quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Área rural cearense terá mais 30 Escolas de EnsinoMédio


Infelizmente ainda perdura entre mutos governantes a mentalidade de que prédio suntuoso e  bem equipado resolve o problema da educação. Ledo engano! Ajuda, sim, mas não é o essencial. Não resta dúvida de que dá mais mais condição a quem vai ensinar e oferece mais comodidade a quem vai aprender. Mas o principal para que se tenha aluno bem escolarizado e aprendendo de verdade é quadro docente (professores) bem qualificado e bem remunerado. Se trabalhar só por amor fosse bom o governador Cid Gomes abriria mão do seu salário. E nem deve abdicar desse direito. 

O quadro mudaria se parte desses milhões gastos em reformas e construções fosse reservada para oferecer melhores e mais qualificação profissional. Mas, infelizmente, o que se constata é que a maioria dos professores tem de fazer 'bicos" em vários empregos para arcar com seu orçamento; não consegue ter uma vida tranquila e condições para sustentar dignamente sua família e também esses profissionais não conseguem ter dinheiro para adquirir o  mínimo necessário à sua reciclagem. Continuando assim, construir e reformar escolas para entupir de meninos a serve unicamente para engordar estatísticas e dar mais visibilidade a governantes. 

Segundo informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação do Ceará ampliar e melhorar a estrutura física da rede ensino no Interior para atender aos estudantes no mesmo local onde vivem com seus familiares. Este é um dos objetivos do Governo do Estado ao construir mais 30 novas Escolas de Ensino Médio em áreas rurais do Ceará. As unidades receberão aporte financeiro dos Governos Federal e Estadual. Inicialmente, o recurso médio previsto por cada escola para a obra é de R$ 3 milhões.

A chegada de novas unidades de ensino às mais diversas localidades também contribuirá para a redução do uso de transporte escolar, destinado a levar alunos até as sedes dos municípios onde estão as escolas. Os prédios variam em tamanho para atender a necessidade de cada distrito. Mas todas terão a mesma qualidade de uma escola construída numa área urbana. Além das salas de aula, a estrutura é composta de biblioteca, laboratórios de Línguas, Informática e de Ciências (Química, Biologia, Física e Matemática), anfiteatro, refeitório e quadra poliesportiva.

MUNICÍPIOS/LOCALIDADES BENEFICIADOS: Acaraú – Lagoa do Carneiro; Ipueiras; Aiuaba – Barra; Iracema – Barreiros; Amontada – Garças; Itapipoca – Cruxati/Betânia; Aquiraz – Camará; Itatira – Lagoa do Mato; Beberibe – Forquilha; Mauriti – Buritizinho; Beberibe – Parajuru; Mombaça – Assentamento Salão; Camocim – Guriú; Morrinhos – Sítio Alegre; Canindé – Assentamento Pedra e Cal (Bonito); Quixeramobim – Assentamento Canaã; Caridade – Inhuporanga/Campo Belo; Quixeré – Lagoinha; Caucaia – Praia do Cumbuco; Santana do Acaraú – Assentamento Conceição Bonfim; Cruz; Santa Quitéria; Cruz – Preá; Santa Quitéria – Trapiá; Eusébio – Jabuti; Tauá – Marrecas; Icó – Icozinho; Tauá – Marruás; Icó – Pedrinhas; Tianguá – Cajuaçu. (Com informações da Seduc)

Nenhum comentário:

Postar um comentário