sábado, 1 de setembro de 2012

De Olho na Língua – Antonio da Costa (*)


Vossa Excelência ficou satisfeito ou satisfeita?
Vossa Excelência é um pronome de tratamento do gênero feminino, seja homem ou mulher. Seguindo as regras gramaticais, diríamos: “Vossa Excelência ficou satisfeita”. Entretanto, quando se trata de homem, podemos concordar com o sexo da pessoa a que nos referimos: “Vossa Excelência ficou satisfeito” (A pessoa é do sexo masculino); “Vossa Excelência ficou satisfeita” (A pessoa é do sexo feminino). É a chamada silepse de gênero. É uma forma usual e totalmente aceitável.


“Amanhecer o dia” é redundância?
É redundância. Em amanhecer já existe a ideia de raiar o dia. Quando alguém diz já amanheceu está dizendo que já raiou o dia. Certa feita, o parachoque de um caminhão trouxe esta mensagem “filosófica”: “Quer você acorde ou não, o dia amanhecerá”. Interessante é que ninguém diz “entardeceu a tarde” ou “anoiteceu a noite”. Existem três verbos para nomear esses fenômenos da natureza: Amanheceu, anoiteceu e entardeceu.

Limpar e alimpar (Essa forma é errada?)
Não, tanto limpar como alimpar são formas corretas. A exemplo de levantar e alevantar, soprar e assoprar, rebitado e arrebitado. Lembre-se da novela que a Globo apresentou há pouco tempo “Morde e assopra”. Exs.: Maria tem o nariz arrebitado (ou rebitado); Alimpe (ou limpe) os sapatos; Alimpe (ou limpe) a cara. Em gramática chamamos a essa variação na grafia das palavras formas sintéticas ou formas variantes.

A meias (ou é ‘A meia”?)
É “a meias”, que significa meio a meio, em colaboração ou em sociedade. Exs.: Fazer sociedade a meias; Plantar a meias; Comprar uma fazenda a meias, etc.

Do avesso – Pelo avesso (Qual a correta?)
As duas expressões são corretas. Ex.: Suas meias estão do (ou pelo) avesso. Havendo duas expressões corretas, ainda há os que usam uma terceira, inexistente: “no avesso”.

Dois gêmeos (Redundância?)
Redundância. Gêmeos significa nascidos do mesmo parto. Só se usa numeral de três em diante: Três (trigêmeos), quatro (quadrigêmeos), cinco (quintigêmeos), seis (sexitigêmeos), etc.
Vejamos, agora, uma notícia em duas partes: Uma romana que tem dois úteros e estava grávida de gêmeos deu à luz um menino dois meses depois do primeiro dos dois irmãos ter vindo ao mundo. Até aqui, o jornalista foi perfeito. O problema é que ele continuou: “Os dois gêmeos” nascido no Hospital Cuza Voda de Lasi merecem entrar no Livro dos Recordes, pois chegaram ao mundo com um lapso de dois meses de diferença.

A que horas? (É assim que se pergunta?)
É assim que se pergunta e não com a omissão da preposição. A que horas você chegou? A que horas começou o jogo? A que horas voltaremos? Como o povo pergunta (aliás, corretamente) “Que horas são?”, acha que também pode perguntar: “Que horas você chegou?” Não pode.


* Graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É, também, funcionário do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sobral (CE). Contatos: (088) 3611-4695 // (088) 9655-1801.


Nenhum comentário:

Postar um comentário