Uma análise sobre comerciais de TV veiculados
entre 27 de setembro e 11 de outubro de 2011 – véspera do Dia da Criança –
revelou que 36% dos anúncios tinham como único propósito a divulgação de
brinquedos.
Esse é o primeiro resultado da pesquisa Monitoramento
da publicidade de produtos e serviços destinada a crianças, que será estendido até 2014, contemplando a
programação de 15 emissoras, entre TVs abertas e canais pagos voltados a
crianças. Quem conduz o estudo é o Observatório de Mídia Regional da
Universidade Federal do Espírito Santo, em parceria com o Instituto
Alana.
O
objetivo do monitoramento é traçar um quadro detalhado da relação entre
publicidade, criança e consumo. Durante os próximos anos, a parceria vai
analisar os anúncios da programação da televisão aberta e por assinatura em
eventos comemorativos como Natal e Páscoa, além do Dia da Criança.
De
acordo com a primeira avaliação do estudo, a alta porcentagem de anúncios de
brinquedos no período confirmou que a estratégia dos fabricantes e suas
agências é concentrar a veiculação nas semanas que antecedem o Dia da Criança.
“O mercado aposta na máxima de que brasileiro deixa tudo para a última hora,
inclusive as compras de presentes para os filhos”, aponta o documento.
As
chamadas de programas e os anúncios institucionais dos canais ocuparam o
segundo e terceiro lugares durante os intervalos, respondendo por 28% e 6% dos
anúncios, respectivamente. Em seguida apareceram as lojas de departamentos, com
3% dos anúncios; as lojas de brinquedos, calçados e entretenimento, com 2%
cada; e propagandas de produtos diversos – roupas e acessórios, balas e chocolates,
biscoitos e bolos, fastfood, alimentos em geral, higiene, beleza pessoal,
saúde, medicamentos, eletroeletrônicos, mídia eletrônica, celulares, automóveis
e governo – com 1% cada. Uma fatia remanescente de 7% dos anúncios se referia a
produtos diversos que somaram menos de 1% de anúncio, como salgadinhos,
laticínios, refrigerantes, achocolatados, bebidas alcoólicas e outros.
Programas
e anúncios
No
recorte específico dos canais abertos (Bandeirantes, Cultura, Globo, Record,
Rede TV! E SBT), as chamadas de programas das emissoras representam 20% dos
anúncios, enquanto os brinquedos representam 11%, as lojas de departamento, 7%
,e os eletroeletrônicos, 4%.
A
pesquisa focada nos canais pagos (Boomerang, Cartoon Network, Discovery Kids,
Disney Channel, Disney Junior, Disney XD, Nick Jr., Nickelodeon e Rá Tim Bum)
revela que a maior porcentagem de anúncios fica com os brinquedos (43%),
seguida pelas chamadas de programas (30%), anúncios institucionais (6%) e lojas
de brinquedos (3%).
O
novo estudo contém, ainda, informações sobre as empresas que mais fizeram
propagandas no período analisado, a porcentagem de anúncios na programação de
cada emissora, entre outros dados. Saiba mais sobre o monitoramento na página
do Instituto Alana ou
do Observatório.
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