sábado, 6 de agosto de 2022

Fatos históricos de 7 de agosto

7 de agosto é o 219º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 146 para acabar 2022.

- Dia Nacional do Documentário Brasileiro - Em homenagem à data do nascimento do cineasta e documentarista brasileiro, Olney Alberto São Paulo, em 7 de agosto de 1936.

- Dia da Lei de Enfrentamento à Violência Doméstica (Lei Maria da Penha) - Para marcar a data em que o presidente da República do Brasil sancionou a Lei Nº 11.340 ou "Lei Maria da Penha" em 7 de agosto de 2006.

- Dia Estadual de comemoração da "Lei Maria da Penha" - Celebrado nos Estados do Amazonas, Ceará (Lei Nº 14.089, de 12.03.2008), Espírito Santo e Rio de Janeiro, para marcar a data em que o presidente da República do Brasil sancionou a Lei Nº 11.340 ou "Lei Maria da Penha" em 7 de agosto de 2006. Ela instituiu instrumentos jurídicos com o fim de tentar garantir proteção para as mulheres brasileiras que sejam vítimas de violência doméstica, a partir da luta da bioquímica brasileira, Maria da Penha Maia Fernandes, que sofreu duas tentativas de assassinato em 1983. Foi vítima do colombiano naturalizado brasileiro, Marco Antonio Herredia Viveros, quando ele atirou contra ela durante o sono deixando-a paraplégica, além de ainda tentar eletrocutá-la debaixo do chuveiro, depois que a então esposa já havia se recuperado dos tiros e voltado para casa de cadeira de rodas.

EVANGELHO (Lc 12,32-48)

19º Domingo Comum

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 32“Não tenhais medo, pequenino rebanho, pois foi do agrado do Pai dar a vós o Reino. 33Vendei vossos bens e dai esmola. Fazei bolsas que não se estraguem, um tesouro no céu que não se acabe; ali o ladrão não chega nem a traça corrói. 34Porque onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. 35Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. 36Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater.

37Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. 38E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar.

39Mas ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40Vós também, ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”.

41Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?” 42E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente, que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? 43Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! 44Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. 45Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis. 47Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. 48Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA: Sisto II e companheiros mártires

EFEMÉRIDES

Dom Antônio de Macedo Costa (1830-1891)

322 a.C. - Batalha de Cranão entre Atenas e Macedônia.

461 - O imperador romano Majoriano é decapitado perto do rio Iria, no nordeste da Itália, após sua prisão pelo magister militum Ricímero.

626 - Os exércitos ávaros e eslavos deixam o cerco de Constantinopla.

768 - O Papa Estêvão II é eleito para o cargo e rapidamente busca proteção dos francos contra a ameaça lombarda, já que o Império Bizantino não podia mais ajudar.

1420 - Começa a construção da cúpula da Catedral de Santa Maria del Fiore em Florença.

1427 - A frota dos Visconti de Milão é destruída pelos venezianos no rio Pó.

1560 - Nasceu Erzsébet Báthory, em Nyírbátor, Reino da Hungria. Foi uma condessa húngara da renomada família Báthory que entrou para a História por uma suposta série de crimes hediondos e cruéis que teria cometido, vinculados com sua obsessão pela beleza. Como consequência, ela ficou conhecida como "A condessa sangrenta" e "A condessa Drácula". Morreu em Čachtice, Eslováquia, em 21.08.1614.

1767 - Alvará que concede privilégios aos diretores da Real Fábrica de Chapéus de Pombal para aquisição de matérias-primas.

1794 - Tem lugar em Lisboa o último auto-de-fé. Auto-da-fé ou auto-de-fé refere-se a rituais de penitência pública ou humilhação de heréticos e apóstatas postos em prática pela Inquisição, principalmente em Portugal e Espanha.

1815 - Napoleão Bonaparte, derrotado pelos aliados, embarca rumo ao exílio na Ilha de Santa Elena.

1819 - Acontece a Batalha de Boyacá (Colômbia), uma das mais brilhantes vitórias de Simon Bolívar sobre as tropas reais, que assegura definitivamente a independência de Nova Granada, atual Colômbia.

1830 - Nasceu Dom Antônio de Macedo Costa, em Maragogipe (BA). Religioso, bispo católico, durante seu governo episcopal ocorreu a chamada “Questão religiosa”. No dia 28 de abril de 1874 - Dom Macedo Costa foi preso e condenado a quatro anos de prisão com trabalhos forçados por crime de sedição, juntamente com Dom Vital Maria Gonçalves de Oliveira, bispo de Olinda e Recife. Morreu em Barbacena (MG), em 20.03.1891.

1876 - Nasceu Mata Hari (Margaretha Geertruida Zelle), em Leeuwarden,  Países Baixos.  Dançarina exótica que foi acusada, condenada e executada por espionagem durante a Primeira Guerra Mundial. Seu pseudônimo Mata Hari quer dizer sol (mas literalmente "olho da manhã") em malaio e língua indonésia. Morreu, fuzilada, em Vincennes, França, em 15.10.1917.

1879 - É registrada a maior precipitação de neve no Brasil, quando a cidade gaúcha de Vacaria ficou coberta sob 2 metros de gelo.

1911 - Nasceu Políbio Gomes dos Santos, em Ansião, Portugal, onde também morreu em 03.08.1939. Poeta e, atualmente, existe em Portugal o prêmio literário Políbio Gomes dos Santos em sua homenagem.

1913 - Morreu, no Reino Unido, o pioneiro da aviação americano Samuel Franklin Cody, aos 45 anos.

1919 - Nasceu Francisco Stockinger, em Traun, Áustria. Conhecido por Xico Stockinger, foi artista plástico, escritor e crítico literário austríaco naturalizado brasileiro. Destacou-se como um dos maiores escultores do país, tendo sido também gravurista, pintor, fotógrafo, chargista e tapeceiro. Morreu em Porto Alegre (RS), em 12.04.2009.

1931 - Morreu Bix Beiderbecke (Leon Bismark Beiderbecke), em Queens, Nova Iorque. Nascido em Davenport, Iowa, EUA, em 10.03.1903, foi um cornetista e pianista de jazz dos EUA. Junto com Louis Armstrong, Beiderbecke foi um dos solistas de jazz mais influentes da década de 1920.

1933 - O Reino do Iraque mata mais de 3 000 assírios na aldeia de Simele.

1935 - Nasceu a atriz Yoná Magalhães (Yoná Magalhães Gonçalves Mendes da Costa), no Rio de Janeiro (RJ), onde também faleceu em 20.10.2015.

1936 - Vicente Celestino grava (RCA) a música 'O Ébrio'.

1940 - Segunda Guerra Mundial: Alsácia-Lorena é anexada pela Alemanha Nazista.

1940 A Inglaterra e a França assinaram um Acordo de Defesa

1941 - Morreu Rabíndranáth Thákhur, ocidentalizado Tagore, em Calcutá, Índia, onde também nasceu em 06.05.1861. Escritor, poeta e músico, em 1913 tornou-se o primeiro escritor asiático a ser agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura. Renunciou, em 1919, como forma de protesto contra a política britânica em relação ao Punjab, ao título de Sir concedido a ele pela Coroa Britânica em 1915.

1942 - Segunda Guerra Mundial: começa a Batalha de Guadalcanal quando os fuzileiros navais dos Estados Unidos iniciam a primeira ofensiva americana da guerra com desembarques em Guadalcanal e Tulagi nas Ilhas Salomão.

1942 - Nasceu Caetano Veloso (Caetano Emanuel Viana Teles Veloso), em Santo Amaro da Purificação (BA).  Cantor, compositor,produtor, arranjador e escritor. É irmão da cantora Maria Bethânia.

1943 - Nasceu o poeta, biógrafo e escritor Mário Ribeiro Martins, poeta, biógrafo e escritor, em Ipupiara (BA).

1944 - A IBM apresenta sua primeira calculadora controlada por programa, a Calculadora Controlada por Sequência Automática (conhecida como Harvard Mark I).

1944 - O Tribunal Popular de Berlim condena à morte oito militares culpados pelo atentado contra Hitler em 20 de julho anterior, entre eles quatro generais, que foram executados um dia depois.

1944 - Pablo Picasso termina o famoso quadro O tomateiro.

1945 - A União Soviética declarava guerra ao Japão.

1946 - O governo da União Soviética envia uma nota à Turquia refutando a soberania desta última sobre os Estreitos Turcos, iniciando assim a Crise dos Estreitos Turcos.

1947 - A balsa de madeira de Thor Heyerdahl, Kon-Tiki, bate em um recife em Raroia, no Arquipélago de Tuamotu, após uma travessia de 101 mil quilômetros pelo Oceano Pacífico, numa tentativa de provar que os povos pré-históricos poderiam ter viajado da América do Sul.

1948 - Morreu Jöns Jacob Berzelius, em Estocolmo, Suécia. Mais conhecido como Jacob Berzelius, foi um químico e um dos fundadores da química moderna, formulando alguns dos seus conceitos fundamentais. Nasceu em Väfversunda, Östergötland, Suécia, em 20.08.1779.

1951 - Os Estados Unidos rejeitaram a proposta soviética sobre armas atômicas.

1953 - Nasceu Vera Holtz (Vera Lúcia Fraletti Holtz0, em Tatuí (SP). É atriz e diretora de teatro brasileira.

1955 – Nasceu o ator Raul Gazolla (Raul Oliveira Gazolla), no Rio de Janeiro (RJ).

1955 - Início dos trabalhos de construção do Metropolitano de Lisboa, Portugal.

1955 - A Tokyo Telecommunications Engineering, precursora da Sony, vende seus primeiros rádios transistorizados no Japão.

1957 - Morreu Oliver Norvelle Hardy,  em Hollywood, Califórnia, EUA, Ator comediante do cinema mudo, conhecido pela dupla "O Gordo e o Magro", fazendo o papel do Gordo. Oliver Hardy nasceu em Harlem, Georgia, EUA, em 18.01.1892.

1958 - ONU convoca sessão de emergência para analisar a crise do Oriente Médio.

1960 - Costa do Marfim torna-se independente da França.

1961 - O astronauta soviético G. Titov retorna a Terra, a bordo do "Vostok II", depois de 17 órbitas completas, realizadas em 25 horas e 18 minutos.

1962 - A farmacêutica americana nascida no Canadá, Frances Oldham Kelsey, recebeu o Prêmio do Presidente dos Estados Unidos pelo Distinto Serviço Civil Federal por sua recusa em autorizar a talidomida.

1964 - Guerra do Vietnã: o Congresso dos Estados Unidos aprova a Resolução do Golfo de Tonkin dando ao presidente Lyndon B. Johnson, amplos poderes de guerra para lidar com os ataques dos norte-vietnamitas às forças americanas.

1966 - Nos Estados Unidos, Martin Luther King foi ferido em encontros raciais.

1971 - Os Bee Gees chegaram ao topo das paradas de sucesso pela primeira vez, com “How can you mend a broken heart”.

1972 - O Brasil oficializa em Genebra a proposta de criação de uma empresa multinacional para unificar a política de exportação de café dos países produtores.

1976 - Programa Viking: Viking 2 entra em órbita ao redor de Marte.

1978 - O presidente Juan Alberto Melgar Castro, de Honduras, é deposto.

1978 - Morreu o cantor Orlando Silva (Orlando Garcia da Silva), no Rio de Janeiro (RJ), onde também morreu em 3/10/1915. Foi entregador de marmitas, operário em uma fábrica de cerâmicas, aprendiz de cortador na fábrica de calçado Bordalo, situada na esquina da Rua Buenos Aires, entregador de encomendas da Casa Reunier. 

Nessa função, sofreu um acidente ao tentar tomar um bonde em movimento, que lhe causou a perda dos quatro primeiros dedos dos pés e transtornos para o resto da vida. Acredita-se que surgiu nessa época seu envolvimento com a morfina, droga utilizada para acalmar a intensa dor causada pela amputação dos dedos. Após seu restabelecimento, foi trocador de ônibus, uma das poucas funções que podia desempenhar sentado. Durante uma década foi considerado o melhor cantor do País.

1982 - Na Bélgica, as comunidades francófona e flamenga passaram a ter os seus governos regionais, subordinados a um poder central

1985 - Morreu Jáder de Carvalho (Jáder Moreira de Carvalho), em Fortaleza (CE). Foi jornalista, advogado, professor e escritor. Nasceu em Quixadá (CE), em 29.12.1901.

1987 - Os presidentes da Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua chegam a uma proposta comum para negociarem a paz com os grupos guerrilheiros da região.

1991 - A missão de peritos da ONU confirmou as acusações de que o Iraque havia produzido bactérias para armas biológicas

1992 - A Conferência de Desarme, da qual participam representantes de 39 países, concluem, após 24 anos de discussão, a versão definitiva de um Tratado de Proibição de Armamento Químico.

1996 - A Nasa encontra evidências de vida primitiva em Marte.

1996 - Avalanche de lama arrasa camping espanhol. Das 800 pessoas no local, 75 foram mortas, 150 estão desaparecidas e 200 ficaram feridas.

1997 - A nave Soiuz TM-26 acopla-se à estação orbital Mir levando dois técnicos encarregados de consertar os cabos que ligam os painéis solares ao módulo central da estação.

1998 - Bombas explodem na frente das embaixadas americanas no Quênia e na Tanzânia. O terrorista Osama Bin Laden é responsabilizado pelo atentado que matou 258 pessoas.

1998 - Mônica Lewinsky, ex-estagiária da Casa Branca, declara em depoimento ao júri que manteve "relações sexuais incompletas" com Bill Clinton, presidente dos Estados Unidos.

1999 - A Brigada Internacional Islâmica baseada na Chechênia invade o vizinho Daguestão.

1999 - As chuvas torrenciais na China e o transbordamento do Rio Yang Tsé causam a morte de 732 pessoas e deixam 5,5 milhões de desabrigados.
1999 - Acelino Freitas, o "Popó", se consagra campeão Mundial de Boxe super pena.

2000 - A União Astronômica Internacional (IAU) anuncia a descoberta de dez novos planetas fora do sistema solar.

2001 - O presidente colombiano, Andrés Pastrana, suspende o diálogo com o Exército de Libertação Nacional (ELN).

2001 - Jorge Quiroga toma posse como o sexto presidente da Bolívia desde a instauração da democracia, em 1982.

2002 - Portaria do Ministério da Saúde proíbe propaganda de mamadeiras e chupetas.

2004 - Iraque fecha escritórios da rede de televisão Al Jazira em Bagdá, alegando que a emissora incitava à violência e ao ódio.

2004 - Governo iraquiano concede anistia para beneficiar iraquianos que cometeram crimes de menor gravidade, por exemplo, pessoas com armas e explosivos leves ou que prestaram ajuda a grupos terroristas. Os condenados por assassinato não foram perdoados.

2004 - Popó perde título mundial dos leves no dia em que completava cinco anos como campeão. Popó foi levado à lona 3 vezes pelo americano Diego Corrales e nocauteado no décimo assalto.

2006 - Sancionada no Brasil a Lei Maria da Penha, considerada pela Organização das Nações Unidas como uma das três melhores legislações do mundo no enfrentamento à violência contra as mulheres.

2006 - Lançamento do livro 'A Arte da Política - a História que Vivi' de Fernando Henrique Cardoso.

2007 - Prisão do traficante colombiano Juan Carlos Ramirez Abadia (‘Chupeta’)

2007 - STF determina a quebra de sigilo bancário e fiscal de Renan Calheiros.

2008 - O início da Guerra Russo-Georgiana sobre o território da Ossétia do Sul.

2008 - STF determina que o uso de algemas somente deve ocorrer em casos “excepcionalíssimos”.

2009 - Arquivadas mais sete acusações apresentadas contra José Sarney.

2010 - O jornal “O Estado de São Paulo” publica matéria sobre o Ministro do STF, Joaquim Barbosa: “De licença médica Joaquim Barbosa vai a festa de amigos e a bar em Brasília”.

2011 - Thiago Camilo vence a Corrida do Milhão BMC 2011 no autódromo de Interlagos.

2012 - Governador de SP, Geraldo Alckimin, assina o decreto que combate o enriquecimento ilícito dos servidores.

2012 - Plenário do Senado aprova aposentadoria especial para garçons.

2012 - Senado aprova diploma obrigatório para jornalistas.

2013 - Autoridade Nuclear Japonesa declara nova situação de emergência na central de Fukushima.

2013 - Começam a ser ouvidas as testemunhas do acidente com o avião da TAM em 17/07/2007.

2014 - Termina o prazo para regularizar contrato de doméstica (Lei Federal nº 12.964)

2014 - XII edição do Seminário Internacional Paulo Freire.

2014 - Supremo Tribunal Federal decide que liminar não garante posse definitiva em cargo público.

2014 - Presidenta Dilma Rousseff sanciona lei que amplia acesso de serviços ao Supersimples.

2014 - Termina o prazo para regularizar contrato de doméstica (Lei Federal nº 12.964).

2015 - Petrobras anuncia lucro líquido de R$ 28.487 milhões no 2º trimestre.

2015 - Banco Central amplia atuação no câmbio na tentativa.

2015 - Presidenta Dilma Rousseff defende criação de aduana brasileira em La Guanta, na Venezuela.

2015 - A presidenta Dilma Rousseff convoca senadores para defender agenda de governabilidade.

2016 - Tailândia realiza referendo sobre Constituição.

2016 - Padre Bonifácio Buzzi (acusado de pedofilia) é encontrado morto no presídio de Três Corações (MG).

2016 - Bancada do PT acusa Gilmar Mendes de “militante da direita brasileira”.

2016 - Michael Phelps conquista 23ª medalha com revezamento dos EUA nos Jogos Olímpicos do Brasil.

2017 - Juiz suspende ação criminal contra responsáveis por acidente em Mariana (MG).

2017 - Embraer anuncia venda de 12 aviões A-29 Super Tucano para a Nigéria.

2017 - Caixa Econômica Federal anuncia crédito de R$ 1,5 bilhão para financiar setor imobiliário.

 2017 - O juiz Flávio Roberto de Souza é condenado a 7 anos de prisão pelo crime de peculato.

2017 - Palmeiras lança terceira camisa inspirada na Arrancada Heroica.

2018 - Boris Johnson compara as mulheres que usam burca a “caixas de correio”.

2018 - Rússia denuncia que sanções dos EUA ao Irã buscam prejudicar acordo nuclear.

2018 - Turquia envia delegação aos EUA para tentar diminuir tensão entre os países.

2018 - Senado torna crime a importunação sexual.

2018 - Presidente Temer conclama manutenção de otimismo de empresários no Congresso Fenabrave.

2019 - Anistia Internacional alerta viajantes sobre violência armada nos EUA.

2019 - Nos EUA, mais de 200 prefeitos pedem regras mais rígidas para venda de armas.

2019 - Um atentado suicida perto de uma delegacia de polícia em Cabul, no Afeganistão, mata 14 pessoas e fere outras 145.

2019 - Presidente Trump é recebido com protestos em visita oficial a Ohio.

2019 - EUA pedem a Japão que se some à coalizão naval no Golfo Pérsico.

2019 - Presidente Nicolás Maduro, da Venezuela, convoca jornada mundial de protesto contra bloqueio dos EUA.

2019 - ONU revela que fome ameaça mais de 5 milhões de pessoas no Zimbábue.

2019 - Ministra Damares Alves promete endurecer o combate à violência contra a mulher.

2019 - Ministro Sergio Moro diz que homens agridem mulheres por se sentirem intimidados.

2019 - Por 370 votos a 124, Câmara aprova em segundo turno texto-base da reforma da Previdência.

2019 - Presidente Bolsonaro descarta taxação de igrejas e defende simplificação das contas.

2019 - Senado aprova mudanças para endurecer Lei Maria da Penha.

2019 - Senado aprova projeto que cria natureza jurídica para os animais.

2019 - Juíza Carolina Lebbos autoriza a transferência de Lula para São Paulo (começa a discussão).

2019 - Ministro Gilmar Mendes (STF) dá cautelar proibindo investigações sobre Glenn Greenwald.

2020 - Itália aprova pacote de 25 milhões de euros para ajudar economia.

2020 - Governo dos EUA sanciona 11 dirigentes de Hong Kong.

2020 - Canadá responde a reativação de taxas dos EUA com US$ 2,7 bilhões em tarifas.

2020 - Tribunal belga suspende exportação de armas para a Arábia Saudita; Justiça belga recusa extraditar Lluís Puig para a Espanha.

2020 - Os casos de coronavírus na Índia aumentam para mais de 2 milhões. 2020 - China denuncia “repressão política” por proibição do TikTok e WeChat nos EUA.

2020 - Primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, compara Imigrantes a uma “bomba biológica”.

2020 - Ministério Público do Paraguai decide não apresentar novas denúncias contra Ronaldinho Gaúcho.

2020 - Papa Francisco nomeia pela primeira vez seis mulheres para Conselho Econômico do Vaticano.

2020 - A Alta Comissária Michelle Bachelet alerta que pandemia é “ameaça crítica” para povos indígenas.

2020 - Entram em vigor novas medidas de restrição em Porto Nacional (TO).

2020 - Lançada plataforma de streaming ‘The Live Comedy”.

2020 - Professores de São Paulo são contra reabertura das escolas, mesmo que parcial, e ameaçam greve.

2020 - Ministério da Defesa cancela realização do desfile de Sete de Setembro na Esplanada dos Ministérios.

2020 - Ministro Gilmar Mendes (STF) manda soltar Alexandre Baldy, secretário de Transportes de São Paulo.

2020 - A Máquina de Vendas, dona da marca Ricardo Eletro, pede recuperação judicial.

2020 - Imprensa revela que Fabrício Queiroz fez 27 depósitos para Michelle Bolsonaro.

2020 - Presidente Bolsonaro edita MP que autoriza CEF a criar novas subsidiárias.

2021 - Na Espanha, reiterada quarentena para viajantes da Argentina, Brasil, Colômbia, Bolívia, Namíbia e África do Sul.

2021 - Aumentam protestos contra passe sanitário na França.

2021 - O ex-primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte assume comando do Movimento 5 Estrelas.

2021 - Prisão da chefe da máfia em Nápolis, Maria Licciardi.

2021 - No Japão, Brasil vence a Espanha e conquista o segundo ouro seguido no futebol da Olimpíada; Hebert Conceição conquista medalha olímpica de ouro na categoria até 75 kg.

2021 - Milhares de argentino saem às ruas de Buenos Aires em protesto contra a falta de empregos.

2021 - Uruguai tem primeiro dia sem registros de mortes por covid em 2021.

2021 - Índia autoriza vacina de dose única da Johnson& Johnson.

2021 - China rebate EUA sobre 5G da Huawei no Brasil: “Querem sabotar a parceria sino-brasileira.

2021 - No Líbano, Hassan Nasrallah promete responder a “qualquer ataque aérea de Israel”.

2021 - Irã rejeita acusações “infundadas” do G7 sobre ataque contra petroleiro.

2021 - Macapá realiza 4ª edição do projeto Feira Agricultura e Arte.

2021 Presidente Bolsonaro faz passeio de moto em Florianópolis (SC).

2021 - Aracaju (CE) vacina população de 25 anos.

2021 - Distrito Federal recebe 214.770 doses de vacinas contra covid.

2021 - Serviços de montagem suspendem viagens de trem entre João Pessoa e Santa Rita (PB). 

TÚNEL DO TEMPO

Orlando Silva: Lábios que beijei.

 

SITES CONSULTADOS:                                        

http://www.cancaonova.com                                                                     

http://www.secult.ce.gov.br

http://www.terra.com.br

http://www.quediaehoje.net

http://www.paulinas.org.br

http://brasil.planetasaber.com

http://pt.wikipedia.org                                                

http://www.youtube.com

http://www.nossosaopaulo.com.br

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário