sexta-feira, 10 de junho de 2022

Pesquisa aponta política ambiental falha e Amazônia como prioridade a candidatos

Pesquisa encomendada pela ONG Nossas, em parceria com o Instituto Ideia, mostra que 53% dos entrevistados avaliam que a política ambiental do presidente Jair Bolsonaro (PL) é ruim ou péssima. Para 64%, a proteção da Amazônia é uma prioridade na escolha dos candidatos nas eleições deste ano.

A pesquisa, realizada em dezembro de 2021, traz um diagnóstico da situação ambiental no Brasil e revela a percepção da população acerca da preservação ambiental, desmatamento e proteção da Amazônia.

Para 50% dos entrevistados, o governo federal deveria ser o principal responsável pela fiscalização do desmatamento ilegal na Amazônia. Na escala dos menos confiáveis sobre o tema da preservação ambiental, o governo Bolsonaro aparece com 26% de confiabilidade.

O levantamento mostra ainda que 69% dos entrevistados avaliam que a derrubada ilegal da floresta amazônica tem crescido nos últimos cinco anos. Os mais citados como responsáveis pelos crimes são as empresas "madeireiras" (40%), o "garimpo" (25%) e a "agropecuária" (16%).

Por outro lado, o levantamento mostra que os brasileiros enxergam os "povos indígenas" (27%), "moradores locais" (21%) e "ONGs" (16%) como os grupos que mais contribuem para a manutenção da floresta.

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de três pontos percentuais. (Giordanna Neves – JB/Ag. Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário