quinta-feira, 23 de junho de 2022

Fatos históricos de 24 de junho

24 de junho é o 175º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 190 para acabar 2022.

Dia Mundial de Oração pela Santificação do Clero - Comemoração móvel da Igreja Apostólica Católica Romana desde 2002, cuja data da celebração pode ocorrer entre os dias 29 de maio e 2 de julho no calendário gregoriano: dia da "festa Anual do Sagrado Coração de Jesus".

- Dia da Natividade ou Nascimento de São João Batista - Comemoração mítica de Cristãos ocidentais, em louvor àquele que é considerado primo de Nosso Senhor Jesus Cristo. Conta com muitas celebrações relacionadas e muitas festas tradicionais de danças, músicas, comidas e bebidas, sendo guardada com feriados em várias partes do mundo. 

Dia Internacional do Disco Voador. 

- Dia Internacional do Leite.

Dia de Prevenção de Quedas de Idosos - Comemoração de brasileiros que também é conhecida como "Dia Mundial de Prevenção de Quedas de Idosos. Data criada para conscientizar sobre uma das principais causas de morte entre os idosos, pois segundo estatísticas, no Brasil cerca de 29% das pessoas de idade avançada caem ao menos uma vez ao ano e 13% caem de forma recorrente. 

Dia Nacional de Combate ao AVC ou Acidente Vascular Cerebral - Comemoração de brasileiros, que conta com o apoio da ABN (Academia Brasileira de Neurologia), para conscientizar e prevenir sobre esse mal (também conhecido por derrame cerebral). 

- Dia das Empresas Gráficas - Homenagem ao inventor e gráfico alemão, Johannes Gutenberg (1398 -1468)

- Dia da Iluminação Elétrica - Comemorado no Brasil, para marcar a data da inauguração do 1º serviço público de iluminação elétrica da América latina, que se deu numa cerimônia de 24 de junho de 1883 em Campos dos Goytacazes (RJ). 

- Dia Nacional da Araucária - Conforme Decreto de 19.05.2005. 

- Dia do Caboclo. 

- Dia do Boi Bumbá - Comemorado no Amazonas, conforme Lei Nº 3146, de 06.07.2007, com o fim de mobilizar a sociedade e os Poderes públicos amazonenses para essa celebração cultural, que enaltece o folclore da região e a cultura regional amazônica. 

EVANGELHO (Lc 15, 3-7)

Solenidade Sagrado Coração de Jesus

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 3Jesus contou-lhes esta parábola: 4"Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, 6e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: 'Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!' 7Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão".

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA: Solenidade do Nascimento de João Batista

EFEMÉRIDES

Cego Aderaldo (1878-1967)

217 a.C. - Os romanos, liderados por Caio Flamínio, são emboscados e derrotados por Aníbal na Batalha do Lago Trasimeno.

109 - O imperador romano Trajano inaugura a Água Trajana, um aqueduto que canaliza a água do Lago de Bracciano, a 40 quilômetros ao noroeste de Roma.

474 - Júlio Nepos obriga o usurpador romano Glicério a abdicar do trono e se proclama imperador do Império Romano do Ocidente.

1128 - Batalha de São Mamede, perto de Guimarães: forças lideradas por Afonso I de Portugal derrotam as forças lideradas por sua mãe Teresa de Leão e seu amante Fernão Peres de Trava.

1314 - Primeira Guerra de Independência da Escócia: a Batalha de Bannockburn termina com uma vitória decisiva das forças escocesas lideradas por Roberto de Bruce.

1340 - Guerra dos Cem Anos: Batalha de Sluys: a frota francesa é quase completamente destruída pela frota inglesa comandada pessoalmente pelo rei Eduardo III.

1358 - Fim da Jacquerie com a morte, no total, de cerca de 20.000 camponeses. A Jacquerie ou revolta dos Jacques foi uma insurreição camponesa que teve lugar no Norte de França, entre 28 de Maio e 9 de Janeiro de 1358, durante a Guerra dos Cem Anos. A designação deriva de Jacques Bonhomme, expressão idiomática francesa, de conotação paternalista, que designava genericamente um camponês e que posteriormente foi usada pejorativamente, equivalendo a "joão-ninguém". Jacques Bonhomme foi o apelido dado pelo cronista medieval Jean Froissart a Guillaume Cale (também chamado GuillaumeCaillet, Karle ou Cale), o líder da revolta.

1374 - Um súbito surto de Dança de São João faz com que as pessoas nas ruas de Aachen, na Alemanha, experimentem alucinações e comecem a pular e contrair-se incontrolavelmente até desmaiarem de cansaço.

1485 - Nasceu Johannes Bugenhagen, Wolin, Polônia. Introduziu a Reforma na Pomerânia e Dinamarca, no século XVI. É comemorado no Calendário dos Santos da Igreja Luterana - Sínodo de Missouri em 20 de abril. Morreu em Wittenberg, Alemanha, em 20.04.1558.

1497 - Giovanni Caboto desembarca na América do Norte, na ilha da Terra Nova liderando a primeira exploração europeia da região desde os vikings.

1519 - Morreu Lucrécia Bórgia, duquesa de Ferrara e filha do Papa Alexandre VI, em Ferrara, Itália. Foi a filha ilegítima de Rodrigo Bórgia, importante personagem espanhol do Renascimento, que viria a se tornar o papa Alexandre VI. O irmão de Lucrécia foi o conhecido déspota César Bórgia. A família Bórgia acabou por representar na história a política maquiavélica e a corrupção sexual consideradas como características dos papados no período do renascimento. Nasceu em Subiaco, Itália, em 18.04.1480.

1519 - Nasceu Teodoro de Beza (em francês Théodore de Bèze ou de Besze), em Vézelay, no Ducado da Borgonha, França. Foi um teólogo protestante que desempenhou um papel importante no início da Reforma Protestante. Foi discípulo de João Calvino e o sucedeu na liderança da Igreja em Genebra.

Foi o autor da conhecida obra de teatro "Abraão sacrificando"(1552) que representa um dos últimos mistérios. As personagens são Abraão, Sara, Isaac, Satã, um anjo e um grupo de pastores. Esta obra é considerada um belo trabalho em que admiravelmente se aliam força e graça, singeleza e eloquência. Morreu em Genebra, Suíça, em 13.10.1685.

1535 - O estado anabatista de Münster é conquistado e desfeito.

1542 - Nasceu São João da Cruz, em Fontiveros, Espanha. Foi um frade carmelita espanhol, famoso por suas poesias místicas e que foi proclamado 26º Doutor da Igreja pelo Papa Pio XI. Morreu em Úbeda, Espanha, em 14.12.1591.

1537 - Ordenação de São Francisco Xavier em Veneza.

1633 - Galileu Galilei é libertado da prisão da Inquisição, mas segue submetido sob vigilância.

1662 - Os holandeses falham na captura da cidade de Macau.

1779 - Guerra de Independência dos Estados Unidos: começa o Grande Cerco de Gibraltar.

1795 - Nasceu Ernst Heinrich Weber, em Wittenberg, Alemanha, onde também morreu em 26.01.1878.  Foi um médico alemão considerado fundador da psicologia experimental.

1812 - Guerras Napoleônicas: tem início a Campanha da Rússia; as tropas de Napoleão Bonaparte atravessam o rio Neman.

1820 - Nasceu Joaquim Manuel de Macedo, em Itaboraí (RJ). Foi médico, escritor, teatrólogo, político, membro da Academia Brasileira de Letras e professor dos filhos da Princesa Isabel. Seu romance mais conhecido é "A Moreninha", que lhe deu fama e fortuna imediatas. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 11.04.1882.

1821 - Libertação da Venezuela por Simón Bolívar.

1821 - Início da Batalha de Carabobo. É a batalha decisiva na guerra de independência da Venezuela da Espanha.

1823 - A Federação de Províncias Unidas da América Central é fundada entre Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua e Costa Rica.

1859 - Batalha de Solferino (Batalha dos Três Soberanos): a Sardenha e a França derrotam a Áustria em Solferino, norte da Itália.

1866 - Batalha de Custoza: um exército austríaco derrota o exército italiano durante a Guerra Austro-Prussiana.

1878 - Nasceu Cego Aderaldo (Aderaldo Ferreira de Araújo), em Crato (CE). Foi poeta, repentista e mestre de cantadores e violeiros, Aderaldo é figura lendária da poesia popular nordestina. Perdeu a visão aos 18 anos. Cego Aderaldo morreu em Fortaleza (CE) aos 89 anos, sem nunca ter casado, criando, porém 26 filhos adotivos. Morreu no dia 29.06.1967.

1880 - Nasceu João Cândido Felisberto, em Encruzilhada do Sul (RS). Também conhecido como “Almirante Negro”, foi um militar da Marinha e líder da Revolta da Chibata. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 06.12.1969.

1883 - Nasceu Victor Franz Hess, em Waldstein, Áustria. Foi um físico austríaco. Fruto destes trabalhos, em 1936 recebeu o Nobel de Física, compartilhado com Carl David Anderson. Morreu em Mount Vernon, EUA, em 17.12.1964.

1888 - Inauguração da Basílica Velha de Aparecida.

1894 - Nasceu o pintor e cantor Gastão Formenti, em Guaratinguetá (SP). Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 28/5/1974.

1895 - Morte do almirante brasileiro Luis Filipe de Saldanha da Gama, em Campo Osório, RS, Famoso militar brasileiro vencido pelas tropas de Hipólito Ribeiro em 1º de junho de 1895. Foi morto em combate por Salvador Sena Tambeiro, um oriental comandado pelo caudilho João Francisco. Segundo testemunhas, as últimas palavras do almirante foram “Respeite-me! Sou o Almirante Saldanha!” e a resposta do Major foi: “Esses são os que eu gosto!”. Atacou-lhe com um pontaço de lança, degolou-lhe depois e também mutilou-o, arrancando-se-lhe orelhas e dentes. Antes de morrer, Saldanha ainda teria dito: “Basta, miserável”. Almirante Saldanha da Gama nasceu em Campos dos Goytacazes (RJ), em 07.04.1846.

1899 - É inaugurado o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo. Criado com o nome de Gabinete de Resistência dos Materiais da Escola Politécnica de São Paulo, o IPT foi anexado à USP em 1934, quando recebeu o atual nome.

1901 - O pintor espanhol Pablo Picasso, então com 19 anos, faz sua primeira exposição em Paris, na França.

1910 - Nasceu Vadico (Osvaldo Gogliano), em São Paulo (SP). Compositor e pianista parceiro de Noel Rosa. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 11/06/1962. Em 1932, nos estúdios da Odeon, Eduardo Souto o apresentou a Noel Rosa. Ao mostrar uma de duas melodias, Souto sugeriu a Noel que escrevesse uma letra, iniciando-se assim parceria histórica com o clássico "Feitio de oração", gravado por Francisco Alves em dueto com Castro Barbosa em 1933, uma das mais frutíferas e instigantes parcerias da Música Popular Brasileira. Depois vieram "Provei", "Quantos beijos", "Só pode ser você", "Conversa de botequim", "Cem mil-réis", "Tarzan, o filho do alfaiate", "Pra que mentir" e a "Marcha do dragão" composta para fins publicitários. Nestas composições, fez inicialmente a melodia e Noel colocou a letra.

1911 - Nasceu Ernesto Sábato, em Rojas, Argentina. Foi um romancista, ensaísta e artista plástico. Sabato foi vencedor do Prêmio Cervantes de Literatura (1984) e um dos maiores autores argentinos do século XX. Morreu em Santos Lugares, Argentina, em 30.04.2011.

1911 - Nasceu Juan Manuel Fangio, em Balcarce, Argentina. ex-campeão automobilista argentino. É um dos maiores nomes da historia desse esporte. Morreu em Buenos Aires, Argentina, em 17.07.1995.

1934 - Nasceu Régis Cardoso (João Régis de Souza Cardoso), em Porto Alegre (RS). Foi ator e diretor de televisão. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 03.04.2005.

1935 - Morreu Carlos Gardel (Charles Romuald Gardés), Medellin, Colômbia.  Foi o mais famoso dos cantores de tango argentino, país ao qual chegou aos dois anos de idades. No dia 24 de junho de 1935 morreu o cantor de tango Carlos Gardel, em um acidente aéreo no aeroporto de Medellín, na Colômbia. A tragédia aconteceu quando o avião F-31 da companhia aérea SACO tenta decolar e bateu com uma de suas asas em um outro avião estacionado na pista. Por conta do choque, teve início um incêndio que matou 15 pessoas em ambos os aviões. Além de Gardel, também morreram os músicos Alfredo Le Pera, Guillermo Barbieri e Angel Riverol. Há controvérsias apenas sobre o local onde ele nasceu: Se Taquarembó, Uruguai, ou Toulouse, França. A data de nascimento é  11.12.1890. Gardel era esquivo sobre o tema e quando indagado dizia: "Nasci em Buenos Aires aos dois anos e meio de idade".

1938 - Nasceu João Roberto Kelly  (João Roberto Esteves Kelly), no Rio de Janeiro (RJ). É cantor, compositor e produtor.

1939 - Sião é renomeado Tailândia por Plaek Pibulsonggram, o terceiro primeiro-ministro do país.

1940 - A França assina um armistício com a Itália durante a Segunda Guerra Mundial. 

1942 - Nasceu João Acácio Pereira da Costa, em Joinville (SC), onde também morreu em 05.01.1998. Conhecido como Bandido da Luz Vermelha, foi um famoso criminoso dos anos 60, assassinado pelo pescador Nelson Pinseghuer.

1947 - Em sua fase moderna, a Ufologia foi inaugurada em 24 de junho de 1947 com o registro visual do piloto particular Kenneth Arnold em Washington, EUA. Arnold descreveu o movimento dos objetos como os de "um disco lançado sobre a água", descrição que foi erroneamente tomada como referência ao formato dos objetos, dando origem ao termo disco voador. Dias depois, em julho de 1947, notícias sobre a suposta queda de um disco voador dariam origem ao famoso Caso Roswell.

1948 - A Alemanha é completamente isolada do mundo exterior, quando Joseph Stalin, primeiro ministro da Rússia soviética, bloqueia os acessos terrestres e marítimos e corta a eletricidade para o setor ocidental. Dentro de poucos dias, tem início a grande Ponte Aérea de Berlin, com os aviões americanos lançando cerca de 13.000 toneladas de alimentos por dia, durante 10 meses, até que Stalin retira o bloqueio em 23 de maio de 1949.

1950 - Início da Copa do Mundo (Futebol) realizada no Brasil. Mais de 80 mil pessoas pagaram para ver o Brasil golear o México por 4 a 0, com dois gols de Ademir Menezes, um de Jair Rosa Pinto e outro de Baltazar.

1955 - Nasceu Elizabeth Lago Netto, no Rio de Janeiro (RJ). Mais conhecida como Betty Lago, foi uma atriz, apresentadora de televisão e modelo brasileira, Betty morreu na manhã do dia 13 de setembro de 2015, em seu apartamento no Leblon, Rio de Janeiro, vítima de um câncer na vesícula

1956 - Nasceu a cantora e compositora Cláudia Morana (Maria Cláudia Heluy da Silveira), no Rio de Janeiro (RJ).

1959 - Um colecionador britânico pagou US$ 770.000 pelo retábulo Adoração dos magos, de Rubens.

1963 - O Reino Unido concede autogoverno interno a Zanzibar.

1964 - Os EUA anunciam que a partir de 1965 serão exibidos, nos maços de cigarros, advertência sobre os perigos do fumo para a saúde.

1965 - Saigon rompe relações diplomáticas com a França, após declarar-se em estado de guerra com o Viet Cong.

1969 - A lei de reforma agrária é aprovada no Peru. A medida pretende desapropriar os grandes latifúndios.

1975 - Brasileiros e europeus firmam acordo de empréstimo de 50 milhões de libras, para construção do metrô de São Paulo.

1975 - O Jato F-5E da FAB cai no Rio de Janeiro

1976 - A lei Falcão proibiu a participação ao vivo de candidatos às eleições municipais em programas de rádio e TV. A Lei nº 6.339, de 1º de julho de 1976, ficou muito conhecida por esse nome devido a seu criador, o então Ministro da Justiça Armando Falcão. Esta deu uma nova redação ao art. 250 do Código Eleitoral, determinando que, na propaganda eleitoral, os partidos se limitassem a mencionar a legenda, o currículo e o número do registro do candidato na Justiça Eleitoral, bem assim a divulgar, pela televisão, sua fotografia, podendo ainda mencionar o horário e o local dos comícios.

1981 - Aberta para o tráfego a Ponte Humber, ligando Yorkshire e Lincolnshire. Seria a ponte mais longa do mundo por 17 anos.

1981 - As capitais brasileiras e as cidades com mais de 1 milhão de habitantes tiveram que criar salas especiais para exibir filmes pornográficos.

1982 - "O Incidente de Jacarta": o voo British Airways 9 entra numa nuvem de cinzas vulcânicas lançada pela erupção do Monte Galunggung, resultando na parada de todos os quatro motores.

1985 - Estreou a segunda versão da novela Roque Santeiro, com Regina Duarte, José Wilker e Lima Duarte. A primeira versão havia sido proibida pela ditadura em 1975.

1987 - Bombas atacam União Cívica Radical (UCR) na Argentina.1988 - Uma reunião que duraria dois dias marcou a criação o Partido Social Democrata Brasileiro, o PSDB, com políticos dissidentes do PMDB. O senador Mário Covas foi designado presidente provisório do novo partido

1990 - Brasil sai da Copa do Mundo da Itália, ao perder para a Argentina por 1 X 0.

1992 - Câmara dos Deputados rejeita demarcação da área de 9,4 milhões de hectares para a reserva dos índios ianomâmis.

1993 - O matemático inglês Andrew Wiles, professor da Universidade de Princeton, demonstra o Teorema de Fermat. O Teorema de Fermat, que originou o Teste de primalidade de Fermat, oferece um teste simples e eficiente para ignorar números não-primos. Qualquer número que falhe o teste não é primo.

1993 - Kim Campbell, do Partido Conservador, é a primeira mulher que assume o poder do governo no Canadá.

1994 - A Rússia e a União Européia assinaram um acordo de cooperação política e econômica. O presidente russo Boris Yeltsin considerou o pacto o fim da Guerra Fria no setor econômico.

1995 - "Final da Copa do Mundo de Rúgbi": África do Sul derrota a Nova Zelândia, Nelson Mandela entra a François Pienaar o troféu Webb-Ellis em um icônico momento pós-apartheid.

1995 - Morreu Ivon Curi (Ivo José Curi), no Rio de Janeiro (RJ). Foi ator, compositor, cantor e humorista Ivon Curi. Era irmão do noticiarista Alberto Curi e do narrador esportivo Jorge Curi, já também falecidos. Nasceu em Caxambu (MG), em 05.06.1928.

1996 - MEC divulga uma lista de 263 livros didáticos que foram reprovados na análise de conteúdo realizada pelo Centro de Pesquisa de Ensino e Cultura.

2001 - Morreu Milton Santos (Milton Almeida dos Santos), em São Paulo (SP). Formou-se em advocacia, mas se destacou por seus trabalhos em diversas áreas da Geografia, em especial nos estudos de urbanização do Terceiro Mundo. Foi um dos grandes nomes da renovação da geografia no Brasil ocorrida na década de 1970. Nasceu  em Brotas de Macaúbas (BA), em 03.05.1926.

2002 - Colisão de trens em Igandu na Tanzânia mata 281 pessoas, o pior acidente de trem na história da África.

2002 - Prefeitura do Rio de Janeiro é alvo de pelo menos 300 tiros de fuzil além de duas granadas. O prédio teve 55 janelas quebradas. Ninguém ficou ferido pois o ataque ocorreu de madrugada.

2003 - Lançamento do programa "Primeiro Emprego".

2003 - Ataques coordenados em cinco cidades do Iraque deixam 89 mortos e mais de 300 feridos.

2004 - Ataques coordenados em cinco cidades do Iraque deixam 89 mortos e mais de 300 feridos.

2004 - Enterro de Leonel Brizola em São Borja (RS). Ele morreu em 21/06/2004.

2007 - Gordon Brown sucede Tony Blair como primeiro-ministro do Reino Unido.

2008 - Morreu Ruth Cardoso (Ruth Correia Leite Cardoso, mas nasceu Ruth Vilaça Correia Leite), em São Paulo (SP). Antropóloga, esposa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, mas sempre rechaçou o título de primeira-dama. Criou e presidiu, durante o mandato de seu marido, o programa Comunidade Solidária, de combate à exclusão social e à pobreza, dentro de uma perspectiva emancipatória. Em 2000, criou a Comunitas, organização não-governamental, visando dar continuidade às atividades do Comunidade Solidária. Nasceu em Araraquara (SP), em 19.09.1930.

2009 - Ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) se desculpa por chamar produtores rurais de “vigaristas”.

2009 - Manifestação contra o ministro Gilmar Mendes em frente ao Supremo Tribunal Federal.

2009 - Senado lança o “Portal da Transparência”.

2010 - John Isner dos Estados Unidos derrota Nicolas Mahutda França em Wimbledon, na partida mais longa da história do tênis profissional.

2010 - Anunciada a criação de fundo para financiar investimentos de empresas argentinas.

2010 - Presidente Lula visita municípios de Alagoas e Pernambuco, alagados pelas chuvas.

2011 - Site do IBGE é invadido por hackers.

2011 - Brasil e Colômbia discute vigilância na fronteira.

2012 - No Paraguai, o ex-presidente Fernando Lugo reafirma ter sido vítima de “golpe”.

2012 - Presidente Hugo Chávez anuncia que suspenderá o envio de petróleo para o Paraguai.

2013 - O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi é considerado culpado de abusar de seu poder e ter relações sexuais com uma prostituta menor de idade, e é condenado a sete anos de prisão.

2013 - Governo anuncia redução do imposto de importação do feijão de 10% para zero.

2013 – Presidenta Dilma Rousseff propõe 5 pactos e plebiscito para constituinte da reforma política

2014 - O ex-presidente Lula rebate críticas e defende gestão petista no País.

2014 - Câmara de Comércio Exterior zera imposta de importação do trigo vindo de fora do Mercosul.

2015 - Papa Francisco admite a necessidade da separação do casal em alguns casos.

2015 - Morreu Cristiano Araújo (Cristiano Melo Araújo),em Goiânia(GO),vítima de acidente automobilístico. Nascido na cidade de Goiás (G), em 24.01.1986, foi um cantor, instrumentista e compositor de música sertaneja. Tornou-se conhecido pela sua voz poderosa e por alguns singles que foram bastante veiculados nas rádios como "Efeitos" (2011), "Você Mudou" (2012), "Maus Bocados" (2013), "Cê Que Sabe" (2014), "Hoje Eu Tô Terrível" (2015), entre outros.

2015 - Comissão da Câmara aprova seguro-desemprego para pescador artesanal.

2015 - Câmara dos Deputados aprova regra sobre reajuste de salário mínimo que inclui aposentados.

2016 - Em referendo histórico o Reino Unido decide sair da União Europeia.

2016- Waldir Maranhão (PP-MA) prolonga o “feriado junino” dos parlamentares (duas semanas sem trabalho).

2016 - O ex-tesoureiro do PT, Paulo Ferreira, se entrega à Justiça Federal em São Paulo.

2016 - Instituto Butantan fecha parceria com EUA para desenvolver vacina de zika.

2016 - Comissão do impeachment do Senado ouve mais duas testemunhas de defesa.

2016 - O juiz Sérgio Moro condena o empresário Ricardo Pessoa (UTC) a 8 anos de prisão.

2017 - Pesquisa Datafolha revela que Governo Temer é aprovado por só 7%.

2017 - O prefeito de São Paulo chama a presidenta Dilma Rousseff de “anta”.

2017 - Inauguração do Aeroporto Regional de Jericoacoara. 

2018 - Acaba oficialmente a proibição que impedia as mulheres sauditas de dirigirem.

2018 - Na Síria, o presidente Bachar al-Assad acusa ocidente de usar armas químicas.

2018 - No Paquistão, explosão de carro-tanque mata mais de 14º pessoas em Bahawalpur.

2018 - Mauro Carlesse (PHS) vence eleição suplementar para o governo de Tocantins.

2018 - Viviane Hara e Juliana Morseli vencem a Maratona Canaviais em São Paulo (SP).

2019 - Presidente Trump anuncia sanções financeiras ao líder supremo do Irã, Ali Khamenenwi.

2019 - No Panamá acontece o Fórum da Sustentabilidade.

2019 - Cuba declara “solidariedade” ao Irã após sanções norte-americanas.

2019 - Supremo Tribunal Federal suspende medida de Bolsonaro sobre demarcação de terras indígenas.

2019 - Presidente Bolsonaro diz que Rio de Janeiro tem “99% de chance’ de sediar a Fórmula 1. 

2019 - Inauguração da primeira unidade do Programa Viver de Fortaleza (CE).

2020 - Fechada instituição de ensino em Paris depois do anúncio de um caso positivo de coronavírus.

2020 - Museu do Louvre revela que crise do novo coronavírus gerou perda de 40 milhões de euros.

2020 - Governo italiano aprova garantia para empréstimos de 6,3 milhões de euros à Fiat Chrysler.

2020 - World Bank Group Staff Association pede que a nomeação de Abraham Weintraub seja suspensa.

2020 - Nos EUA, Amazon cria divisão para lutar contra produtos falsificados.

2020 - EUA mpliam acusações contra Julian Assange em suposto caso de Hacing.

2020 - Bayer anuncia acordo de até US$ 10,9 bilhões para encerrar processos contra o agrotóxico Roundup.

2020 - FMI divulga projeções para economia mundial (recessão mundial de 4,9% em 2020).

2020 - Google anuncia que vai excluir atividades de usuários automaticamente após 18 meses.

2020 - Tóquio registra 55 novos casos de covid-19, maior número diário desde 05/2020.

2020 - Suíça anuncia teste gratuito de covid-19 e lança aplicativo de --rastreamento.

2020 - Austrália registra primeira morte por covid-19 em mais um mês sem óbitos.

2020 - Irã acusa agência de energia atômica (AIEA) de falta de independência.

2020 - Anunciado o desmantelamento de quadrilha que vendia bebês pela rede Instagram.

2020 - Comissão Europeia pede desenvolvimento de aplicativo para administrar dados pessoais na internet.

2020 - Senado aprova novo marco do saneamento básico e projeto vai à sanção.

2020 - Arquidiocese de São Paulo apresenta medidas de prevenção à disseminação da covid-19.

2020 - Azul e tripulantes chegam a acordo que garante empregos até o final de 2021.

2020 - Justiça determina retorno do passe livre para idosos nos ônibus de Blumenau (SC).

2020 - Ministério Público rejeita inquérito contra Neymar por suposto comentário homofóbico.

 

2021 - Em Portugal, greve parcial dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa.

2021 - Morte do arcebispo italiano Franco Festorazzi.

2021 - Nos EUA, grupo neonazista vandaliza estátua de George Floyd em Nova York; Congresso debate polêmica lei para regulamentar “Bigs Techs”; Presidente Biden fecha acordo com senadores sobre pacote de infraestrutura de US$ 4 trilhões; Microsoft apresenta a nova geração do Windows.

2021 - A chilena Adriana Elcira Rivas Gonzále perde na Austrália recurso contra extradição.

2021 - China denuncia Austrália à Organização Mundial do Comércio por concorrência desleal.

2021 - União Europeia em peso se levanta contra a homofobia do Governo na Hungria.

2021 - Morte do ex-presidente (2010-2016) das Filipinas Benigno “Noynoy” Aquino.

2021 - A empresa americana Athena Bitcoin começar a instalar novos caixas eletrônicos em El Salvador.

2021 - Papa Francisco lamenta falta de “decisões corajosas” após 10 anos de guerra na Síria.

2021 - Seminário no 7º Fórum Abracorp.

2021 - Governo implementa Casa de Cuidados do Ceará.

2021 - Câmara aprova urgência a projeto que facilita o acesso a remédio de ingestão oral contra o câncer.

2021 - CPI da Pandemia ouve os pesquisadores Jurema Werneck e Pedro Halall.

2021 - Lula aparece à frente de Bolsonaro em pesquisa para eleição presidencial.

2021 - Gilmar Mendes (STF) estende suspeição de Moro para todos os processos em que atuou contra Lula.

2021 - Justiça decreta fim da greve dos trabalhadores da Fundação Casa da Baixada Santista.

2021 - Pix ganha força e chega a 30% do total de transações bancárias.

2021 - Daniel Silveira é preso por violar uso de tornozeleira.

2021 - Polícia prende duas pessoas sob suspeita de ajudarem “serial killer do DF” a escapar.

TÚNEL DO TEMPO

Relembre Carlos Gardel

SITES CONSULTADOS:                                 

http://www.cancaonova.com                                                                     

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário