sexta-feira, 10 de junho de 2022

Fatos históricos de 11 de junho

11 de junho é o 162º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 203 para acabar 2022.

- Dia Mundial da Pizza - Comemorado para marcar a data em que o 1º pizzaiolo italiano da história e dono da então famosa Pizzaria Pietro il Pizzaiolo da cidade italiana de Nápoles, Raffaele Espósito. Enquanto cozinheiro convidado no palácio Capodimonte, teria colocado sobre a massa tomate e queijo mussarela, atendendo um convite da Rainha italiana, Margarida de Sabóia. Segundo alguns historiadores, ela estava desejosa de conquistar o coração dos súditos, enquanto esposa do Rei italiano, Humberto I, no recém-unificado reino da Itália, fazendo com que tudo terminasse em pizza e fosse institucionalizada a profissão de pizzaiolo, depois que ele fizera três tipos de pizza. Uma delas teria sido com massa, tomate, mussarela, e manjericão: (vermelho branco e verde como a bandeira italiana), sobre a qual, reza a tradição que, depois de a soberana ter admirado e degustado tanto, teria dado o seu nome à pizza, a partir de então chamada de "Margherita".

- Dia da Marinha Brasileira - Em homenagem à data da vitória dos brasileiros na "Batalha Naval do Riachuelo", que foi travada no Rio da Prata em 11 de maio de 1965, durante a "Guerra do Paraguai" ou "Guerra da Tríplice Aliança" e que, praticamente, decidiu a luta em favor de Argentina, Brasil e Uruguai.

- Dia do Escoteiro do Mar - Em homenagem à data da sanção ao Decreto do Poder Legislativo nº 3297, de 11.06.1917 que, em seu artigo 1º estabelecia: "São considerados de utilidade pública, para todos os efeitos, as associações brasileiras de escoteiros com sede no país".

EVANGELHO (Mt 10,7-13)

10ª Semana do Tempo Comum 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! 9Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; 10nem sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o operário tem direito ao seu sustento.

11Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida. 12Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA: Barnabé

EFEMÉRIDES

John Wayne (1907-1979)

1184 a.C. - De acordo com os cálculos de Eratóstenes, a data que Tróia foi saqueada e incendiada.

173 - Guerras marcomanas: o exército romano na Morávia é cercado pelos quados, que romperam o tratado de paz (171). Em um temporal violento, o imperador Marco Aurélio derrota e subjuga-os no chamado "milagre da chuva".

980 - Vladimir, o Grande consolida o reino de Kiev desde a Ucrânia até o Mar Báltico. Ele é proclamado governante (knyaz) de toda a Rússia de Kiev.

1345 - O megaduque Aleixo Apocauco, ministro chefe do Império Bizantino, é linchado por presos políticos.

1429 - Guerra dos Cem Anos: Começa a Batalha de Jargeau.

1496 - Cristóvão Colombo chega a Cádiz, no retorno de sua segunda viagem para a América.

1509 - O rei inglês Henrique VIII se casou com Catarina de Aragão. O divórcio dos dois em 1527 levou ao surgimento da Igreja Anglicana.

1666 - Inglaterra e República Holandesa se enfrentam na Batalha de Quatro Dias, considerada a mais longa da história naval de barcos com vela.

1748 - Dinamarca adota a bandeira característica da cruz nórdica, adotada posteriormente por todos os outros países escandinavos.

1770 - O navio do explorador britânico capitão James Cook encalha na Grande Barreira de Coral.

1775 - Primeiro combate naval da Guerra de Independência dos Estados Unidos, a Batalha de Machias, resulta na captura de um pequeno navio da marinha britânica.

1798 - Valeta, capital de Malta e sede da Ordem dos Hospitalários, rendeu-se às forças francesas do Exército do Oriente.

1822 - É fundada a Marinha do Brasil. Trata-se do ramo das Forças Armadas do Brasil responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos. É a mais antiga das Forças Armadas brasileiras e seu patrono é o Marquês de Tamandaré. Seu Hino Oficial é a canção Cisne Branco, que tem letra de Francisco Dias Ribeiro, 1º-Ten. Marinha do Brasil, e música de Antonio Manoel do Espírito Santo, 1º-Sgt. Exército Brasileiro.

1826 - Combate naval de Los Pozos: o almirante argentino Brown, comandando quatro navios, expulsa uma numerosa esquadra brasileira que bloqueava o porto de Buenos Aires.

1848 - Morreu Debret (Jean-Baptiste Debret), em Paris, França, onde também nasceu em 18.04.1768. Pintor e desenhista, chegou ao Rio de Janeiro (26/03/1816) com a missão artística liderada por Lebreton, realizando importante documento da cidade das primeiras décadas do século XIX (até 1831).

1864 - Nasceu Richard Georg Strauss, em Munique, Baviera (atual Alemanha). Foi um compositor e maestro. É considerado um dos mais destacados representantes da música entre o final da Era Romântica e o início da Idade Moderna. Morreu em Garmisch-Partenkirchen, Alemanha, em 08.09.1949.

1865 - Travou-se no rio Paraná a batalha do Riachuelo, em que a esquadra brasileira, comandada por Francisco Manuel Barroso da Silva, futuro barão do Amazonas, aniquilou a paraguaia, comandada por Pedro Inacio Meza. A vitória do Riachuelo teve notável influência nos rumos da guerra: impediu a invasão da província argentina de Entre Ríos e cortou a marcha, até então triunfante, de López.

1898 - Reforma dos Cem Dias, um movimento planejado para reformar instituições sociais, políticas e educacionais na China, é iniciada pelo imperador Guangxu, mas é suspensa pela imperatriz Tseu-Hi depois de 104 dias. (A reforma fracassada levou à abolição dos Exames imperiais em 1905).

1901 - Os limites da Colônia da Nova Zelândia são estendidos pelo Reino Unido para incluir as Ilhas Cook.

1903 - Um grupo de oficiais sérvios invade o palácio real e assassina o rei Alexander Obrenović e sua esposa, a rainha Draga.

1908 - Nasceu Francisco Marto, em Ajustrel, Fátima, Portugal, onde também morreu em 04.04.1919. Foi uma das 3 crianças pastoras que viram a aparição de N. Sra. de Fátima (13/05/1917), na Cova da Iria e ouviram os 3 segredos: uma visão do Inferno; o fim da I e começo da II Guerras Mundiais e a conversão da Rússia ao catolicismo; o assassinato de um Papa (este somente revelado pelo Vaticano em 2000). Francisco foi beatificado (13/05/2000) pelo Papa João Paulo II.

1910 - Nasceu Jacques Costeau (Jacques Yves Costeau), em Saint-André-de-Cubzac, na França. Oceanógrafo, explorador do fundo do mar e inventor de instrumentos aquáticos que, com o engenheiro Emile Gagnan, concluiu o escafandro autônomo (1943). Produziu mais de mais de 70 filmes para a TV e 3 longas-metragens. Morreu em Paris, França, em 25.06.1997.

1912 - Morreu Quintino Bocaiúva (Quintino Antônio Ferreira de Sousa), no Rio de Janeiro (RJ). Jornalista e político atuante no processo da Proclamação da República. Foi o primeiro ministro das relações exteriores da República, de 1889 a 1891, e presidente do estado do Rio de Janeiro, de 1900 a 1903. Nasceu em Itaguaí (RJ), em 04.12.1836.

1917 - Rei Alexandre assume o trono da Grécia depois que seu pai, Constantino I, abdica sob pressão dos exércitos aliados que ocupam Atenas.

1927 - O aviador Charles Lindbergh é recebido com festa em Nova Iorque, EUA, após o primeiro voo sem escalas de Nova York a Paris.

1935 - O inventor Edwin Armstrong faz a primeira demonstração pública de transmissão de FM nos Estados Unidos em Alpine, Nova Jérsei.

1937 - Nasceu o ator Carlos Eduardo Bouças Dolabella, no Rio de Janeiro (RJ), onde também morreu em 26.05.2003.

1937 - Reginaldo Faria (Reginaldo Figueira de Faria), em Nova Friburgo (RJ). Ator, diretor e produtor. Atuou em inúmeras na Rede Globo, como "O Clone", "Vale Tudo" e "Força de um Desejo". É pai dos também atores Marcelo Faria e Carlos André Faria e do diretor Régis Faria, e irmão do também diretor Roberto Farias.

1938 - Segunda Guerra Sino-Japonesa: começa a Batalha de Wuhan.

1940 - Nasceu Celso Charuri, em São Paulo (SP). Médico e filósofo, é conhecido por ter idealizado e criado a Pró-Vida. A Pró-Vida, Integração Cósmica (ou simplesmente Pró-Vida), instituição idealizada e fundada em 1978 propõe-se a conduzir interessados ao desenvolvimento do potencial humano, promovendo cursos em que, segundo ele, são "discutidos e analisados temas dentro das esferas mental, física e espiritual". Morreu em Sorocaba (SP), em 20.12.1981.

1942 - Segunda Guerra Mundial: os Estados Unidos concordam em enviar ajuda do Lend-Lease para a União Soviética.

1943 - A aviação aliada ataca Düsseldorf, na Alemanha.

1943 - Nasceu Coutinho (Antonio Wilson Honório Coutinho), em Piracicaba (SP). Jogador de futebol (atacante) contemporâneo de Pelé, destaca-se no Santos (SP) de 1958 a 1968. Fez 457 jogos (370 gols); 15 jogos pela seleção (6 gols) e foi campeão da Copa de 1962. Coutinho morreu em Piracicaba, em 11.03.2019.

1949 - Harry Truman, presidente dos EUA, se pronuncia pelo rearmamento na Europa e contra toda redução dos créditos do Plano Marshall.

1951 - Em Portugal, é promulgada a lei que converte as colônias em territórios ultramarinos.

1955 - Tragédia no circuito de Le Mans (França). Um automóvel sai da pista e, após chocar-se com outro, causa a morte de 85 espectadores e deixa 200 pessoas feridas.

1958 - Morreu Odilon Braga (Odilon Duarte Braga), um dos articuladores da revolução de 1930.  Foi advogado, político e ministro da Agricultura no governo de Getúlio Vargas, de 24 de julho de 1934 a 10 de novembro de 1937. Nasceu em Guarani (MG), em 03.08.1894.

1959 - Nasceu Maguila (Adílson José Rodrigues), em Aracaju (SE). Foi boxeador, campeão brasileiro, sul-americano, latino-americano, pentacampeão continental, campeão das Américas e Mundial dos Pesos Pesados da WBF (Federação Mundial de Boxe), ao derrotar o inglês Johnny Nelson, em Osasco, São Paulo (22/08/1995). O apelido vem do personagem Maguila, o gorila, do seriado em desenho-animado de Hanna-Barbera. Encerrou a carreira após ser nocauteado por Daniel Frank (29/02/2000). Em 1997, o escritor Carlos Alencar lançou o livro Maguila: a saga de um cabra-macho campeão. Há anos Maguila vem lutando contra uma doença degenerativa.

1962 - Três homens, Frank Morris, John Anglin e Clarence Anglin, tentaram escapar da prisão da Alcatraz e nunca mais foram vistos. Nunca se soube se eles realmente conseguiram fugir com sucesso ou se morreram nas águas geladas da Baía de São Francisco.

1962 - Instalada a Centrais Elétricas Brasileiras S.A. (Eletrobrás).

1963 - O monge budista Quang Duc suicida-se ateando fogo ao próprio corpo numa rua de Saigon, durante uma onda de protestos budistas contra o governo sul-vietnamita.

1963 - Pressionado pelo presidente Kennedy, o governador do Alabama encerrou o bloqueio à Universidade do Alabama e permitiu a matrícula de dois estudantes negros.

1964 - Nelson Mandela é condenado à prisão perpétua na África do Sul.

1964 - O líder integracionista Martin Luther King e outras 17 pessoas são presas na Flórida, durante manifestação em favor da aprovação da Lei de Direitos Civis.

1965 - A Comissão de Desarmamento da ONU aprova a proposta de convocação para uma conferência mundial com a participação da República Popular da China.

1965 - Devido a uma avaria mecânica, a sonda soviética Lunik 6 passa a 16.000 quilômetros da Lua, em cuja superfície deveria pousar.

1965 - Os quatro integrantes do conjunto inglês The Beatles são condecorados pela rainha Elizabeth II com o título de membros da Ordem do Império Britânico.

1970 - O embaixador da Alemanha no Brasil, Ehrenfriend von Holleben, é sequestrado no Rio de Janeiro (RJ) por militantes da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) e da Aliança Libertadora Nacional (ALN).

1974 - Eurico Gaspar Dutra, no Rio de Janeiro (RJ). Foi um militar e décimo sexto Presidente do Brasil e único presidente do Brasil oriundo do Mato Grosso. Nasceu em Cuiabá (MT), em 18.05.1883.

1974 - João Havelange, presidente da Confederação Brasileira de Desportos, venceu as eleições para a presidência da Fifa. Ele ficou no poder por 22 anos.

1979 - Morreu John Wayne (Marion Michael Morrison), em Los Angeles, EUA. Ator e diretor muito premiado, foi um dos cowboys mais populares dos filmes de faroeste. Seu primeiro grande trabalho foi em No Tempo das Diligências, clássico de John Ford, rodado em 1939. Em 1969, recebeu o Oscar de melhor ator por Bravura Indômita, também dirigido por Ford. Nasceu em Winterset, Iowa, EUA, 26.05.1907. 

1981 - Um terremoto no Irã deixa milhares de mortos e feridos.

1981 - Morreu Inhana (Ana Eufrosina da Silva), em São Paulo (SP). Cantora, fez dupla com o esposo Cascatinha (Francisco dos Santos). Ela nasceu em Araras (SP), em 28.03.1923.

1982 - Mais de 800 mil pessoas se manifestam em Nova Iorque, EUA, em favor da paz.

1982 -  O papa João Paulo II visita a Argentina, em plena guerra das Malvinas.

1996 - Explosão do Osasco Plaza Shopping, na Grande São Paulo (SP).

1984 - Morreu Enrico Berlinguer, em Pádua, no Veneto, Itália. Foi ex-presidente do Partido Comunista italiano e um dos mais importantes líderes políticos da Itália no século 20. Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), Berlinguer foi preso por participar de manifestações antifacistas. Nasceu em Sassari, Sardenha, Itália, em 25.05.1922.

1984 - Morreu o cantor e compositor Henricão (Henrique Felipe da Costa), no Rio de Janeiro (RJ). Nasceu em nasceu em Itapira (SP), em 11/01/1908.

1985 - O papa João Paulo II visita a Argentina, em plena guerra das Malvinas.

1985 - O presidente Sarney sanciona lei transferindo para as segundas-feiras os feriados que caíssem entre terça e sexta-feira, exceto os da Confraternização Universal (1º de janeiro), a sexta-feira santa, o dia da independência e o Natal.

1996 - Astrônomos americanos anunciam a descoberta de uma estrela, a apenas oito anos-luz da Terra, em torno da qual orbita um planeta, do tamanho de Júpiter.

1996 - Vazamento de gás de cozinha no Osasco Plaza Shopping provoca explosões e mata 38 pessoas.

1997 - José Rainha, um dos líderes do MST, é condenado a 26 anos e seis meses de prisão pelo assassinato de um fazendeiro e um policial em junho de 1989.

1998 - Compaq Computer paga US$ 9 bilhões pela Digital Equipment Corporation na maior aquisição de alta tecnologia.

1998 - Pesquisadores revelaram que defensores do apartheid na África do Sul pretendiam envenenar o líder negro Nélson Mandela.

1999 - A cúpula de chefes de Estado da União Europeia aprova, na cidade alemã de Colônia, o Pacto de Estabilidade para o Sudeste da Europa, que pretende evitar conflitos nesta região do continente.

2001 - Marcelo Fromer, guitarrista do grupo Titãs, sofreu traumatismo craniano. Ele foi atropelado por uma moto quando fazia cooper na Avenida Europa, em São Paulo. O músico morreu no hospital dois dias depois.

2001 - O terrorista Timothy McVeigh é executado pela explosão do prédio Alfred Murrah, em Oklahoma City (19.04.1995), em que morreram 168 pessoas. Ele nasceu em Nova Iorque, EUA, em 23.04.1968, e era um soldado condecorado por sua participação na Guerra do Golfo.

2002 - O American Film Institute escolhe ´Casablanca´ como o melhor filme romântico de todos os tempos.

2002 - Ministro de Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg, defende a prática da clonagem para fins terapêuticos.

2003 - Três crânios foram encontrados na região de Afar, na Etiópia e considerados os mais antigos fósseis da espécie humana, a idade deles foi calculada em 160.000 anos.

2003 - 30 mil Servidores fazem primeiro grande protesto contra Lula em decorrência da Reforma Previdenciária.

2004 - A sonda Cassini-Huygens atinge a máxima aproximação da lua de Saturno, Febe.

2004 - Enterro do ex-presidente Ronald Reagan (morreu em 05/06/2004).

2006 - Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso critica o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Lula virou um fanfarrão, fala, fala, mas não diz nada."  "Ele lutou contra a ditadura. No entanto, ao chegar à Presidência, incorreu em vários itens da lei de responsabilidade, ao deixar as teias da corrupção atuarem ao lado de sua sala no Planalto. Jamais tive desilusão maior"

2007 - Senador Renan Calheiros entrega defesa ao Conselho de Ética.

2007 - Ministro anuncia ações de revitalização do rio São Francisco em Minas Gerais.

2008 - Lançado em órbita o Telescópio Espacial Fermi de Raios Gama.

2008 - Inaugurado novo bonde (suíço) do teleférico do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro (RJ).

2009 - O português Cristiano Ronaldo se transfere do Manchester United para o Real Madrid, tornando-se a contratação mais cara da história do futebol.

2009 - A OMS eleva para 6 o nível de alerta e é decretada pandemia de gripe A.

2010 - Início da Copa do Mundo, na África do Sul.

2010 - ANEEL realiza leilão de transmissão de energia.

2010 - Correios emitem selo comemorativo “Copa do Mundo 2010 - África do Sul Paixão Mundial”.

2010 - No Vaticano Papa Bento XVI pede perdão às vítimas de pedofilia.

2011 - Morreu Benito Maresca, em São Paulo (SP), onde também nasceu em 1934. É considerado um dos maiores tenores da sua geração e foi o mestre do tenor Richard Bauer. 

2012 - Mercado reduz a previsão do PIB brasileiro para 2012, de 2,72% para 2,73%.

2012 - Entram em vigor as novas regras da Caixa Econômica Federal para financiamentos habitacionais.

2013 - A emissora pública ERT da Grécia é fechada pelo então primeiro-ministro Antónis Samarás.

2013 - Consejo Nacional Electoral ratifica a vitória de Nicolás Maduro nas eleições de 14/04/2013.

2013 - Banco Central volta a fazer leilões para frear alta do dólar.

2013 - Policiais civis realizam protesto por aumento salarial na Avenida Paulista, em São Paulo.

2014 - Prisão do ex-diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa.

2014 - STJ suspende julgamento de recurso do Banco do Brasil sobre Plano Verão.

2014 - Brasil renova acordo automotivo com a Argentina.

2015 - A emissora pública ERT da Grécia é reaberta pelo então primeiro-ministro Aléxis Tsípras.

 2015 - Câmara reduz idade mínima para se eleger deputado, governador e senador.

2015 - CPI da Petrobras aprova convocação do presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto.  

2015 - Senado aprova projeto que torna crime hediondo o homicídio de policiais.

2015 - Início da Copa América, no Chile.

2016 - Papa Francisco apela ao fim das exclusões, preconceitos e marginalizações.

2016 - Marina Silva rebate acusações e nega caixa dois em 2010.

2017 - Joesley Batista retorna ao Brasil após viajar para proteger a ‘integridade’ da sua família.

2017 - Mobilizações pelas ‘Diretas Já’ em São Paulo, Salvador, Recife e Porto Alegre.

2018 - Oficialmente inaugurado o 3 World Trade Center.

2018 - Papa Francisco aceita renúncia de três bispos chilenos por escândalo de abusos.

2018 - o Ex-presidente do Panamá, Ricardo Martinelli, é deportado para seu país.

2018 - Presidente Temer sanciona lei que cria Sistema Único de Segurança Público.

2018 - ANTT revoga tabela de fretes contestada pelos caminhoneiros.

2019 - Presidente Macron (França) é denunciado no Tribunal de Haia por violência contra “coletes amarelos”.

2019 - O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pede respeito pelo embargo de armas.

2019 - Japão aprova plano para minimizar emissões poluentes até 2050.

2019 - Congresso aprova crédito extra de R$ 248,9 bilhões para o governo.

2019 - O ex-presidente Lula declara “Verdade não morre”.

2019 - Presidente Jair Bolsonaro condecora ao ministro Sérgio Moro durante evento da Marinha em Brasília.

2019 - Ministro Gilmar Mendes (STF) diz que prova obtida de forma ilegal pode ser usada.

2020 - Em Portugal, estátua do padre jesuíta Antônio Vieira (1608-1697) é vandalizada em Lisboa.

2020 - Na Espanha, o economista turco Dani Rodrik vence Prêmio Princesa das Astúrias para as Ciências Sociais.

2020 - Na Itália, ministro da Saúde, Roberto Speranza, faz ressalvas sobre abertura de fronteiras,

2020 - Presidente Trump anuncia sanções contra Corte de Haia por investigar crimes de guerra dos EUA; Dwayne “the Rock” Johnson é eleito o ator masculino mais bem pago pelo segundo ano consecutivo; Presidente Trump agradece apoio do arcebispo Carlo Maria Vigano (adversário do Papa Francisco); Pentágono anuncia retomada da ajuda militar à Ucrânia; Twitter remove mais de 170 mil contas pró- China; Policiais de Minneapolis divulgam carta criticando Derek Chauvin.

2020 - Na Inglaterra, a Rainha Elizabeth II participa pela primeira vez de uma ligação por vídeo pública.

2020 - No Japão, a governadora de Tóquio anuncia o fim do Estado de Emergência.

2020 - Justiça belga reabre caso de desaparecimento de Maddie McCan.

2020 - Parlamento suíço aprova casamento homossexual.

2020 - Organização Mundial da Saúde (OMS) adverte que pandemia acelera sua expansão na África.

2020 - Cuba anuncia retomada gradual da atividade econômica.

2020 - O ditador sírio Bashar al-Assad demite o primeiro-ministro Imad Khamis.

2020 - Marrocos inicia repatriação de seus cidadãos na Espanha.

2020 - Coreia do Norte diz que relações com EUA deram lugar à “desesperança”.

2020 - Tunísia encontra corpos de 54 migrantes vítimas de naufrágio.

2020 - Secretário-geral da OTAN, Jean Stoltenberg, diz que ascensão da China não pode ser ignorada.

2020 - União Europeia anuncia que vai barrar visitantes de países com pandemia descontrolada.

2020 - Corpus Christi.

2020 - Reabertura do Parque Temático Beto Carrero World.

2020 – Presidente Bolsonaro                                                                                              pede a apoiadores que entram em hospitais para filmar leitos.

2020 - Companhia das Letras lança “Sobre a Verdade, de George Orwell.

2020 - Olavo de Carvalho crítica o general Augusto Heleno: “... nem uma única palavra do general ou de qualquer de seus colegas de farda sobrevirá à sua existência física”.

2020 - Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) orienta fiéis sobre as celebrações no feriado.

2020 - Justiça de SP quebra sigilo bancário do escritório de advocacia e da mãe do ministro Ricardo Salles.

2020 - Governo de São Paulo anuncia que vai testar e produzir vacina contra coronavírus.

2020 - Consórcio jornalístico revela que Brasil supera 40 mil mortes por covid-19.

2022 - Presidente Bolsonaro afirma que irá vetar prorrogação do auxílio se Congresso pedir valor de R$ 600.

2020 - Reabertura dos shoppings na cidade do Rio de Janeiro.

2021 - Em Portugal, Câmara Municipal de Lisboa cancela festas dos Santos Populares.

2021 - França diz ter matado no Mali um líder da Al-Qaeda no Magrebe Islâmico.

2021 - Governador do Texas, Greg Abbott, promete construir muro de fronteira.

2021 - Na Inglaterra, líderes do G7 iniciam reunião de cúpula; Conselho de Kent alerta que “atingiu o limite” para o número de crianças migrantes desacompanhados; Rainha Elizabeth II condecora cientistas da Universidade de Oxford atuantes no combate ao covid-19; A ex-primeira-ministra Theresa May alerta que “milhares morreram da covid todos os anos”.

2021 - Governo da Argentina anuncia que prorrogará até o dia 25/10/2021 as restrições sanitárias.

2021 - Dinamarca denuncia que dois aviões russos violaram seu espaço aéreo.

2021 - No Chile, protestos após anúncio de nova quarentena total em Santiago.

2021 - Justiça aprova indenização de 55 mil dólares a 31 dos 33 mineiros do Atacama.

2021 - Na Rússia, o prefeito de Moscou, Sergey Sobyanin, expressa preocupação com aumento de casos de covid-19.

2021 - Indígenas peruanos alertam que irão a Lima defender voto em Pedro Castilho; Pedro Castillo vence Keiko Fujimori e é eleito presidente do Peru.

2021 - Presidente Maduro exige que Biden “desbloqueie dinheiro das vacinas” para Venezuela.

2021 - Indígenas protestam contra aumento dos combustíveis no Equador.

2021 - Na Hungria, apresentado projeto de lei proibindo literatura LGBT para menores de 18 anos.

2021 - Justiça da Nicarágua ordena prisão do ex-vice-chanceler José Pallais por 90 dias.

2021 - ONU alerta para situação de “catástrofe” na Etiópia.

2021 - Banco do Vaticano anuncia lucro de 36,4 milhões de euros em 2020.

2021 - ONU adverte para a “catástrofe” da escalada de violência em Mianmar.

2021 - Reabertura do Parque Zoobotânico de Teresina (PI).

2021 -Rede Brasileiras de Mulheres Cientistas lançam manifesto em defesa da vida de mulheres negras.

2021 - Prefeitura de Macapá (AP) realiza a primeira edição do “Luau no Parque” no Bioparque da Amazônia.

2021 - Morte da cantora e compositora gospel Cristiane Ferreira de Souza.

2021 - Depoimento dos cientistas Natalia Pasternak e Claudio Maierovitch à CPI da Covid.

2021 - Carrefour assina Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) no valor de R$ 115 milhões.

2021 - Natal (RN) começa a vacinar motoristas de transporte público contra covid.

2021 - Distrito Federal inicia agendamento para vacinação contra covid-19 de pessoas com 55 anos.

2021 - Vacina da Pfizer é autorizada pela ANVISA para crianças com mais de 12 anos.

2021 - Operação da Polícia Civil do Distrito Federal apreende 900 kg de maconha na BR-060.

TÚNEL DO TEMPO

Ouça o Hino da Marinha (Cisne Branco)

 

SITES CONSULTADOS:                                 

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário