sexta-feira, 21 de março de 2014

Cantinho da Saudade - Por Thiago Alves – thiagoalvesobral@hotmail.com (Do Jornal Correio da Semana - 22.03.14)

SARGENTO JOÃO

No mês de agosto, os familiares e amigos do saudoso Sargento PM João Ferreira de Andrade estarão relembrando o décimo quinto ano do seu falecimento. Sua memória tem sido reverenciada através de boas recordações por seus familiares, colegas de farda e amigos.

João Ferreira de Andrade nasceu no dia 06 de novembro de 1926 na serra do Bananal, em Uruburetama (CE). Aos 15 anos transferiu-se para Irauçuba (CE) em busca de trabalho, tendo lá conseguido seu primeiro emprego num restaurante. Em 1949, aos 23 anos, ingressou na Polícia Militar do Ceará. Nela, por conta de muitos esforços, dedicação e disciplina conseguiu o respeito e admiração na corporação, chegando a galgar o posto de sargento. Segundo colegas, foi um militar exemplar e querido por companheiros de todos os níveis hierárquicos e pela sociedade.

Dentre muitas das virtudes deste servidor da PM, destacam-se humildade, honestidade, prudência, dedicação à família, respeito às pessoas, independentemente de classe social, e invejável tranqüilidade no falar e no agir. Durante sua existência esmerou-se em repassar essas e outras qualidades não apenas para os filhos, mas também para todos que com ele trabalharam ou conviveram.

Já na atividade policial, Sargento João se casou com Maria Isabel de Azevedo. Dessa união nasceram onze filhos, sendo oito homens e três mulheres, dos quais lhe vieram muitos netos e bisnetos. Atualmente, seus descendentes dão provas de que valeram a pena a luta do casal Maria e João, que não poupou esforços para encaminhar os filhos nos caminhos do conhecimento, dá vida honesta, do bom proceder, enfim,  nos caminhos do Bem.

São seus filhos: Finésio (Policial militar aposentado e advogado - reside em Fortaleza), Frimério (Ex-policial militar e, atualmente, Contador - reside em Fortaleza), Genário - Engenheiro de Pesca e, atualmente, Assessor Parlamentar - Fortaleza), Gilvan (Professor, Radialista e Acadêmico de Direito - Sobral),  Genalda (Formada em Filosofia - trabalha na Suécia), Gicelda (Radialista e Agente de Saúde - Sobral), Genaldo (Radialista), Genildo (Radialista e Coordenador do Colégio Santana - Sobral), Giceldo (Caminhoneiro), Genilda (Comerciante) e Genilthon (Policial militar conhecido como Cabo Azevedo).
Sargento João prestou valioso serviço à Polícia Militar do Ceará sempre mantendo impecável linha de comportamento. Depois de 32 anos de trabalho em prol do bem da sociedade foi recompensado com a merecida aposentadoria. Apesar disso, considerava-se em pleno vigor físico e ainda com muita disposição para o trabalho. 

Resolveu, então, voltar à atividade, desta vez na Secretaria de Educação, onde exerceu por mais de duas décadas a função de motorista. Igualmente ao que ocorreu na Polícia, o respeitado militar também granjeou grande número de amigos e a admiração entre os novos colegas de trabalho.


João Ferreira de Andrade, o conhecidíssimo Sargento João, faleceu aos 72 anos de idade em Sobral (CE) no dia em 05 de agosto de 1999. Acha-se sepultado no cemitério São José desta cidade.
Esposa (Maria) e filhos do Sargento João Ferreira de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário