quarta-feira, 1 de junho de 2022

Fatos históricos de 2 de junho

Fatos históricos de 02 de junho é o 153º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 212 para acabar 2022.

Dia Internacional das Prostitutas ou "International Whores Day" ou ainda "Dia das Trabalhadoras do Sexo" - Comemorado para marcar a data de 2 de junho de 1975, em que cerca de 150 trabalhadoras sexuais entraram para a história ao ocuparem a Igreja de são Nizier na cidade francesa de Lyón, exigindo que o trabalho prestado por elas fosse considerado tão útil à França como outro ofício qualquer, além de protestarem contra a violência policial que vinham sofrendo, num movimento apoiado e protegido pelo povo. Isso fez com que a manifestação ganhasse força, alcançasse a imprensa e se espalhasse com greves de profissionais do sexo por outras cidades francesas, como Marsella, Montpellier, Grenoble e Paris.

Dia Internacional do Pólen.

- Dia Nacional de Combate à Cefaleia ou Dor de Cabeça - Comemoração promovida pela SBCe (Sociedade Brasileira de Cefaléia), com diversas ações pelo Brasil, para orientar e esclarecer dúvidas da população.

- Dia do Ceará Sporting Clube - Comemorado no Estado do Ceará, conforme Lei Nº 13.887, de 15.05.2007, para marcar a data da fundação do Rio Branco Foot-ball Club (atual Ceará Sporting Club), ocorrida em 2 de junho de 1914. A iniciativa foi dos então jovens Luís Esteves Júnior e Pedro Freire, a partir de uma ideia surgida durante um encontro à tarde no Café Art Noveau, que funcionava na Praça do Ferreira da cidade brasileira de Fortaleza-CE, tendo ganho o aval de outras 22 pessoas nessa mesma noite.

- Dia do Repórter Policial - Comemorado no Estado do Ceará, conforme Lei Nº 15.061, de 06.12.2011, para marcar a data da morte do jornalista brasileiro, Tim Lopes, que foi sequestrado, torturado, "julgado" e executado por traficantes liderados pelo delinquente brasileiro, Elias Pereira da Silva ou "Elias Maluco", na madrugada do dia 2 de junho de 2002, enquanto realizava uma reportagem para a TV Globo. A matéria era sobre abuso de menores e tráfico de drogas num baile funk na favela da Vila Cruzeiro no bairro da Penha da cidade do Rio de Janeiro, num crime que então chocou a população do Brasil e que foi encarado como um cerceamento à liberdade de imprensa.

- Dia Estadual da Consciência da Cardiopatia Congênita - Comemorado no Estado do Ceará, conforme Lei Nº 14.785, de 09.08.2010.

- Dia Estadual da Liberdade de Imprensa - Comemorado no Ceará, conforme Lei Nº 13.805, de 03.08.2006, para lembrar a data da morte do jornalista Tim Lopes.

EVANGELHO (Jo 17,20-26)

7ª Semana da Páscoa

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou, dizendo: 20“Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra; 21para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste.

22Eu dei-lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: 23eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste a mim. 24Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes da fundação do universo. 25Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes também conheceram que tu me enviaste.

26Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA: São Marcelino e São Pedro

EFEMÉRIDES

Giuseppe Maria Garibaldi (1807-1882)

455 - Saque de Roma: vândalos entram em Roma e saqueiam a cidade por duas semanas.

575 - É eleito o Papa Bento I.

657 - Morreu Papa Eugênio I. Nascido possivelmente em Roma, Itália, onde também morreu, foi Papa de 10 de agosto de 65 até a data de sua morte.

1010 - Batalha de Aqbat al-Bakr teve lugar no contexto da Guerra civil do al-Andalus, resultando em uma derrota para o Califado de Córdova.

1098 - Conquista de Antioquia pelos exércitos da Primeira Cruzada.

1535 - Nasceu Papa Leão XI (Alexandre Otaviano ou Alessandro Ottaviano de Medici), em Florença, Itália. Foi eleito no dia 1º de abril de 1605 e governou até à sua morte, ocorrida apenas 26 dias depois de eleito. Morreu em Roma Itália, em 27.04.1625.

1675 - Um golpe de estado na Espanha coloca no trono João José de Áustria, filho natural de Felipe IV.

1676 ­ Guerra Franco-Holandesa: a França assegura a supremacia de sua frota naval pelo restante da guerra com sua vitória na Batalha de Palermo.

1740 - Nasceu o Marquês de Sade (Donatien Alphonse François de Sade), em Paris, França. Foi um aristocrata francês e escritor marcado pela pornografia violenta e pelo desprezo dos valores religiosos e morais. Muitas das suas obras foram escritas enquanto estava em um hospício, encarcerado por causa de seus escritos e de seu comportamento. De seu nome surge o termo médico sadismo, que define a perversão sexual de ter prazer na dor física ou moral do parceiro ou parceiros. Foi perseguido tanto pela monarquia (Antigo Regime) como pelos revolucionários vitoriosos de 1789 e depois por Napoleão. Morreu em Saint-Maurice, França, em 02.12.1814.

1743 - Nasceu Cagliostro, em Palermo, Itália. Foi um viajante, ocultistaalquimista, curandeiro, do século XVIIIMorreu em San Leo, Itália, em 26.08.1875.

1815 - Napoleão Bonaparte implanta uma constituição liberal na França.

1822 - Instalação da sociedade secreta Apostolado da Nobre Ordem dos Cavaleiros de Santa Cruz - Maçonaria - no Rio de Janeiro.

1835 - Nasceu Papa Pio X (Giuseppe Melchiorre Sarto), em Riese, Itália. O seu pontificado decorreu de 4 de agosto de 1903 até à data da sua morte. Ficou conhecido como o "Papa da Eucaristia" e foi o primeiro Papa a ser canonizado desde Pio V (1566–72). Morreu em Roma, Itália, em 20.08.1914.

1838 - Tribunal condena Francisco Sabino Alves da Rocha Vieira ao enforcamento (Sabinada).

1865 - O general Edmund Kirby Smith, comandante das forças confederadas a oeste do Mississipi, assina a rendição, encerrando a guerra de secessão.

1882 - Morreu Giuseppe Maria Garibaldi, em Caprera, Itália. Foi decisivo na unificação da Itália. De 1836 a 1848, ele se exilou na América do Sul, aderindo à Revolução Farroupilha, no sul do Brasil. Em 1860, comandou a Expedição dos Mil, quando conquistou a Sicília e Nápoles. Garibaldi nasceu em Nice, França, em 04.07.1807.

1888 - Fundação do Jornal de Notícias, no Porto.

1897 - Comentando rumores de que estaria morto, o escritor Mark Twain afirma no New York Journal: "a notícia de minha morte foi um exagero".

1888 - Fundação do Jornal de Notícias, no Porto.

1904 - Nasceu Johnny Weissmuller, em Timişoara, Romênia. Ator e nadador, o mais famoso Tarzan do cinema,  personagem criado pelo escritor estadunidense Edgar Rice Burroughs. Morreu em Acapulco, México, em 20.01.1984.

1909 - Primeiro voo em aeroplano com passageiros, realizado pelo aviador francês Louis Bleriot, com duas pessoas a bordo.

1910 - Charles Rolls, cofundador da Rolls-Royce Limited, torna-se o primeiro homem a fazer uma travessia dupla ininterrupta do Canal da Mancha de avião.

1914 - Fundação do Ceará Sporting Club pelos jovens Luís Esteves Júnior e Pedro Freire, com o nome de Rio Branco.

1917 - O Brasil revoga sua neutralidade na Primeira Guerra Mundial e aborda barcos alemães.

1918 - Nasceu o compositor e escritor Nelson Barbalho (Nelson Barbalho de Siqueira), em Caruaru (PE). Não chegou a concluir o curso secundário, mas conseguiu tornar-se jornalista, historiador, pesquisador e compositor musical. Foi parceiro em diversas músicas com Luís Gonzaga, dentre elas, a "A morte do vaqueiro". Morreu em Recife (PE), em 22/10/1993.  

1929 - Beatificação de João Bosco.

1934 - Nasceu o cantor e compositor Germano Mathias, em São Paulo (SP).

1941 - Adolf Hitler e Benito Mussolini se encontram em Brenner, nos Alpes.

1945 - O papa Pio XII se pronuncia contra o nazismo, o qual já havia condenado em encíclicas anteriores.

1948 - Nasceu Antônia Maria Pavão (Meire Pavão), em Taubaté (SP). Cantora da Jovem Guarda. Morreu em Santos (SP), em 31.12.2008.

1949 - A Transjordânia passa a denominar-se oficialmente Jordânia, após anexar a zona oriental da Palestina.

1952 - Nasceu Ana Bola (Ana Bela dos Santos Simões), em Lisboa, Portugal. É atriz e autora de textos humorísticos.

1953 - A rainha Elizabeth II foi coroada na Inglaterra. Pela primeira vez na história da monarquia britânica, a cerimônia foi transmitida pela TV.

1954 - Representantes militares da França, do Vietnam e do Viet Minh iniciam conversações com vistas a um armistício na Indochina.

1957 - Mais de dois mil cientistas de todo o mundo, liderados pelo químico e Prêmio Nobel norte-americano Linus Pauling, pedem a suspensão dos testes com armas atômicas.

1962 - Durante a Copa do Mundo FIFA de 1962, a polícia teve que intervir várias vezes em lutas entre jogadores chilenos e italianos em um dos jogos mais violentos da história do futebol.

1963 - O príncipe regente Faisal decreta a abolição da escravatura na Arábia, último país do mundo em que ela existia.

1964 - Criação da Organização para a Libertação da Palestina (OLP). A OLP é uma organização política e paramilitar tida pela Liga Árabe desde outubro de 1974 como a "única representante legítima do povo palestino”.

1966 - O veículo americano Surveyor 1 pousa na Lua e começa a enviar fotografias à Terra.

1967 - Protestos em Berlim Ocidental contra a chegada do Xá do Irã se transformam em tumultos, durante os quais Benno Ohnesorg é morto por um policial. Sua morte resulta na fundação do grupo terrorista Movimento 2 de Junho.

1969 - Nasceu o jogador de futebol Túlio Maravilha (Túlio Humberto Pereira Costa), em Goiânia (GO).

1976 - A professora mineira Adélia Prado lançou-se como escritora com o livro de poemas Bagagem

1977 - Cuba e os EUA restabelecem relações diretas, rompidas em 1961 por iniciativa do presidente Eisenhower.

1978 - Morreu Santiago Bernabeu (Santiago Bernabéu Yeste), em Madri, Espanha. Ex-jogador, empresário e ex-presidente do Real Madrid. Espanha, em 08.06.1895. Como presidente do Real Madrid, Bernabéu conseguiu diversos títulos de grande importância: 1 Taça Intercontinental, 6 Copas da Europa, 16 Campeonatos Espanhóis, e 6 Copas da Espanha. Bernabéu foi presidente do Real Madrid até quando faleceu. Em sua homenagem, o Estádio do clube ganhou o seu nome: Estádio Santiago Bernabéu, hoje considerado um estádio 5 estrelas pela UEFA e um dos maiores estádios do mundo. Nasceu em Almansa, Espanha, em 08.06.1895.

1979 - O Papa João Paulo II chega à Polônia, na primeira visita de um Papa a um país comunista.

1981 - Criação do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

1981 - Um dossiê da Polícia Federal apontou o então suplente de senador, Fernando Henrique Cardoso, o deputado Suplicy e o compositor Chico Buarque como comunistas.

1983 - Após um pouso de emergência devido a um incêndio em voo, vinte e três passageiros a bordo do Voo Air Canada 797 morrem quando as portas do avião se abrem e o oxigênio que entra enche de imediato de chamas o interior do avião. Devido a esse incidente, vários novos regulamentos de segurança são implementados.

1984 - Morreu o poeta e diplomata brasileiro Raul Bopp, no Rio de Janeiro (RJ). Foi ativo participante da Semana de Arte ModernaSeu livro Cobra Norato é considerado o mais importante do Movimento Antropófago. Nasceu em Vila Pinhal, hoje Itaara (RS), em 04.08.1898.

1989 - Biólogos italianos encontram um novo mecanismo para criar animais transgênicos em laboratório.

1991 - Estudantes coreanos saem às ruas exigindo reformas democráticas e a renúncia do presidente Roh Tae Woo.
1992 - Lei nº 8.429 dispõe sobre enriquecimento ilícito e atos de improbidade administrativa.

1994 - A Organização das Nações Unidas apontou o Brasil como um dos quatro países do globo ameaçados a sofrer pelas desigualdades sociais

1995 - Depois de 31 dias de greve, a mais longa já realizada pela categoria, os petroleiros brasileiros decidem voltar ao trabalho.

1997 - Timothy McVeigh é declarado culpado do atentado a bomba que destruiu um edifício federal em Oklahoma, matando 168 pessoas em 1995, e condenado à morte.

1998 - O ônibus espacial Discovery parte para a última missão de abastecimento da Nasa à estação orbital russa Mir.

1998 - Um terremoto matou cerca de 4 mil pessoas no Afeganistão. O tremor atingiu 6,9 pontos na escala Richter.

1999 - Segundas eleições multirraciais na África do Sul, com a vitória do Congresso Nacional Africano (CNA).

2001 - O governo colombiano e as FARC assinam o primeiro acordo em 29 meses de conversações.

2001 - Fundação da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação.

2002 - Incêndio destrói o palco e suspende a festa em comemoração aos cinquenta anos de reinado de Elizabeth II, em Londres.

2002 - Provável data do assassinato do jornalista Tim Lopes (Arcanjo Antonino Lopes do Nascimento), no Rio de Janeiro (RJ). Foi torturado e assassinado em 02.06.2002, entre 22 e 24h, na Vila Cruzeiro, Complexo do Alemão, Penha, Rio de Janeiro (RJ). Sua morte somente é confirmada a 05.07.2002, após exame de DNA de fragmentos de ossos encontrados num cemitério clandestino na favela. Depois de morto foi esquartejado e queimado por traficantes liderados por Elias "Maluco", do Comando Vermelho. Foi jornalista, repórter e produtor da TV GLOBO (1996); ganhou os Prêmios ESSO (2001) com a reportagem "Feirão das Drogas"; ABRIL de Jornalismo em 12/1985 (pela matéria "Tricolor de Coração", revista PLACAR) e 05/1986 (pela matéria "Amizade sem Limite"); O DIA de Melhor Reportagem (02/1994) pela séria "Funk: Som, Alegria e Terror"; investiga a exploração sexual de menores em bailes "funk". Tim Lopes nasceu em Pelotas (RS), em 18.11.1950.

2003 - Europa lança sua primeira viagem para outro planeta, Marte. A sonda Mars Express da Agência Espacial Europeia é lançada do centro espacial de Baikonur, no Cazaquistão.

2003 - Gilberto Gil, Ministro da Cultura, inaugura Casa de Cultura da Rocinha - Rio de Janeiro (RJ).

2003 - Europa lança a sonda Mars Express, que entraria em órbita de Marte em dezembro.

2004 - Acordo sobre energias renováveis entre Brasil e Alemanha.

2005 - Determinado o arquivamento de ação penal (evasão de divisas) contra Paulo Salim Maluff.

2006 - Consulta pública sobre Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

2008 - Aproximadamente 250 túmulos foram degradados ou pichados com inscrições satânicas no cemitério de Elbe, na França, segundo fontes ligadas à investigação informaram à agência AFP.

2008 - Evo Morales nacionaliza Transredes, empresa que transporta gás da Bolívia para o Brasil.

2008 - Ministro Carlos Minc anuncia a decisão de apreender gado em áreas ilegalmente desmatadas.

2008 - Revista Época publica a história dos sargentos Fernando e Laci - Manchete: “Eles são do Exército. Eles são parceiros. Eles são gays”.

2008 - Governo federal do Brasil torna obrigatórias disciplinas Filosofia e Sociologia no Ensino Médio.

2009 - Governo decreta luto oficial de três dias pelas vítimas do voo AF 447.

2010 - Morreu Rosa Coutinho (António Alva Rosa Coutinho), em Lisboa, Portugal, onde também nasceu em 14.02.1926, foi um almirante e político português da segunda metade do século XX.

2010 - CCJ aprova fim do voto secreto para a perda de mandato parlamentar.

2011 - Ministério da Educação suspende 11 mil vagas em cursos de Direito.

2011 - Senador Pedro Simon (PMDB-RS) recomenda que Antonio Palocci deixe o cargo.

2011 - Presidenta Dilma Rousseff lança oficialmente o Plano Brasil sem Miséria.

2012 - Ex-presidente egípcio Hosni Mubarak é condenado à prisão perpétua por seu papel no assassinato de manifestantes durante a Revolução Egípcia de 2011.

2012 - Acelino Popó Freitas nocauteia Michael Oliveira no Conrado Casino de Punta Del Este.

2013 - Alison e Emanoel conquistam a Copa do Mundo de Vôlei de Praia.

2013 - Papa Francisco apela à libertação dos reféns da Síria.

2013 - Ministério da Saúde lança campanha com o intuito de diminuir o estigma em torno da prostituição.

2014 - O rei espanhol Juan Carlos decide abdicar em favor de seu filho, que assume o trono como Felipe VI.

2014 - Lançamento do livro “Indefensável: O goleiro Bruno e a história da morte de Eliza”.

2014 - Primeiro voo do avião movido a energia Solar Impulse 2, na base aérea de Payerne.

2014 - Governo concede aumento de 15% à Polícia Federal e evita greve no período da Copa. 

2015 - Joseph Blatter renuncia à presidência da FIFA, menos de uma semana após ser reeleito.

2015 - BNDES amplia transparência de dados disponíveis para consulta.

2015 - Senado aprova Marco Legal de Mediação.

2015 - Inaugurada a 1ª escola de Assistência Social do Brasil, a Escola do Suas-MS.

2015 - Publicada a lei que regulamenta a PEC das Domésticas.

2016 - Papa Francisco pede que sacerdotes reconheçam que são impuros.

2016 - STF rejeita recurso d Eduardo Cunha contra decisão que o tornou réu na Lava Jato.

2016 - STF suspende exoneração do presidente da EBC, Ricardo Melo, nomeado por Dilma Rousseff.

2016 - BNDES amplia transparência de dados disponíveis para consulta.

2016 - Senado aprova Marco Legal da Mediação.

2016 - Governo do Peru aceita fazer plano com Brasil para combater entrada irregular de haitianos.

2016 - STF autoriza continuidade de investigação contra Aécio Neves por esquema em Furnas.

2017 - Conselho de Segurança da ONU elege Peru, Guiné Equatorial, Kuwait, Polônia e Costa do Marfim.

2017 - Papa Francisco pede o FM do comércio de armas “que causa tantas vítimas inocente”.

2017 - Ministério das Cidades anuncia 25,6 mil novas unidades do Minha Casa Minha Vida.

2017 - Procuradoria-Geral da República denuncia Aécio Neves (PSDB-MG) por corrupção passiva.

2017 - Ministério Público Federal pede a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

2018 - China e EUA retomam negociações para evitar guerra comercial.

2018 - Ministro Raul Jungmann diz que mensagens sobre nova greve de caminhoneiros são falsas.

2018 - Governo produz vídeos para negar nova greve de caminhoneiros.

2019 - Papa Francisco alerta sobre ideologias que buscam alienar pessoas. Também pede perdão por maus tratos históricos contra ciganos.

2019 - Presidente Trump aconselha Reino Unido a sair da União Europeia sem acordo.

2019 - Flora Diegues, no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 23.09.1984. Foi uma atrizroteirista e diretora brasileira.

2019 - Presidente Bolsonaro anuncia que vai apresentar projeto para favorecer quem tem multas no trânsito.

2020 - Toque recolher ampliado na cidade de New York após saques.

2020 - Milhares de manifestantes desafiam toque de recolher nos Estados Unidos.

2020 - Protestos nos EUA se intensificam apesar da promessa de Trump de restaurar a ordem.

2020 - Em solidariedade a George Floyd, Rihanna suspende vendas em suas lojas de lingerie e maquiagem.

2020 - Tesouro dos EUA sanciona quatro companhias marítimas para transportar petróleo da Venezuela; EUA registram 1.081 mortos pelo novo coronavírus em 24 horas.

2020 - Na Rússia, a cidade de Norilsk declara Estado de Emergência após vazamento (29/05/2020) de toneladas de diesel.

2020 - Na Bolívia, Tribunal Superior Eleitoral adia as eleições gerais para o dia 06/09/2020.

2020 - Chanceler venezuelano denuncia que Estados Unidos querem que Venezuela fique sem gasolina.

2020 - Na Indonésia, o ministro de Assuntos Religiosos, Fachrul Razi, impede peregrinação anual à Meca.

2020 - Suécia anuncia US$ 15 milhões para Moçambique no combate à covid-19.

2020 - União Europeia e Reino Unido retomam negociações pós-Brexit.

2020 - Reabertura de cafés e restaurantes na França.

2020 - França aprova empréstimos de 5 bilhões de euros para resgatar a montadora Renault.

2020 - A cidade do Rio de Janeiro começa a flexionar a quarentena.

2020 - Empresários do Acre organizam carreata contra quarentena.

2020 - Governo lança site para facilitar a contratação de profissionais da saúde.

2020 - Neymar se pronuncia sobre racismo após receber críticas: “Vidas negras importam”.

2020 - Senado aprova congelamento de preços de remédios e de planos de saúde.

2020 - DEM anuncia a expulsão de Sara Winter do partido.

2020 - Ciro Gomes manda petistas para “a puta que os pariu”. Disse ele: “Ninguém me respeita no lulopetismo fanático. Eu quero, francamente, que eles vão à puta que os pariu, se você me permitir.

2020 - Comissão de Ética da Presidência proíbe Sérgio Moro de advogar por seis meses.

2020 - Ministério da Justiça determina investigação sobre vazamento de supostos dados de Bolsonaro.

2020 - OAB divulga parecer sobre propostas de intervenção militar constitucional.

2020 - Brasil supera a cifra de 30.000 mortes por coronavírus.  

2020 - Lançamento de programa que permite o uso do FGI (Fundo Garantidor para Investimentos) do BNDES.

2020 - Museu do Futebol realiza ciclos de webinários sobre gestão de museus.

2020 - Polícia Federal ouve deputados e ativistas alvos de inquéritos das fake News.

2021 - Na Espanha, Justiça apoia criação do primeiro sindicato de trabalhadores sexuais.

2021 - Na França, Festival de Cannes anuncia Palma de Ouro honorária para Judie Foster.

2021 - Na Itália, Cesare Battisti, preso na Calábria, inicia greve de fome.

2021 Nos EUA, JBS fecha todos unidades de carne bovina no país após ciberataque; Força Aérea propõe aposentar dezenas de jatos táticos para investir em tecnologia de guerra; NASA anuncia demissões para explorar Vênus até 2030; Governo dos EUA suspende tarifas em seis países em disputa sobre impostos digitais.

2021 - Senado da Rússia aprova lei para excluir opositores de eleições; Rússia anuncia que irá construir 20 novas bases militares perto de suas fronteiras europeias.

2021 - Na Austrália, novos casos de covid leva Melbourne a prolongar confinamento por mais sete dias.

2021 - Governo uruguaio anuncia volta (07/06/2021) de aulas presenciais.

2021 - O presidente da Agência Judaica, Isaac Herzog, é eleito presidente de Israel; Yair Lapid e Naftali Bennett anunciam acordo para derrubar Benjamin Netanyahu; O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu reitera que não permitirá avanço nuclear iraniano.

2021 - Na China, Wuawei Technologies anunciou o lançamento do sistema operacional Harmony para smartphone.

2021 – Romênia se torna o primeiro país da União Europeia a vacinar adolescentes contra covid.

2021 - Na Nicarágua decretada a prisão da opositora Cristiana Chamorra.

2021 – Em Honduras, o presidente Juan Orlando Hernández se defende na ONU contra acusações de tráfico de drogas.

2021 - Indonésia encerra esforços para resgatar o submarino KRI Nanggala (naufrágio em 21/04/2021).

2021 – OTAN anuncia que entregará armas à Ucrânia sob pretexto de exercícios Sea Breeze.

2021 - Papa Francisco: “A oração de Jesus por todos nós não cessa”.

2021 - Marinha iraniana anuncia a perda do seu maior navio de guerra (Kharg) na sequência de um incêndio.

2021 - No Irã, incêndio em gasoduto de planta petroquímica ao sul de Teerã.

2021 - Bancos e seguradoras leiloam 45 veículos na Milan Leilões.

2021 - Em pronunciamento na TV, Bolsonaro prometeu vacina para toda a população até o fim do ano.

2021 - Câmara de Fortaleza retoma as atividades presenciais.

2021 - Gilberto Pastana de Oliveira é nomeado arcebispo de São Luís (MA).

2021 - São Paulo inicia vacinação de pessoas com comorbidades de 30 a 39 anos.

2021 - Retomada vacinação de professores no Distrito Federal.

2021 - O empresário Nilton da Costa Lins Júnior recebe a Polícia Federal a tiros, em Manaus (AM).

2021 - Prisão do secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campelo.

TÚNEL DO TEMPO

 

SITES CONSULTADOS:

http://www.cancaonova.com

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário