quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Morre Marcos da Cruz, pioneiro do rádio na região


Por volta das 11h, desta quinta-feira (18), faleceu na UTI da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, o veterano radialista e intelectual Francisco Marques dos Santos, 84 anos, popularmente conhecido como MARCOS DA CRUZ ou CHICO MARQUES.
Nascido em Sobral (CE), em 28.01.1928, Marcos da Cruz era aposentado da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, onde exerceu vários cargos de relevância. Extremamente dedicado à história e às coisas de sua terra, sempre procurava resgatar fatos importantes e documentá-los para a posterioridade.
Além de ter sido um dos fundadores da radiofonia em Sobral, ao lado de José Maria Soares (falecido), Marcos da Cruz foi responsável por colocar várias emissoras no ar nesta cidade. 

Era um comunicador de múltiplos talentos. Criou e apresentou muitos programas de sucesso em Sobral e em outras cidades, a exemplo de Crateús (CE). Escreveu várias novelas para o rádio, nas quais também atuando como diretor e ator. Com muito talento fazia inúmeros tipos de vozes, imitando pessoas importantes ou do povo, bem como amoldando essas vozes aos personagens. Também foi profundo conhecedor de música, tendo composto vários hinos de instituições. Com sua bela voz divulgou canções célebres em apresentações familiares e em teatros, cinemas e emissoras de Sobral.

O célebre radialista foi, ainda, formador e orientador de muitos profissionais do rádio que fizeram ou ainda fazem sucesso. Sua grande preocupação era incutir em todos os seus pupilos e/ou comandados o zelo e o cuidado com o uso do microfone.

Marcos da Cruz era casado com dona Maria Ferreira Marques dos Santos, antiga funcionário do Cartório Edson Almeida neste município. Atualmente, dona Mariinha continua recebendo o carinho e os cuidados dos cinco filhos que geraram: Conceição, Tupinambá Marques (radialista e humorista), Caetano, Bartolomeu e Liduína.

(A família ainda não informou local e horário de velório e sepultamento)

Um comentário:

  1. Neste país, onde cultura não é a bola da vez, as célebres pessoas caem no esquecimento muito rápido. Pouco se houve falar desta grande figura do rádio brasileiro.

    ResponderExcluir