quinta-feira, 4 de julho de 2024

PEDRO MARIANO: O impacto das redes sociais na saúde mental dos jovens

O fenômeno da globalização impactou de maneira expressiva o surgimento das redes sociais, em especial, durante a Segunda Revolução Industrial, período no qual o mundo “floresceu”, desenvolvendo-se com o grande segmento das novas tecnologias. 

A globalização se revela como um processo complexo e heterogêneo, nos quais resultam em violentas e profundas disparidades econômicas, sociais e políticas. Atualmente, uma das grandes problemáticas do desenvolvimento tecnológico é o avanço e a fácil acessibilidade, trazendo à tona preocupações vultosas, sobretudo, aos jovens, que tem desencadeado perturbações substanciais nos problemas psíquicos, comportamentais e emocionais, dificultando o “viver em sociedade”, em humanidade. 

O uso excessivo das redes sociais dificulta gravemente o raciocínio, a memória, a concentração e o desenvolvimento cognitivo, no qual comprometem indiscutivelmente o pensamento crítico, a criatividade, a comunicação e a aprendizagem, essências primárias e imperativas para o desenvolvimento humano. 

Enquanto as redes sociais oferecem benefícios inegáveis, é indispensável que os jovens, pais e educadores estejam cientes dos graves riscos. Portanto, educar os jovens sobre os riscos e os perigos que permeiam o meio digital, sobretudo, o uso responsável e consciente, é crucial e fundamental para o progresso ético e moral dos indivíduos pensantes. 

(*) Pedro Mariano - Escritor, Pesquisador, Crítico Literário e Membro da Academia Massapeense de Letras e Artes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário