da Medida Provisória que criou o Ministério da Segurança Pública. 

2018 - Ministério da Saúde anuncia que irá prorrogar, pela segunda vez, vacinação contra a gripe.

2018 - Juízes destituídos do Tribunal Supremo anulam eleições e pedem investigação.

2018 - Com alertas, Tribunal de Contas da União recomenda aprovação das contas de Temer em 2017.

2019 - Dois navios petroleiros são atacados no golfo de Omã, em meio a intensas tensões entre o Irã e os Estados Unidos.

2019 – NASA divulga mapa espectral infravermelho dos anéis A, B e C de Saturno.

2019 - Ministério da Agricultura anuncia que Brasil retomará as exportações de carne à China.

2019 - Deputados aprovam de Projeto de Lei que libera a venda de bebidas alcoólicas nos estádios paulistas.

2019 - ANATEL determina que teles criem lista nacional de “não perturbe” em 30 dias.

2019 - Presidente Jair Bolsonaro defende Sergio Moro: “O que ele fez não tem preço. Ele realmente botou pra fora, mostrou as vísceras do poder, a promiscuidade do poder no tocante à corrupção”. 

2020 - Na França, manifestação contra o racismo e a violência policial em Paris.

2020 - O primeiro-ministro Giuseppe Conte abre conferência com ideias para recuperar a economia do país.

2020 - Reino Unido adia faixas alfandegárias para 07/2021.

2020 - Terremoto de magnitude 6,7 na costa sudoeste do Japão.

2020 - Na África do Sul, presidente Cyril Ramaphosa descreve a violência de gênero como a vergonha da nação; África do Sul registra a maioria dos casos do continente (10 mil novas contaminações em 5 dias).

2020 - Índia passa a marca de 300 mil casos de covid-19.

2020 - Australiano (preso em 2013) é condenado à morte na China por contrabando de droga; Na China, alerta de um novo foco de contaminação de coronavírus no mercado de Xinfadi.

2020 - ONU denuncia oito valas comuns com cerca de cem cadáveres na região de Tarhunam

2020 - Na Nova Zelândia, mais de 20 mil torcedores comemoram a volta de rugby em estádio na cidade de Dunedin.

2020 - Jihadistas matam de 30 pessoas no vilarejo de Goni Lismanti.

2020 - Papa Francisco destaca a importância de “estender as mãos aos pobres” durante e após pandemia.

2020 - Liberada a circulação de veículos pelo novo elevado de Chapecó (SC).

2020 - Bolsonaristas liderados por Sarah Winter tentam invadir o Congresso Nacional.

2020 - Ato na Avenida Paulista lembra os mortos pela violência e a covid-19.

2020 - Entra em vigor o toque de recolher em Cuiabá (MT).

2020 - Reabertura do Terminal Rodoviário de Campo Grande (MS).

2020 - Divulgado vídeo de médicos de Fortaleza (CE) criticando o presidente Bolsonaro.

2020 - O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, é diagnosticado com coronavírus.

2021 - Em Portugal. Câmara Municipal de Lisboa inaugura novo espaço verde da cidade, na praça de Espanha.

2021 - Na Espanha, manifestantes protestam contra a intenção do governo de perdoar dirigentes catalães separatistas.

2021 - No Reino Unido, G7 pede que Rússia ponha fim às “atividades desestabilizadoras”; Rainha Elizabeth II recebe Joe Biden e primeira-dama no Castelo de Windsor; Dominic Raab crítica Emmanuel Macron por fazer comentários “ignorantes” sobre a Irlanda do Norte.

2021 - África do Sul revela que descartará dois milhões de vacinas da Johnson & Johnson.

2021 - Cidade de Moscou anuncia sorteio de carros para estimular vacinação contra covid-19.

2021 - Suíços rejeitam, em referendo, proibir os pesticidas sintéticos.

2021 - Cuba outorga Medalha de Amizade ao iraniano Hamid Sharabi.

2021 - Na Índia, morte de Zionnghaka Chana, patriarca de uma das maiores famílias do mundo.

2021 - Em Israel, Benjamin Netanyahu afirma que “em breve estará de volta”; Israel aprova governo da mudança composta por oito partidos; Naftali Bennett substitui Benjamin Netanyahu como primeiro-ministro.

2021 - Guarda Costeira da Grécia denuncia que barco-patrulha turco danificou um de seus barcos.

2021 - Lançamento da campanha eleitoral da coligação Bulgária Democrática.

2021 - Argélia retira o credenciamento da rede de televisão multilingue France 24.

2021 - Papa Francisco reza pelos migrantes e afirma que “o Mediterrâneo é o maior cemitério da Europa”.

2021 - Varginha (MG) decide manter o shopping da cidade fechado após provocar estado de emergência.

2021 - Gilberto Gil faz live junina no Globoplay e no Multishow.

2021 - Eleições em cinco municípios: Sidrolândia (MS), Nova Prata do Iguaçu (PR), Petrolândia (SC), Campestre (MG) e Espera Feliz (MG).

2021 - Morte do ex-presidente do Banco Central, Carlos Langoni.

2021 - Inauguração de placas de preservação ambiental na Estrada São Rafael, em Rolândia (PR).

2021 - Belo Horizonte (MG) bate recorde de frio com 11,7 graus.

TÚNEL DO TEMPO

Markinhos Moura - Meu mel

 

SITES CONSULTADOS:                                 

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário