terça-feira, 24 de janeiro de 2012

SEM MEDO DE ENVELHECER: Como aproveitar melhor seus próximos 50 anos


A Lei N.º 10.741, de 1º de outubro de 2003, cita em seu Título I - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES: Art. 1.º É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. Pela lei todo brasileiro tem direito a uma velhice saudável e feliz. Isso no papel. Na prática tem sido preciso muita luta e persistência na busca dos seus direitos para que os idosos passassem a ser mais bem tratados. Mas muito ainda tem de melhorar. Que a luta continue!
Pronto! Tirada a dúvida de quem ainda pensava que no Brasil só se chega à terceira idade aos 65. Curiosidade: Em alguns países onde a longevidade das pessoas é maior isso ocorre realmente. Por lá, só passa a ser idoso e tratado como tal quem atinge seis décadas e meia. Torçamos para que os governantes ofereçam mais saúde, trabalho, segurança, lazer e que o povo se eduque mais. Isso forçará o aumento, em mais alguns anos, do limite de idade para alguém ser chamado de idoso. Será um sinal de que os brasileiros estarão vivendo melhor.
Lamentavelmente por aqui a pessoa que passa dos 40 anos já é considerada velha para o mercado de trabalho. A prática é perversa, altamente discriminatória e vem massacrando e humilhando milhões de pessoas que ainda têm muito a dar ao País. Tal incongruência gera um problema de difícil solução, coisa de Brasil: Exige-se dos jovens a experiência que só se adquire com a idade; já dos “idosos” com mais de 40 anos nem a experiência adquirida é aproveitada. E o mais revoltante é que tudo acontece nas barbas dos legisladores, que até agora não deram um basta em tamanho paradoxo. Continuemos cobrando.
Mas quero também, e principalmente, chamar a atenção para algo que li, recortei e irei repassar a quantos eu puder. Trata-se de uma vasta reportagem da Folha de São Paulo de hoje (24) - “Sem Medo de Envelhecer: Como aproveitar melhor seus próximos 50 anos”. Excelente e utilíssima matéria que mostra como mulheres e homens envelhecem após os 50 anos, destaca  as facilidades que as novas tecnologias proporcionam aos idosos e alerta sobre os perigos a que se expõe quem não quer aceitar o envelhecimento, além de outros assuntos relacionados com a chegada da terceira idade. Acesse, leia e repasse também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário