domingo, 17 de agosto de 2014

De Olho na Língua Por Prof. Antônio da Costa - antoniodacosta53@hotmail.com (Jornal Correio da Semana)

BELA CALIGRAFIA
A ideia de bela está expressa na palavra caligrafia (Gr. kal = belo + grafia = escrita, letra). De origem grega, que significa bela escrita. Por isso é redundante o adjetivo “bela” aplicado a caligrafia.
Embora o sentido etimológico esteja praticamente obliterado, será melhor dizer bela escrita ou bonita letra em vez de bela caligrafia. “Caligrafia significa, pois, bela letra; e belíssima caligrafia, ao pé da letra, é igual a belíssima bela letra” (Júlio Ribeiro). Bela caligrafia é mais uma catacrese (esquecimento etimológico) que a língua agasalha.

BENEFICÊNCIA / BENEFICENTE
Assim se diz, e não “beneficiência/beneficiente”, barbarismos explicáveis por contaminação fonética de benefício. Beneficiar (v.t.d): Fazer benefício a, favorecer: A nova lei beneficia o trabalhador rural; A nova lei, sem dúvida, o beneficia (e não “lhe beneficia”). Submeter (produtos) a processos técnicos que os tornem bom para o consumo: Beneficiar o arroz; Beneficiar o café.

BANDIDISMO / BANDITISMO
Bandidismo (de bandido + ismo) - Forma correta, porém, menos usada que banditismo.

BILÍNGUE (PRONÚNCIA)
(Adj.) Que fala duas línguas (escritor bilíngue); escrito em duas línguas (texto bilíngue); onde se fala duas línguas (país bilíngue). A palavra deve ser pronunciada com “u” sonoro, como nas palavras língua e agüentar.

BIÓPSIA
Do grego bio + opse (de ópsis, vista) + ia. S.f: Retirada de um fragmento de tecido de um ser vivo para exame histológico. Existe a variante prosódica biópsia (sí) menos usada.

MAIS DE UM AMIGO O “ALERTARAM”
A concordância de “mais de um” é no singular: Mais de um amigo o alertou. O verbo só vai para o plural se “mais de um” estiver repetido ou houver a ideia de reciprocidade: Mais de um amigo, mais de um parente o avisaram; Mais de um manifestante se agrediram (reciprocidade).

OS ESTADOS UNIDOS “INVADIU” O IRAQUE
Nome geográfico precedido de artigo no plural leva o verbo para o plural: Os Estados Unidos invadiram o Iraque; Os Andes cortam a América do Sul; Os Alpes são uma cordilheira; As Ilhas Salomão ficam no sudeste da Oceania.

JÁ “É” 10 HORAS
Horas e as demais palavras que definem tempo variam: Já são 10 horas; Já é (e não, são) 1 hora; Já é meio-dia.
ATENÇÃO: A concordância de meio-dia e uma hora é com a unidade, mesmo que ela não apareça sozinha, assim: Já é uma hora e trinta e cinco minutos; Já é meio-dia e quarenta e cinco minutos.

VOCÊ VIU “O MEU” ÓCULOS?
Óculos é plural e, por isso, as palavras que o acompanham devem também ser flexionadas: Você viu os meus óculos?; Comprei uns óculos de grau; Chegou a hora de trocar os óculos. Igualmente: Meus parabéns; Os parabéns; Meus pêsames; Meus ciúmes; Nossas férias; Meus patins.


(*) Professor Antonio da Costa é graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É, também, servidor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sobral. Contatos: (088) 9409-9922 e (088) 9762-2542.




Nenhum comentário:

Postar um comentário