quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Fatos históricos de 5 de agosto

5 de agosto é o 218º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 148 para acabar 2020.

- Dia Nacional da Saúde - Conforme Lei Nº 5.352, de 08.11.1967, para marcar a data do Nascimento do cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro, Oswaldo Gonçalves Cruz ou Oswaldo Cruz - 5 de agosto de 1872.

- Dia Nacional da Farmácia - Comemorado por brasileiros para marcar a data do nascimento do farmacêutico e militar brasileiro, Rodolpho Albino Dias da Silva (05.08.1889). Em 1926 ele escreveu a 1ª farmacopeia brasileira, reunida num livro que, pela 1ª vez, trazia as fórmulas dos medicamentos oficialmente aprovados no Brasil.

Dia Nacional da Vigilância Sanitária - Comemoração do Brasil, que foi criada pela Lei Nº 13.098 de 27 de janeiro de 2015.

EVANGELHO (Mt 16, 24-28)

18ª Semana do Tempo Comum

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 24Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga. 25Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la.

26De fato, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida? Que poderá alguém dar em troca de sua vida? 27Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta. 28Em verdade vos digo: Alguns daqueles que estão aqui não morrerão antes de verem o Filho do Homem vindo com seu Reino”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIADedicação da Basílica de Santa Maria Maior

EFEMÉRIDES

Padre Ibiapina (1806-1883)

25 - Guang Wudi reivindica o trono como imperador chinês, restaurando a Dinastia Han após o colapso da curta Dinastia Xin.

135 - Exércitos romanos entram em Betar, matando milhares e acabando com a Revolta de Barcoquebas.

1068 - Guerras bizantino-normandas: os ítalo-normandos iniciam um cerco de Bari por quase três anos.

1100 - Coroação de Henrique I de Inglaterra na Abadia de Westminster.

1305 - William Wallace, que liderou a resistência escocesa à Inglaterra, foi capturado pelos ingleses perto de Glasgow e transportado para Londres para julgamento e execução.

1498 - Na sua terceira viagem à América, Colombo pisa pela primeira vez em terra continental na enseada de Yacua, situada na costa sul da península de Paria, na atual Venezuela.

1583 - Sir Humphrey Gilbert estabelece a primeira colônia inglesa na América do Norte, no que hoje é St. John's, Newfoundland.

1585 - Fundação de João Pessoa, Paraíba, com o nome de Nossa Senhora das Neves.

1772 - Tratado de São Petersburgo, através do qual se confirma a primeira divisão da Polônia entre seus países vizinhos.

1806 - Nasceu Padre Ibiapina (José Antônio Pereira Ibiapina (depois de ordenado, José Antônio de Maria Ibiapina), em Sobral (CE). Foi um padre católico, homem culto, filho de Francisco Miguel Pereira e Teresa Maria. Formou-se em Direito, tendo ocupado cargos na magistratura e na Câmara dos Deputados. Decepcionado, abandonou a vida civil para seguir o catolicismo. Aos 47 anos, iniciou uma obra missionária, visitando várias regiões do Nordeste, erguendo inúmeras casas de caridade, igrejas, capelas, cemitérios, cacimbas d'água, açudes e outras obras em quase todas as cidades do interior. O zelo apostólico do Padre José Antônio Pereira Ibiapina, no percurso do século XIX, no interior do Nordeste brasileiro, deixou marcas significativas, não apenas na organização posterior da Igreja, mas, sobretudo, na vida das pequenas comunidades desta região. Pe. Ibiapina morreu na fazenda Santa Fé, em Solânea (PB).

1827 - Nasceu marechal Deodoro da Fonseca (Manoel Deodoro da Fonseca), na Cidade de Alagoas - hoje, Marechal Deodoro (AL). Foi um militar e político, proclamador da República e primeiro presidente do Brasil. Morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 23.08.1892.

1850 - Nasceu Henry René Albert Guy de Maupassant, em Fécamp, França. Foi um escritor e poeta com predileção para situações psicológicas e de crítica social com técnica naturalista. Foi amigo de Gustave Flaubert. Além de romances e peças de teatro, Maupassant deixou 300 contos, todas obras de grande valor. Merecem destaque, entre os mais famosos, Mademoiselle Fifi e Bola de sebo. "A Pensão Tellier" e "O Horla" podem ser considerados seus contos mais significativos. Faleceu no manicômio pouco antes de completar 43 anos, após tentativa de suicídio originada de perturbações causadas pela sífilis, que o atormentou por mais de uma década. Morreu em Tourville-sur-Arques, França, em 06.07.1893. Foi enterrado no cemitério de Montparnasse.

1858 - Cyrus West Field e outros completam o primeiro cabo de telégrafo transatlântico após diversas tentativas mal sucedidas. Operou por menos de um mês.

1862 - Nasceu Joseph Carey Merrick, em Leicester, Inglaterra. Cidadão inglês, ficou conhecido como Homem Elefante por causa da sua aparência física causada por uma doença congênita. A sua condição granjeou-lhe a afeição da Grã-Bretanha vitoriana. Morreu em Londres, Inglaterra, em 11.04.1890.

1864 - Guerra de Secessão: começa a Batalha da Baía de Mobile, perto de Mobile, Alabama, o almirante David Farragut lidera uma flotilha da União através das defesas confederadas e fecha um dos últimos grandes portos do sul.

1872 - Nasceu Oswaldo Gonçalves Cruz, em São Luís de Paraitinga (SP). Foi um cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista. Foi o pioneiro no estudo das moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil. Fundou em 1900 o Instituto Soroterápico Nacional no bairro de Manguinhos, no Rio de Janeiro, transformado em Instituto Oswaldo Cruz e, hoje, respeitado internacionalmente. Morreu em Petrópolis (RJ), em 11.02.1917.

1884 - A pedra angular da Estátua da Liberdade é colocada na Ilha de Bedloe (atual Ilha da Liberdade) no porto de Nova Iorque.

1888 - Bertha Benz dirige de Mannheim até Pforzheim e retorna, na primeira viagem de automóvel de longa distância, comemorada como Bertha Benz Memorial Route desde 2008.

1895 - Morreu o filósofo alemão Friedrich Engels, em Londres, Inglaterra. Foi um teórico revolucionário alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo científico ou marxismo. Ele foi coautor de diversas obras com Marx, sendo que a mais conhecida é o Manifesto Comunista. Também ajudou a publicar, após a morte de Marx, os dois últimos volumes de O Capital, principal obra de seu amigo e colaborador. Entre dezembro de 1847 a janeiro de 1848, junto com Marx, escreveu o Manifesto do Partido Comunista, onde faz uma breve apresentação de uma nova concepção de história, afirmando que: “A história da humanidade é a história da luta de classes” Nasceu em Barmen, Alemanha, em 28.11.1820.

1905 - Através da mediação do presidente norte-americano Theodore Roosevelt, o Tratado de Portsmouth é assinado, dando fim à guerra entre Rússia e Japão.

1906 - Revolução Constitucional Persa: Mozafar Adim Xá Cajar, rei do Irã, concorda converter o governo em uma monarquia constitucional.

1909 - Nasceu João Pacífico (João Baptista da Silva) em Cordeirópolis (SP).  Foi um compositor de música caipira, autor de Cabocla Tereza. Morreu em Guararema (SP)

1912 - Nasceu Octavio Frias de Oliveira, no Rio de Janeiro (RJ). Foi um jornalista, editor e empresário. Notabilizou-se por transformar a Folha de S.Paulo – comprada por ele em agosto de 1962, em sociedade com Carlos Caldeira Filho - no maior e em um dos mais influentes veículos de comunicação do país. Frias fez do jornal a base do conglomerado que hoje abrange o UOL, maior portal de internet do país, o jornal "Agora São Paulo", o instituto Datafolha, a editora Publifolha, o selo Três Estrelas, a gráfica Plural e, em parceria com as Organizações Globo, o diário econômico "Valor”. Morreu em São Paulo (SP), em 29.04.2007.

1914 - Nasceu José Cândido de Carvalho, em Campos dos Goytacazes (RJ). Foi um advogado, jornalista e escritor, mais conhecido como o autor da obra “O coronel e o lobisomem”. Morreu em Niterói (RJ), em 01.08.1989.

1914 - Espanha e Estados Unidos se declaram neutros na Primeira Guerra Mundial.

1915 - Primeira Guerra Mundial: tropas alemãs tomam Varsóvia.

1916 - Primeira Guerra Mundial: Batalha de Romani: as forças aliadas, sob o comando de Archibald Murray, derrotam um exército otomano sob o comando de Friedrich Kreß von Kressenstein, assegurando o Canal de Suez e dando início à retirada otomana da Península do Sinai.

1918 - Primeira Guerra Mundial: A Áustria capitula ante as tropas aliadas.

1918 - Transverberação do coração do Padre Pio (1887-1968)

1920 - Em Moscou, a "Carta do Construtivismo" se torna pública. O documento revelava um movimento artístico de Pevsner e Gabo.

1929 - Inauguração do serviço radiotelegráfico entre Berlim e México

1929 - Nasceu Nathalia Timberg, no Rio de Janeiro (RJ). É uma consagrada atriz. Atualmente faz o papel de Bernarda Rodriguez, em Amor à Vida, da Rede Globo.

1930 - Nasceu Neil Armstrong, em Wapakoneta, EUA. Morreu em Cincinnati, EUA, em 25.08.2012. Foi um astronauta dos Estados Unidos, piloto de testes e aviador naval que escreveu seu nome na história do século XX e da humanidade ao ser o primeiro homem a pisar na Lua, como comandante da missão Apollo 11, em 20 de julho de 1969. Frase: “Este é um pequeno passo para um homem, mas um salto gigantesco para a humanidade”.

1936 - Na Colômbia, a Constituição de 1886 é reformada, com a introdução da separação Igreja-Estado.

1936 - O atleta negro norte-americano Jesse Owens ganha a terceira medalha de ouro na Olimpíada de Berlim, na Alemanha. Na época, o país estava sob o domínio do nazismo.

1940 - Nasceu Cristóvão Barros de Alencar, em Uiraúna (PB). É um cantor, compositor, radialista e apresentador de televisão. Faleceu em São Paulo (SP), em 05.06.17.

1941 - Nasceu Airto Moreira (Airto Guimorvan Moreira), em Itaiópolis (SC). É um baterista, percussionista e compositor.

1942 - O médico polonês Janusz Korczack é executado no campo de extermínio de Treblinka. Korczack era diretor do orfanato judeu de Varsóvia e não aceitou separar-se de suas crianças, quando estas foram levadas a Treblinka.

1949 - No Equador, um sismo destrói 50 cidades e mata 6 000 pessoas.

1950 - Luís Carlos Prestes, secretário-geral do PC, conclama a criação de um exército popular no Manifesto de Agosto, publicado no jornal Voz Operária.

1954 - Atentado contra o jornalista Carlos Lacerda na rua Toneleros - Rio de Janeiro).  Carlos Frederico Werneck de Lacerda (Vassouras, 30 de abril de 1914 – Rio de Janeiro, 22 de maio de 1977) foi um escritor e político. Em 5 de agosto de 1954, quando o jornalista Carlos Lacerda se aproximava do seu apartamento, na Rua Toneleros, ele foi vítima de um atentado.

1954 - Morreu O major Rubens Florentino Vaz, no Rio de Janeiro (RJ), onde também nasceu em 17.03.1922. Militar da FAB, destacou-se por ser a vítima mortal do atentado da rua Toneleros contra Carlos Lacerda. Os tiros disparados feriram o pé de Carlos Lacerda e mataram o major Rubens Vaz. A investigação subsequente indicou como mandante do crime o chefe da segurança pessoal do então Presidente da República, Getúlio Vargas, Gregório Fortunato, apelidado de "O Anjo Negro". 19 dias após o episódio, Getúlio se suicidou.

1955 - O Volkswagen de número 1 milhão é produzido na fábrica em Wolfsburg. O Käfer, besouro em alemão, trata-se do Fusca, como é conhecido no Brasil.

1955 - Morreu Carmen Miranda (Maria do Carmo Miranda da Cunha), em Los Angeles, EUA. Foi uma cantora e atriz luso-brasileira e precursora do tropicalismo. Carmen Miranda foi batizada na freguesia de Várzea da Ovelha, era a segunda filha do barbeiro José Maria Pinto Cunha (1887 - 1938) e de Maria Emília Miranda (1886 - 1971). Maria do Carmo ganhou o apelido Carmen já no Brasil, graças ao gosto de José Maria por óperas. Pouco depois de seu nascimento, o pai, José Maria, emigrou para o Brasil, onde se instalou no Rio de Janeiro. Em 1910, Maria Emília seguiria o marido, acompanhada da filha mais velha e de Carmen, que tinha menos de um ano de idade, e não mais voltaria à sua terra natal. Carmen Miranda nasceu em Marco de Canaveses, Portugal, em 09.02.1909.

1960 - Burkina Faso, então conhecida como Alto Volta, torna-se independente da França.

1962 - Morreu Marilyn Monroe (Norma Jean Baker Mortenson), em Los Angeles (EUA), onde também nasceu em 01.06.1926. Diva do cinema mundial e musa de muitos sonhos, foi uma das mais famosas estrelas de cinema de todos os tempos, um símbolo de sensualidade e um ícone de popularidade no século XX. Durante sua carreira, Marilyn atuou em 30 filmes e deixou por terminar Some things Got to Give. Marilyn Monroe personificou o glamour de Hollywood com incomparável brilho e energia que encantaram o mundo.

1963 - Ministros do Exterior americano, britânico e soviético assinam a ratificação formal do tratado que bane os testes nucleares na atmosfera, no espaço cósmico e subaquáticos.

1963 - Os EUA, a Inglaterra e a União Soviética assinaram um tratado para o proibição de testes nucleares.

1964 - Aviões dos EUA bombardeiam numerosas bases, embarcações e depósitos petrolíferos do Vietnam do Norte.

1965 - Começa a Guerra Indo-Paquistanesa quando soldados paquistaneses cruzam a Linha de Controle vestidos de moradores locais.

1971 - O primeiro Fórum das Ilhas do Pacífico (então conhecido como o "Fórum do Sul do Pacífico") é realizado em Wellington, Nova Zelândia, com o objetivo de melhorar a cooperação entre os países independentes do Oceano Pacífico.

1973 - Lançamento da sonda espacial soviética Marte 6.

1973 - Estreia do 'Fantástico' - Rede Globo

1974 - Morrem aproximadamente duas mil pessoas, quando um terço da cidade de Bangladesh fica coberto por água.

1976 - Inaugurado no aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, o Museu Carmem Miranda.

1984 - Morreu Richard Burton (Richard Walter Jenkins), em Genebra, Suíç. Ator britânico estabelecido em Hollywood. Nasceu em Pontrhydfen, País de Gales, em 10.11.1925.

1985 - Presidente José Sarney lança mutirão contra violência.

1985 - Paul Bregman, tripulante do bombardeiro que lançou uma bomba atômica sobre Nagasaki em agosto de 1945, se suicida em sua casa de Los Angeles (EUA).

1987 - Morreu a cronista Maria Julieta (Maria Julieta Drummond de Andrade), no Rio de Janeiro (RJ). Era filha única de Carlos Drummond de Andrade e Dolores Dutra de Morais. Julieta jamais conseguiu destaque, tal como seu pai. Faleceu devido a um câncer ósseo, doze dias antes de seu pai. Do período de 1976 a 1983 foi diretora do Centro Cultural Brasileiro de Buenos Aires. Nasceu em Belo Horizonte (MG), em 1928.

1989 - Eleições gerais são realizadas na Nicarágua, com a Frente Sandinista de Libertação Nacional conquistando a maioria dos votos.

1989 - Enterro do cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga (falecido em 02/08/1989)

1992 - Guerra dos Balcãs: o embaixador da Bósnia e Herzegovina denuncia nas Nações Unidas que os sérvios da Bósnia assassinaram 17 mil civis.

1994 - Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai decidem em Buenos Aires criar uma zona de livre comércio entre MERCOSUL e Bolívia.

1995 - Guerra Civil Iugoslava: a cidade de Knin, na Croácia, uma importante fortaleza sérvia, é capturada pelas forças croatas durante a Operação Tempestade. A data é comemorada na Croácia como o Dia da Vitória.

1995 - O secretário de Estado norte-americano, Warren Christopher, e o secretário vietnamita, Nguyen Manh Cam, firmam em Hanói a normalização das relações entre ambos países, após 20 anos.

2000 - O ex-chefe da polícia da Cidade do México, Arturo Durazo, morre aos 82 anos em Acapulco. Conhecido por "El Negro", Durazo marcou um longo período de corrupção policial.

2002 - O Ministério da Justiça, em parceria com o Itamarati, institui bolsas para vinte cidadãos negros. Incentivo à carreira diplomática.

2004 - O Ministério da Defesa de Israel permite que policiais palestinos portem armas para patrulhar ruas das cidades ocupadas.

2005 - Entre os dias 5 e 6 de agosto, deu-se o maior assalto a banco da história do Brasil. Foram levados R$ 164.755.150,00 do cofre da agência do Banco Central do Brasil em Fortaleza - Ceará.

2006 - Papa Bento XVI pede fim das hostilidades no Oriente Médio.

2008 - Lançamento da operação de celular Aeiou (Unicel) em São Paulo.

2009 - Presidente do Conselho de Ética arquiva ações contra José Sarney (PMDB-AP).

2010 - Ocorre o acidente na mina San José, aprisionando 33 mineiros chilenos a aproximadamente 700 metros abaixo do solo por 69 dias.

2011 - Os Estados Unidos tiveram, pela primeira vez na sua história, a nota da dívida pública rebaixada de AAA para AA+, pela Standard & Poor's, devido à crescente dívida e do pesado déficit no orçamento.

2011 - FAC inicia a Operação Ágata com Aeronave Remotamente Pilotada (ARP).

2011 - NASA lança a sonda de exploração espacial Juno em direção a Júpiter.

2012 - Roberto Jefferson afirma ter “salvado” o Brasil do ex-ministro José Dirceu.

2013 - Cientistas holandeses apresentam em Londres, Inglaterra, o primeiro hambúrguer criado em laboratório.

2013 - Tribunal Superior Eleitoral revela que 883.222 brasileiros estão com os direitos políticos suspensos.

2013 - Presidenta Dilma Rousseff sanciona o Estatuto da Juventude.

2014 - Presidenta Dilma Rousseff sanciona a Lei de Diretrizes Orçamentárias LDO) para 2015.

2014 - Governo lança concurso de apps com prêmios de até R$ 100 mil.

2014 - Senado define as novas regras para a criação de municípios.

2015 - O ministro-chefe da Casa Civil, Aloísio Mercadante, diz que “estamos todos no mesmo barco”.

2015 - Papa Francisco pede que divorciados não sejam tratados como excomungados.

2015 - Comissão do Senado inicia análise da reforma política aprovada na Câmara.

2016 - Ocorre a Cerimônia de Abertura dos Jogos da XXXI Olimpíada, no Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro.

2016 - Na Colômbia, Farc e governo colombiano anunciam regras para cessar-fogo e desarmamento.

2016 - INSS regulamenta exigência de perícia para aposentados por invalidez.

2016 - O presidente do TSE, Gilmar Mendes, determina abertura de representação contra o PT.

2016 - Manifestação contra os Jogos Olímpicos e o presidente interino Michel Temer em Copacabana.

2016 - Morreu Vander Lee (Vanderli Catarina), em Belo horizonte (MG), onde também nasceu em 03.003.1966. Mais conhecido como Vander Lee, foi um cantor e compositor brasileiro.

2017 - Papel higiênico como tweetes de Trump se esgota em poucas horas.

2017 - Conselheiro de Segurança da ONU aprova sanções contra a Coreia do Norte.

2018 - Manifestação na Coreia do Sul contra a forma de agressão sexual, conhecido como “molka”.

2018 - Papa Francisco homenageia um de seus antecessores, Paulo VI (1897-1978).

2018 - Terremoto de magnitude 7 atinge a ilha de Lombok (mais de 130 vítimas).

2018 - PT oficializa Fernando Haddad como vice de Lula e fecha aliança com PCdoB.

2018 - Jair Bolsonaro (PSL) anuncia o general da reserva Hamilton Mourão(PRTB) como vice na chapa.

2019 - O ex-presidente Barack Obama pede rejeição a discursos que “normalizem sentimentos racistas”.

2019 - Presidente Putin pede “diálogo sério” sobre desarmamento para “evitar caos”.

2019 - EUA impõem sanções econômicas totais contra Venezuela.

2019 - Inauguração da primeira etapa da usina nuclear flutuante instalada no Reservatório de Sobradinho (BA).

2019 - Protesto “Ditadura nunca mais” contra o presidente Jair Bolsonaro, em São Paulo.

2019 - Morte do ex-presidente do Club de Regatas Vasco da Gama, Antônio Soares Calçada.

2019 - Justiça autoriza o ex-ministro Antonio Palocci a cumprir pena em regime aberto.

2019 - Governo do Rio de Janeiro lança Patrulha Amaria da Penha.

2020 - Nos EUA, Facebook remove publicação de Trump com informação errada sobre coronavírus.

2020 - Facebook lança recurso Reels do Instagram em mais de 50 países para enfrentar o Tik Tok.

2020 - Agentes do FBI fazem busca e apreensão na casa da estrela do YouTube, Jack Paul.

2020 - Canadá anuncia acordo com Pfizer e Moderna por possíveis vacinas contra covid-19.

2020 - Em Israel, o chanceler Gabi Ashkenazi exorta países latino-americanos a banirem o Hezbollah.

2020 - China acusa EUA de “por a paz em risco” com visita diplomática a Taiwan,

2020 - Governo libanês decreta Estado de Emergência em Beirute,

2020 - Sudão ameaça suspender negociações com a Etiópia.

2020 - Entra em vigor portaria do MEC que autoriza aulas a distância até 31/12/2020.

2020 - Governo do Rio Grande do Norte provoca suspensão de trabalho presencial para servidores efetivos.

2020 - Governador João Dória (PSDB) anuncia que restaurantes poderão ficar abertos até 22h em São Paulo.

2020 - Estado do Rio de Janeiro prorroga suspensão das aulas presenciais até 20/08/2020.

2020 - Governo de São Paulo entrega unidade do Programa Creche Escola na região de Guaratinguetá.

2020 - Ministro da Educação exonera Ilona Becskehazy da secretaria de Educação Básica.

2020 - Porta Voz do governo Lula André Singer faz carta de apoio a bolsonaro e era um dia em São Paulo bolsonaro sanciona projeto que ajuda as companhias aéreas

2020 - Justiça Eleitoral determina bloqueio de R$ 11,3 milhões em bens de Geraldo Alckmin.

2020 - Morte do cônsul da Venezuela em Boa Vista (RR), Faustino Torella.

2020 - Brasil apresenta queda na média móvel de morte por coronavírus pela primeira vez (redução de 17%).

2020 - Comitê de Política Monetária do Banco Central (COPOM) faz novo corte e taxa SELIC cai para 2% ao ano.

]2020 - O Ministro da Economia, Paulo Guedes, afirma que o atual sistema tributário é um “manicômio”.

2020 - Embraer registra prejuízo de R$ 2,5 bilhões no primeiro semestre de 2020.

2021 - Na Espanha, Lionel Messi e FC Barcelona não renovam contrato; Justiça autoriza mais duas semanas de toque de recolher na Catalunha.

2021 - Na Itália, anunciada a prisão do mafioso Domenico Paviglianiti em Miami.

2021 – Nos EUA, Justin Bieber se desculpa por elogiar cantor acusado de racismo (Morgan Wallen); Presidente Biden oferece asilo a cidadãos de Hong Kong “alegando repressão” da China; Rihanna se toma a cantora mais rica do mundo; Incêndio florestal deixa a cidade histórica de Greenville em ruínas da Califórnia.

2021 – Governo britânico lança plano de US$ 1 bilhão para assegurar festivais.

2021 - No Japão, o português (nascido em Cuba) Pedro Pichardo conquista medalha olímpica de ouro no salto triplo.

2021 - Organização Mundial da Saúde (OMS) pede que países interrompam 3ª dose da vacina contra covid-19.

2021 - Venezuela anuncia corte de seis zeros da moeda para tentar controlar a hiperinflação.

2021 - Na Índia, Nubank investe US$ 44 milhões na fintech indiana Jupiter.

2021 - Israel contraria a Organização Mundial da Saúde e segue aplicando 3ª dose da vacina; Jatos israelenses bombardeiam facção palestina no Líbano.

2021 - China critica Estados Unidos por venderem armas a Taiwan da Tigor.

2021 - No Paraguai, presidente Mário Abdo Benítez defende aumento de investimento em segurança.

2021 - Na Guatemala, manifestantes pedem a renúncia do presidente Alejandro Giammattei.

2021 - Irã adverte Israel contra “qualquer ação imprudente”.

2021 - Sindicatos pedem novo governo na Tunísia.

2021 - Santos (SP) aprova construção de sistema de macrodrenagem contra alagamentos na zona noroeste.

2021 - Câmara dos Deputados abre caminho para privatização dos Correios.

2021 – Comissão Especial da Câmara rejeita PEC do voto impresso.

2021 – O presidente ou STF, Luiz Fux, cancela reunião entre os presidentes dos poderes.

2021 - Reabertura do Cinema da Fundação/Derby, no Recife (PE).

2021 - CNJ realiza Encontro Nacional e Reunião dos Núcleos, Juízes e Juízas de Cooperação.

2021 - Ministro Lewandowski (STF) mantém quebra de sigilos de Pazuello determinada pela CPI da Covid.

2021 - Paraná recebe 129.870 doses da vacina Pfizer.

2021 - Senado aprova texto-base do Refis com perdão de até 90% de dívidas de empresas.

2021 - CEF anuncia microcrédito de até R$ 3 mil para o usuário do Caixa Tem em 09/2021.

2021 - Lançamento oficial do primeiro vestibular para o curso de Medicina da UNITINS.

2021 - Polícia Federal apreende 278 Kg de cocaína em caminhão no Porto de Paranaguá (PR). 

TÚNEL DO TEMPO

Eu Sou o Servo - Um Filme sobre o Padre Ibiapina


SITES CONSULTADOS:                                        

http://www.cancaonova.com                                                                     

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org                                                

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário