O fim da escravidão no Brasil
completa 136 anos em 13 de maio deste ano. Em 1888, a princesa
Isabel, filha do imperador do Brasil Pedro 2º, assinou a Lei Áurea, decretando
a abolição - sem nenhuma medida de compensação ou
apoio aos ex-escravizados.
A
decisão veio após mais de três séculos de escravidão, que resultaram em 4,9
milhões de africanos traficados para o Brasil, sendo que mais de 600 mil morreram no
caminho.
Mas
a abolição no Brasil está longe de ter sido uma benevolência da monarquia. Na verdade, foi
resultado de diversos fatores, entre eles, o crescimento do movimento
abolicionista na década de 1880, cuja força não podia mais ser contida.
Entre
as formas de resistência, estavam grandes embates parlamentares, manifestações
artísticas, até revoltas e fugas massivas de escravizados, que a polícia e o
Exército não conseguiam - e, a partir de certo ponto, não queriam - reprimir.
Em 1884, quatro anos antes do Brasil, os Estados do Ceará e do Amazonas acabaram
com a escravidão, dando ainda mais força para o movimento.
Luís Gama, o ex-escravizado que se tornou advogado
Luís Gonzaga Pinto
da Gama nasceu em 1830, em Salvador, filho de mãe africana livre e pai branco
de origem portuguesa. Quando o menino tinha quatro anos, sua mãe, Luísa, teria
participado revolta dos Malês, na Bahia, pelo fim da escravidão.
Uma reviravolta
ocorreu quando Gama tinha dez anos: ficou sob cuidados de um amigo do pai, que
o vendeu como escravizado. O menino "embarcou livre em Salvador e
desembarcou escravizado no Rio de Janeiro", escreve a socióloga Angela
Alonso no livro Flores, Votos e Balas, sobre o movimento
abolicionista. Depois, foi levado para São Paulo, onde trabalhou como
escravizado doméstico. "Aprendi a copeiro, sapateiro, a lavar e a engomar
roupa e a costurar", escreveu o baiano.
Aos 17 anos, Gama
aprendeu a ler e escrever com um estudante de direito. E reivindicou sua
liberdade ao seu proprietário, afinal, nascera livre, livre era.
Em São Paulo, Gama
se tornou rábula (advogado autodidata, sem diploma) e criou uma nova forma de
ativismo abolicionista: entrava com ações na Justiça para libertar
escravizados. Calcula-se que tenha ajudado a conseguir a liberdade de cerca de
500 pessoas.
Gama usava diversos
argumentos para obter a alforria. O principal deles era que os africanos
trazidos ao Brasil depois de 1831 tinham sido escravizados ilegalmente. Isso
porque naquele ano foi assinado um tratado de proibição do tráfico de pessoas
escravizadas. Mais de 700 mil pessoas tinham entrado no país nessas condições.
Apenas em 1850 o tráfico de escravizados foi abolido definitivamente.
"As vozes dos
abolicionistas têm posto em relevo um fato altamente criminoso e assaz
defendido pelas nossas indignas autoridades. A maior parte dos escravos
africanos (...) foram importados depois da lei proibitiva do tráfico promulgada
em 1831", disse Gama na época.
O advogado ainda
entrou com diversos pedidos de habeas corpus para soltar escravizados que
estavam presos, acusados, sobretudo, de fuga. Ainda trabalhou em ações de
liberdade, quando o escravizado fazia um pedido judicial para comprar sua
própria alforria - o que passou a ser permitido em 1871, em um dos artigos da
Lei do Ventre Livre.
Luís Gama morreu em
1882, sem ver a abolição. Seu funeral, em São Paulo, foi seguido por uma
multidão. "Quanto galgara Luís Gama, de ex-escravo a morto ilustre, em
cujo funeral todas as classes representavam-se. Comércio de porta fechada,
bandeira a meio mastro, de tempos em tempos, um discurso; nas sacadas,
debruçavam-se tapeçarias, como nas procissões da Semana Santa", relata
Alonso.
Na hora do enterro,
alguém gritou pedindo que a multidão jurasse sobre o corpo de Gama que não
deixaria morrer a ideia pela qual ele combatera. E juraram todos.
Maria Tomásia Figueira Lima, a aristocrata que lutou para adiantar a
abolição no Ceará
Filha de uma
família tradicional de Sobral (CE), Maria Tomásia foi para Fortaleza depois de
se casar com o abolicionista Francisco de Paula de Oliveira Lima. Na capital,
tornou-se uma das principais articuladoras do movimento que levou o Estado a
decretar a libertação dos escravizados quatro anos antes da Lei Áurea.
Segundo o
Dicionário de Mulheres do Brasil, ela foi cofundadora e a primeira presidente
da Sociedade das Cearenses Libertadoras que, em 1882, reunia 22 mulheres de
famílias influentes para argumentar a favor da abolição.
Ao fim de sua primeira reunião, elas mesmas assinaram 12 cartas de alforria e, em seguida, conseguiram que senhores de engenho assinassem mais 72.
As mulheres conseguiram, inclusive, o apoio financeiro do imperador Pedro 2º para a iniciativa. Juntamente com outras sociedades abolicionistas da época, elas organizaram
reuniões abertas com a população, promoviam a libertação de escravizados em municípios do interior do Ceará e publicavam textos nos jornais pedindo a abolição em toda a província.Maria Tomásia
estava presente na Assembleia Legislativa no dia 25 de março de 1884, quando
foi realizado o ato oficial de libertação dos escravizados do Ceará, que deu
força à campanha abolicionista no país.
André Rebouças, o engenheiro que queria dar terras aos libertos
André Rebouças
nasceu na Bahia, em 1838, em uma família negra, livre, e incluída na sociedade
imperial. Quando jovem, estudou engenharia e começou a trabalhar na área. Foi
responsável por diversas obras de engenharia importantes no país, como a
estrada de ferro que liga Curitiba ao porto de Paranaguá. Conquistou posição
social e respeito na corte. A Avenida Rebouças, importante via em São Paulo, é
uma homenagem a André e a seu irmão Antonio, também engenheiro.
Em uma das obras de
que participou, outro engenheiro pediu que Rebouças libertasse o escravizado
Chico, que era operário e tinha sido responsável pelos trabalhos hidráulicos.
"Foi quando sua atenção recaiu sobre o assunto", escreve Angela
Alonso, também em Flores, Votos e Balas. Chico foi, então,
libertado.
"Sou
abolicionista de coração. Não me acusa a consciência ter deixado uma só ocasião
de fazer propaganda para a abolição dos escravos, e espero em Deus não morrer
sem ter dado ao meu país as mais exuberantes provas da minha dedicação à santa
causa da emancipação", discursou certa vez Rebouças, na presença do
imperador Pedro 2º.
Na década de 1870,
Rebouças se engajou na campanha pelo fim da escravidão. Participou de diversas
sociedades abolicionistas e acabou se tornando um dos principais articuladores
do movimento. Um de seus papéis foi fazer lobby - uma ponte entre os
abolicionistas da elite e as instituições políticas, para quem executava obras
de engenharia.
As ideias de
Rebouças incluíam não apenas o fim da escravidão. Ele propunha que os libertos
tivessem acesso à terra e a direitos, para serem integrados, não
marginalizados. "É preciso dar terra ao negro. A escravidão é um crime. O
latifúndio é uma atrocidade. (...) Não há comunismo na minha nacionalização do
solo. É pura e simplesmente democracia rural", proclamou Rebouças.
O engenheiro também
se opunha ao pagamento de indenização para os senhores de escravizados em troca
da liberdade - para Rebouças, isso seria uma forma de validar que uma pessoa
fosse propriedade da outra.
Apoiador da
monarquia e da família real brasileira, Rebouças foi ainda um dos responsáveis
pela exaltação da Princesa Isabel como patrona da abolição.
Adelina, a charuteira que atuava como 'espiã'
Filha bastarda e
escravizada do próprio pai, Adelina passou a vender charutos que ele produzia
nas ruas e estabelecimentos comerciais de São Luís (MA). Suas datas de
nascimento e morte não são conhecidas. Seu sobrenome, também não.
Como escravizada criada na casa grande, Adelina aprendeu a ler e escrever. Trabalhando nas ruas, assistia a discursos de abolicionistas e decidiu se envolver na causa.
De acordo com o Dicionário da Escravidão Negra no Brasil, de Clóvis Moura (Edusp), Adelina enviava à associação Clube dos Mortos - que escondia escravizados e promovia sua fuga - informações que conseguia sobre ações policiais e estratégias dos
escravistas.
Aos 17 anos,
Adelina seria alforriada, segundo a promessa que seu senhor fez a sua mãe. Mas,
segundo o Dicionário, isso não aconteceu.
Dragão do Mar, o jangadeiro que se recusou a transportar escravizados
para os navios
O jangadeiro e
prático (condutor de embarcações) Francisco José do Nascimento (1839-1914), um
homem pardo conhecido como Dragão do Mar, foi membro do Movimento Abolicionista
Cearense, um dos principais da província, a primeira do Brasil a abolir a
escravidão.
Em 1881, o Dragão
do Mar comandou, em Fortaleza, uma greve de jangadeiros que transportavam os negros
e negras escravizados para navios que iriam para outros Estados do Nordeste e
para o Sul do Brasil. O movimento conseguiu paralisar o tráfico negreiro por
alguns dias.
Com o comércio de
escravizados impedido nas praias do Ceará, Nascimento foi exonerado do cargo,
segundo o registro de Clóvis Moura. E se tornou símbolo da batalha pela
libertação dos escravizados.
Depois da abolição,
ele tornou-se Major Ajudante de Ordens do Secretário Geral do Comando Superior
da Guarda Nacional do Estado do Ceará e morreu como primeiro-tenente honorário
da Armada, em 1914.
Maria Firmina dos Reis, a primeira escritora abolicionista
A maranhense Maria
Firmina (1825-1917) era negra e livre, "filha bastarda", mas
formou-se professora primária e publicou, em 1859, o que é
considerado por alguns historiadores o primeiro romance abolicionista do
Brasil, Úrsula. O livro conta a história de um triângulo
amoroso, mas três dos principais personagens são negros que questionam o
sistema escravocrata.
A escritora
assinava o livro apenas como "Uma maranhense", um expediente comum
entre mulheres da época que se aventuravam no mercado editorial, e só agora
começa a ser descoberto pelas universidades, segundo a professora de literatura
brasileira da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Constância Lima
Duarte.
Maria Firmina
também publicava contos, poemas e artigos sobre a escravidão em revistas de
denúncia no Maranhão.
De acordo com
o Dicionário de Mulheres do Brasil: de 1500 Até a Atualidade (Ed.
Zahar), ela criou, aos 55 anos de idade, uma escola gratuita e mista para
crianças pobres, na qual lecionava. Maria Firmina morreu aos 92 anos, na casa
de uma amiga que havia sido escravizada.
(Fonte: BBC)
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